Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Falller, eu tenho uma pergunta, você me indicou um dia desses para meu pc a fonte 430cx da corsair, mas eu encontrei uma OCZ400SXS2 pelo mesmo mesmo preço da 430cx(os preços mais baixos)(155 reais),como estão com o mesmo preço, qual delas voce acha melhor?
Existem tópicos específicos para esse tipo de consulta sua, aqui no fórum, veja os tópicos fixados, lá no topo, quando entras no fórum. Lá vais ter a melhor das informações acerca de ambas as fontes e com um pessoal que entende do recado...

Mas como respondi ainda hoje essa mesma pergunta e me lembro de onde foi: http://www.adrenaline.com.br/forum/energia/330341-qual-melhor-corsair-430cx-ou-ocz.html

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Então, primeiramente fico feliz da maneira como você me respondeu, teve um pouco de pessoal, mas foi mais objetivo. Realmente eu não apresentei nada contra suas razões, ora porque, eu tenho nem 20% do seu conhecimento em eletrônica. Minha área é mais manipulação de dados, digo essa última apenas para constar, não que vá fazer diferença.

Mas então, vamos, acho que devo explicações do meu post. Bom, na Petrobras não é exatamente assim. Até Servidor eles tem lá, até porque foi lá a primeira vez que eu vi um (ainda era garoto). Com certeza existem entendidos por lá, até porque ela tem seus engenheiros. Não estou aqui para apresentar nada contra suas razões, só acho que, a maneira firme como você disse que prejudica fosse de tal modo, não era pra eu ter a fonte do meu 486 ainda guardada. (pelo menos não funcionando). Não acho que meu post anterior ou esse "fuja" seu tópico.

Queria lembrar para outro usuário que eu detesto Aristoteles e suas idéias sobre agua, fogo, ar, terra. E lembra-lo também que existe uma coisa chamada física quantica que nem mesmo relatividade de Einstein funciona, isso é, bem vindo ao pesadelo. As vezes, só porque um monte de teste mostra x isso pode ser relevante. No caso do seu amigo de 30 anos que fuma, isso também está preso a n fatores. O pai dele era fumante? O avô dele era fumante? ele se exercita? Ok, ele está bem agora, mas quem garante que ele não está caminhando para um infarto pulmonar ou do coração? Ele faz exames periodicamente? Respondendo sua pergunta: Sim, havia outro PC (o da minha irmão, não necessariamente do lado, mas na mesma energia elétrica) ligada ao estabilizador e seguiu ligado. Aqui sempre que o tempo se "arma" pra chuva eu vou ter que aguentar isso. Por sorte estou indo (espero que com sucesso) resolver os problemas do meu Nobreak amanha. Mas ao contrário do que pensaram eu usei lógica, não aristoteles aqui: Ora, mexo com PC a quase 20 anos nunca vi ele rebootar sem de fato faltar luz e ai justamente 2 h depois que estou com ele direto na tomada acontece? Qual é? eu vou ficar muuito desapontado se for outra coisa. Afinal, se for, ok, então eu ganhei na loteria, mas tinha que ser justo aqui e não na loteria de verdade? Podia acontecer com os estabilizador aqui, mas nunca aconteceu. Duas horas sem ele e acontece?

Não estou aqui para contradizer nada do que você disse, apenas para dizer que não vejo razão em não usar meu estabilizador. Eu já vi muitas pessoas queimarem suas fontes por ligarem direto, mas nunca vi um caso de ninguém queimar por estar num estabilizador, então se prejudica, não deve ser algo assim NOOSSAA como prejudica. Peça pro seu amigo fumar um maço por dia e ficar em cima da cama o dia inteiro e eu te garanto que ele vai ter algum problema no prazo de um ano. [apesar de eu não querer que nada de ruim aconteça com seu amigo]. As vezes na teoria é X, mas na pratica é outra letra. O que eu quero dizer com isso: Usuário domestico precisa mais do que isso pra se convencer. Ora, você diz que o estabilizador é um problema. Mas foi justamente no dia que eu nao usei um que eu me incomodei, como isso?

Na sua tese como eu fico? Jogo meu Nobreak fora? Sim, eu não sei os outros, mas o meu é estabilizador também. Existe filtro de linha com bateria? Porque todos Nobreak que eu vejo são com estabilizadores embutido. O que tá acontecendo com esse mundo? Eu até quero com respeito dizer que acho que você está querendo falar como se fosse uma conspiração. "olha, eles dizem que estabilizador é bom, mas não vai na onda deles". Mas eu vejo que se prejudica é algo tão pouco que...

Alguém aqui já perdeu uma fonte ligada a um estabilizador? A um filtro de linha? E ligado direto?

Sobretudo isso é apenas minha opinião. Sei que não é da sua importância me provar nada, mas pelo menos eu, vou precisar de um motivo muito melhor para jogar meu nobreak fora, que como eu disse é estabilizado.

• Curtir 1
Postado
Porque todos Nobreak que eu vejo são com estabilizadores embutido. O que tá acontecendo com esse mundo?

Porque você está vendo short-breaks.

Dê uma olhada em modelos senoidais de dupla conversão, vou esperar deitado enquanto você procura um estabilizador neles.

Alguém aqui já perdeu uma fonte ligada a um estabilizador? A um filtro de linha? E ligado direto?

Várias pessoas, inclusive ja apareceram fontes de excelente qualidade (Corsair 1000HX por exemplo) que simplesmente pararam de funcionar adequadamente depois de passar um tempo em estabilizadores.

Acaso do destino ou não.... não se pode dizer que nunca aconteceu.

• Curtir 1
Postado

Sou eu de novo. Você queria falar sobre científica, pois bem, aqui vou eu. No seu artigo você não diz nada sobre as variações do resto. Tudo que você mostra é a variação de um estabilizador. E o filtro de linha e direto como a fonte reage? Onde tem isso? Como vou saber que sem o estabilizador é realmente a melhor escolha? Quando digo eu, estou me referindo no geral presumindo qualquer um e levando pro lado científico sério como você queria. Sem os resultados dos outros dois como se pode se basear para dizer: É, ok, vamos jogar o estabilizador fora.

Não existe como as coisas ficarem sempre perfeitas. Nem Nobreak faz isso. Ele não assume imediatamente, a fonte fica um tempinho (curtíssimo claro) sem receber energia. Um outro PS (se você eu tiver enganado, ok, desconsidere, mas eu não voltar lá só pra procurar isso): Em seu teste o estabilizador estava devidamente aterrado? Talvez seja ridículo e desnecessário, mas uma instalação "correta" diz que é assim que instalado estar ele deve. Então tem que tá incluído.

• Curtir 1
Postado

nosptter, ele não citou Aristóteles e sim Galileu.

Todas as fontes que eu perdi estavam ligadas a estabilizadores.

Você trabalha a tanto tempo com informática e não sabe que se a fonte esta chaviada em 110 (que é a tensão de saída dos estabilizadores) e ligar em 220 ela queima instantaneamente?

• Curtir 1
Postado
Sou eu de novo. Você queria falar sobre científica, pois bem, aqui vou eu. No seu artigo você não diz nada sobre as variações do resto. Tudo que você mostra é a variação de um estabilizador. E o filtro de linha e direto como a fonte reage? Onde tem isso? Como vou saber que sem o estabilizador é realmente a melhor escolha? Quando digo eu, estou me referindo no geral presumindo qualquer um e levando pro lado científico sério como você queria. Sem os resultados dos outros dois como se pode se basear para dizer: É, ok, vamos jogar o estabilizador fora.

Não existe como as coisas ficarem sempre perfeitas. Nem Nobreak faz isso. Ele não assume imediatamente, a fonte fica um tempinho (curtíssimo claro) sem receber energia. Um outro PS (se você eu tiver enganado, ok, desconsidere, mas eu não voltar lá só pra procurar isso): Em seu teste o estabilizador estava devidamente aterrado? Talvez seja ridículo e desnecessário, mas uma instalação "correta" diz que é assim que instalado estar ele deve. Então tem que tá incluído.

Bom, não sei se você já olhou nos topicos sobre construir e aperfeiçoar filtros de linha, se não me falha memoria do faller e do almeida filho, por lá tem os graficos de carga nos filtros, excelentes resultados por sinal.

• Curtir 1
Postado

Ok, então o que as empresas fazem não presta, mas o que ele indica fazer é o ideal? Pela filosofia dele eu devo por meu nobreak fora. E eu moro em cidadezinha pequena onde a luz é tecnologia de pobre e tá toda hora piscando, faltando, ora tá forte, ora tá fraca. E nunca uma fonte aqui se rendeu aos mal cuidados do querido amigo estabilizador.

Eu tava dando uma passada agora pelo outros posts e realmente não achei os gráficos do restante, mas também tem mais de 60 páginas aqui que eu não li, então...

também sei que pelo menos a placa mãe tem seus capacitores. Então, mesmo a fonte "seque" os da placa mãe não assumiriam? Como disse, eu não quero ser visto como um troll, não quero irritar e nem descargar nada em ninguém, mas acho que se fosse exatamente como ele disse, fontes queimando aqui onde eu vivo deveria ser tão comum quanto ficar sem luz quando chove. ou o prefeito arrumar as estradas de fora em época de eleição. Por aqui a energia entregue vive sempre num dilema.

E quando eu morei pra fora tinha um estabilizador que tinha uma luzinha chamada "tensão alta". Dai eu sempre me perguntei, porque ele tinha isso se a função dele era deixa a tensão sempre certa. Obviamente eu vi aqui que estava enganado e agora eu entendo. mas o fato é que lá realmente se conseguia muito mais que 220 volts durante dia normal e só a noite quando o pessoal ligava chuveiros e coisa que a tensão caia (consideravelmente). Tinha aqueles que ligavam e desligavam o chuveiro pra regular, ficava oscilando, subindo e descendo, se fosse tão veneno como foi dito isso pelo fato da fonte trabalhar em dobro a fonte era pra queimar ali. E isso era todo dia.

• Curtir 1
Postado

Tenho um primo que ele tem uma empresa de manutenção no interior de alagoas, numa cidade de 50mil habitantes, 80~90% das maquinas, que por sinal muitas não são a primeira vez que vão, chegam la tem que trocar a fonte, fonte esta que não tinha nem 10 meses de uso, e o resto tem problemas originários de má qualidade da fonte associados aos estabilizadores, la que não é diferente da maioria, todos usam. Convenci o meu primo através dos tópicos do faller a não usar mais estabilizadores nas maquinas da loja, apesar de ainda vende-los, agora só tem 2 nobreak's que ficam nos computadores da loja.

• Curtir 1
Postado
Ok, então o que as empresas fazem não presta, mas o que ele indica fazer é o ideal?

Muito pelo contrário, ele vive elogiando filtros bem feitos como os da Belkin, APC, Upsai, etc...

Pela filosofia dele eu devo por meu nobreak fora. E eu moro em cidadezinha pequena onde a luz é tecnologia de pobre e tá toda hora piscando, faltando, ora tá forte, ora tá fraca.

A filosofia também fala que se existe problemas com quedas constantes de energia o benefício é bem maior que o prejuízo, assim como remédios tarja preta ;)

E nunca uma fonte aqui se rendeu aos mal cuidados do querido amigo estabilizador.

Engraçado, tive uma fonte genérica por 7 anos direto na tomada e ela nunca se rendeu...

Faltou luz inúmera vezes, piscou e tudo mais...

também sei que pelo menos a placa mãe tem seus capacitores. Então, mesmo a fonte "seque" os da placa mãe não assumiriam?

:confused:

Êsso non ecziste

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não sou eletricista, mas lhe adianto algo, se voce não leu nem a metade do posts, verá que suas indagações já foram de longe respondidas neste tópico, com citações para testes.

No caso da fonte direto e fonte + DPS.

no caso 1 (fonte direto) leu o tópico citado pelo faller "fontes com PFC ativo matando a cobra e mostrando o pau"???

no caso 2 (fotne + DPS - vulgo filtro de linha), o filtro de linha não exerce qualquer tipo de trabalho de regulação de tensão, sim exerce o trabalho de proteção contra surtos, ao qual ele foi desenvolvido, que atualmente é um problema (os surtos de tensão).

sobre nobreak, consulte nosso amigo _rau_ que sofre muito com falta de energia, e ele lhe indicará um estabilizador mehor que esse seu "short break", visto que somente um short break se comporta como colocaste (atuar após a queda), já um no-break de verdade (senoidal ou senoidal por aproximação, mas de dupla conversão) sempre alimentará suas saidas pela bateria, e sempre estará ativo (não somente quando houver falta de energia). Também foi uma ótima colocação do amigo anterior (equeci o nick) de que é um medicamento com efeitos colaterais, e inclusive estabilizador é indicado em alguns casos (raros até), mas ainda assim ele leva consigo todos os seus efeitos colaterais e terá de viver com eles.

• Curtir 1
Postado

Eu realmente não entendo as pessoas. Ora, a SMS, por exemplo tem pessoas com grande nível de conhecimento nessas áreas. Não são simplesmente qualquer uns que pegam umas peças e fazem uns equipamentos. Tive um PC da Itautec e ela aconselhava que o PC fosse ligado a pelo menos um estabilizador. Ora, se fosse tão ruim assim...

O que você não entende é o mundo capitalista. A SMS por exemplo tem pessoas com grande nível de conhecimento. Não é qualquer um lá que junta umas peças e fazem uns equipamentos. E mesmo assim já botaram coisa assim no mercado:

http://forum.clubedohardware.com.br/filtro-sms-isto/652608

Mas eu entenderia ainda menos as pessoas se elas fabricassem estabilizadores e aconselhassem a não usá-los. Embora exista um fabricante de estabilizadores de alta qualidade no mercado americano que faça isso. Na verdade recomenda utilizá-los onde se façam necessários. Não nos computadores.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Não estou aqui para contradizer nada do que você disse, apenas para dizer que não vejo razão em não usar meu estabilizador.
Ótimo!!! Isso se chama liberdade de escolha. Agora, não venha criticar o meu tópico sem nenhuma contaposição às argumentações nele colocadas e arrazoadas, e sim só porque queres contuinuar usando estabilizador. Critique sim, mas com provas ou teorias pelo menos, de que as três agressões que ele impõe a fonte são falsas. Fora disso é papo furado, é bolodório....
Eu já vi muitas pessoas queimarem suas fontes por ligarem direto, mas nunca vi um caso de ninguém queimar por estar num estabilizador, então se prejudica, não deve ser algo assim NOOSSAA como prejudica.
Vou te ajudar. Nada que uma rápida pesquisa não lhe dissesse, mas lá vai.. Dá uma olhada em alguns posts, com relatos, que coloco ai:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4254318&postcount=482

http://www.adrenaline.com.br/forum/energia/306476-filtro-de-linha-220v.html

http://www.guiadohardware.net/comunidade/estabilizador-36ghz/1075163/

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=272158&p=2435837#p2435837

http://www.guiadohardware.net/comunidade/nobreak-gb/1098046/#post5146410 Esse aqui é do MIEG3 que explodiu

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-desligando-sozinho/879312?p=4736257#post4736257

http://www.guiadohardware.net/comunidade/travamentos-tit/1121410/#post5285946

Tem muitos mais na WEB, é só procurar...

Muitos desses relatos até mesmo revelam alguns outros problemas relacionados com o estabilizador, como congelamento do PC, instabilidade e coisa que o valha, que são as famosas agressões além das 3 exploradas no meu tópico (falei que havia mais agressões não exploradas)

Eu te conto a história a origem desse recurso (estabilizador) agregado ao no-break..

No-breaks, ou UPS, como são mundialmente conhecidos, no verdadeiro entendimento da palavra, eram aqueles dispositivos que geravam energia sempre, o tempo todo, a partir de bateria. Essa energia gerada além de ser senoidal, como a rede elétrica o é, tinha o controle da geração, em sua amplitude, ajustada linear e automaticamente pelo circuito que a gerava. Desse modo, quer a tensão da bateria estivesse alta ou baixa a tensão de saída AC sempre se mantinha em um determinado patamar de estabilidade, por controle de geração da mesma. Nesse mesmo tempo, para não esgotar as baterias, esse tipo de no-break apendava um conversor CA/CC com capacidade não só de carregar as baterias mas também de fornecer a corrente necessária ao conversor CC, 12 ou 24 Volts, (ou mais em no-breaks mais potentes) => CA, o qual gerava a tensão senoidal de saída..

Que se ganhava com isso??

1) Estabilidade da tensão CA gerada pois sua amplitude (tensão de saída) era controlada na geração da CA, pelo conversor e sem necessidade alguma de apendar estabilizador nenhum;

2) A tensão gerada era senoidal com baixa distorção harmônica;

3) Os ruídos inerentes a rede elétrica se perdiam, sumiam na conversão AC para CC e CC novamente para AC, até porque existia, no meio dessa conversão, uma bateria que agia como um enorme capacitor de filtro.. A tensão gerada portanto emulava a presença da usina de geração ali nos nos seus pés, debaixo de sua mesa;

4) Não existiria gap nenhum de fornecimento de energia a carga, pois quem gerava o tempo todo era o conversor CC para CA, a partir da energia das baterias, auxiliada pelo conversor CA para CC de alta potência na entrada. Ao faltar energia não se necessitava de comutação alguma, simplesmente o conversor parava de ser suprido pelo conversor CA/CC e passava a tomar a energia da bateria somente.

A coisa era, simplificadamente, mais ou menos assim:

Diagramasimplificadodeumno-breakon-linededuplaconverso.jpg

É o que se chama de no-break de dupla conversão, com geração senoidal, com funcionamento On-line. Ou, o legítimo no-break

O que se perdia com isso:

Se perdia no custo desse tipo de no-break pelas seguintes razões:

1) O custo do conjunto se elevava pois necessitava de um conversor CA/CC na entrada com capacidade de suprimento de corrente da ordem de 100 amperes em 12 Volts, para um no-break de 1.000 VA;

2) A geração de CA de forma senoidal com condições de poder ajustar a tensão e manter estável a tensão de saída, independentemente da tensão das baterias e da carga imposta no CA, exigia uma eletrônica bem mais elaborada..

Conclusão: Assim como máquinas de lavar roupa mudaram sua sistemática de funcionamento, como refrigeradores afinaram suas paredes, como rádios não mais tem a sensibilidade nem a seletividade dos antigos, como um monte de equipamentos e dispositivos evoluiram alguns como o rabo da vaca, para trás e para baixo, também o no-break necessitava urgente de redução de custo de produção, que se refletissem em preço e competitividade na loja.

Resumo:

- Elimine-se o conversor CA/CC de entrada. Só ponha lá um com capacidade de fornecimento de uns 2 a 3 Amperes, para conseguir carregar a bateria, mesmo que essa operação leve 24 horas..

- Elimine-se essa coisa de gerar energia o tempo todo. Aproveite-se a energia da rede elétrica durante o tempo em que ela estiver presente;

- Na ausência da mesma, faça partir um converor CC/CA que gere a tensão para alimentar os equipamentos e comute a saída desse conversor para cima das tomadas de saída do no-break, não sem antes retirar de lá a rede elétrica comercial;

- Para simplificar a vida, faça esse conversor gerar forma de onda retangular, pois assim sua eletrônica será mais simples e mais barata..

Problemas:

Se isso for feito, se perderá a chance de ajustar a tensão AC enquanto a rede elétrica estiver presente, perdendo uma das funções do no-break..

Ai veio algum "jeca" que proferiu a frase:

"Bote lá um estabilizador que tá resolvida a questão!!!"

Ai foi que nasceu o estabilizador dentro de um no-break desses chamados short-breaks, baratos e geradores de forma de onda retangular..

Até fazia certo sentido há mais de vinte anos atrás, aonde as fontes de muitos dos equipamentos eram lineares (não digitais ou chaveadas como já o são, de 20 anos para cá)

Se você nunca viu nenhum no-break sem estabilizador é porque jamais viste realmente um no-break, somente os baratos short-breaks..

Procure por no-break de dupla conversão, on-line, com geração senoidal. Ainda dá tempo de ver...

Cansei de referenciar dentro do tópico e para que você, que não leu isso, veja, ai está o resultado de uma variação de tensão desde zero Volts AC até 254 Volts AC imposta a uma fonte, dessas com PFC ativo, mostrando, com um testador de fonte, a estabilidade das tensões de 3,3 Volts de 5 Volts e de 12 Volts, mesmo com a tensão variando entre 30 Volts AC até 254 Volts AC. Ou seja, estabilizador algum fez falta ai e a fonte deu conta sozinha da questão variação da tensão da rede AC. Se desconfias do teste, faça você mesmo. É facílimo, tem repetibilidade infinita e se testado 1.000 vezes, aqui ou na mandchúria, todas essas 1.000 vai dar o mesmo resultado, não é como a sua experiência fajuta de dano a fonte sem o estabilizador...

Tai o tópico:

Faça seu teste, da fonte queimando sem o estabilizador, e poste no YouTube, como eu fiz...

E, estou esperando, me conteste nas três razões, por mim citadas, pelas quais um estabilizador atrapalha a fonte de alimentação. Lembe-se, esse é o assunto do tópico, as três razões. Até vou repetir o título para que percebas:

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Sim, você fez o tópico, ok. Mas em nenhum momento você se manteve neutro, você praticamente "grita" em seu texto: NÃO USE ESSA COISA. Você diz que agride. Bom, se eu tomar ácido de bateria, você concorda comigo que a minha vida será bem curta e sofrida, certo? Não existe exceção a isso. (a menos que você seja Chuck Norris, mas brincadeira a part... quase levo um Roundhouse Kick, mas Chuck me deu a chance de pedir desculplas, então, desculpas Senhor Chuck). Assim como você falou do seu amigo eu posso dizer mesmo sobre essas... 10 pessoas? Eu gostaria de uma coisa MUUITO MAIS ALTA. Tipo, dos 100% dos usuários do forum. 33,33% usa direto, 33,33% usa estabilizador e 33,33% usa filtro. Pega-se 10 anos (até porque as coisas não duram pra sempre. nós concordamos com isso, certo? existe desgaste. Alias, é a segunda lei da termodinâmica: as coisas morrem, enferrujam, envelhecem, apodrecem, tudo tem um fim. E ai desses percentuais poderiamos ver quantos por cento usa e se deu mal, quantos não usam.. enfim, daria pra tirar uma ideia, mas 10, 20, 40 pessoas num universo de sabe se lá quantas, não basta. Tem gente q fuma é sedentário e coisa e morreu sem cancer no pulmão, tem gente que nunca fumou e tem um maldito cancer no pulmão. Exceções acontecem. Graça as leis não serem perfeitas que estamos aqui.

Eu não quero contestar o que você disse. Eu aposto as minhas bolas que você está certo. Eu não estou duvidando que agrida, eu apenas acho que ambos os 3 meios terão seus super pros e seus super contras. Assim como queima com estabilizador, pode queimar sem e pode queimar com filtro. Apenas penso que, se a agressão fosse tanta ao ponto disso ser um excelente conselho, todo mundo ia ter uma monte queimada em pelo menos 7 anos. Eu simplesmente não consigo acreditar que empresas fazem essas coisas e dizem que pode ser usado enquanto não é recomendado. Também não acredito que o filtro seja mais barato por um detalhe. Ora, era pro filtro ser mais caro, já que ele é melhor. É assim que mundo funciona. Maldita oferta e maldita procura. Um Iphone não custa pra Apple todo aquele valor e nem mesmo exista tanta diferença (se que existe alguma) entre um x memoria e outro 2x memória, mas eles sobem mesmo assim.

Eu irei encerrar aqui, mas quero não fiquem maus entendidos. Não tenho nada contra o que você escreveu. Até achei muito bacana e são coisas assim que os foruns precisam. Fico feliz que a gente tenha conversando sem atacar um ao outro, acho que isso é raro. mas vejo que isso não tem mais ao que dar. Em nenhum momento estou desacreditando uma vírgula do que você escreveu. Aposto as minhas bolas que é legitimo, isso é, que o estabilizador faz uma fonte sofrer. Ou seja, o estabilizador é o homem e só a fonte, (mulher) sofrer. mas A fonte (mulher) sabe que o estabilizador é desnecessário da vida dela hehe não fica ruim essa analogia. Mas vejo que mesmo que agrida (e novamente não estou dizendo q você está errado, eu não tenho o que refutar, estou certo que você está certo) não é como eu tomar ácido de bateria é como eu tomar 2 litros de coca cola por dia. (eu o faço). Estou certo que agride meu panceras que se mata produzindo insulina. Todo aquele doce agride meu corpo, certo estou. E aquele gás, que a torna ácida, meu estomago. De fato, já tive problemas no estomago. mas não é algo que vai me matar ou reduzir minha vida de 70 anos pra 30. Pelo menos eu espero, eu tô com 22 xP

Ok, os estabilizadores agridem. acho que os outros dois meios se forem testados agridiriam de alguma forma também. Tudo tem prós e contras. Assim como você não apoia usar o estabilizador, tem gente que não apoia ligar direto e tem gente que não apoia o filtro. E todos tem motivos, matemática e exemplo pra te mostrar. É como diz o House (série de televisão) Se eu for no pneumologista, ele vai dizer que a vai dor de cabeça está sendo causada por algum problema no pulmão. Se eu for no Neurologista, é provavelemente enxaqueca. Se eu for no oncologista, ok, vou sair de lá triste, porque provavelmente eu tenho um tumor. Você apresentou dados perfeitos, mais uma vez, nada a reclamar. Só vejo que cada um dos 3 terá seus defeitos e seus beneficios e que a fonte durará tempos iguais em qualquer um dos 3. (não matemáticamente falando, mas próximos. Ou vai durar tanto que vai acabar sendo trocada muito antes.) Ok, existe pessoas que não tiveram a mesma sorte, acontece. O lance é conseguir mostrar que 50% + 1 que usam estabilizadores tomam nos dedo e todo o restante no minmo 50% +1 está bem feliz por não usar estabilizador. Se fosse caso de risco, a garantia jamais cobria uma fonte que foi usada com estabilizador, correto? Eles iam dizer que inválida a garantia. Pelo menos é o que eu penso. Respeito você, respeito seu texto, não tenho nada contra. Espero que eu não tenha te ofendido. No fim isso deu mais proporção do que imaginei =S não era o que eu queria.

• Curtir 1
Postado
Ok, então o que as empresas fazem não presta, mas o que ele indica fazer é o ideal? Pela filosofia dele eu devo por meu nobreak fora. E eu moro em cidadezinha pequena onde a luz é tecnologia de pobre e tá toda hora piscando, faltando, ora tá forte, ora tá fraca. E nunca uma fonte aqui se rendeu aos mal cuidados do querido amigo estabilizador.

Eu tava dando uma passada agora pelo outros posts e realmente não achei os gráficos do restante, mas também tem mais de 60 páginas aqui que eu não li, então...

também sei que pelo menos a placa mãe tem seus capacitores. Então, mesmo a fonte "seque" os da placa mãe não assumiriam? Como disse, eu não quero ser visto como um troll, não quero irritar e nem descargar nada em ninguém, mas acho que se fosse exatamente como ele disse, fontes queimando aqui onde eu vivo deveria ser tão comum quanto ficar sem luz quando chove. ou o prefeito arrumar as estradas de fora em época de eleição. Por aqui a energia entregue vive sempre num dilema.

E quando eu morei pra fora tinha um estabilizador que tinha uma luzinha chamada "tensão alta". Dai eu sempre me perguntei, porque ele tinha isso se a função dele era deixa a tensão sempre certa. Obviamente eu vi aqui que estava enganado e agora eu entendo. mas o fato é que lá realmente se conseguia muito mais que 220 volts durante dia normal e só a noite quando o pessoal ligava chuveiros e coisa que a tensão caia (consideravelmente). Tinha aqueles que ligavam e desligavam o chuveiro pra regular, ficava oscilando, subindo e descendo, se fosse tão veneno como foi dito isso pelo fato da fonte trabalhar em dobro a fonte era pra queimar ali. E isso era todo dia.

Eu usei um estabilizador da SMS 1000VA desde 2003. Com essa minha fonte atual (Seventeam 420Bkv) foram 04 anos direto. Recentemente abri minha fonte para ver como estavam os capacitores, e tava tudo normal. Mesmo assim, resolvi arriscar e aposentei ele, pois sei que vou economizar no mínimo 5% de energia, além de que pretendo comprar uma fonte nova com PFC ativo logo. O problema aqui é a falta de padronização das coisas. O Inmetro já reprovou estabilizadores, filtros de linha. Os fabricantes vem sempre com a mesma desculpa, de que não há regulamentação e fica por isso mesmo. Ou seja, não tem regulamentação, então vamos fazer qualquer porcaria e vender, o consumidor que se dane. Por ai percebe-se que não podemos confiar cegamente em nenhuma empresa. Então você pergunta se o que o Faller indica fazer é o ideal? Olha, eu já discordei do Faller aqui no Fórum, as vezes acho ele um pouco pretensioso, mas entre ele criar os projetos dele e mostrar pra que serve e até onde serve um varistor, um capacitor, etc...; ou então ele se dispor a fazer os testes dele, mostrando coisas que esses fabricantes apesar de terem todos os recursos nunca mostram, preferem apenas convencer nós consumidores com palavras e propagandas caras, então prefiro acreditar no Faller e em outros "feras" que contribuem com esse e outros fóruns. Aqui tem um artigo muito bom também, que confirma tudo o que é discutido aqui http://www.guiadohardware.net/guias/fontes-protecao/estabilizadores.html .

Agora, entenda, ninguém tá falando pra você jogar fora seu estabilizador ou nobreak. Se você tem problemas com sua rede elétrica e realmente necessita usá-los, use. Agora, se for pra usar somente pra trazer segurança pro pc não queimar, esqueça. Um conhecido meu que mora em uma chácara, usando estabilizador, caiu um raio próximo e queimou o fusível do estabilizador (sms), fonte (genérica) e placa-mãe. Eu mesmo troquei as peças pra ele. O estabilizador, foi só trocar o fusível e voltou a funcionar. Mas agora pergunto: onde estava a suposta proteção que ele deveria fornecer? Detalhe: ele estava conectado na internet com um modem Dlink 500B e esse nada sofreu. Será porque a fonte do modem é full range?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
....Eu gostaria de uma coisa MUUITO MAIS ALTA. Tipo, dos 100% dos usuários do forum.
Não consigo uma estatística de 100% dos usuários mas sim de 100% daqueles que foram convidados a responder a questão, num público que tenho por bastante consciente, em dois diferentes fóruns. A pesquisa data de seis meses atrás e te garanto se fosse repetida hoje, teria crescido o abandono ao estabilizador com certeza, em função da concientização acerca de sua total inutilidade. Sirva-se dos dados e das opiniões:

Como você liga seu PC/Monitor na Energia Elétrica? Fórum PC's

Como você liga seu PC/Monitor na Energia Elétrica? Adrenaline

Na combinação dos dois resultados, se considerarmos os adeptos ao estabilizador soma 22,5% e se considerarmos os que preferem uma régua de proteção soma 40,1% e, mais, se considerarmos os que preferem ou direto na tomada ou numa régua de proteção, essa soma atinge 52,4%

Desse modo me parece que fica mostrado que necessitas rever teus conceitos.. Senão me respondas porque nos países ditos de primeiro mundo, ai se pega os EUA, a Europa, Japão etc não se usa estabilizador, tanto assim que nem oferta massiva como aqui se tem..

Procure me citar algumas fábricas desses "importantes" dispositivos chamados de estabilizadores..

Por exemplo, de fontes, de renome internacional, sem pensar te cito mais de 20 importantes fabricantes e/ou distribuidores remarcadores. Porque será que de estabilizadores não se tem esse mesmo comportamento???

Por que será que bons fabricantes de PC's, de Impressoras, de Scanners, de modems, de routers sequer mencionam esses elementos ou aconselham que se usem (tirando é claro a arcaica e decrépita Itautec na época dos computossauros). Viste que nenhum dos fabricantes jamais escreveu sobre a necessidade do uso do estabilizador e jamais considerou a perda de garantia se não fossem usados..

Também fabricantes de televisores quer plasma, led, oled e o que o valha não aconselham estabilizadores, não os indicam, não obrigam seu uso e, pior, seus usuários, na imensa maioria, realmente e corretamente não os usam, mesmo que seus televisores de 50 e todas polegadas custem mais caro bem mais caro que o PC...

Falando em PC, como explicar que para um notebook não se faz necessário um estabilizador e para o desktop sim se faria necessário..

Pergunte a si mesmo e veja se consegues convercer a ti próprio da real necessidade do mesmo..

Por falar nisso, nem sequer comentaste acerca da demonstração cabal de que estabilidade da tensão de entrada, para uma fonte moderna, não vale um ovo, não é necessário pois a mesma enfrenta toda e qualquer espécie de variação normal que se apresente, muito melhor e mais eficazmente que o maldito estabilizador..

Nem necessita que me respondas as questões propostas, já sei das respostas furadas para cada uma delas de longa data.

Responda a si mesmo e veja se consegue convencer a si próprio dessas respostas..

Abraço...

• Curtir 1
Postado
Assim como queima com estabilizador, pode queimar sem e pode queimar com filtro.

Não, com o filtro quem queimaria seria o filtro, a fonte continua firme e forte, já que é pra isso mesmo que ele está lá.

Eu simplesmente não consigo acreditar que empresas fazem essas coisas e dizem que pode ser usado enquanto não é recomendado.

Bom, vejamos um exemplo qualquer.. "as empresas" colocam Glutamato Monossódico no seu miojo, sardinha em lata, etc, sem nenhuma cerimônia. Agora taque no Google e veja o que o glutamato é capaz de fazer com você.

Também não acredito que o filtro seja mais barato por um detalhe. Ora, era pro filtro ser mais caro, já que ele é melhor.

Bom, Olhando agora no Mercado Livre vi umas fontes da Leadership por 200R$. Interessante né, a Corsair 430CX cuxta 150R$.

• Curtir 1
Postado

"Eu aposto as minhas bolas que você está certo"- deu vontade de rir

me desculpe pelo que eu escrevi até agora...

chega,chega...chega....parem...

que isso galera, não gastem o precioso tempo de vocês argumentando as coisas, um dia nos vamos morrer e alguém sempre vai questionar os nossos argumentos, sabe porque? porque mesmo que uma pessoa mandar: "Faça isso" ou "Faça aquilo", cada um decide o que ira fazer, e nada na terra vai mudar isso.

chega de argumentar beleza ? tudo na paz ?

evitem discussões beleza(vocês que decidem) ?

o dedo de vocês deve doer de tanto escrever, manolos...

tenham uma boa vida...

• Curtir 1
Postado

togen, to contigo!

Essa discussão já deu o que tinha que dar há muito tempo. Eu pessoalmente prefiro nem me meter mais...

• Curtir 1
Postado

Nosptter li e reli os seus comentários aqui postados e quero lhe dizer, sem maiores delongas, que sou seu vizinho, moro numa cidade menor que a sua e com mais problemas talvez de energia e tenho aqui comigo em pleno funcionamento, mas não em uso, um estabilizador e um nobreak, e que estão encostados, portanto, pertenço ao Clube dos Ex Usuários de Estabilizadores e Afins (CEUEA), e já perdi sim fonte ligada em nobreak, sem ter acontecido nenhum evento, simplesmente a fonte foi pro pau. Então o que o faller quis dizer com o exemplo do amigo dele que fuma, é que tanto você, quanto eu, ele e todos nós sabemos dos malefícios do cigarro e se esta pessoa como todas as demais que fumam não tiveram problemas visíveis ainda, isto não quer dizer que o cigarro não faça mal, Certo? Nesse mesmo sentido a sua argumentação com o consumo do refrigerante citado por você, sabes que faz mal, mas continuas a usar, tudo bem é uma opção sua, assim como do fumante. O que o faller coloca com argumento, base e critério é o prejuízo que ditos estabilizadores e afins trazem para a fonte, e como consequência para o conjunto do PC, pois uma boa fonte com pfc ativo faz esta regulação mais e melhor. Por que você acha que se o faller não estivesse certo em suas afirmações as grandes fabricantes destes aparelhos não o contestariam? Diga você, ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento de alguma contestação por parte destes fabricantes? E por que será?

Um abraço do seu quase conterrâneo e seja bem vindo ao CEUEA.

PS: Pare de colocar as suas b**** em jogo a não ser que não tenha mais serventia ou esteja atrapalhando.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Conto dois casos recentes:

Atualmente vivo em Lima - Peru, aqui o país inteiro é 220V.

Sempre que meço meu multímetro marca 212V - 214V.

Houve um dia que deu uma queda de tensão, o computador que uso tem estabilizador (o povo aqui é viciado nisso, ainda nao consegui tirar o do computador que uso), e o computador do meu cunhado tem estabilizador.

Após a queda o computador que uso ficou morto (cade o estabilizador?), o do meu cunhado sobreviveu um pouco tempo e depois o estabilizador já nao alimentava o computador.

Muito tempo depois fazendo medicoes a tensão oscilava entre 75V - 156V. Os computadores nao ligavam, já que os estabilizadores nao aguentavam mandar os 220V para as fontes (genéricas e claro sem PFC, meu cunhado economiza nisso). O refrigerador também nao ligava, mas a televisao, que tem o bi-volt automático, 90V-240V funcionou perfeitamente em 156V, o que nao ocorreu com os computadores.

Penso que se um estabilizador servisse, deveria mandar os 220V necessários para o computador funcionar, já que ele tem que estabilizar a saída em 220V, nao é isso?

No Brasil, tenho em minha casa mais de 30 fontes queimadas e os antigos donos usavam estabilizador, inclusive uma das fontes foi queimada após um raio, no qual o estabilizador saiu vivo, apenas com o fusível queimado, já a fonte, o computador, nao, basicamente aproveitei o gabinete, o hd e o gravador de dvd, pois o resto tive que trocar. Ah, o estabilizador está bem, firme e forte, encostado em alguma prateleira. Detalhe: esse caso que conto o estabilizador estava ligado a um filtro de linha (o usavam como extensao), ambos nao sofreram mais avarias que o fusível queimado do estabilizador, já a fonte virou carvao.

Estabilizador, usar, guardar ou jogar fora? Cada um tem o direito de fritar o seu pc como melhor lhe convir. O meu finalmente ganhou uma fonte com PFC ativo.

• Curtir 1
Postado

Eu sei que os amigos do fórum, já estão cheios desta tentativa de confrontação, de tese, naturalmente, do nosptter e de tantos outros que apareceram, sem qualquer embasamento técnico-teórico, mas tendo em vista o pensamento constante da sua assinatura (“A imaginação é mais importante que o conhecimento...”), quero aproveitar a deixa para que ele, assim como eu, e os demais, que não temos conhecimento teórico sobre o assunto façamos aqui, justamente num exercício de imaginação uma comparação entre um PC e um Automóvel, onde a fonte do PC seja o motor do automóvel . O que você acha se ao invés de rodas o automóvel tivesse que rodar com quadrados em seus eixos? Pois esta é o tipo de energia entregue a fonte pelo estabilizador e seus afins. Como todos nós sabemos dentro destes aparelhos existe um transformador que ao receber a energia vindo da companhia distribuidora transforma a energia , digamos assim “redonda” (senoidal) em energia de onda quadrada, aí meu amigo é só imaginar como ficaria o automóvel rodando com quadrado ao invés de rodas. Olha amigo eu sei que quebrar tabus não é fácil, mas comparando de novo, o processo pelo que a pessoa passa ao ter que deixar de usar estabilizador é igual a deixar de ser virgem, no início só preocupação depois só alegria.

Abraço e boa sorte, e volte sempre.

PS: desculpem os amigos do fórum pela insistência.

• Curtir 1
Postado
Ora, era pro filtro ser mais caro, já que ele é melhor. É assim que mundo funciona. Maldita oferta e maldita procura.

Será que você não inverteu as coisas não? Bendita lei de procura e oferta. Quanto mais um produto vende, menor se torna o preço. A queda no preço de fontes de qualidade no Brasil já indica o grande avanço que tivemos nos últimos anos. Difícil é você fazer ideia de quantos surge protectores são vendidos por dia no mundo. Ou do tamanho da oferta de tais produtos nas grandes lojas do mundo.

Conto dois casos recentes:

Houve um dia que deu uma queda de tensão, o computador que uso tem estabilizador (o povo aqui é viciado nisso, ainda nao consegui tirar o do computador que uso)

Não entendi a relação entre o povo ser viciado e você não conseguir tirar o seu. Mas ainda bem que o povo aí não é viciado nas Fire Age. Situação caótica a da energia e suas subtensões. E mesmo aí você constatou a inutilidade dessas coisas. Curiosidade: O Peru fabrica os estabilizadoes que usa ou faz uso dos importados brasileiros? (O Brasil é o maior fabricante mundial e o único exportador).

Eu sei que os amigos do fórum, já estão cheios desta tentativa de confrontação, de tese, naturalmente, do nosptter e de tantos outros que apareceram, sem qualquer embasamento técnico-teórico.

É útil para manter o tópico vivo, o que cansa realmente são os argumentos ditos, reditos e triditos. Pisados e repisados. Se lessem com atenção e sem preguiça já encontrariam tudo respondido, esclarecido e explicado. Aí podiam pedir esclarecimentos sobre as dúvidas remanescentes em vez de reinventaram a pólvora o tempo todo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Não entendi a relação entre o povo ser viciado e você não conseguir tirar o seu. Mas ainda bem que o povo aí não é viciado nas Fire Age. Situação caótica a da energia e suas subtensões. E mesmo aí você constatou a inutilidade dessas coisas. Curiosidade: O Peru fabrica os estabilizadoes que usa ou faz uso dos importados brasileiros? (O Brasil é o maior fabricante mundial e o único exportador).

Nao consegui tirar o meu por dois motivos:

1- Meu cunhado é viciado e fica meio que incomodado quando digo que essa porcaria só estraga o pc.

2- Nao tive tempo de comprar um filtro de linha, e nao tenho tomadas suficientes para ligar cpu e monitor.

Agora vou ter um problema quando for comprar um filtro de linha, pois quero um com protecao, com o tal "surge protector" rsss. Nao sei se encontrarei fácil.

Quando aos estabilizadores posso consultar e responder, embora eu creio que sejam peruanos e/ou chineses, já que aqui parece ser filial da China rss.

A luta contra estabilizador aqui é grande, pois muitos "entendidos" aceitam usar uma boa fonte, com PFC ativo, mas nao largam o estabilizador.

Uma curiosidade dos estabilizadores daqui é que eles tem cara de estabilizador antigo, desses com gabinete de metal, pesados, e nao como os novos Ragtech, SMS que via muito ai no Brasil.

• Curtir 1
Postado

Eu particularmente acho que o grande problema das pessoas em largar o estabilizador, é a falsa sensação de segurança que ele transmite. Lembro que começei a usar um estabilizador, quando o primeiro pc que eu tive, um Pentium III 750Mhz, deu defeito no Hd (era um Quantum 20GB). Daí conversava com um técnico aqui e outro ali, e todos falavam que as variações de energia causavam danos no hd, sendo então necessário um estabilizador, isso foi em 2003. Há muito tempo tenho acompanhado essas discussões aqui e mesmo assim só faz uma semana que consegui definitivamente abandonar o danado. Agora mesmo, estou com um pc de um colega aqui, e mesmo com ou sem estabilizador, a linha 12V tá marcando 12,80V no multímetro. Ou seja, a fonte não presta (é uma Clone, que coincidência rsrs). Resumindo, mesmo que coloque 03 estabilizadores em série, ela vai continuar marcando 12,80V , com certeza os níveis de ripple e ruído devem estar altos, e se continuar com ela, não só o hd mas todo o resto do sistema estará sofrendo, sobrecarregado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Kayke, consegui ver um estabilizador, ele é peruano e fabricado pela Delta Power. Carcaça de metal, tem um "ponteirinho" de voltímetro, 4 tomadas e todas saídas em 220V.

Todos os que eu vi aqui sao nesse modelo, alguns com ponteiro outros sem, mas todos de carcaça de metal, com aparencia de um estabilizador robusto, ao menos quanto a carcaça rss.

Nao sei precisar o qual instável é a energia aqui, mas normalmente a noite, fica insuportável o barulho do chaveamento do estabilizador.

Normalmente a energia aqui oscila entre 210V a 213V, sendo que nunca medi os 220V esperados.

Amanha verei novamente o mesmo estabilizador, se faltar algum detalhe que eu possa ou saiba contribuir, colaboro.

EDIT:

O que é fire age? Marca de fonte?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...