Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola galera bom dia ...

qual a finalidade de ferrites...? pois tenho um progeto que sai um ferrite enrrolado por 5 voltas dos fios do motor é para não emitir interferencia? o rendimento do motor pode cair?

em outro projeto com pic não usei ferrite no cabo do motor e a conclusão é que o pic congelava .... sera que se usa-lo posso resolver este problema?

Galera da uma força ai...:(

Postado

Amigo Paulo,

Resumidamente, o FERRITE, utilizado pricipalmente nos assuntos relativos à bobinas, serve para CONCENTRAR de maneira mais eficiente o campo magnético, tendo como consequencia a maior imunidade a ruidos provocados por variações da corrente eletrica. Bobinas com núcleo de ferrite são mais "ativas" que as de núcleos a ar.

Basicamente é isso.

Abração,

R.Costa.

Postado

Otimo ai vai minha pergunta...tenho um circuito digital com pic 16f877 e um motor redutor de 24v coloquei um ferrite no fio do motor enrrolei algumas voltas e teoricamente resolvi o meu problema mas ai vem a pegunta como saber qual ferrite comprar ou sei la tem algum calculo para isso?

Postado

E só pra complementar...

Não exageremos, mas quanto maior o tamanho do ferrite, maior será também a capacidade de manter o campo magnetico! Se o ferrite é maior, precisará de uma maior indução magnética para que fique saturado.

R.Costa.

Postado

Vale lembrar que o diametro da espira tambem influi no rendimento da 'concentração magnética', quando maior o diametro mais difícil fica concentrar as linhas de indução magnética....

Postado

Isso aí!

Vale lembrar que o diametro da espira também influi no rendimento da 'concentração magnética', quando maior o diametro mais difícil fica concentrar as linhas de indução magnética....

Assim como as espiras mais afastadas tem menor capacidade de concentração do campo magnético a espiras mais "unidas".

Abração.

R.Costa.

Postado

E a indutância varia de acordo com a frequencia passando por ela...

Resumindo... a menos que você precise realmente aprender sobre isso ignore completamente isso tudo e viva feliz apenas sabendo que um fio enrolado é um indutor... Eu mesmo só tenho ideia da teoria... mas vivo muito bem com um equipamento medidor de indutância da HP... é uma mão na roda quando precisa fazer indutores, vou só enrolando e medindo, na hora que ta na indutancia que eu quero então ta pronto.

• 9 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Me fez lembrar... era uma vez um radinho meu que tinha dificuldade em receber as estações que eu gostava. A estação era am e só pegava bem à noite. Mas claro, queria ouvir de dia. Num desesperado insight nada técnico (pra época) enrolei umas voltas de fio em volta do "carvão" e este conectado numa baita antena ... um arame num bambu. Teorizei que o sistema agiria como um trafo... Se deu certo?... puts .. e agora pra lembrar hein...

Mas puts.. de fato, se me tocasse, talvez um cap variável ajudaria na seleção da rádio que gostava...

• Membro VIP
Postado
Em 30/04/2009 às 00:58, Lucas Scoppio disse:

Resumindo... a menos que você precise realmente aprender sobre isso ignore completamente isso tudo e viva feliz apenas sabendo que um fio enrolado é um indutor

Eu fiz um curso de eletrônica onde o professor falava que o componente mais simples que existe, porém o mais complexo também era o indutor kkkkk. Ele sempre dizia que eletromagnetismo era praticamente o divisor de aguas em quem continuava fazendo engenharia elétrica ou não.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!