Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

Nuh! Está bem grande essa diferença de desempenho nas placas da séria Radeon HD 6xx0 ao mudar de versão de driver. Como minha placa é antiga, aqui eu estava sentindo era perda de performance ao atualizar o driver para alguma versão mais nova, aí por isso "encalhei" no Catalyst 10.6 para minha Radeon HD 4870. Acho que esses drivers novos beneficiam melhor as placas novas. Aí as antigas que se contentem com os drivers antigos. pelo menos é a impressão que me deu. O importante é que está bom aqui do jeito que está. De qualquer forma, fica promissor pegar uma Radeon HD 6870 ou HD 6850 no inicinho do ano que vem, pois além de mais baratas que agora, estarão com drivers mais maduros! Fora que o preço de lançamento das Radeon HD 7xx0 deve vir salgado se elas chegarem com alta performance. Fora o fato de mudar totalmente de arquitetura, o que nos promete drivers mal otimizados no início da nova era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/

Uma 6770 passiva da Asus. Dissipador lindissimo! Se Physx rodasse em Radeon, eu compraria uma só pra isso e por ser tão linda! Claro que eu precisava ter grana de sobra também.

É linda mesmo:

6a.jpg

6b.jpg

6c.jpg

Imagino se as temperaturas ficam realmente boas com essa solução passiva.

Tenso é ocupar três slots com uma placa dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Pelo menos dessa vez foi é menos colorida, e diria até sóbria.

Resta o desempenho, será que terá alguma semelhança com o Crossfire de VGAS?

Não sei se sóbria é a palavra, esse PCB é complicadinho... e bonito, todo banhado a prata, ficaria um brinco com um waterblock niquelado... aqueles voltage switches cairiam muito bem. :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
http://www.computerbase.de/artikel/grafikkarten/2011/bericht-grafikkarten-evolution/

Comparativaço pegando placas da última geração DX9 até as atuais. :joia:

Adorei esse teste. Interessante ver que placas antigas não tinham FPS alto nem para os jogos da época. Já as placas top atuais possuem FPS bem altos para jogos recentes. De qualquer forma, deve-se levar em consideração que usava-se Windows XP anteriormente (o que talvez diminuísse a sobrecarga da placa-de-vídeo ao carregar a interface do sistema operacional), mas em compensação não existia o Core i7-2600K overclockado a 4.5GHz usado nesse teste (o que com certeza aumenta bruscamente o gargalo). Fora ainda a questão dos drivers, que podem ter melhorado ou até ter piorado o desempenho das placas em alguns testes, com relação aos drivers existentes na época de lançamento das placas. Esse teste só confirma a teoria de que as placas estão evoluindo mais rápido que os jogos. Quem tem uma Radeon HD 2900XT, Radeon HD 3870 ou GeForce 8800GTX ainda joga muita coisa com bom desempenho (aproximadamente 30 FPS). Agora, quem tem a Radeon X1950 XTX, a Radeon X1800 XT ou principalmente a GeForce 7900GTX está num beco sem saída se tiver a intenção de rodar jogos recentes. Bom ver que as placas da série Radeon HD 58x0, HD 68x0, HD 69x0 e GeForce GTX 4x0, GTX 5x0 ainda possuem vida longa pela frente (ao que parece). CrossFire e SLI então nem se fala! :D

OFF: Esse "The Witcher 2" é pesadinho, hein? Até a Radeon HD 4890 e a GeForce GTX 280, que são placas relativamente recentes e ainda consideravelmente potentes sofreram para carregar esse jogo. Puts!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas em compensação não existia o Core i7-2600K overclockado a 4.5GHz usado nesse teste (o que com certeza aumenta bruscamente o gargalo).

Essa parte ficou meio estranha Pistigrilo, já que esse gargalo é "benéfico" para a VGA, já que nesse caso é a VGA que está segurando o processador, e obviamente ela está "trabalhando" o máximo que pode.

Temos que considerar também que na época das DX9 os monitores que a maioria das pessoas usavam tinham resoluções bem menores que o que muitos usam hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parte ficou meio estranha Pistigrilo, já que esse gargalo é "benéfico" para a VGA, já que nesse caso é a VGA que está segurando o processador, e obviamente ela está "trabalhando" o máximo que pode.

Temos que considerar também que na época das DX9 os monitores que a maioria das pessoas usavam tinham resoluções bem menores que o que muitos usam hoje.

O que eu quis dizer aí é que na época não existia o Core i7 Sandy Bridge, aí ao usar algum processador da época (Athlon 64, Athlon 64 X2, Athlon 64 FX, Pentium 4, Pentium 4 Extreme ou Pentium D) o gargalo com certeza iria existir. Talvez eu não tenha sido claro nessa parte.

E realmente não considerei isso da resolução, mas estava pensando nisso agora a pouco, antes de ver sua resposta, e com certeza você tem razão. Imagino que a GeForce 7900GTX, Radeon X1800 XT e Radeon X1950XTX rodem perfeitamente bem os jogos da época em resoluções até 1280x960, mas para os raros usuários de monitores maiores, com resolução de 1600x1200 já seria necessário usar duas placas, fora os processadores mais fortes da época (Pentium D, Athlon 64 X2 e Athlon 64 FX) para manter um FPS na mesma frequência dos monitores, principalmente quando fossem os de CRT (que podiam chegar até a 85Hz, salvo engano).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Espero que essa 6930 não seja zuada igual a 4830 uahuahuaa

http://www.fudzilla.com/graphics/item/25087-amd-preparing-hd-6930

According to a report over at Chinese site Mydrivers.com (via Hardwareluxx) it looks like AMD is preparing to launch a new HD 6930 graphics card that should put a bit more pressure on Nvidia's GTX 560 non-Ti graphics card.

Instead of moving with a price cut, it seems AMD will release what appears to be a cutdown version of the HD 6950 Cayman card. According to the report, the new Radeon HD 6930 will be based on Cayman CE GPU that has 1280 stream processors and 80 texture units (1408/88 on the HD 6950 card). This means that AMD will cut two more SIMD engines, or a total of four if you are considering a fully enabled Cayman GPU, that will still leave the new card with a full 32 ROPs. The new HD 6930 will pack a 256-bit memory interface paired up with either 1GB or 2GB of GDDR5 memory.

----------------------------//////-------------------------------------------

Alguém mais ai ta sentindo cheiro de desova de estoque?

http://www.fudzilla.com/graphics/item/25088-amds-hd-6900-series-gets-a-price-cut

While looking at current prices of AMD's HD 6900 series cards we noticed a nice price cut for both the HD 6950 and the HD 6970 XFX cards at Newegg.com.

Of course, since we are talking about Newegg.com, all of these price cuts are with a mail-in-rebate and include free shipping, as well as Dirt 3 download code in a limited time offer. The XFX HD 6970 was previously priced at US $349.99 and dropped to US $329.99, which translates to US $299.99 with a US $30 mail-in-rebate.

PS: foi meio tenso de achar esse tópico não tem a possibilidade de fixar os tópicos das gerações correntes das VGAS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Espero que essa 6930 não seja zuada igual a 4830 uahuahuaa

http://www.fudzilla.com/graphics/item/25087-amd-preparing-hd-6930

----------------------------//////-------------------------------------------

Alguém mais ai ta sentindo cheiro de desova de estoque?

http://www.fudzilla.com/graphics/item/25088-amds-hd-6900-series-gets-a-price-cut

PS: foi meio tenso de achar esse tópico não tem a possibilidade de fixar os tópicos das gerações correntes das VGAS?

Eu sinto esse cheiro também.

Sobre o tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/topicos-historia-antigos/494213

É fixo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/156401/Zalman-Enters-Graphics-Card-Business-Starts-Selling-AMD-Radeon.html Zalman entra no mercado de placas de vídeo, vendendo AMD Radeon.

Curioso isso acontecer depois que a BFG abandonou o barco.

Eu achei feias as placas, mas vindo da Zalman a gente pode esperar uma boa refrigeração (Quem sabe?). Mas é meio estranha mesmo essa novidade. Será que vai para frente isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!