Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

Barts Pro e XT (HD6750 e HD6770) subistituirão linha HD5800 :o

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20358-barts-xt-and-pro-to-replace-5800-series

Só uma coisa a dizer...estranho, mas no fundo (uuuiiiii) eu meio que imaginava isso.

Mas convenhamos, SE as novas HD6750 e 6770 forem realmente mais rápidas que HD5850 e HD5870 respectivamente, eu imagino que será por uma margem pequena, a não ser que a nova hierarquia de ALU's estiver tão boa assim.

E como ficariam os preços nesse caso? Será que os mesmos das HD5800? Ou será os mesmos das HD5700? Ou então um meio termo?

Acho que a ATI vai lançar essa nova linha só pra teste mesmo (e pra lucrar, lógico). :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, olha isso, segundo um rumor no Xbitlabs as HD6000 vão atrasar mais do que o esperado, então, vamos ter que esperar até dezembro talvez.

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20100928230328_ATI_Radeon_HD_6000_May_Launch_Later_Than_Expected_Rumours.html

E segundo o pessoal do Tweak Town, a 6870 veio para ganhar da 5850 (sim, eu tambem acho estranho) pois ela vem com menos cores e melhor efficiência/core

http://www.tweaktown.com/news/16943/amd_radeon_6850_and_6870_are_go_to_launch_on_october_18/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unidades Simples, médias e complexas não se referem aos processos/instruções do MP da memória de programa de cada tipo de memória?

Pelo que me lembre instruções complexas são aquelas que por cada pulso de clock, podem fazer por exemplo várias intruções no mesmo pulso.

Por exemplo > 12 intruções por clock, com uma frequência de 1MHZ.

Sendo assim, seriam 12*1024*1024 instruções correto?

Agora pegando-se uma "média" > 5 instruções por clock > frequencia de 2MHZ.

Mesmo com a frequencia sendo o dobro, acabará executando menos instruções no mesmo tempo> 5*2*1024*1024 instruções.

Mesmo com o dobro de clock, a "complexa" acabará executando mais informações.

Creio que se refiram a isso.

edit: fora que as intruções complexas fazem funções além das médias/simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Braxis -X-, isso já havia sido publicado no Fud, mas entraram em contato com eles dizendo que este boato não tem fundamento e que continua a data de lançamento para outubro.

Resgatando o link: http://www.fudzilla.com/graphics/item/20331-hd-6000-series-reportedly-pushed-back-to-november

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devem ter feito alguma cagada nessa notícia ae...

Se eles já disseram que a HD6770 virá com desempenho entre a HD5870 e 5850, obviamente que a HD6870 não será no mesmo nível, e sim superior a estes modelos.

Previsão: A HD6870 com um overzinho de 10~15% terá o desempenho equivalente/superior a uma HD5970 stock.

Façam suas apostas ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ah sim, ainda bem, já estava preocupado aqui hahaha

Enfim, e sobre a performace, 6870 veio mesmo pra subistituir a 5850??? Ta muito estranho isso tudo

Ainda bem que faltam 15 dias pra vermos os reviews rolando por ai e nada de boatos.

Não veio ainda, nem temos nada certo, então é bom não contar com o ovo no fiofó da galinha. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas não seria o certo +-?

A mid end atual não costuma sempre ter desempenho de high end da geração anterior?

vide HD4870 e HD5770

Não é regra, é um "costume" mas que nem sempre ocorre, especialmente em época onde não há transição de litografia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Evandro, se isso não ocorrer, quais seriam os reais motivos para se trocar de VGA então?

Com o lançamento das HD6770, as HD5770 vão para um preço de 400 reais, ou até menos, qual seria o motivo de pagar 700 reais~800 reais numa HD6770, se o desempenho dela não é tão melhor que uma HD5770?

Novas VGAs mid-end deverão ser sim equivalentes/superiores às high-end da geração anterior(tratando-se de AMD).

Isso não ocorre com a Nvidia pura e simplesmente por que "tem que compre".

Por que até hoje, jogos dx9~10 uma GTX295(lembrando que dá pra encontrar ela por menos de 800 reais) simplesmente dá uma lavada numa GTX460.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devem ter feito alguma cagada nessa notícia ae...

Se eles já disseram que a HD6770 virá com desempenho entre a HD5870 e 5850, obviamente que a HD6870 não será no mesmo nível, e sim superior a estes modelos.

Previsão: A HD6870 com um overzinho de 10~15% terá o desempenho equivalente/superior a uma HD5970 stock.

Façam suas apostas ;)

Na verdade ninguém disse nada até agora, todos estamos nos baseando pelas possíveis spec da HD6750 e 6770 e por elas está se estimando o desempenho.

Se for levar em conta puramente as specs era pra ser como você citou, HD6770 entre HD5850 e HD5870, mas ainda não fazemos ideia sobre o impacto de performance com a nova hierarquia das ALU's.

Eu já havia lido antes que a AMD/ATI não lançaria uma série HD68xx, e sim que lançaria uma Single High End como HD69xx e uma Dual também como HD69xx, mas também é tudo especulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas Evandro, se isso não ocorrer, quais seriam os reais motivos para se trocar de VGA então?

Uai, sua 5770 está ruim pra você ? Já vi muita gente super satisfeita com uma 4890 e dizendo que não vai trocar tão cedo porque pra eles isso basta, imagino então quem tem uma 5850..

Motivos não faltam quando se quer trocar, eu tenho uma 7900GS e não me faltam motivos pra pegar uma placa nova, eu "preciso" de uma placa nova pra rodar os jogos que gosto com qualidade de imagem do jeito que gosto e assim ficar contente, quando eu comprei essa 7900 ela me satisfazia em quase todos os jogos, mas agora com jogos novos faltam efeitos e recursos que "prejudicam" a diversão. Em 2006/2007 se eu tivesse pego uma X1950XT, sei que estaria contente com ela até hoje para os jogos que tenho, já para alguns amigos, trocar a VGA era prioridade a cada 6 meses.. então a questão do motivo é relativa a cada um. ;)

Com o lançamento das HD6770, as HD5770 vão para um preço de 400 reais, ou até menos, qual seria o motivo de pagar 700 reais~800 reais numa HD6770, se o desempenho dela não é tão melhor que uma HD5770?

Talvez menos de R$ 400, mas, pelo que foi falado até agora, a 6770 será razoavelmente mais rápida e deverá compensar, especialmente se melhorar no tesselation.

Usando a sua lógica, qual é o real motivo de se pagar 450 em uma 5750 sendo que a 4770 custa 350, anda quase a mesma coisa e consome tão pouco quanto ?

Ok, DX11, mas aí caímos na velha questão, até onde o DX11 é fundamental ?

Novas VGAs mid-end deverão ser sim equivalentes/superiores às high-end da geração anterior(tratando-se de AMD).

Porque deverão ?

Isso não ocorre com a Nvidia pura e simplesmente por que "tem que compre".

Por que até hoje, jogos dx9~10 uma GTX295(lembrando que dá pra encontrar ela por menos de 800 reais) simplesmente dá uma lavada numa GTX460.

E uma 7900GTX bate uma 8600GT, que é a mid da geração anterior, o mesmo vale pra dupla X1950XT e a 2600XT, ocorreu com a série 9 e GT200, assim como com a série 3000.. por isso digo que não é uma regra, é o que esperamos.

Na verdade ninguém disse nada até agora, todos estamos nos baseando pelas possíveis spec da HD6750 e 6770 e por elas está se estimando o desempenho.

Suposição sobre suposição.. se eu fosse um engenheiro de desenvolvimento da AMD/NVIDIA riria bastante de nós, membros de forums. :D

Se for levar em conta puramente as specs era pra ser como você citou, HD6770 entre HD5850 e HD5870, mas ainda não fazemos ideia sobre o impacto de performance com a nova hierarquia das ALU's.

E da tal melhoria no tesselation e consumo..

Eu já havia lido antes que a AMD/ATI não lançaria uma série HD68xx, e sim que lançaria uma Single High End como HD69xx e uma Dual também como HD69xx, mas também é tudo especulação.

Fica confuso, eu ainda gosto mais da 4870X2 por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro, é justamente por ficar um bom tempo jogando com a mesma VGA que eu vou guardar a grana que tenho pra upgrade e ver essas 6k séries, senão, SLI de 460 mesmo !

Enfim, quando eu comprei a 9600GT rodava realmente tudo numa boa, menos Crysis, mas quem liga?

Só que eu futuramente comprarei uma TV de 40'' pra botar no pc, ai sim precisarei de outra VGA, aproveito e faço um upgrade enorme e fico na boa atééééé o DX12 hahaha

E sim, eu tenho amigos que trocam de VGA de 6 em 6 meses tambem.

Um amigo acaba de ficar irritado outro dia comigo porque o SLI de 480 dele queimou e agora ele ta sem grana pra comprar uma VGA, só daqui a 6 meses haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, eu acho que me expressei mal...

O que eu queria dizer na verdade, é não sobre trocar uma HD5770 por uma 6770.

Vou usar seu exemplo já que você falou que deseja trocar de VGA também ^^.

"Tenho uma 7900GS, vou trocar de VGA este ano..."

"Vou na loja ver os modelos, olha uma HD6770 por 800 reais"

"Olha, uma HD5770 por 350 reais"

Você pega, vai lá na net ver os benchs, testes e afins, e acaba concluindo que o desempenho da HD6770 é 30% superior a HD5770.

Agora sim: quais serão os reais motivos para você escolher a HD6770 e não a 5770?

Basicamente nenhum...(até o momento ok?)

Por isso que eu estava dizendo, elas deverão ser melhores,e bem melhores, por que se não ninguém vai querer comprar... pagar o dobro numa VGA nova sendo que a diferença de desempenho será de 30%? Mais compensa pegar o modelinho 5770 e fazer um crossfire com o dinheiro...

E como eu disse, até o momento não sabemos o que terão de tão especial assim... apenas sabemos que serão melhores em desempenho(na verdade não sabemos, esperamos que isso ocorra). ;)

edit: como eu mesmo citei, a Nvidia não costuma fazer esse esquema da série nova, as mid end serem equivalentes as high ends anteriores.

Na verdade o que ela faz é lançar séries mid end com um desempenho 30~40% superior as mid-end anteriores.

E eles fazem uma distância gigantosca entre as mid-end e as high-end: exemplo? GTX260 e GTX285/295, no caso da última, conta como basicamente 2~3 GTX260 em sli(o preço se justificava antigamente, hoje em dia uma GTX295 é um caso MUITO bom a se pensar, principalmente se você tiver uma ótima fonte ;)).

edit2: tem que ser retardado ou muito fanático pra fazer SLI de GTX480 não?

Tá, são ótimas VGAs, mas consomem um cara*** e esquentam pra cara*** também...kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim: quais serão os reais motivos para você escolher a HD6770 e não a 5770?

Basicamente nenhum...(até o momento ok?)

Você está certo no seu raciocínio. :)

Só lembrando outra coisa: custo benefício quase nunca é favorável para as placas mais caras.

Foi assim com a 4850 / 4870 / 4890, o melhor custo/benefício era da 4850, hoje ele deve ficar entre a 5750, 5850, GTX460 ou GTX470, não parei pra fazer as contas disso.. a GTX480 e a 5870 tem custo benefício ruim em comparação às suas irmãs menores, mas ainda sim vendem, e isso não fica só em placa gráfica, vale pra processadores também.

Por isso que eu estava dizendo, elas deverão ser melhores,e bem melhores, por que se não ninguém vai querer comprar... pagar o dobro numa VGA nova sendo que a diferença de desempenho será de 30%? Mais compensa pegar o modelinho 5770 e fazer um crossfire com o dinheiro...

E como eu disse, até o momento não sabemos o que terão de tão especial assim... apenas sabemos que serão melhores em desempenho(na verdade não sabemos, esperamos que isso ocorra). ;)

Isso vai depender do preço, mais uma incógnita..

edit: como eu mesmo citei, a Nvidia não costuma fazer esse esquema da série nova, as mid end serem equivalentes as high ends anteriores.

Na verdade o que ela faz é lançar séries mid end com um desempenho 30~40% superior as mid-end anteriores.

A 7600GT andava como a 6800GT, a 8600GT como a 7900GT, que dava um pau brabo na 7600GT, aí a 9600GT triturou a 8600GT.. por isso eu continuo enchendo que não é regra. =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou um desses felizes que comprou uma 9600 por 60 reais a mais que uma 8600, valeu a pena mesmo.

Se a 6770 ficar entre a 5850 e a 5870, a 6870 deve vir com um desempenho quase de uma 5970?

Sim, olhando por cima mesmo, pelo o que eu soube as 6970 só devem vir em dezembro ou em janeiro, vai depender muito das 6870 e sua irmã menor 6850.

Eu só tenho medo de sofrer com drivers ATI, já tive uma 2600XT e passei pesadelos com drivers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Não é regra, mas espero que isso ocorra na verdade.

E HD6770 com preço de uns R$600~R$700, obrigado. =P

Mas não sei se esse milagre é possivel sem mudança de litografia.

Ainda bem que logo algumas placas serão lançadas e vamos sair da parte de especulação para a parte de reviews =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Tenho uma 7900GS, vou trocar de VGA este ano..."

"Vou na loja ver os modelos, olha uma HD6770 por 800 reais"

"Olha, uma HD5770 por 350 reais"

Você pega, vai lá na net ver os benchs, testes e afins, e acaba concluindo que o desempenho da HD6770 é 30% superior a HD5770.

Agora sim: quais serão os reais motivos para você escolher a HD6770 e não a 5770?

Basicamente nenhum...(até o momento ok?)

Claro que nenhum ser normal vai escolher a HD6770, neste exemplo que você colocou a diferença de desempenho de 30% para uma diferença de preço de 128%! Pode acontecer no Brasil, mas em cotação de lançamento isso não existe, hehe.

Um produto recém lançado é sempre posicionado com cuidado no mercado, avaliando o bom e velho C/B (you get what you paid) mais o fator novidade, e claro sempre seguido de uma retirada silenciosa do mercado da geração anterior que está na região de conflito de valor/desempenho, para alavancar as vendas das novas, principalmente se o custo de produção das novas for menor (e tudo indica que é, ou dificilmente justificaria o lançamento, pois um ditado que vale aqui é que "em time que tá ganhando não se mexe", e a série Evergreen tá galhando).

E eles fazem uma distância gigantosca entre as mid-end e as high-end: exemplo? GTX260 e GTX285/295, no caso da última, conta como basicamente 2~3 GTX260 em sli(o preço se justificava antigamente, hoje em dia uma GTX295 é um caso MUITO bom a se pensar, principalmente se você tiver uma ótima fonte ;)).

Verdade sobre a distância entre os segmentos no caso da nvidia, sobre ter uma super top da geração passada, você tá esquencendo do consumo (apesar do comentário sobre fonte). Na conta de luz a GTX295 se destaca, comprar uma hoje em vista das placas de perfomance por watt disponíveis é continuar pagando todo mês uma taxinha, compra casada com a companhia elétrica. ^_^
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou um desses felizes que comprou uma 9600 por 60 reais a mais que uma 8600, valeu a pena mesmo.

Se a 6770 ficar entre a 5850 e a 5870, a 6870 deve vir com um desempenho quase de uma 5970?

Sim, olhando por cima mesmo, pelo o que eu soube as 6970 só devem vir em dezembro ou em janeiro, vai depender muito das 6870 e sua irmã menor 6850.

Eu só tenho medo de sofrer com drivers ATI, já tive uma 2600XT e passei pesadelos com drivers...

Fica tranquilo que a ATI, ou melhor dizendo, a AMD está indo muito bem nas novas VGAs que eles estão fazendo...

Também passei por problemas similares com Drivers, era um tal de pixel piscando na tela, jogos bugando, era um HORROR.

Passei basicamente 4 anos só com Nvidia desde o passado, mas a série GT2XX da nvidia tenta manter preços contra a linha HD5XXX, se fossem 2 anos atrás, eu até iria de Nvidia por algumas dúvidas que eu tinha sobre a ATI na epoca, hoje faço justamente o oposto depois do que eu vi o que aconteceu com uma GTX480 de um colega meu.

Claro que nenhum ser normal vai escolher a HD6770, neste exemplo que você colocou a diferença de desempenho de 30% para uma diferença de preço de 128%! Pode acontecer no Brasil, mas em cotação de lançamento isso não existe, hehe.

Então, tudo pode acontecer...

Eu só citei o exemplo para basicamente provar que a linha nova das HD6XXX TEM que ser bem melhor que a geração anterior, se não a gente não tem muitos motivos para escolher uma 6XXX de uma 5XXX...

Adoraria ver algo do tipo:

(bem que a 6770 poderia ser assim):

HD6770

1GB GDDR5

6Gbs

256 bits

R$800

Ia ser um setor de VGAs com desempenho médio(visto a nova linha da AMD), com preço e desempenho de modo a substituir justamente a HD5850, visto que terá um clock maior, a mesma bitrate da 5850, porém consumindo menos, esquentando menos, tendo menos processors para shader e afins(mas mantendo um bom desempenho), e com novos fatores que ainda desconhecemos sobre a linha 6XXX.

HD6870

2GB GDDR5

7Gbs

512 bits

É a top, e fim, cavaluda, monstruosa.

E quando fizessem uma 6970 ela fosse basicamente 2 chips da 6870 só que com clock a 6,5Gbs, 1024bits? ia ser um sonho(eles podem fazer algo assim, basta ver a GTX295 como era, e já é bem antiguinha...).

:rolleyes:

Nem se for 3 mil reais quando lançar uma 6970, se tiver uma assim eu vendo minha alma e compro. EHAUEHAUE

Tô até vendo que a AMD vai lançar as 6770 e a nvidia vai chorar com a suas GTX460, vai se parecer muito com a série HD3XXX e as GTX2XX só que desta vez, quem paga o pato é a nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, o que aconteceu com a GTX480 do teu amigo? :D

Deixa eu ver se tô entendendo o cenário das coisas: OU as 6750 e 6770 serão QUASE tão rápidas como as 5870 e 5850, e nesse caso elas NÃO vão substituir as antigas e teremos ainda 6870 e 6850 que serão aí provavelmente muito mais rápidas;

OU temos as 6750 e 6770 como ainda mais rápidas que as atuais 5850 e 5870, mas com menor custo de fabricação e menor consumo, ou seja, chutando o Fermi mais ainda exatamente nos ovos já esmagados de tanta pancada? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só por curiosidade, o que aconteceu com a GTX480 do teu amigo? :D

Deixa eu ver se tô entendendo o cenário das coisas: OU as 6750 e 6770 serão QUASE tão rápidas como as 5870 e 5850, e nesse caso elas NÃO vão substituir as antigas e teremos ainda 6870 e 6850 que serão aí provavelmente muito mais rápidas;

OU temos as 6750 e 6770 como ainda mais rápidas que as atuais 5850 e 5870, mas com menor custo de fabricação e menor consumo, ou seja, chutando o Fermi mais ainda exatamente nos ovos já esmagados de tanta pancada? ;)

Essa é uma possibilidade. Ainda pode acontecer da AMD estar prometendo mais que os candidados da eleição ou agente tá contando com ovo em rabo de galo.

Eu vou ser o advogado do diabo:p A AMD pegou uma arquitetura que não foi feita para ser um chip grande(ao contrário do Fermi e derivados). Agora ela precisa de mais força e vai aumentar o chip enfiando unidades nele sem diminuição de litografia. Vai dar certo isso? Consumo e temperaturas ainda vai ficar reguladinhos como se fosse um chip menor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a HD6770, pelo que está sendo exibido nas tabelas de especificações, deverá ser equivalente/superior a atual HD5870.

Com toda a certeza a AMD fará os modelos das HD6850/6870 também, só que, se as 6770 já estão com essa bola toda, imagina o que a 6870 vai fazer!?

O futuro é incerto :unsure:, porém parece-me bem promissor. ^_^

edit:

E mais do que obviamente, a GTX480 do meu amigo fritou em poucos meses de uso...

GTX480 Fritada > Garantia > HD5970, problema resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!