Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5870 - Tópico Oficial


Evandro

Posts recomendados

engracado é q o Windows as vezes sai do "Aero" e depois de um tempo volta lol

log do bluescreenview onde mostra o erro no driver de video:

=================================================

Dump File : 102710-15771-01.dmp

Crash Time : 27/10/2010 23:10:34

Bug Check String : DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Bug Check Code : 0x000000d1

Parameter 1 : fffff880`082f6000

Parameter 2 : 00000000`00000002

Parameter 3 : 00000000`00000001

Parameter 4 : fffff880`04cd09a9

Caused By Driver : atikmpag.sys

Caused By Address : atikmpag.sys+3cf6000

File Description :

Product Name :

Company :

File Version :

Processor : x64

Computer Name :

Full Path : C:\Windows\Minidump\102710-15771-01.dmp

Processors Count : 8

Major Version : 15

Minor Version : 7600

==================================================

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas,

Minha MSI 5870 Lightning esta esquentando de mais... idle 55ºc Full 95º temperatura ambiente 28ºc. (CCC 10.10 e Afterburner 2.0, sem over).

Como configuro o fan para aumentar a rotação quando a temperatura aumenta?

brunosuga,

Na tela principal (foto 1) vai em Settings;

Depois na Aba Fan (foto 2) você "desenha" o gráfico conforme acha melhor, é só ir arrastando a linha do gráfico com o mouse.

Na minha Sapphire deixo a partir de 20º - 20% de rotação

30º - 30% de rotação, assim por diante até 80º que deixo para ativar 100% de rotação.

Aqui na minha cidade com temperatura ambiente em torno de 28º~30º em idle 36º~38º e jogando 64º~66º, apenas um dia que estava um calor de matar aqui e jogando um bom tempo Dirt 2 o Afterburner registrou 68º.

Espero ter ajudado,

Abraço

post-636703-13884957571475_thumb.jpg

post-636703-13884957571954_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aumento da temperatura da minha VGA pode ser problema com o Catalisty 10.10?

Vi que voce usa 10.6

abs,

Eu uso o 10.10 essa imagem tirei da net, pois estou no serviço no momento.

Já que você disse que seu gabinete nao tem problema de ventilação, é estranho essa temperatura alta.

A fiação dentro da gabinete está organizada? Isso pode influenciar na circulação de ar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o pé atrás pois até ontem eu usava o Windows 7 x64 sem nenhum problema,

mais hoje decidi botar o velho xp de guerra pois tem certos programas que costumo usar

que não "pega" no Win 7 ... bom indo ao caso é o seguinte com o win 7 a placa em iddle

como todos sabemos fica em 157MHz/300MHz e a temperatura fica entre 34/37° c

já com o XP sem o pc executar nenhuma ação o clock fica toda hora alternando para

850MHz/1200MHz e está com as temp de 40 a 44° c.

Alguém poderia tentar dar uma ajuda ?

Grato pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu tenho a XFX 5870 ZNFC, e ela tem mostrado uns artefatos no Crysis. Rodando no Very High, 2x AA, VSync ON, 1920X1080. Quando entro na água, ele apresenta umas linhas, quadrados na tela. Eu tirei alguns screenshots e dá até medo só de olhar.

Eu tenho a placa há apenas 2 semanas, assim como o restante das peças da assinatura. (Saí de um Pentium III com 128 mb de memória, Fiquei alguns anos guardando pra comprar essa máquina... Dá pra imaginar a alegria do menino :D)

A temperatura da placa está normal (rodando o extreme burning no FURMARK o máximo que chega é 78ºC mas sempre fica estabilizado entre 75ºC/ 76ºC) e não fiz overclock nem nela e nem no processador.

Mesmo fazendo aquele teste de stress do furmark, não aparece nada... E no ATI TOOL Scan for Artifacts também não encontra nada... (na verdade em uma das vezes que testei o Scan for Artifacts do ATI Tool eu estava vendo alguns videos no youtube, e com um monte de coisa aberta no PC, ai deu umas linhas amarelas e diz ter encontrado, mas acredito que tenha sido devido a eu estar usando a GPU com outra coisa... Depois deixei rodando o scan for artifacts novamente por uns 45 minutos e não deu nada).

Estou usando a última versão do Catalyst Hotfix 10.10d e o Crysis está com todos os patches disponíveis. Testei com um driver mais antigo usando o Driver Sweeper para remover corretamente o driver e acontece a mesma coisa... Testei outras configurações de vídeo e acontece a mesma coisa. Já desinstalei e instalei novamente o Crysis e testei sem patch e com patch e acontece a mesma coisa.

Estou rodando no Windows 7 64 bit.

Só acontece com o Crysis isso...

Tirei esses screenshots do problema. Não é todas as vezes que entro na água que acontece, vamos dizer que a cada 5 entradas na água 1 acontece isso:

http://img8.imageshack.us/img8/8774/crysis2010110602414290.jpg

http://img513.imageshack.us/img513/4264/crysis2010110612354273.jpg

http://img256.imageshack.us/img256/7852/crysis2010110602421827.jpg

Será que é problema na GPU?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se acontece unicamente com o Crysis, o problema provavelmente está no Crysis. Em outros modos gráficos (High\Medium) isso também acontece?

Então, acontece só no crysis, quando entro na água... Não todas as vezes que entro na água, algumas apenas. Quando fico com a camera tipo entre a água e a parte de fora geralmente, ao redor da arma ficam esses triangulos como na foto da borda do abismo....

Provavelmente seja a placa... :(

Fiz um vídeo mostrando o erro. Para visualizar melhor, assista em 720p Tela Cheia:

Testei no Crysis Warhead e acontece também, com menos intensidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi, porque provavelmente é a placa se o único jogo que apresenta erros é o Crysis?

Pode ser algum arquivo corrompido durante a instalação ou algo assim.

Se não apresentou artefatos em nenhum dos outros programas que fez o teste, está mais do que provado que não é a placa que está com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, porque provavelmente é a placa se o único jogo que apresenta erros é o Crysis?

Pode ser algum arquivo corrompido durante a instalação ou algo assim.

Se não apresentou artefatos em nenhum dos outros programas que fez o teste, está mais do que provado que não é a placa que está com problema.

Então, faz isso no Crysis e no Crysis Warhead (mesma engine então é basicamente o mesmo jogo). Eu imagino que pode ser porque essa engine use algum elemento que os outros jogos que testei não use. Por isso não notei o erro neles.

É como eu disse, uma vez apareceu artefatos no ATI Tool, mas eu estava usando o computador para várias coisas... Pode ter causado o problema.

Depois rodei 2 vezes uns 40 minutos cada vez e não achou nada.

Nem no 3d Mark Vantage e nem no FURMARK não aparece nada.

Não sei onde li que esses testes de artefatos usam apenas alguns shaders.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa senhora! :unsure:

Tá de assustar esses artefatos. Eu poderia dizer que é problema de driver, mas desta forma pelo menos eu nunca vi nada parecido. E o mais curioso é que sua fonte é uma fonte muito, mas muito boa, uma das melhores que eu já vi. O engraçado é que ocorre só quando você entra na agua no crysis, mas para contrariar acontece nos dois Crysis e também no ATI TOOL. O fato de você carregar varias coisas não justifica os artefatos no ATI TOOL, não.

Mesmo a fonte sendo boa, não necessáriamente a fonte, mas pode haver algo de errado com a energização da VGA ou a propria VGA está com defeito.

Se você tivesse outra fonte boa e forte para testar, seria um bom passo para achar a solução, aproveita e já troca até os cabos. Pelo menos isso já se elimina.

Tem que testar, mas pelo menos é que eu penso assim de imediato.

E boa sorte, você vai precisar, porque esses artefatos ai assustaram...

:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, faz isso no Crysis e no Crysis Warhead (mesma engine então é basicamente o mesmo jogo). Eu imagino que pode ser porque essa engine use algum elemento que os outros jogos que testei não use. Por isso não notei o erro neles.

É como eu disse, uma vez apareceu artefatos no ATI Tool, mas eu estava usando o computador para várias coisas... Pode ter causado o problema.

Depois rodei 2 vezes uns 40 minutos cada vez e não achou nada.

Nem no 3d Mark Vantage e nem no FURMARK não aparece nada.

Não sei onde li que esses testes de artefatos usam apenas alguns shaders.

Bom Juuchan, se você ja trocou de drivers, testou com o Furmark, 3dmark, etc.. O proximo passo, é reduzir o clock da GPU e Memoria, para ver se estabiliza. Pode ser que voce teve o azar de pegar um "Cypress XT" que não fica estavel em seus clocks originais do perfil performance (Core 850 Mhz / Memoria 1200 Mhz). Eu tive uma Geforce GTX 275 da XFX que pra funcionar bem sem artefatos, tive que reduzir muito clock (510 Mhz Core vs 640 Mhz Original) dai eu mandei de volta pra garantia e troquei pela HD 5870 ^_^.

Boa sorte ai. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa senhora! :unsure:

Tá de assustar esses artefatos. Eu poderia dizer que é problema de driver, mas desta forma pelo menos eu nunca vi nada parecido. E o mais curioso é que sua fonte é uma fonte muito, mas muito boa, uma das melhores que eu já vi. O engraçado é que ocorre só quando você entra na agua no crysis, mas para contrariar acontece nos dois Crysis e também no ATI TOOL. O fato de você carregar varias coisas não justifica os artefatos no ATI TOOL, não.

Mesmo a fonte sendo boa, não necessáriamente a fonte, mas pode haver algo de errado com a energização da VGA ou a propria VGA está com defeito.

Se você tivesse outra fonte boa e forte para testar, seria um bom passo para achar a solução, aproveita e já troca até os cabos. Pelo menos isso já se elimina.

Tem que testar, mas pelo menos é que eu penso assim de imediato.

E boa sorte, você vai precisar, porque esses artefatos ai assustaram...

:wub:

Assustador né... nossa, eu só estou um pouco tranquilo porque o cara que eu mandei trazer do PY (é aí que mora o perigo) me assegurou que se a vga estiver com problema ela será trocada.

Então, eu vou dar uma olhada nessa questão da alimentação da vga... Vou ligar ela pelos cabos modulares para ver...

Vou testar ligar ela com um cabo HDMI só para eliminar essa questão dos cabos também.

Chato que formatei o PC e instalei o windows novamente para ver se era alguma coisa na instalação. Mas não deu certo, o problema persiste. (Instalei acho que uns 10 jogos em 1 semana para testar a vga, imaginei que poderia ter feito uma salada e causado o problema, mas pelo jeito não). Então essa fonte eu peguei ela em alternativa a HX850 da Corsair, no PY não tem a série HX só a TX, e como eu queria modular optei pela XFX 850w que vi que é equivalente a HX850. Fico feliz em saber que ela é realmente boa.

Esse pc eu fiquei uns 4 anos guardando grana para comprar. Meu pc anterior era um Celeron 800mhz com 128mb de memória, imagina... Estou super feliz com ele, depois que eu resolver essa questão da vga vai ser só alegria hehehe...

Bom Juuchan, se você ja trocou de drivers, testou com o Furmark, 3dmark, etc.. O proximo passo, é reduzir o clock da GPU e Memoria, para ver se estabiliza. Pode ser que voce teve o azar de pegar um "Cypress XT" que não fica estavel em seus clocks originais do perfil performance (Core 850 Mhz / Memoria 1200 Mhz). Eu tive uma Geforce GTX 275 da XFX que pra funcionar bem sem artefatos, tive que reduzir muito clock (510 Mhz Core vs 640 Mhz Original) dai eu mandei de volta pra garantia e troquei pela HD 5870 ^_^.

Boa sorte ai. :D

Então rapaz, eu reduzi o clock dela para uns 750 core e 1000 memoria, mas continuou o problema, deixei até o fan dela ligado em 80% mas continua o erro... Essa história da Cypress Xt eu não conhecia... Que coisa...

Eu vou ver se testo outra vga aqui e tentar testar ela em outro pc só para ver o que dá...

Eu vi um post de outro usuario relatando esse problema da água, pelo que vi ele trocou a vga, mas ele não disse se resolveu ou não o problema. Acredito que tenha resolvido trocando a vga.

Eu posto os resultados.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assustador né... nossa, eu só estou um pouco tranquilo porque o cara que eu mandei trazer do PY (é aí que mora o perigo) me assegurou que se a vga estiver com problema ela será trocada.

:D

Boa sorte, amigo. Nunca gostei dessa de "garantia soy yo", prefiro mais comprar em uma loja, nem que for para pagar caro, mas pelo menos dá uma segurança boa.

Eu considero a opção do colega acima de testar a vga em outro pc bom muito boa, pois além de testar a VGA você também elimina a questão da alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu comprei um 5870 da Sapphire e reparei que o cooler dela é muito barulhento.

Isso é normal?

É somente no modelo da Sapphire?!

FELIPEMBC, quando a rotação está alta é normal fazer barulho.

A minha é Sapphire, mas já tive um 5870 XFX também e ambas fazem barulho igual, talvez diferença mínima de uma para outra.

Se não usa, você pode usar o Afterburner para controlar a rotação conforme sobe a temperatura da sua placa, desta forma só vai fazer mais barulho quando realmente for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FELIPEMBC, quando a rotação está alta é normal fazer barulho.

A minha é Sapphire, mas já tive um 5870 XFX também e ambas fazem barulho igual, talvez diferença mínima de uma para outra.

Se não usa, você pode usar o Afterburner para controlar a rotação conforme sobe a temperatura da sua placa, desta forma só vai fazer mais barulho quando realmente for necessário.

Segundo o Everest, a ventoinha não passa dos 21% da capacidade.

E o barulho é "alto".

Mas a temperatura se mantem em niveis aceitaveis. Quando chegar em casa eu posto telas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, então...

O problema que venho tendo com a minha 5870 no Crysis parece ser algo realmente do jogo.

Ontem eu fiz alguns testes com a ajuda do pc de um amigo e obtive algumas respostas.

Primeiramente eu testei a placa dele (XFX 4870) em meu pc, e o mesmo problema na água ocorre. O que acontece é que na 4870 aparecem menos (bem menos) "quadrados coloridos" quando dá o problema.

Depois testei a minha XFX 5870 no computador dele. Simulei o defeito e acontece também. Embora o problema parece ter sido esclarecido eu ainda estou encucado, afinal das 5 ou 6 vezes que testei o ATI Tool, uma vez ele acusou artefatos. Como eu disse eu estava usando bastante o pc e consequentemente a vga no momento do teste, o que imagino que deveria ter deixado o pc parado, usando o menos possivel a vga. Nas outras vezes (45 minutos cada) nenhuma acusou artefatos.

O que me deixa um pouco preocupado, é que na 5870 esse defeito do crysis gera aqueles pontos coloridos, que piscam na tela. Outra coisa que tenho notado é que após carregar o Windows 7, naquela parte que aparece "Iniciando o Windows", logo após o logo sumir aparece um quadrado as vezes retângulo bem rapidamente (coisa de meio segundo) na tela, mas carrega normal...

Gostaria que, se possível, (e quem tiver o Crysis instalado no pc) simulassem esse defeito da água para ver se acontece o mesmo problema dos pontos coloridos com a vga de vocês (eu não consegui testar corretamente, afinal a placa era diferente).

Outra coisa, esse quadrado que as vezes aparece rapidamente em um ponto aleatório da tela após o boot do Windows 7, é normal?

Segundo o Everest, a ventoinha não passa dos 21% da capacidade.

E o barulho é "alto".

Mas a temperatura se mantem em niveis aceitaveis. Quando chegar em casa eu posto telas.

Você experimentou checar o site da sapphire para ver se tem alguma atualização da bios da vga?

A minha XFX 5870 quando ligava o pc, mesmo em idle ela ficava com o fan em 55%. Era entrar no windows e o 747 ligar as turbinas lá dentro do gabinete. Eu pesquisei e vi que era um erro do controle do fan na bios. Fui lá no site da XFX e baixei a bios, foi tranquilo.

Pode ser que tenha algum tipo de erro do tipo na sua também, algo como mostrar que está em 21% mas na verdade estar bem mais que isso.

Qual modelo da Sapphire é a sua, a 5870 Vapor-x?? ou é a normal? A vapor-x é conhecida por ter um fan mais silencioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal!!

Ajuda ai por favor!!

Alguns dias atrás postei um topico relacionado a minha plca mãe a m4a785tdv-evo, achei que ela seria a responsavel pela fraco desempenho da minha nova placa de videoa hd 5870 por não ser uma placa off board ,algumas pessoas me falaram que não teria nada a ver com minha placa mãe e entendo que estão realmente certos, não to entendendo o que esta acontecndo com minha maquina! quando ela tava com minha placa anterior a hd 4850 estava apresentando o mesmo problema que está apresentando agora. O problema é o seguinte com a placa anterior de tempos em tempos meu Pc apresentava desempenho irregular ou sejá eu entrava em um jogo por exemplo o metro 2033, dava uma media de fraps de 35 , dai passando um tempo eu entrava no jogo novamente este não passava de 20 e poucos fraps dando um monte de lags!! formatei o PC e coloquei a nova placa dai fiz o teste no 3dmark 2006 que eu tenho aqui a desempenho foi legal deu 18.764 pontos , entrei no jogo metro 2033 deu uma media de fraps de 60 tava otimo, dai entrei hoje e o problema voltou fica tudo agarrando com fraps la em baixo, rodei o 3d mark06 e deu apenas 10.000 pontos , não sei o que acontec sei que o problema não deve ser da placa de video, não consigo resolver o problema pelo amor de deus me ajudem ai sei qie vocês sabem muito mas que eu , agradeço a ajuda!

Resto da configuração!

phenon 2x4 965 Be

4gb corsair latencia 1600

fonte xfx 650

hd 1tb barracuda

hd 160 Samsung

monitor samsung 22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você experimentou checar o site da sapphire para ver se tem alguma atualização da bios da vga?

A minha XFX 5870 quando ligava o pc, mesmo em idle ela ficava com o fan em 55%. Era entrar no windows e o 747 ligar as turbinas lá dentro do gabinete. Eu pesquisei e vi que era um erro do controle do fan na bios. Fui lá no site da XFX e baixei a bios, foi tranquilo.

Pode ser que tenha algum tipo de erro do tipo na sua também, algo como mostrar que está em 21% mas na verdade estar bem mais que isso.

Qual modelo da Sapphire é a sua, a 5870 Vapor-x?? ou é a normal? A vapor-x é conhecida por ter um fan mais silencioso.

Vou procurar atualização para a BIOS.

O meu modelo é esse aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava fazendo um Up no meu Pc peça por peça ate que faltou a placa de video e fonte, e me surgiu um vizinho (abençoado) que estava vendendo justo o que me faltava, comprei a Hd5870 xfx e a fonte corsair Hx 650W por R$1100,00, os produtos tem +/- 5 meses de uso, mais por ser usada sei la tem algum risco da placa ou a fonte estar zicada ou alguma coisa assim? Ja estou com elas a 2 semanas e tudo normal ate agora!

nos games ela esta fazendo:

180/240 Fps Em call of duty 4 modern warfire(1680x1050,full)

40/60 Fps no Dirt 2 (1680x1050,full)

OBS:Enquanto o CoD4 ta beleza ta liso, mais já o dirt2 não era pra rodar liso tambem faz 40 Fps mais da uns lag legal, ta normal isso?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!