Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferrites como usa-los


Posts recomendados

Ola galera bom dia ...

qual a finalidade de ferrites...? pois tenho um progeto que sai um ferrite enrrolado por 5 voltas dos fios do motor é para não emitir interferencia? o rendimento do motor pode cair?

em outro projeto com pic não usei ferrite no cabo do motor e a conclusão é que o pic congelava .... sera que se usa-lo posso resolver este problema?

Galera da uma força ai...:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Paulo,

Resumidamente, o FERRITE, utilizado pricipalmente nos assuntos relativos à bobinas, serve para CONCENTRAR de maneira mais eficiente o campo magnético, tendo como consequencia a maior imunidade a ruidos provocados por variações da corrente eletrica. Bobinas com núcleo de ferrite são mais "ativas" que as de núcleos a ar.

Basicamente é isso.

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo ai vai minha pergunta...tenho um circuito digital com pic 16f877 e um motor redutor de 24v coloquei um ferrite no fio do motor enrrolei algumas voltas e teoricamente resolvi o meu problema mas ai vem a pegunta como saber qual ferrite comprar ou sei la tem algum calculo para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí!

Vale lembrar que o diametro da espira também influi no rendimento da 'concentração magnética', quando maior o diametro mais difícil fica concentrar as linhas de indução magnética....

Assim como as espiras mais afastadas tem menor capacidade de concentração do campo magnético a espiras mais "unidas".

Abração.

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a indutância varia de acordo com a frequencia passando por ela...

Resumindo... a menos que você precise realmente aprender sobre isso ignore completamente isso tudo e viva feliz apenas sabendo que um fio enrolado é um indutor... Eu mesmo só tenho ideia da teoria... mas vivo muito bem com um equipamento medidor de indutância da HP... é uma mão na roda quando precisa fazer indutores, vou só enrolando e medindo, na hora que ta na indutancia que eu quero então ta pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...
  • Membro VIP

Me fez lembrar... era uma vez um radinho meu que tinha dificuldade em receber as estações que eu gostava. A estação era am e só pegava bem à noite. Mas claro, queria ouvir de dia. Num desesperado insight nada técnico (pra época) enrolei umas voltas de fio em volta do "carvão" e este conectado numa baita antena ... um arame num bambu. Teorizei que o sistema agiria como um trafo... Se deu certo?... puts .. e agora pra lembrar hein...

Mas puts.. de fato, se me tocasse, talvez um cap variável ajudaria na seleção da rádio que gostava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 30/04/2009 às 00:58, Lucas Scoppio disse:

Resumindo... a menos que você precise realmente aprender sobre isso ignore completamente isso tudo e viva feliz apenas sabendo que um fio enrolado é um indutor

Eu fiz um curso de eletrônica onde o professor falava que o componente mais simples que existe, porém o mais complexo também era o indutor kkkkk. Ele sempre dizia que eletromagnetismo era praticamente o divisor de aguas em quem continuava fazendo engenharia elétrica ou não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!