Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

É verdade Evandro, a AMD realmente está melhor "na fita" desta vez, mas ainda resta a intimidação e outros atos criminosos para o doido do Huang... (vai saber)

"ah, DX11 em jogos só quando a Nvidia lançar a série dela".

É verdade, Child, engraçado que até agora a nVidia não lançou a série dela... =X

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A naquela época também teve esse "bafafa"? Eu era meio por fora de tudo isso naqueles tempos...hehhehe. :D

Se eu não me engano, até agora não existe um jogo 100% DX10 e se existe, ele não é aquele "ooohhh" que prometeram quando o DX10 saiu.

Ter efeitos é uma coisa, como o DiRT 2 por exemplo, mas ele roda em placas DX9, se fosse 100% DX11 não rodaria e, segundo alguns, só assim teríamos todos os efeitos prometidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, Child, engraçado que até agora a nVidia não lançou a série dela... =X

:lol:

hehehe verdade :rolleyes:

Se eu não me engano, até agora não existe um jogo 100% DX10 e se existe, ele não é aquele "ooohhh" que prometeram quando o DX10 saiu.

Ter efeitos é uma coisa, como o DiRT 2 por exemplo, mas ele roda em placas DX9, se fosse 100% DX11 não rodaria e, segundo alguns, só assim teríamos todos os efeitos prometidos.

Pois é, esse é o pensamento que sempre tive, enquanto um jogo não for puramente programado em DX10 ou DX11 essas "novas" API's não mostrarão do que são capazes.

Um dos jogos que exige DX10 é o Just Cause 2, mas como ele foi lançado também para consoles, e o jogo de PC não passa de um port, provavelmente essa exigência é puro marketing (se é que pode ser chamado assim neste caso).

Pra mim o mercado hoje é ditado pelos consoles, enquanto não tivermos novas versões com GPU's mais atuais e suporte a DX11, nada de DX11 no PC também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[OFF, PORÉM CULTURA]

Pois é, sem falar que pelas specs que vi, a GPU do PS3 parece ser baseada no DX9 ainda, a do x360 eu nunca vi nada de concreto, mas pela organização das specs dá a IMPRESSÃO que seja baseado em DX10 (se não me engano, já traz a ideia dos shaders unificados).

Talvez não seja, vai entender. O fato é que, apesar de os consoles ainda terem leite para ser tirado (por incrível que pareça), os PCs já tem até cerveja para ser tirada, talvez seja o momento de vermos o fim precoce* de uma geração de consoles (ou não).

*Por acabar antes que fossem atingidos os limites dos hardwares.

[CURIOSIDADE E CULTURA]

Por outro lado, segundo relatos bem pessoais e não profissionais, já dá para ver os consoles começando a pedir água em Full HD (no caso, o PS3 e o x360). Alguns conhecidos dizem que já é perceptível que a taxa de frames do PS3 cai um pouco aqui e ali, assim como eu vejo no x360.

[/CURIOSIDADE E CULTURA]

[/OFF, PORÉM CULTURA]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nem o PS3 nem o Xbox dão conta em FullHD. Quase nenhum jogo do PS3 e Xbox é feito em FullHD.

Sério?

Nem os mais famosos e exclusivos como Uncharted e Gears? Em 720p ou 1080i eles rodam? Ambos os consoles tem GPU baseada do DX9c. PS3 e uma variação do G70. O X360 usa uma variação do R520(ATI X1K).

Agora que o PS3 está subindo' date=' a Microsoft deve estar pensando em datas pro seu X720, enquanto a Sony vê a tabela de vendas mudando pro seu lado, deve tentar abusar dessa geração por um tempo ainda. Justiça seja feita, a Sony falava isso anos atrás quando o PS3 era o mais caro e o X360 tava vendendo.

Se dependermos da vida útil desses consoles para um verdadeiro DX atual sair(DX10 e DX11 nem apareceram nos jogos), então vamos esperar um tempinho viu... Se for considerar ainda a matemática de duas gerações de GPU para cada DX, então a próxima geração ainda vai ser DX11(ou variações deste).

NVIDIA série 6 e 7 \ ATI X1K e X100 [b']= DX9 (DX9.0c)

NVIDIA 8 e GTX 200 \ ATI R600 e R700 = DX10 (DX10.1)

NVIDIA GTX 400 e "Fermi 2" \ ATI HD5 e HD6 = DX11 (DX11.1?)

Falei bobagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[OFF, PORÉM CULTURA]

Pois é, sem falar que pelas specs que vi, a GPU do PS3 parece ser baseada no DX9 ainda, a do x360 eu nunca vi nada de concreto, mas pela organização das specs dá a IMPRESSÃO que seja baseado em DX10 (se não me engano, já traz a ideia dos shaders unificados).

Ambas são DX9.0c pelo que eu saiba, apesar da hierarquia dos Shaders da GPU do X360 ser já baseada nas GPU's de PC com suporte a DX10, pelo que eu saiba o pacote de instruções ainda é baseado no DX9.0c.

A GPU do X360 tem até mesmo uma unidade de Tesselation, que foi utilizada pela primeira vez (se não me engano) no jogo Forza 3.

Sério?

Nem os mais famosos e exclusivos como Uncharted e Gears? Em 720p ou 1080i eles rodam? Ambos os consoles tem GPU baseada do DX9c. PS3 e uma variação do G70. O X360 usa uma variação do R520(ATI X1K).

Sim, nem mesmo os exclusivos rodam em FullHD, geralmente na melhor das hipóteses rodam nativamente em 720p com Upscaling para 1080p. Vários jogos dessa geração rodam até mesmo em SubHD (640p, 540p, etc) e feito Upscaling para 720p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

semana passada estavam dizendo que não iria ser melhor já que a nova série seria apenas uma nova roupagem para a R800. Já agora o papo de que essa série seria um misto de novo com velho, falta saber se vai ter gosto de azedo (piada infame).

É possível criar um misto entre 2 arquiteturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você viu que ao invés de 5 ALUs por bloco elas tem 4 ? Lembrou daquele boato que, ao invés de uma complexa e 5 simples, esta série terá 4 "médias", seja lá o que isso significar..

Antes eram 4 unidades para operações simples e muito usadas e 1 para operações mais complexas mas pouco usadas (transcedentais), ou seja, 5-way. Moveram a unidade complexa de lugar, ficando agora apenas as simples, ou seja, 4-way. Me corrijam em caso de erro sobre o destino da unidade T, já faz vários meses que não me atualizo sobre o assunto.

A situação em GPGPU deve ficar quase inalterada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Dick, esse é o grande problema e dúvida: ninguém sabe ainda exatamente o que foi feito com a unidade que tratava as "transcedentais". Sabe-se é que antes tinha-se 5 unidades, agora tem 4. Sabe-se que antes eram 4 simples e 1 complexa, agora tem-se 4 médias. Agora, exatamente o que tá sendo feito (de repente a AMD decidiu separar as operações transcedentais entre si, depois juntar de 4 em 4 e assim cada conjunto de 4 médias agora não só são 4 médias como são 4 diferentes???!!! :D ) ainda é uma incógnita e ninguém teve acesso à informação.

Literalmente: ninguém sabe ainda onde tá agora o logaritmo base 10 e neperiano, nem as raízes quadradas e cúbicas nas novas placas! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após uma olhada rápida, dizem que eles removeram as unidades T para "salvar espaço". Mas não vi se eles só mudaram de lugar e colocaram em menor quantidade (talvez em quantidade fixa para todas as placas, como ocorre com tesselation) ou se eles removeram totalmente e agora emulam ou fazem de forma diferente.

Se alguém tiver um link sobre o que seriam exatamente as unidades "médias", por favor poste, pois isso indica que economia de espaço não foi a única razão da mudança.

EDIT: Meu ponto é que é estranho fazerem isso nas R900 se for verdade que a R1000 será totalmente diferente, a não ser que estejam realmente desesperados para salvar espaço e assim mostrar um melhor desempenho sobre as R800 em jogos, já que estão empacados no mesmo processo de fabricação. Mas se foram de vec5 para vec4 porque vão reaproveitar no futuro, então indica que os R1000 terão menos ênfase em GPGPU que os Fermi da Nvidia (mas por outro lado, os Fermi tem ênfase demais em GPGPU).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nova Série HD 6000 deve ser muito melhor em tessalation:

http://www.kitguru.net/components/graphic-cards/carl/amd-6000-series-tessellation-performance-to-be-much-improved/

Será que isso explicaria os stream processor médios? ou será que terá unidades exclusivas para tessalation?

Tesselation tme unidade esclusiva pelo que sei, a ATI tentou fazer os SPs no termo literal (o faz tudo) e se deu mal no R600..

semana passada estavam dizendo que não iria ser melhor já que a nova série seria apenas uma nova roupagem para a R800. Já agora o papo de que essa série seria um misto de novo com velho' date=' falta saber se vai ter gosto de azedo (piada infame).

É possível criar um misto entre 2 arquiteturas?[/quote']

Deve ser.. seiu boato que o R900 teria o "core" (os SPs) do R800 e o "uncore" (l2 e outros) do R900 original.

Antes eram 4 unidades para operações simples e muito usadas e 1 para operações mais complexas mas pouco usadas (transcedentais), ou seja, 5-way. Moveram a unidade complexa de lugar, ficando agora apenas as simples, ou seja, 4-way. Me corrijam em caso de erro sobre o destino da unidade T, já faz vários meses que não me atualizo sobre o assunto.

A situação em GPGPU deve ficar quase inalterada.

Seria um **** tiro no pé isso.. especialmente com o fusion aparecendo na janela.

Após uma olhada rápida, dizem que eles removeram as unidades T para "salvar espaço". Mas não vi se eles só mudaram de lugar e colocaram em menor quantidade (talvez em quantidade fixa para todas as placas, como ocorre com tesselation) ou se eles removeram totalmente e agora emulam ou fazem de forma diferente.

Se alguém tiver um link sobre o que seriam exatamente as unidades "médias", por favor poste, pois isso indica que economia de espaço não foi a única razão da mudança.

EDIT: Meu ponto é que é estranho fazerem isso nas R900 se for verdade que a R1000 será totalmente diferente, a não ser que estejam realmente desesperados para salvar espaço e assim mostrar um melhor desempenho sobre as R800 em jogos, já que estão empacados no mesmo processo de fabricação. Mas se foram de vec5 para vec4 porque vão reaproveitar no futuro, então indica que os R1000 terão menos ênfase em GPGPU que os Fermi da Nvidia (mas por outro lado, os Fermi tem ênfase demais em GPGPU).

Eu até agora não entendi o que são unidades médias, vou ficar no meu canto até saírem estas placas. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Unidades médias, pelo que eu entendi, são unidades que não são tão complexas nem tão simples, são o meio termo entre as 2.

Até aí eu também entendi, mas como se faz um cálculo semi complexo é que confunde o vendo que permeia minha caixa craniana. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, isso é o q todo mundo entende.

A pergunta é o q isso quer dizer, porque na verdade isso não quer dizer é nada. ;)

Se eu me lembro direito, a ordem dos eventos foi:

R900 será algo totalmente diferente!

TSMC cancela processo!

R900 rebatizado para R1000

Novo R900 = (R1000 + R800) / 2

Só que ninguém sabe realmente o que diabo são as unidades médias... e muito menos onde foi parar as operações transcedentais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick, eram 5 unidades sendo que 4 eram simples e 1 complexa.

Agora são 4 unidades médias e dizem que isso gera um desempenho superior, vamos ver né.

Na realidade agora serão 3x1 ou seja 4-way.

Se antes com o 5-way só fosse utilizado 1 unidade complexa, ou seja, 4 ficariam inutilizadas, agora o ''risco'' cai para 3, então o rendimento é maior.

Sou totalmente leigo no assunto, mas acho que deu pra entender.

E existe a possibilidade das unidades complexas terem sido bombadas, então é mais desempenho e maior rendimento com a utilização do 4-way.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unidades médias, pelo que eu entendi, são unidades que não são tão complexas nem tão simples, são o meio termo entre as 2.

Tem gente falando que eles realmente distribuíram e incorporaram a unidade T nas outras 4 unidades, e que agora todas trabalhariam em conjunto quando houvesse uma operação transcendental em vez de estarem livres como era antes, mas como operações transcendentais são mais raras e também é raro se usar as 5 unidades ao mesmo tempo (paralelismo insuficiente), então mudar para 4 unidades é "estatisticamente" mais eficiente e talvez ocupe menos espaço, além de ser mais fácil para o compilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!