Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5770 / 6770 - Reviews e questões técnicas


Evandro

Posts recomendados

A minha é o modelo XXX carenado. Em idle minha placa fica em 43 com o cooler a 34%, mas em full o máximo que chegou foi 68 graus no battlefield bad company 2 a 1680 x 1050p com AA de 4x e AF de 2x, V-sync on, DirectX 11. O cooler setado a 78%.

Realmente sua placa está quente, principalmente por se tratar de um modelo com um cooler diferenciado. Nesse mesmo jogo e, em configurações mais exigentes, minha placa chega no máximo aos 68 graus com cooler a 78%. Isso depois de ter feito um MOD onde dei um polimento na base do cooler e apliquei arctic silver 5.

Recomendo a quem está com problemas na placa dar uma olhada nesses links:

(Detalhes do Upgrade de BIOS, polimento e aplicação de pasta térmica)

http://forum.clubedohardware.com.br/radeon-hd-5770/725616/111

Falou.

Edskyline, acho que não vai ser a bios dela nesse caso, pois a vapor vem com quatro configurações de clock diferentes.

Boot: 850/1200

Full: 860/1200

Em algumas aplicações que não exigem muito: 400/900

Idle: 200/400 (não tenho certeza se esses valores em idle estão certos)

Inclusive esses valores mudam no meio do jogo conforme a placa é exigida.

É estranho uma Vapor-x esquentar tanto, ontem eu já fiquei meio angustiado porque a minha pegou 62° no Máfia 2 com a ambiente na casa dos 33°, Saudade danada do frio...:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edskyline, acho que não vai ser a bios dela nesse caso, pois a vapor vem com quatro configurações de clock diferentes.

Boot: 850/1200

Full: 860/1200

Em algumas aplicações que não exigem muito: 400/900

Idle: 200/400 (não tenho certeza se esses valores em idle estão certos)

Inclusive esses valores mudam no meio do jogo conforme a placa é exigida.

É estranho uma Vapor-x esquentar tanto, ontem eu já fiquei meio angustiado porque a minha pegou 62° no Máfia 2 com a ambiente na casa dos 33°, Saudade danada do frio...:(

Então velho, a XXX edition da XFX só vem com dois perfis, sendo que 90% do tempo a placa travava os clocks em 875 (GPU) e 1300 (memórias). O segundo perfil ela derrubava os clocks para 400 e 900 (mais raramente). O resultado disso era uma placa quente mesmo em idle. Modifiquei a BIOS original da minha e criei 3 perfis, 1) 920/1275 (3D); 2) 400/800 (3D leve) e 3)135/300 (IDLE), que se não me engano é o padrão correto da sua em idle! Em idle minha placa agora fica a 43 graus com cooler a 34-37% e em full não passa de 68 (BBC2, jogo mais insano que testei depois do mod). Os outros games: NFSSHift, Hawx, Left4Dead2, ModernWarfare2 a placa chega no máximo aos 65 graus, com a fan em 73%. Antes minha placa estabilizava em 82 graus no BBC2 com a fan já que nem um secador de cabelos a 100%. Sua vapor deve estar com algum problema velho, infelizmente. Por que suas temperaturas realmente estão altas, principalmente levando em conta o tipo de cooler.

Talvez eu esteja meio cego ou debilitado mentalmente, mas não vi nenhum detalhe de upgrade de BIOS no link que você postou, poderia explicar como fez o upgrade, o que usou e onde podemos encontrar a BIOS para o up?

Você não está nem meio cego nem debilitado mentalmente, o que acontece é que eu não postei um tutorial de atualização de BIOS. Eu apenas comentei (link) que fiz o procedimento e mostrei o teste de estresse do everest (link vídeo) para enfatizar que o que fiz para melhorar as temperaturas envolveu edição do BIOS original da placa. Detalhes desse procedimento eu até citei em post anteriores, mas daí pra achar é complicado. Só resta procurar velho. Se tiver tempo eu faço um tuto e abro um tópico, mas por enquanto sem previsão. Eu não baixei uma nova BIOS. Chamo o procedimento de "UPgrade" por que envolve a instalação de uma BIOS que não é a original por que eu a modifiquei e re-flasheei (sei nem se esse verbo existe no portuga, mas vamo lá). Então eu fiz duas coisas, basicamente: Extraí o BIOS original e modifiquei-o e depois, fiz o fash desse BIOS modificado (que eu chamo de UPgrade, que não deixa de ser).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então velho, a XXX edition da XFX só vem com dois perfis, sendo que 90% do tempo a placa travava os clocks em 875 (GPU) e 1300 (memórias). O segundo perfil ela derrubava os clocks para 400 e 900 (mais raramente). O resultado disso era uma placa quente mesmo em idle. Modifiquei a BIOS original da minha e criei 3 perfis, 1) 920/1275 (3D); 2) 400/800 (3D leve) e 3)135/300 (IDLE), que se não me engano é o padrão correto da sua em idle! Em idle minha placa agora fica a 43 graus com cooler a 34-37% e em full não passa de 68 (BBC2, jogo mais insano que testei depois do mod). Os outros games: NFSSHift, Hawx, Left4Dead2, ModernWarfare2 a placa chega no máximo aos 65 graus, com a fan em 73%. Antes minha placa estabilizava em 82 graus no BBC2 com a fan já que nem um secador de cabelos a 100%. Sua vapor deve estar com algum problema velho, infelizmente. Por que suas temperaturas realmente estão altas, principalmente levando em conta o tipo de cooler.

Na verdade o problema nas temps. é do Viniketto que tá pegando 81° no B2C, eu só postei os perfis da Vapor-x só pra excluir a possibilidade de ser a Bios o problema, até porque eu li umas páginas atrás o Mod que você fez (corajoso pra caramba já que abriu a danada antes da garantia expirar, mas valeu muito a pena) e tinha visto sobre os perfis da XXX edition que eram apenas dois e o sistema de fases revisado permitia um over até maior com segurança. Eu ia pegar uma XFX XXX Edition também, mas na ocasião não deu certo, daí fiquei com a Vapor o que também foi um ótimo negócio, pois a refrigeração é ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, digamos que ela bateu 81°C sem eu mexer no cooler. Mas com ele a 70% ela coloca entre 75°C e 77°C.

Vou tirar um Print e mando pra vocês. Mas acho que o grande causador desse "probleminha" dela é o processador, porque o computador em si tem uma refrigeração boa, com 3 fans, mas o processador fica entre 95-101°C quando estou jogando BC2 (Sim, eu sei, isso é suficiente para fritar um ovo em cima dele). Já estou providenciando um CNPS 10x Performa para ver se as coisas melhoram...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, digamos que ela bateu 81°C sem eu mexer no cooler. Mas com ele a 70% ela coloca entre 75°C e 77°C.

Vou tirar um Print e mando pra vocês. Mas acho que o grande causador desse "probleminha" dela é o processador, porque o computador em si tem uma refrigeração boa, com 3 fans, mas o processador fica entre 95-101°C quando estou jogando BC2 (Sim, eu sei, isso é suficiente para fritar um ovo em cima dele). Já estou providenciando um CNPS 10x Performa para ver se as coisas melhoram...

Ah! esqueci de perguntar, a Vapor está com os clocks padrão né? mas acho que a temp. ainda tá meio alta mesmo com over a não ser que seja um over bem violento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o problema nas temps. é do Viniketto que tá pegando 81° no B2C, eu só postei os perfis da Vapor-x só pra excluir a possibilidade de ser a Bios o problema, até porque eu li umas páginas atrás o Mod que você fez (corajoso pra caramba já que abriu a danada antes da garantia expirar, mas valeu muito a pena) e tinha visto sobre os perfis da XXX edition que eram apenas dois e o sistema de fases revisado permitia um over até maior com segurança. Eu ia pegar uma XFX XXX Edition também, mas na ocasião não deu certo, daí fiquei com a Vapor o que também foi um ótimo negócio, pois a refrigeração é ótima.

Há tá...É que eu meio que me embolei frente a tantas dúvidas, hehehe...Pelo jeito você leu direitinho o que eu descrevi lá no posto onde falo do mod...Tive coragem, mas a necessidade, digamos assim, falou mais alto, visto que a placa estava muito esquentada. Fato, o sistema de fases da "plaqueta" parece ser mais valente frente ao modelo referência, como constatei ao abrí-la ^_^

abraço

Bem, digamos que ela bateu 81°C sem eu mexer no cooler. Mas com ele a 70% ela coloca entre 75°C e 77°C.

Vou tirar um Print e mando pra vocês. Mas acho que o grande causador desse "probleminha" dela é o processador, porque o computador em si tem uma refrigeração boa, com 3 fans, mas o processador fica entre 95-101°C quando estou jogando BC2 (Sim, eu sei, isso é suficiente para fritar um ovo em cima dele). Já estou providenciando um CNPS 10x Performa para ver se as coisas melhoram...

Cara, na boa, eu não vejo explicação lógica pra sua hipótese do processador estar esquentando a GPU. Agora uma coisa é certa, esse teu i7 tá no limite cara. Aqui com um coolermaster hyper 212 o máximo que meu i5-750 (com turboboost enabled) é 54-55 graus e mal se escuta o cooler. Em idle cada core fica oscilando entre 32 e 32 graus....fortemente recomendável você fazer um up nesse cooler, independente da GPU aquecer ou não ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! esqueci de perguntar, a Vapor está com os clocks padrão né? mas acho que a temp. ainda tá meio alta mesmo com over a não ser que seja um over bem violento...

Cara pela assinatura dele a vapor tem over de fábrica, agora é preciso saber de quanto que é esse over, acho que não chega nem a 900 na GPU (o padrão nas HD5770 overclocadas de fábrica varia de 860 a 875 - versão da XFX).....a minha, por exemplo, está a 920 por 1275. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa aqui.

imagem.php?c=5121&tipo=big&o=1

Roda aqui a 935/1385, sem artefatos nem nada de anormal. Tô super feliz!!!!

Gostaria de comparar os meus resultados com os de vocês.

No Crisys Warhead a média foi de 29 fps a 1280x1024, com AA4x, mapa frost, em enthusiast.

No Street Fighter 4 Benchmark deu 108fps em oc a 1280x1024.

Meu pc é o da assinatura.Depois posto mais resultados.

Bem, até mais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!!!!

Voltei para postar os benchs. Estou realmente muito satisfeito com essa placa. Nem sei o modelo, mas é essa aqui da sapphire:

imagem.php?c=5121&tipo=big&o=1

Agora aos benchs, todos em 1280x1024 que é a resolução do meu monitor, o qual não penso em trocar. Vamos lá:

Crisys Warhead (frost) dx10:

Entusiast 4xAA - 27fps

crisysbench.jpg

Gamer 4xAA - 37fps

crisysbenchgamer.jpg

Já jogável em entusiast, na minha opnião. FPS médio é constante, quase nunca cai no jogo. Em gamer, confortavelmente acima de 35 fps na média.

Street Fighter 4 benchmark, tudo no max, 8xaa, 16xaf - 106fps

sf4config1.jpg

sf4results.jpg

Alien Vs Predador dx11 - 46fps

avspconfig.jpg

avspresult.jpg

Pensei que ela ia peidar, mas ficou muito bom nesse bench!

Resident Evil 5 aa4x, tudo no max - 79fps

re5dx10conf1.jpg

re5dx10res.jpg

Tirou de letra RE5 com tudo no talo!

Sistema: Win7 ultimate

Driver usado: catalyst 10.8

PC da assinatura, com vga OC para 935/1381

cpuzgpuz.jpg

Queria comparar com os resultados de vocês pra saber se tá tudo nos conformes.

A impressão que eu tenho é que essa vga é pra essa resolução, 1280x1024. Roda TUDO (se roda crisys bem, automaticamente o resto vem de lambuja...) muito, muito confortavelmente. Enfim, estou extremamente satisfeito, pelo menos enquanto estou com esse meu monitor atual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!!!!

Voltei para postar os benchs. Estou realmente muito satisfeito com essa placa. Nem sei o modelo, mas é essa aqui da sapphire:

.........A impressão que eu tenho é que essa vga é pra essa resolução, 1280x1024. Roda TUDO (se roda crisys bem, automaticamente o resto vem de lambuja...) muito, muito confortavelmente.

Todos os jogos que testei e ainda jogo nessa placa rodo a 1680 por 1050 ou 1920 por 1080p. Nem cogito rodar abaixo disso e consigo uma média geral de no mínimo 40 fps e máximo de 60.3 fps (60fps de limite máximo, por que só jogo com V-Sync ativado e meu monitor aceita a resolução de 1050p a uma taxa de atualização de 60Hz).

Resumindo, 1280 por 1024p ainda é pouco para essa placa, considerando os jogos atuais. Claro que com o tempo ela vai começar a gargalar, principalmente em jogos que abusem de tesselagem, mas até agora só não joguei nessas resoluções (1080 e 1050p) Crysis e Warhead e isso por que acho esses games um saco por que testando o Warhead a 1080p só pra ver qual era, o jogo sempre ficava acima de 30fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configurações:

Core i5 760 - Asus p7p55d PRO - XFX HD5770 - 4gb DDR3 1333mhz Kingston - HD 500gb - Corsair 450vx - LG 700E studioworks - windows 7 x64 - catalyst version 10.8

Olá pessoal estou com um problema, quando reinicio o pc a tela volta colorida eu continuo escutando o barulho de login do windows mas a tela continua colorida eu reinicio de novo o pc e ela volta ao normal, o que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, amigos!

Como vão?

Adquiri a belezinha em questão há 2 meses, e estou muito feliz em poder jogar jogos muito pesados, e sair da limitação do "CS 1.6", causada por eu possuir um Sempron 3000+ + GeForce 6200 + 512MB DDR400. hahahahaha

Enfim, dei uma olhada no tópico (Adoro ver esses benchmarks, e imagens tiradas no meio do jogo rodado pela dita cuja), e percebi que estou fazendo uma baita cagada deixando o Catalyst que vem de "fábrica", no CD, no computador.:P

Olhem o que o CCC diz sobre o driver que tenho:

http://img137.imageshack.us/img137/1273/catalyst.png

Bom, não sei se é isso que precisam para saber o driver que tenho, mas no CD que acompanha a placa vem escrito "version 9.4". Não sei em qual acreditar. uhahueaheau :lol:

Bom, estou com algumas dúvidas, típicas de iniciante:

1º - Vou ter um bom ganho de performance atualizando o Catalyst?

2º - Qual versão vocês que já são bem mais experientes me recomendam?

3º - É um processo que envolve algum tipo de risco, ou é de fácil instalação e sem nenhum risco?

Bom, agradeço a atenção!

Obrigado, e um grande abraço!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, amigos!

Como vão?

Adquiri a belezinha em questão há 2 meses, e estou muito feliz em poder jogar jogos muito pesados...

Bom, estou com algumas dúvidas, típicas de iniciante:

1º - Vou ter um bom ganho de performance atualizando o Catalyst?

2º - Qual versão vocês que já são bem mais experientes me recomendam?

3º - É um processo que envolve algum tipo de risco, ou é de fácil instalação e sem nenhum risco?

Bom, agradeço a atenção!

Obrigado, e um grande abraço!:D

Ôpa colega, bem vindo ao clube dos agraciados com uma HD5770.

Respondendo as dúvidas:

1º - Vou ter um bom ganho de performance atualizando o Catalyst?

Se o seu ainda é o original de fábrica, provavelmente sim, pois esse catalyst é bem antigo e vários ajustes já foram realizados pra melhorar o desempenho geral e específico de alguns games das placas da série HD5000, o que inclui as HD5770.

2º - Qual versão vocês que já são bem mais experientes me recomendam?

Atualmente estou usando o 10.8 (último release) e o que tenho notado é que a cada atualização os drivers vão ficando melhor. Recomendo pegar sempre a versão mais atualizada, desde que não lhe traga problemas. Todo mês a ATI lança um novo catalyst. É só ficar ligado aqui no fórum que você vai saber quando sair o 10.9 ^_^

3º - É um processo que envolve algum tipo de risco, ou é de fácil instalação e sem nenhum risco?

Não envolve risco algum, é apenas atualização de um driver, nada complicado como um upgrade de BIOS, por exemplo.

Boa sorte com a nova aquisição, abraço.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida sobre o Eyefinity, vou tentar explicar o melhor que eu puder.

O PC é ligado no monitor pelo cabo DVI e na TV pelo cabo HDMI. Depois de fuçar um pouco consegui fazer um video passar na tv, mas o som tava saindo no fone (que é ligado na saida de som da placa mãe) ao invés da tv. Fucei mais um pouco e descobri que tinha que habilitar "ATI HDMI Output". Aí o saiu saiu na tv, mas parou de sair na caixinha de som. Minha pergunta é: É possivel habilitar os dois ao mesmo tempo? E é possível colocar um video na TV e outro no monitor sem que um interfira no outro (quem estiver vendo a tv não vai ouvir o som do que estiver passando no monitor e vice versa).

Grato desde já!!

EDIT:

Video: XFX 5770

MB: Asus P5K-SE

SO: Windows 7 Ultimate 32 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.....Minha pergunta é: É possivel habilitar os dois ao mesmo tempo? E é possível colocar um video na TV e outro no monitor sem que um interfira no outro (quem estiver vendo a tv não vai ouvir o som do que estiver passando no monitor e vice versa).

Vai depender da sua placa mãe. Tem placa mãe que é configurada automaticamente para desabilitar o som onboard quando uma placa de som ou de vídeo já está se encarregando de entregar o som. Recomendação: Leia o manual da sua MOBO, lá você poderá tirar essa dúvida. O cabo HDMI quando ligado à placa de vídeo deve passar imagem e áudio, quando devidamente configurado, como você já fez.

A quesão do vídeo, é só você configurar para "duplicar monitor". Assim, o conteúdo de um será exibido no outro. Mas se você tiver pensando em vídeos diferentes aí você não deve duplicar, mas sim apenas ativar o eyefinity.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quesão do vídeo, é só você configurar para "duplicar monitor". Assim, o conteúdo de um será exibido no outro. Mas se você tiver pensando em vídeos diferentes aí você não deve duplicar, mas sim apenas ativar o eyefinity.

Abusando de sua sabedoria Edskyline, aproveito pra esclarecer uma dúvida que nunca obtive uma resposta concreta, é possível usar o eyefinity com apenas dois monitores? no meu caso seriam dois de 19" que usariam as saídas dvi. Ou só pode ser feito com no mínimo 3 e obrigatoriamente usando HDMI-DVI-Display Port?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abusando de sua sabedoria Edskyline, aproveito pra esclarecer uma dúvida que nunca obtive uma resposta concreta, é possível usar o eyefinity com apenas dois monitores? no meu caso seriam dois de 19" que usariam as saídas dvi. Ou só pode ser feito com no mínimo 3 e obrigatoriamente usando USB-DVI-Display Port?

Não só dá para aplicar o eyefinity em 2 monitores, como eu mesmo já testei. No meu caso, eu conectei um monitor de 22" na saída HDMI e um de 17" na saída DVI-1 (a de cima). Usei de tamanhos diferentes por que na época eram os únicos de que dispunha e também por que meu objetivo maior era apenas testar as saídas da placa de vídeo, daí aproveitei pra ver se rolava o eyefinity. Joguei Need For Speed Shift numa realução de 5xxxx por 1200 se não me engano. Basta ir no CCC e configurar os monitores como grupo e setar a opção eyefinity. Automaticamente o CCC detecta os monitores. Agora se você for usar 3 monitores, não dá pra usar duas DVI e 1 HDMI (segundo um colega moderador aqui do fórum). Obrigatoriamente será necessária a utilização da saída "display-port", ok. Mas com 2 vai na boa e como no seu caso são 2 de 19" vai ficar perfeito ^_^. É show para abrir planilhas do Excel, ou mesmo ver filmes e fotografias e, claro, pra jogar. Fica muito bom e a HD5770 segura na boa pode ir sem medo.

Espero ter esclarecido...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Edskyline, MUITO obrigado.

Vou atualizar, e é pra já!

Agradewço muito, e um grande abraço. Até!

Beleza fi.

Abraço.

Aqui está acontecendo de desativar o AERO.

Na primeira vez reiniciei o PC. Na segunda eu deixei e ele retornou sozinho. Eu estava apenas instalando uma tradução para o COD 6.

Será que é o driver 10.8? ( instalei ele ontem )

Eu removi o 10.7 antes da atualização

Eu sempre desinstalo o anterior antes de atualizar e nunca tive esse tipo de problema, nem mesmo com o 10.8, que estou usando atualmente. você não lembra se o problema ocorreu antes ou depois do novo driver? Ou antes ou depois da tradução. O meu MW2 roda com tradução na boa desde o catalyst 10.4. O problema não poderia ser a fonte da sua tradução? Tipo, ter um malware embutido no arquivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!