Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell UltraSharp 2209WA E-IPS - TÓPICO OFICIAL


luisfjc

Posts recomendados

o IPS tem contraste menor que o TN. Esse é o maior defeito dele (talvez o único).

Desculpa amigo

Mas painel TN e um saco de lixo brilhante são a mesma coisa.

Dos IPS o único que recebe elogios é justamente o e-IPS dell 2209wa.

E a respeito da tecnologia E-IPS, que tem visualização lateral de 178º (contra 179º do IPS) e

menor gamut que o IPS

Na teoria parece inferior, mas não é. Todo mundo elogia (textos em inglês, infelizmente):

Cnet Australia ->339294389.htm'> É o melhor monitor de 22 que já vimos.

Prad - Inside Display Technologies - Review de 15 páginas -> Após calibrar, o resultado é perfeito.

TEST FREAKS -> Score 10 out of 10

2209WA em primeiro no "Top 5 da PCWorld"

Blog Szynalski - Trying to be helpful -> 2209WA não usa tecnologia barata TN. IPS são melhores que os TN e PVA/MVA.

Discover the Best of Everything -> 2209WA Best LCD for Gaming

Adrenaline - Fórum -> Monitores Dell: Gamut x Taxa de Contraste

Em uma outra faixa de preço, para quem puder, há opções:

Falam bem do novo monitor de 24' da apple (+ de R$ 3000)

Os profissionais: Eizo e LaCie.

E alguns modelos da NEC, mas sem estar no nível dos outros dois. Esta loja vende todos (em NY): bhphotovideo.com

Existe opções que rivalizam com o 2209WA. Da HP (LP2275w) e outro que não lembro o nome, mas não estão a venda no Brasil.

E o Dell U2410 (IPS e com resolução melhor) está dando muita dor de cabeça aos donos. Confira no blog da Dell USA: U2410 Green/Pink Failure Analysis. Tem gente demais reclamando deste problema, eu descartei a opção completamente.

Assim que o mês de dezembro chegar eu vou 'pedir' o meu. :cool:

[]s a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa amigo

Mas painel TN e um saco de lixo brilhante são a mesma coisa.

Dos IPS o único que recebe elogios é justamente o e-IPS dell 2209wa

Rapaiz, não estou criticanto o monitor. Se fosse trocar o meu hoje, seria sem dúvida por esse.

Mas isso não impede que sejamos fiéis aos fatos. O IPS tem contraste inferior aos demais. De qualquer maneira, isso afeta mais quem vê filmes em ambientes escuros (o preto não vai ser realmente preto). Pra mim, que vejo filme na TV, seria o monitor perfeito (ainda mais agora, pra editar as fotos da minha nova câmera, seria o bicho, pois a nitidez desse meu CRT já está deixando a desejar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Pessoal

Demorei mas voltei... :D

Então, apesar de me darem um prazo de 90 dias chegou mais ou menos em 20.

O monitor é tudo isso aí mesmo. Phoda!

Além de todas as qualidades da tela, já ditas, é muito simples de ajustar altura e principalmente, colocar na vertical, nem acreditei. Até com um dedo se faz isso.

Ainda não calibrei e nem sei como farei isso, mas a imagem é fantástica. Nada de passar nervoso com variações de cores do topo para a base. Ângulo de visão? Deixo essa preocupação pra quem comprou um TN.

Dá pra notar uma leve invasão do backlight quando a tela fica toda preta com a luz do ambiente apagada, mas já li que calibrando dá pra resolver totalmente (num link desses que o Luc2211 nos presenteou). Tomara.

Uma coisa que realmente achei problemático é o hub de USB. Dizem que todos os modelos da Dell são assim mas não posso confirmar: ele é desativado ao desligar o monitor. Exemplo, você pluga um pendrive para ouvir as músicas que estão nele e, obviamente, já que não precisará do monitor você o desliga. Pimba! Já era a conexão. :muro:

Não vou me alongar falando das qualidades porque já foi dito e redito. Arrependimento acho que não é coisa de proprietário do 2209WA, e aliás, já me preocupo com o que farei no futuro quando o meu já estiver velhinho e o modelo fora de linha... que tristeza... :hehehe: (se bem que tem a garantia de 5 anos pra dar uma sobrevida)

Aliás, vi que teve gente que tentou a garantia mas só conseguiu pagando. De fato o atendente havia me dito que era uma promoção daquela semana em que eu postei aqui. Quem ligou logo ainda deve ter conseguido.

Eu tratei com Diovani mas na hora de fechar o pedido ele tava afastado por motivo de saúde, e o supervisor dele, acho, foi superatencioso e tratou logo de me dar o contato do Vagner garantindo a validade de todos os termos do acordo feito anteriormente (o orçamento tem validade de 5 dias e tava nas últimas). Nesse trâmite que o prazo de entrega foi de 40 para 90 dias. Aí vão os contatos:

Diovane Vieira

Genuine Parts, programas and Services - Dell Brasil

( + 0800 9703366 opção 1 ramal 6345

( + 55 051 3274-6345

* O cara foi muito maneiro. Ele que me botou na fita da garantia de 5 anos.

Vagner de Oliveira

Representante de Vendas ATG Consumer - Dell Brasil

Novas aquisições: partes, peças e garantias:

0800 970 3366 + opção 1 + ramal 7080

Fax: (51) 2104.5059

E pra acabar, não poderia deixar de comentar o post do eduardogege. Cara, eu ri muito quando li. O cara diz que o tópico tá ótimo, bem explicativo e que mostra bem a diferença de um e outro e logo em seguida pergunta se IPS é a mesma coisa que TN?!?!! aahhahahahaha

Valeu amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha, realmente viajei ali.

Tá escrito assim:

IPS (In-Plane Switching) é uma tecnologia de telas LCD diferente da mais comum, chamada TN (Twisted Nematic).

Eu li:

IPS (In-Plane Switching) é a tecnologia de telas LCD da mais comum, chamada TN (Twisted Nematic).

PS: Eu disse que da para ver bem a diferença(vídeo), não que o tópico mostre bem a diferença com explicações. Tanto que não tem explicação sobre o TN, só uma comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa que está escrito na primeira página que tem que arrumar: o IPS tem contraste menor que o TN. Esse é o maior defeito dele (talvez o único). Acho que é o que tem o menor contraste entre as tecnologias de painel.

Beleza, tá anotado. Vou alterar, provavelmente no final de semana. Obrigado!

Mas painel TN e um saco de lixo brilhante são a mesma coisa.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mal o cara vê esse monitor, já fica com ódio mortal contra os TN. Coitados...:D

(...) E a respeito da tecnologia E-IPS, que tem visualização lateral de 178º (contra 179º do IPS) e menor gamut que o IPS.

Opa, mais um review! Valeu, Luc!

Na teoria parece inferior, mas não é. Todo mundo elogia (textos em inglês, infelizmente):

Cnet Australia ->339294389.htm'> É o melhor monitor de 22 que já vimos.

Prad - Inside Display Technologies - Review de 15 páginas -> Após calibrar, o resultado é perfeito.

TEST FREAKS -> Score 10 out of 10

2209WA em primeiro no "Top 5 da PCWorld"

Blog Szynalski - Trying to be helpful -> 2209WA não usa tecnologia barata TN. IPS são melhores que os TN e PVA/MVA.

Discover the Best of Everything -> 2209WA Best LCD for Gaming

Adrenaline - Fórum -> Monitores Dell: Gamut x Taxa de Contraste

Quando vi o tanto de reviews, testes e comentários favoráveis e "derretidos" do Dell 2209WA, não tive noção da variedade de lugares e pessoas. Só depois que montei o tópico é que percebi que há estadunidenses, canadenses, dinamarqueses, australianos, sul-africanos, brasileiros e outros cidadãos muito, mas muuuuito felizes com ele. Eu, inclusive!:D

Em uma outra faixa de preço, para quem puder, há opções:

Falam bem do novo monitor de 24' da apple (+ de R$ 3000)

Os profissionais: Eizo e LaCie.

E alguns modelos da NEC, mas sem estar no nível dos outros dois. Esta loja vende todos (em NY): bhphotovideo.com

Eizo e LaCie custam os "zóio da cara", todo fotógrafo profissional menciona. No blog do Geraldo Garcia tem boas referências sobre eles.

Existe opções que rivalizam com o 2209WA. Da HP (LP2275w) e outro que não lembro o nome, mas não estão a venda no Brasil.

Hummm, bom saber. Vou ver se acho mais dados pra incrementar o tópico com mais opções e comparativos.

E o Dell U2410 (IPS e com resolução melhor) está dando muita dor de cabeça aos donos. Confira no blog da Dell USA: U2410 Green/Pink Failure Analysis. Tem gente demais reclamando deste problema, eu descartei a opção completamente.

Sem dúvida. Há até relatos de falhas grotescas de cores.

(...) Mas isso não impede que sejamos fiéis aos fatos. O IPS tem contraste inferior aos demais. De qualquer maneira, isso afeta mais quem vê filmes em ambientes escuros (o preto não vai ser realmente preto). Pra mim, que vejo filme na TV, seria o monitor perfeito (ainda mais agora, pra editar as fotos da minha nova câmera, seria o bicho, pois a nitidez desse meu CRT já está deixando a desejar).

É, tem razão. Ainda falta colocar os "contras" do monitor e detalhes como esse, do contraste, bem como do backlight bleed (que não me atrapalhou em nada, frise-se, muito embora eu seja um usuário comum que gosta de alguns jogos).

Cara, ficou ótimo o tópico!

Bem explicativo, e realmente mostrando que existe diferença entre um e outro.

Que bom, fico feliz!

A intenção é reunir o máximo possível de informações sobre o monitor, já que temos de "garimpar" tudo por aí e o CdH merece ter o melhor banco de dados dele.;)

Só uma dúvida, o IPS é a mesma coisa que TN?

E-IPS seria um IPS atualizado?

IPS é um tipo de painel de telas LCD, TN outro, assim como MVA e outros citados no tópico. Ainda vou complementar essa parte, explicando brevemente o funcionamento de cada tecnologia.

E-IPS é uma tecnologia diferente da IPS, certamente baseada nesta. Há inúmeras outras, como S-IPS, H-IPS, que ainda serão citadas.

Olá, Pessoal

Demorei mas voltei... :D

Então, apesar de me darem um prazo de 90 dias chegou mais ou menos em 20.

AE, que beleza! você recebeu mais rápido que eu! E pensar que você estava lamentando os tais "90 dias"...:D

Dá pra notar uma leve invasão do backlight quando a tela fica toda preta com a luz do ambiente apagada, mas já li que calibrando dá pra resolver totalmente (num link desses que o Luc2211 nos presenteou). Tomara.

Cara, sinceramente, isso realmente faz alguma diferença pra quem não é fotógrafo profissional?:confused:

Vi filmes escuros e claros aqui, minha irmã fuçou nos programas dela de edição de imagens e vídeos, joguei desde Diablo 2 Lord of Destruction e Age of Empires 2 Expansion até jogos do Sonic emulados e não notei nada, absolutamente nada relacionado ao backlight bleed. Só reparei quando deixei a tela preta e a luz apagada.

Uma coisa que realmente achei problemático é o hub de USB. Dizem que todos os modelos da Dell são assim mas não posso confirmar: ele é desativado ao desligar o monitor. Exemplo, você pluga um pendrive para ouvir as músicas que estão nele e, obviamente, já que não precisará do monitor você o desliga. Pimba! Já era a conexão. :muro:

Hummm, mais um contra. É incrível como é difícil achar "contras" desse monitor!:D

Arrependimento acho que não é coisa de proprietário do 2209WA, e aliás, já me preocupo com o que farei no futuro quando o meu já estiver velhinho e o modelo fora de linha... que tristeza... :hehehe: (se bem que tem a garantia de 5 anos pra dar uma sobrevida)

Faço minhas as suas palavras, exceto por tê-lo comprado com garantia de 3 anos e não 5. Quem sabe até lá a Dell não tenha acertado na MegaSena de novo com um monitor dessa qualidade e custo?

Aí vão os contatos:

Diovane Vieira

Genuine Parts, programas and Services - Dell Brasil

( + 0800 9703366 opção 1 ramal 6345

( + 55 051 3274-6345

* O cara foi muito maneiro. Ele que me botou na fita da garantia de 5 anos.

Vagner de Oliveira

Representante de Vendas ATG Consumer - Dell Brasil

Novas aquisições: partes, peças e garantias:

0800 970 3366 + opção 1 + ramal 7080

Fax: (51) 2104.5059

Excelente contribuição, obrigado! Vão pra lista.

E pra acabar, não poderia deixar de comentar o post do eduardogege. Cara, eu ri muito quando li. O cara diz que o tópico tá ótimo, bem explicativo e que mostra bem a diferença de um e outro e logo em seguida pergunta se IPS é a mesma coisa que TN?!?!! aahhahahahaha

Valeu amigos!

É, eu tinha ficado na dúvida se eu é que havia lido errado ou o Eduardo tava meio passado mesmo...:D

PS: Eu disse que da para ver bem a diferença(vídeo), não que o tópico mostre bem a diferença com explicações. Tanto que não tem explicação sobre o TN, só uma comparação.

Verdade, ainda vou completar essa parte. Fui dormir muito tarde esses dias preparando o tópico e minha bateria de provas na facu (serão 12!) começa nessa sexta. Devo incrementar mais o tópico no final de semana.

Obrigado a todos pelas respostas, críticas e sugestões! Sem vocês, esse tópico seria bem mirrado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

frerd: Eu sei amigo ! Tava só brincando. :)

Diovane Vieira

Genuine Parts, programas and Services - Dell Brasil

( + 0800 9703366 opção 1 ramal 6345

( + 55 051 3274-6345

* O cara foi muito maneiro. Ele que me botou na fita da garantia de 5 anos.

Esse é O vendedor, pelo jeito.

No blog do Geraldo Garcia, depois da matéria elogiando o 2209wa, na seção dos comentários, falam muito bem dele.

Chamam-o de Giovane lá... que dá na mesma. Grande informação Amnesia. Vou ligar para ele, quando for a hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom passei aqui so para parabenizar o serviço do Luisfjc, ficou excelente o tópico, melhor que o tópico somente o monitor ;D . Parabéns pelo o topico oficial e quem sabe ano que vem eu tente adquirir um, eita monitor bunito sooooooo.

Abraços :cool:

Opa, obrigado! Fico feliz que tenha aprovado!

Quanto ao monitor, só tenho uma coisa a dizer: compraria de novo, e de novo, e de novo...:D

Esse é O vendedor, pelo jeito. Mas o nome dele é Giovane.

No blog do Geraldo Garcia, depois da matéria elogiando o 2209wa, na seção dos comentários, falam muito bem dele.

Na verdade, são dois caras diferentes. Esse passado pelo Amnesia é o Diovane Vieira, ramal 6345.

Já o incrivelmente bem recomendado nos comentários do blog do Geraldo é o Giovani Petry, ramal 6993.

Todo modo, quanto mais indicações tivermos, melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, coloquei mais um batalhão de informações no tópico! Por favor, dêem uma olhada pra ver se tem algo errado e/ou se a leitura está clara. E, obviamente, se alguém tiver mais informações, pode mandar pra cá!:D

Excelente o tópico! Pode contar comigo para torná-lo cada vez mais rico de informações. Afinal, logo terei o meu exemplar do monitor. :D

Opa, obrigado! Fico feliz que esteja sendo útil e espero por suas contribuições! Quando você tiver seu exemplar, verá como é bom ser um dos felizardos...^_^

Só uma dúvida: Quem foi atendido pelo Giovani Petry ligou de manhã ou de tarde?

Não sei dizer. Eu fui atendido pela Gabriela Teófilo, de manhã.

Comprei o meu(graças a esse tópico) dia 11/11 por R$ 1.066,00 com frete para THE-PI. A atendente deu um prazo de 60 dias, mas tomara que chegue antes!!!

Abraço!

Olha só, mais um feliz proprietário do Dell 2209WA!:D

Ótima compra, parabéns! você provavelmente receberá antes, sim. Até agora, a maior espera foi de um cara do Rio de Janeiro que o recebeu após 45 dias. O meu levou 30 pra chegar, mas várias pessoas receberam com 20 dias.

Fico feliz por saber que o tópico ajudou!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é O vendedor, pelo jeito.

No blog do Geraldo Garcia, depois da matéria elogiando o 2209wa, na seção dos comentários, falam muito bem dele.

Chamam-o de Giovane lá... que dá na mesma. Grande informação Amnesia. Vou ligar para ele, quando for a hora.

Segundo Luisfjc é outro. Mas esse cara é gente fina. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal

Comprei o meu ontem !!! ;)

Peguei uma promoção com o Giovani:

"último dia fiscal do mês na Dell".

Ele é realmente um bom vendedor e

tudo foi feito de forma tranquila.

Me ligou depois de eu passar o número pelo email.

Saiu por R$ 981 com o frete para Brasília.

Segundo ele é possível que chegue em três

semanas.

Vou comentar e tirar fotos comparativas

quando ele chegar. :)

Quem foi atendido pelo Giovani Petry ligou de manhã ou de tarde?

Liguei de manhã e falei com ele, trocamos dois emails e no fim da tarde ele me ligou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal

Comprei o meu ontem !!! ;)

Peguei uma promoção com o Giovani: "último dia fiscal do mês na Dell".

Ele é realmente um bom vendedor e tudo foi feito de forma tranquila. Me ligou depois de eu passar o número pelo email. Saiu por R$ 981 com o frete para Brasília. Segundo ele é possível que chegue em três

semanas.

Vou comentar e tirar fotos comparativas quando ele chegar. :)

Parabéns! Seja bem-vindo ao time dos felizes proprietários do Dell 2209WA!:D

Pagou um excelente preço! Legal que você foi bem atendido, esse vendedor parece mesmo ser "O" cara. Acho provável que não demore mesmo a chegar, ultimamente o pessoal tem recebido após 20-25 dias.

Poste os comentários quando chegar sim, enriqueça nosso tópico!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, para estrear esse forum vou começar avisando que acabei de adquirir um desse também. Comprei dia 03/12 e já está em produção, ou seja ele será fabricado sob encomenda. Esses monitores não aparecem mais no site da Dell pelo fato de serem muito procurados, a fábrica não está dando conta dos pedidos, por isso retirou a propaganda dele. Estou atualmente com um Full HD Samsung de 23" Letrinhas pequenininhas. Vou trocar por este Dell 16:10 com uma resolução melhor, acredito que é uma boa troca. Vai chegar no finalzinho do ano ou no início de janeiro do ano que vem. Quem sabe o papai noel resolva trazer ele para mim no natal! :natal:

Parabéns pelo tópico! Realmente muito informativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, para estrear esse forum vou começar avisando que acabei de adquirir um desse também. Comprei dia 03/12 e já está em produção, ou seja ele será fabricado sob encomenda. Esses monitores não aparecem mais no site da Dell pelo fato de serem muito procurados, a fábrica não está dando conta dos pedidos, por isso retirou a propaganda dele. Estou atualmente com um Full HD Samsung de 23" Letrinhas pequenininhas. Vou trocar por este Dell 16:10 com uma resolução melhor, acredito que é uma boa troca. Vai chegar no finalzinho do ano ou no início de janeiro do ano que vem. Quem sabe o papai noel resolva trazer ele para mim no natal! :natal:

Parabéns pelo tópico! Realmente muito informativo.

Seja bem-vindo ao fórum, Sertanejo! Parabéns pela compra, você certamente não se arrependerá! Comprei o monitor e me empolguei tanto com o fato deste tópico ter se tornado oficial que resolvi amealhar o máximo possível de informações e torná-lo melhor, com a ajuda de todos que postaram/postam/postarão aqui.

Fico feliz que você o considere assim, a intenção é justamente essa.

Quando receber o monitor, venha nos dizer suas impressões e trazer eventuais testes/comparativos/imagens que você porventura faça.

Abraço e continue postando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém conhece um monitor de 19 ou 20 com esse painel ???

Eu não conheço. E acho difícil que exista algum, pois a tendência é fabricarem monitores cada vez maiores ou, no mínimo, com um "piso" de polegadas. Em outras palavras, se antes o "normal" eram telas de 15", hoje a maioria é de, pelo menos, 19". Daqui a um tempo, possivelmente serão ainda maiores. Entenda "normal" como "mais fabricadas e vendidas".

Muito obrigado! Estarei postando conforme o andamento da compra e quando chegar colocarei minhas opiniões.

Maravilha! Aguardaremos.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luisjfc, estou voltando com as minhas impressões sobre o monitor:

Eu comprei meu monitor Dell 2209 WA em 13/11 e eu recebi ontem (em 09/12/09), menos de 20 dias depois do boleto ter caído.

Já ouvi em fóruns internacionais que o monitor tinha um ajuste de contraste ruim, e que sem poder ajustar, a vista ficava cansada muito facilmente, mas na verdade, dentre os monitores LCD, foi o que mais se aproximou dos monitores CRT, tanto em qualidade como em contraste/brilho, não cansou a vista, nem mesmo sendo necessário alterar a configuração de fábrica.

Para jogos, mesmo em resoluções menores (como 1024x768), a qualidade é ótima, dispensando compra de placa de vídeo para rodar jogos em resoluções maiores.

Já para filmes, o preto não é tão visível como de uma TV de tubo, mas pode-se assistir de qualquer ângulo, que a visão é sempre nítida.

Não poder assistir monitor LCD também se estiver abaixo da linha do monitor também é brincadeira do mercado de LCDs. Se eu compro um monitor é para poder assistir de qualquer ângulo, ainda mais LCDs de 22 ou maiores, que são ótimos pra filmes.

Enfim, com exceção dos Macs, o 2209 WA é de longe o melhor monitor LCD do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!