Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Estava querendo saber se é possível obter uma tensão simetrica a partir de uma bateria de 9v, algum circuito que converta esses 9v da bateria para +9 e -9 V

valeu

Postado

Bom mas ja respondendo a sua pergunta sim é possivel. Basta usar esse CI. O ICL7660/MAX1044 é usado exatamente para isso. Mas tome cuidado ele sofre uma queda de tensão consideravel de acordo com o consumo de corrente. voce pode colocar varios em paralelo para resolver esse problema porém voce ainda via ter o limite de corrente fornecida pela bateria.

Acho que é isso.

Abs

• Obrigado 1
Postado
Olá

Estava querendo saber se é possível obter uma tensão simetrica a partir de uma bateria de 9v, algum circuito que converta esses 9v da bateria para +9 e -9 V

valeu

Se você quer obter +9V e -9V sugiro que use a tensão alternada, pois ela altera do + pro - e do - pro +.

Pra isso basta dimensionar um transformador que o primário dele seja de 220V ou 110V e reduza esta tensão para 9V. Ai vai ser +9V e -9V.

• Membro VIP
Postado

isakharan, o problema é que ele quer da bateria.

Se o circuito funcionar com +4,5 e -4,5, faça um terra virtual.

Se não, só mesmo com 2 baterias.

Por sinal, esta bateria já vai durar muito pouco se for alimentar a bobina daquele relê.... imagina então se for fazer um inversor....

Agora, se o relê for chavear corrente alternada, então aproveite e faça uma fonte simétrica!

Postado

Eu so nao entendei qual seria o prblema de usar o ICL7660? Ele faz o serviço co 3 capacitores. Basta ligar da foma correta e voce tem -9V.

• Membro VIP
Postado

Simplesmente porque o operacional precisa de fonte simétrica e não apenas de uma tensão negativa. Fonte simétrica tem que te exatamente os mesmos valores, só que negativo e positivo.... e este CI não gera -9V.

Postado

Como não??? Umas das principais aplicações dele é essea!! Eu uso ele no meu projeto! Eu faço a limentação do projeto topa via USB que so me da 5V e com ele eu gero os -5V que eu preciso para alimentar o meu AD620, o meu TL084 entre outros. Basta ler no datasheet a parte que diz sobre Basic Negative Voltage Converter dai basta voce ligar 3 capacitores e os +9V que ele devolve na saida dele os -9V. Dai voce tem +9 E -9V.

• Obrigado 1
Postado

o ICL7660 pode gerar os -9 V

agora se gera a corrente necessaria isso so analisando o circuito

mas tambem me parece que usar baterias seria bem mais fácil

ou então alterar o circuito para usar um opam de fonte simples

Postado

Tem que analisar a viabilidade...

O uso do CI ICL7660, de uma fonte de alimentação simétrica à partir da rede elétrica ou de uma segunda bateria para os -9V vai depender de vários fatores, como espaço pra montagem (cabe uma segunda bateria? E um transformador para a fonte simétrica? E tem espaço pro CI?), disponibilidade da rede elétrica ou não, custo, etc, etc, etc, etc...

Quanto a questão da carga, acredito que a corrente será mínima, pois ela acaba sendo somente a referência pro Operacional...

• Membro VIP
Postado

Eu ainda acho muito mais simples fazer um GND virtual somente para a entrada não inversora (+) do operacional e alimentá-lo com tensão simples.

Também pode mudar este circuito para usar um operacional tipo LM358, que é alimentação simples.

È quie não estou com tempo pra desenhar, mas ficaria um circuito muito simples.

• 3 meses depois...
Postado

Boa tarde. Estou fazendo um projetinho de eletrônica e preciso alimentar um ampop 741 que é 15 e -15. Se eu alimentá-lo com +12/-12 ele funcionará? Os outros CI`s do projeto trabalham com 5V e GND. Como faço para obter essa tensão simétrica? Alguma sugestão(pratica)? Agradeço desde já. abraços

• 11 meses depois...
Postado
Olá

valeu

da uma olhada neste linck, se você precisar de somente 25mA de corrente acho que esta fonte resolve.

http://www.bratfich.com.br/aop.html

• 8 anos depois...
Postado
Em 18/10/2009 às 10:31, _xyko_ disse:

Eu ainda acho muito mais simples fazer um GND virtual somente para a entrada não inversora (+) do operacional e alimentá-lo com tensão simples.

Também pode mudar este circuito para usar um operacional tipo LM358, que é alimentação simples.

È quie não estou com tempo pra desenhar, mas ficaria um circuito muito simples.

E como é que se faz esse tal de TERRA VIRTUAL ?????????

O cara só fala que é simples fazer , porém não ensina como fazer .........

COMPLICADO NÉ NÃO 

Postado
1 hora atrás, Samuel Neiva disse:

E como é que se faz esse tal de TERRA VIRTUAL ?????????

O cara só fala que é simples fazer , porém não ensina como fazer .........

COMPLICADO NÉ NÃO 

Isso se faz com um divisor de tensão com resistores.

São apenas dois resistores de valores iguais em série e ligado a alimentação, no meio deles se tem o tal terra virtual que consiste apenas em aplicar metade da tensão da fonte na entrada do operacional.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso se faz com um divisor de tensão com resistores.

São apenas dois resistores de valores iguais em série e ligado a alimentação, no meio deles se tem o tal terra virtual que consiste apenas em aplicar metade da tensão da fonte na entrada do operacional.

Algo como... 1.jpg>1k.txt 🙄

Circuito-divisor-de-tensao-que-nao-funci

Pra um terra virtual mais "consistente", algo como pra aplicar em vários estágios do circuito

Circuito-divisor-de-tensao-que-funciona.

Considere a saída do ampop com "gnd virtual", o +10 como +5 e o gnd como -5

http://www.learningaboutelectronics.com/Artigos/Seguidor-de-tensão.php

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!