Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

auheuaheuhaeuhua

Estava com um pensamento na cabeça hoje: Vou comprar a minha HD 5870 e sussegar de mexer no PC... Isso nunca vai acontecer...ehaehaueuahea

Postado
Ok, agora eu me perdi.

Eu achava que essa divisão era meramente técnica. Porém, pelo jeito ela tem implicação práticas.

Agora, a pergunta é o que teoricamente falando causa as diferenças técnicas entre os half e full nodes.

A definição é assim: full-nodes (como o 45, o 32, o 65, o 90, o 22...) são definidos pelo ITRS com base em metas e formas padrão de atingi-las, half-nodes não.

Mas a partir daí os fabricantes costumam seguir algumas regras. O full-node normalmente é um nodo novo, com tecnologias novas, enquanto o half-node normalmente é mais uma diminuição do full-node para aumentar a densidade e diminuir o custo (e às vezes também o consumo e aumentar um pouco o desempenho). O nodo de 32 nm bulk da AMD será um nodo novo, com HK/MG e tal, enquanto o 28 nm bulk será basicamente uma diminuição do 32 nm.

Mas a TSMC acabou atrasando a introdução da litografia por imersão e principalmente do HK/MG, e foi obrigada, para manter a competitividade e conseguir alguma vantagem, a lançar essas mudanças nos half-nodes de 40 nm e 28 nm. Assim, informalmente podemos dizer que os 40 e 28 nm da TSMC são os full-nodes (mesmo porque a densidade não melhora muito em relação aos 45 e 32 dos concorrentes...) enquanto os 32 nm e o 22 nm são half-nodes, embora na verdade ocorra o contrário.

num saquei essa do "Risk production" R900 é um risk production' date=' com certeza será um chip complexo... viajei[/quote']

"Risk production" quer dizer: "por sua própria conta e risco, se o que você faz tem rendimentos muito bons talvez dê certo, mas essa joça ainda está ruim e não reclame se não tiver rendimento nenhum..."

Postado

então para não pegar o Risk Production a ATI provavelmente lançara o R900 somente quando esse periodo passar.

e sonhando ela provavelmente vai seguir a receita da HD4770. um chip do R800 em nova litografia para "testar" e depois vem o de verdade :)

• 4 semanas depois...
Postado

caramba, nem juntei minhas moedas pra compra a hd5770, e ja vai ter nova arquitetura em 1 ano ? kkkkkkkk

tenho que ganha na mega, assim não dá.

• Membro VIP
Postado
caramba, nem juntei minhas moedas pra compra a hd5770, e ja vai ter nova arquitetura em 1 ano ? kkkkkkkk

tenho que ganha na mega, assim não dá.

Todo ano sai algo novo amigo, faz tempo que é assim.

Postado

Eu tento fechar os olhos pra isso, se for comprar um componente novo toda vez que sai uma tecnologia nova, meu PC não parava fechado, comprei a minha placa agora e não importa se fabriquem em 32 ou 28nm, só troco quando não me satisfazer mais.

Mas fico curioso quanto ao consumo dessa nova tecnologia, essa de 40nm já é de assustar de tão baixo, essas pelo jeito vão dar pra levar com uma pilha AA:D

Viva a tecnologia!!!

Postado

Em idle nessa dimensão elas vão acabar é gerando energia! :)

Mas muito boa a notícia. Tudo bem que eu quero mesmo é a 5970 pra ver como vai ser, até porque a Fermi vai ser lançada pra concorrer com o R900 pelo jeito... :D

• 2 semanas depois...
Postado

Alguém pode traduzir a taxa de transferência pra clock pra mim, por favor?

E, beleza, isso vai significar novos designs com menos chips pra esfriar ou com mais memória pra não muito longe! :D

Postado

Bom so to com uma dúvida, Xita ou algum membro do fórum tem a data de lançamento dessas placas? Pode ser também a previsão :D

Abraços :cool:

Postado

Isso agora tá parecendo celular, lança um modelo novo em tal dia, no dia seguinte já foram lançados 5 ou mais modelos 10x superiores...

como dito anteriormente: Viva a tecnologia!

• Membro VIP
Postado
Bom so to com uma dúvida, Xita ou algum membro do fórum tem a data de lançamento dessas placas? Pode ser também a previsão :D

Agosto a dezembro de 2010..

Provavelmente mais pro fim do período pois eles devem deixar a TSMC de lado e usar a GF, que só vai estar pronta pra fabricar em 32/28 nm lá pro fim do ano.

Isso agora tá parecendo celular, lança um modelo novo em tal dia, no dia seguinte já foram lançados 5 ou mais modelos 10x superiores...

como dito anteriormente: Viva a tecnologia!

Já faz vários anos que é assim..

Postado

Se nos pensarmos bem a série HD4xxx durou bastante tempo e acho que a HD5xxx terá mais de um ano no mercado coisa que não é ruim e querendo ou não cada vez mais o mercado exige lançamentos e desempenhos, agora se pensarmos na NVIDIA a séria 8xx 9xxx e gt2xx sairam uma atrás da outra, sendo que a série 8xxx foi um grande salto so superado mesmo pela a série Gt2xx, pensando que a série 9xxx foi uma "cópia" da 8xxx.

Postado

Não creio que as HD5*** vão durar muito tempo, ao que parece o R900 virá como uma resposta ao Fermi (que está pra ser lançado em pouco tempo), então a ATI não pode ficar "dormindo" por muito tempo.

Postado
Não creio que as HD5*** vão durar muito tempo, ao que parece o R900 virá como uma resposta ao Fermi (que está pra ser lançado em pouco tempo), então a ATI não pode ficar "dormindo" por muito tempo.

Estou esperando o Femi pra ver, pois eles estão com muito problema em desenvolve-lo/produzilo, e a única coisa que temos certeza dele é o preço que virá salgado infelizmente.

Postado

Aff, cadê a concorrência pra abaixar esses preços das ATI gente!?

Pra piorar parece que não tá dando certo....

Postado

é bom AMD nao vender a GF por favor, nem que eu mande dinheiro pra eles pra da uma ajuda, até trabalho de graca pra eles =) uuhuhuh porque TSMC ja era pelo visto.

Postado

Viva ATI Fan Boys! :D

Bom eu já usei muito Nvdia Geforce, mais de uns anos pra ca só vou de ATI, mesmo porque eles são os que lançam sempre os melhores produtos custo/benefício, e tb porque quero q a AMD cresça pra bate um dia de frente com intel :o!

dE qualquer forma esse r900 parece que vai ser o bixo!

Postado
http://www.semiaccurate.com/2009/11/20/tsmc-rumored-have-killed-their-32nm-node/

Boato dizendo que o processo em 32 nm da TSMC está tão ruim que pode ser interrompido.

Salve GF !

arregalei os olhos e abri a boca ao ler essa notícia...

imagina a nvidia virando cliente da GF? eu vou rir muuuuuuuuito disso :D

foi como um usuário aqui falou que o problema da TSMC não é com os 40nm e sim com a miniaturalização (botei no google pra vê se tava certo o nome:lol:).

Fedeu viu, fedeu feio.

Postado

Uma coisa eu sei: Junto com o processo de fabricação, tem que arrumar uma maneira de diminuir o tamanho das placas po. Ta ficando complicado a galera dos midtower. Ninguem merece fazer cirurgia no gabinete ou levar fita métrica nas lojas pra ficar medindo o comprimento até onde ficam os HDs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...