Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Mas se as HD67xx vão ter 256bits de interface de memória, qual será a grande diferença de desempenho para as HD68xx se elas, presumidamente, também utilizarão essa mesma "bitagem"? Ou as HD68xx vão ter clocks monstros, ou SP's, TMU's, ROP's, etc super anabolizados, ou a "bitagem" de interface de memória será maior.

Mas a princípio, o desempenho parece ser muito bom.

Evandro (aka XITA) OFF/ - por que tú trocou o nick afinal?? - /OFF

Não entendi a foto do nó...foi como ficou o teu cérebro ao ler a notícia?? :lol:

A Radeon 9800 também era 256 bits.. ;)

Child, por hora é dureza falar alguma coisa, os rumores são bem desencontrados.

Boato matinal de segunda:

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20315-radeon-hd-6700-detailed-on-slides

%E6%8D%95%E8%8E%B7.JPG

Eles vão mudar a estrutura do chip ?!?!?!

Os blocos serão de 4 e não mais de 5 SIMDs (acertei ?), comparativamente a 6750 terá menos TMUS e o mesmo tanto de ROPs que a 5850, terá os mesmos clocks mas terá pixel fill rate e zstencil próximos, com menor poder de cálculo bruto em GFlops mas elas terão desempenho próximo.

Nó total !!

Troquei porque de vez enquando é bom mudar e eu já estava meio de saco cheio de ser chamado de macaca xita, sendo que meu apelido vem dos thundercats.. ^_^

Sobre o nó, é isso mesmo, cada hora sai um boato diferente, bem diferente, não dá pra saber em quem acreditar. :wacko:

Postado

Bom, eu dei uma olhada no gráfico e nessa notícia:

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20315-radeon-hd-6700-detailed-on-slides

A propaganda da AMD é no sentido das HD´s 6750 e 6770 ter performance parecidas com as HD´s 5850 e 5870, respectivamente.

Por outro lado a HD 6750 tem menos Stream Processors e menos unidades de textura, o que resulta numa performance (compute performance) menor de 1624 contra 2088 da HD 5850.

Pra mim parece mais que a performance dela ficará entre as HD 5850 e 5770, ganhando dessa última principalmente pelo número de unidades de textura.

Enquanto isso, a nova HD 6770, se essas informações estiverem corretas, parece estar entre a HD 5850 e a HD 5870... Ou seja, acho que dizer que as HD 6750 e 6770 terão desempenho similar, respectivamente, as HD 5850 e 5870 é um pouco de exagero...

Apesar disso elas já apresentam um desempenho bem impressionante, resta saber o preço e se as informações vão se confirmar;)

• Membro VIP
Postado

Por outro lado a HD 6750 tem menos Stream Processors e menos unidades de textura, o que resulta numa performance (compute performance) menor de 1624 contra 2088 da HD 5850.

Mas você viu que ao invés de 5 ALUs por bloco elas tem 4 ? Lembrou daquele boato que, ao invés de uma complexa e 5 simples, esta série terá 4 "médias", seja lá o que isso significar..

Pra mim parece mais que a performance dela ficará entre as HD 5850 e 5770, ganhando dessa última principalmente pelo número de unidades de textura.

Enquanto isso, a nova HD 6770, se essas informações estiverem corretas, parece estar entre a HD 5850 e a HD 5870... Ou seja, acho que dizer que as HD 6750 e 6770 terão desempenho similar, respectivamente, as HD 5850 e 5870 é um pouco de exagero...

Postado
Mas você viu que ao invés de 5 ALUs por bloco elas tem 4 ? Lembriu daquele boato que, ao invés de uma complexa e 5 simples, esta série terá 4 "médias", seja lá o que isso significar..

então ela vai sim ter um melhor desempenho em GPGPU

Postado

Melhor com certeza.

O quão melhor, só vamos saber depois... afinal, ninguém sabe o que diabos tem nessas unidades médias afinal de contas.

Só eu que acho que no fim essa impossibilidade de reduzir a litografia, ou seja obrigar a amd a misturar o que seria o R900 e o atual R800 numa nova R900 e adiar a anterior pra R1000 vai acabar sendo o que de melhor poderia ter acontecido pra ela no fim? Vai ter uma chance muito boa de testar sem choques excessivos! ;)

Postado

quando lançarem vamos ver pra qual lado foi. Se foi pro lado que a nvidia conhece que é renomear produtos, ou se foi pra uma mistura boa, como uma loira com ruiva :)

Postado

Eu fico pensando, eu estava completamente certo em esperar sair essa geração pra comprar uma Dual Chip, se as 6770, provavelmente, terá um desempenho monstro desses, imagina as Antiles 6970!

Ainda bem que eu não fui com pressa e peguei uma 5970 !

Mesmo assim, ainda espero os Benchs antes de qualquer coisa, tenho realmente um grande pé atrás com specs e benchs "secretos", meu presente de aniversario pode esperar ^^

Postado

cara, esperar geração nova para comprar placa não é esperar até morrer, porque na grande maioria das vezes a geração seguinte vem bem mais forte, é um comportamento padrão

Postado
cara' date=' esperar geração nova para comprar placa não é esperar até morrer, porque na grande maioria das vezes a geração seguinte vem bem mais forte, é um comportamento padrão[/quote']

Justamente, mas o problema do UPgrade é o $ e eu só vou ter pro fim do ano mesmo, e foi bom ver que mais ou menos nessa época que vão lançar as Antiles, eu até tive uma grana no meio do ano, mas resolvi esperar pra ver o que a Nvidia jogaria no mercado, ai gastei o dinheiro com outras coisas e agora só fim do ano mesmo ^^

Eu tava pensando em tambem esperar alguma outra geração pelo desconto nas 5970, se a diferença entre ela e as 6970 não for grande demais.

Postado
quando lançarem vamos ver pra qual lado foi. Se foi pro lado que a nvidia conhece que é renomear produtos' date=' ou se foi pra uma mistura boa, como uma loira com ruiva :)[/quote']

Velho, ruiva é hors councurs sempre...

Agora, esse menáge a trois que tu propôs foi pra matar... HUAHUAHUAHUA!

Postado
Velho, ruiva é hors councurs sempre...

Agora, esse menáge a trois que tu propôs foi pra matar... HUAHUAHUAHUA!

Hein!!?? :wacko:

Ruiva com loira foi complicado mesmo...hahahhaha. :lol:

Mas falando sério agora, eu já tinha lido sobre essas tais "4 ALU's médias" e que isso TALVEZ seria implementado no R900, que teria passado a ser um mix entre R800 e o "hecaconseiláoque", como chamavam a nova arquitetura uns tempos atrás.

Provavelmente se lançassem a nova arquitetura completa em 40nm, teria o risco de ser um R600 da vida, a frente do seu tempo para a tecnologia atual (litografia).

Como a AMD/ATI está firme no mercado, correr um risco desses é meio desnecessário, e lançar uma nova geração um pouco melhor realmente parece ser a melhor opção.

Agora, esse tal "mix" seria somente a nova distribuição/tecnologia das ALU's será?

E só quero ver como ficarão as HD68xx...uns tempos atrás ouve boatos que essa linha não iria existir ou algo assim, e que seria direto para HD69xx para Single High End e Dual High End...alguém sabe alguma novidade?

Postado

Bom, eu não sei de nada... menage é menage, sinceramente chega duas gatas e oferece isso pro cara e ele vai cuidar da cor do cabelo, tem mais é que afogar na privada, huahuahuahua!

Tá com toda a cara de que essas ALUs "médias" serão implementada agora. O detalhe é que esse tipo de coisa abre muita chance de haver alguma forma de desbalanço de unidades pra depois acertar. Como tinha muita mudança pelo jeito, a ATI, ops, AMD, agora pode testar parte delas e fazer arranjos nelas, que se tiver algum probleminha de balanço vai causa só metade do impacto. Enfim, as coisas podem ficar interessante. Além do que unidade mais similares devem ajudar em GPGPU, se elas não forem "fracas" demais... Parece que realmente a minha próxima compra vai ser um processador hexacore mesmo, VGA nova fica pro começo do ano que vem! :D

E já sobra o processador pro futuro mini-itx!! :D

Postado

É, talvez tenha sido melhor não implementar tudo agora. Os presidente da Nvidia, por exemplo, deve estar agradecendo até agora pra TSMC por isso. :D

Lá no semiaccurate eles colocaram uma tabela também com os TDPs dessas novas placas: a da HD 6750 é 114w, e a da 6770 é 146w. Números interessantes, bem menores que os da 5850 e 5870 (embora sejam um pouco mais lentas). Devem ficar bem frias, a não ser que as fabricantes aproveitem pra economizar no cooler...

Postado
Aqui:

http://www.semiaccurate.com/2010/09/27/radeon-hd-67x0-series-specifications-leak/

isso ainda é o TDP, o consumo "real" fica abaixo.

Ainda fico com a impressão que tudo parece bom demais pra ser verdade..

O TDP acho que deve ser por aí mesmo levando-se em conta as especifícações levemente mais "fracas".

Além disso, talvez essa nova hierarquia das ALU's pode ter contribuido para isso.

Lembro também que muita gente ficou decepcionada quando a HD5770 foi lançada com Bus de 128bits, e provavelmente se a AMD lançasse as novas HD6750 e HD6770 com esse mesmo Bus, a diferença de performance seria pequena em relação à família anterior.

Provavelmente o que ela quer é manter a nomenclatura padrão e aumentar drasticamente a performance para dar aquela impressão de "nossa que ganho de performance mostruoso", algo semelhante ao que a Nvidia fez no caso da 8600GT para a 9600GT. Só resta saber se o preço das novas HD6750 e HD6770 será abaixo das atuais HD5850 e HD5870, pois se for o mesmo ou diferença irrisória, ai pode complicar um pouco.

Eu continuo sem entender o posicionamento da série HD68xx, elá é que dá aquele "nó" na minha cabeça que tú teve ontem (e deve ter até agora ainda).:lol:

• Membro VIP
Postado

Provavelmente o que ela quer é manter a nomenclatura padrão e aumentar drasticamente a performance para dar aquela impressão de "nossa que ganho de performance mostruoso", algo semelhante ao que a Nvidia fez no caso da 8600GT para a 9600GT. Só resta saber se o preço das novas HD6750 e HD6770 será abaixo das atuais HD5850 e HD5870, pois se for o mesmo ou diferença irrisória, ai pode complicar um pouco.

Eu continuo sem entender o posicionamento da série HD68xx, elá é que dá aquele "nó" na minha cabeça que tú teve ontem (e deve ter até agora ainda).:lol:

O preço vai ser menor, até porque eles vão lançar novas high end nas faixas mais caras, e agora existe concorrência. ;)

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20331-hd-6000-series-reportedly-pushed-back-to-november

Boato de atraso pra novembro e logo depois desmentido,

Postado
O preço vai ser menor, até porque eles vão lançar novas high end nas faixas mais caras, e agora existe concorrência. ;)

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20331-hd-6000-series-reportedly-pushed-back-to-november

Boato de atraso pra novembro e logo depois desmentido,

Bom saber que eles vão honrar o combinado, pois no quesito "delay" já tivemos nossa escola e paciência com o Fermi.

http://www.semiaccurate.com/2010/09/27/radeon-hd-67x0-series-specifications-leak/

Se a HD 6750 e 6770 vierem com desempenho levemente inferior à HD 5850 e 5870 porém com preço levemente mais alto comparado às atuais HD 5750 e 5770, irão vender que nem água. Só resta confirmarem o preço.

Postado

ainda não há nenhum boato de um DX 11.X ou 12 para essa nova linha da AMD?

Caramba, que TDP baixa pelo desempenho que ela "tem";

Isso são apenas dados de transferência, com tudo que vem de novo aí+ drivers, com certeza ela vai bater o desempenho de uma HD5870, e isso tudo com um consumo entre uma HD5770 e uma HD5830 pelo que dá a entender.

Bom, ano que vem promete!

Trocar de plataforma, e colocar uma 6870 ou algo do tipo? hmm ;)

Postado
E já tem alguma especificação de DX 11.1 ou 12 ?? :unsure:

Ainda não saiu nada (ou pelo menos eu n encontrei nada a respeito)

Boatos falavam sobre a possibilidade do 11.1 para Março deste ano. Não aconteceu e não saiu especificações até agora.

Ainda tem boatos de um DX12 no ano que vem. Mas a microsoft não se manisfestou a respeito... São apenas boatos.

Na minha opinião não sai nada novo ano que vem também (em termos de DX)... Se sair, acredito que só no fim do ano...

EDIT: Isso foi o máximo que achei:

http://www.osgenius.com/directx-11-1-details-to-surface-in-2010/

Postado

Opinião própria: DX12 só com a nova geração de consoles (leia-se, com o novo xbox, já que isso depende da MS mesmo).

Talvez até tenhamos um DX11.x sendo apenas um melhoramento de performance assim como foi o DX10.1, mas ser útil ou não vai depender da nVidia boicotar por incompetência de implementar ou não.

• Membro VIP
Postado
Opinião própria: DX12 só com a nova geração de consoles (leia-se, com o novo xbox, já que isso depende da MS mesmo).

Talvez até tenhamos um DX11.x sendo apenas um melhoramento de performance assim como foi o DX10.1, mas ser útil ou não vai depender da nVidia boicotar por incompetência de implementar ou não.

Só um porém, agora a NVIDIA tem menor participação no mercado e a AMD está gastando com patrocínio a jogos, então isso pode ser diferente.

Mas saindo agora a segunda geração DX11, eles devem enrolar com esta linha por mais tempo até sair o DX12.

Postado
Só um porém, agora a NVIDIA tem menor participação no mercado e a AMD está gastando com patrocínio a jogos, então isso pode ser diferente.

Mas saindo agora a segunda geração DX11, eles devem enrolar com esta linha por mais tempo até sair o DX12.

Também acho, lembro que quando foi lançada a série HD5000 lí muitos escreverem "ah, DX11 em jogos só quando a Nvidia lançar a série dela".

Continuamos até hoje esperando algum jogo com suporte decente a DX11...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...