Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Além da questão da poluição do cache L1I que comentaram, vi gente falando que muitos programas, ao detectar que o processador é AMD, tomam um rumo "otimizado para AMD" que prevê um cache L1D de 64KB por núcleo (afinal, desde o primeiro Athlon é assim), mas o BD tem apenas 16KB de cache L1D por núcleo. E pra resolver isso só recompilando o programa com um compilador que implemente um caminho próprio para a arquitetura do Bulldozer...

Essa é uma observação absolutamente pertinente. Nesse caso o BDZ pode sofrer bastante logo de cara em muitas aplicações, salvo engano realmente não tem nada que a AMD e a Microsoft possam fazer para corrigir isso, não é? Apenas os desenvolvedores.

Postado
Essa é uma observação absolutamente pertinente. Nesse caso o BDZ pode sofrer bastante logo de cara em muitas aplicações, salvo engano realmente não tem nada que a AMD e a Microsoft possam fazer para corrigir isso, não é? Apenas os desenvolvedores.

A Microsoft pode sim sirro, a maioria dos programas são compilados com o Visual C++ da MS. A MS pode lançar um patch, mas acho que isso vai levar um tempo.

O problema não está nos programas, mas sim no compilador.

A, mas detalhe, as empresas obviamente teriam que recompilar os programas e lançar novas revisões também. Isso sim eu acho improvável.

• Membro VIP
Postado

Ou seja, resumindo tudo... Os módulos do BDZ estão ferrando com a vida dele pelo fato dos sofwares não estarem prontos para usá-los da melhor forma possível? Putz, mas sabendo disso e conhecendo bem sua própria microarquitetura, a AMD não tinha como requisitar a MS para começar a preparar os patches há meses, evitando assim os possíveis atrasos? Ou isso já foi feito e a MS que está demorando pra lançar os patches? Sei não... Acho que tem muito mais coisa por trás desse atraso do BDZ.

• Membro VIP
Postado
ViX, o problema do BD não é esse. Isso seria só uma otimização que daria um ganho baixo, bem baixo, as vezes nem dá nada.

Tem boi na linha amiguinho...rsrsrs

Será?

Segui esse raciocínio pelo post do Ziebert... Então será que o problema do escasso cache L1 é que, provavelmente, seria o maior culpado? Se eu fosse chutar, baseado nos posts aqui do pessoal:

* Falta de otimização do SO / programas em específico

* Cache L1 escasso

* Problemas de rendimento no processo de fabricação (yields, clocks, etc)

* E não me sai da cabeça que o desempenho do BDZ provavelmente não esteja bom em ST

Além de outros que foram postados pelo JF, mas acho que esses aí são bem "suspeitos".

Postado

Foi isso aqui já?

AMD Reschedules Launch of FX-Series Chips to October, Changes Launch Lineup.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110906133712_AMD_Reschedules_Launch_of_FX_Series_Chips_to_October_Changes_Launch_Lineup.html

Advanced Micro Devices has once again redesigned the launch family of its FX-series microprocessors code-named Zambezi so that to make it broader and more competitive, a source with knowledge of the company's plans revealed. However, the company, as reported last week, delayed the launch of the new chips, which are based on highly-anticipated Bulldozer micro-architecture, to October, 2011.

In a bid to improve competitive positions of its FX-series "Zambezi" lineup due to become available in the fourth quarter of this year, AMD decided to broaden it to seven models: four eight-core FX-8100 versions, one FX-6100 flavour and two FX-4100 central processing units, according to a source close to the company, which asked to remain anonymous. The increased amount of SKUs [stock keeping units] will help AMD to better position its models and make them appealing to particular customers with unique needs.

In addition to the model FX-8120 (which will be available in 95W and 125W flavours), which fills the gap between the FX-8100 and FX-8150 and allows AMD to broader the lineup of expensive eight core-chips, AMD also plans to introduce high-speed quad-core FX-4170, which will have default clock-speed of 4.20GHz and will thus offer extreme performance for its price-point.

But while it looks like AMD will offer more Bulldozer-based products this year than originally anticipated, it will start to roll them out only in mid-October, the same source indicated. The reason for the yet another delay of Bulldozer-based offerings is unclear, but AMD is set to begin production of the final versions of Zambezi in early September, which probably means low volumes of the products that will be available in the coming weeks.

A good news for AMD and its customers is that the company is on-track to refresh the lineup of its FX-series in mid-Q1 2012, according to some indications.

AMD Orochi design is the company's next-generation processor for high-end desktop (Zambezi) and server (Valencia) markets. The chip will feature up to eight processing engines, but since it is based on Bulldozer micro-architecture, those cores will be packed into four modules. Every module which will have two independent integer cores (that will share fetch, decode and L2 functionality) with dedicated schedulers, one "Flex FP" floating point unit with two 128-bit FMAC pipes with one FP scheduler. The chip will have up to 8MB L2 cache, shared 8MB L3 cache, new dual-channel DDR3 memory controller and will use HyperTransport 3.1 bus. The Zambezi chips will use new AM3+ form-factor and will require brand new platforms.

AMD did not comment on the news-story.

• Curtir 1
Postado
Será?

Segui esse raciocínio pelo post do Ziebert... Então será que o problema do escasso cache L1 é que, provavelmente, seria o maior culpado? Se eu fosse chutar, baseado nos posts aqui do pessoal:

* Cache L1 escasso

* E não me sai da cabeça que o desempenho do BDZ provavelmente não esteja bom em ST

Além de outros que foram postados pelo JF, mas acho que esses aí são bem "suspeitos".

Eu votaria nesses que destaquei. O segundo estão tentando mudar com melhoria do primeiro, mas *simplesmente* não vai dar tempo.

Postado
A, mas detalhe, as empresas obviamente teriam que recompilar os programas e lançar novas revisões também. Isso sim eu acho improvável.

Exatamente, quis falar isso. :)

Mas esse não tem nada a ver com o scheduler...

Só sabia desse. ^^' (n li, n ia entender mesmo)

Para mim Bulldozer já está com cara de vaporware ou lenda urbana. Só sei que mesmo que saia um lixo de processador vai cair no mercado.

Então cê vai infartar com isso aqui: AMD cancela a plataforma Corona, vai lançar uma nova, "Volan", com CPUs "Vishera" ao invés de "Komodo". Continua usando Piledriver, mas vai ter no máx. 8 núcleos, não vai incluir PCIe3 nem vai mudar a interface de memória. Um lado "positivo" é que não vai precisar mudar o socket, então vai ser compatível com o AM3+.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110906193303_AMD_Cancels_Next_Gen_Komodo_Processor_Corona_Platform_in_Favour_of_New_Chips.html

Parece que o rumor de 28nm SHP (SOI) combina com esse ai...

Um lado realmente positivo disso é que aparentemente a AMD vai forçar o time-to-market no lado CPU, não? Essa filosofia trouxe bons frutos para a ATI.

----

AMD anuncia que os opteron BDZ já tão rodando por ai. Dentro do cronograma (agosto).

http://www.surfwithease.com/index.php?q=aHR0cDovL3ZyLXpvbmUuY29tL2FydGljbGVzL2FtZC1zaGlwcy1maXJzdC1pbnRlcmxhZ29zLWNwdXMtYmFzZWQtb24tYnVsbGRvemVyLzEzNTAzLmh0bWw%3D&hl=3ed

• Membro VIP
Postado
Então cê vai infartar com isso aqui: AMD cancela a plataforma Corona, vai lançar uma nova, "Volan", com CPUs "Vishera" ao invés de "Komodo". Continua usando Piledriver, mas vai ter no máx. 8 núcleos, não vai incluir PCIe3 nem vai mudar a interface de memória. Um lado "positivo" é que não vai precisar mudar o socket, então vai ser compatível com o AM3+.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110906193303_AMD_Cancels_Next_Gen_Komodo_Processor_Corona_Platform_in_Favour_of_New_Chips.html

Parece que o rumor de 28nm SHP (SOI) combina com esse ai...

Um lado realmente positivo disso é que aparentemente a AMD vai forçar o time-to-market no lado CPU, não? Essa filosofia trouxe bons frutos para a ATI.

----

AMD anuncia que os opteron BDZ já tão rodando por ai. Dentro do cronograma (agosto).

http://www.surfwithease.com/index.php?q=aHR0cDovL3ZyLXpvbmUuY29tL2FydGljbGVzL2FtZC1zaGlwcy1maXJzdC1pbnRlcmxhZ29zLWNwdXMtYmFzZWQtb24tYnVsbGRvemVyLzEzNTAzLmh0bWw%3D&hl=3ed

Cara, não entendi mais nada. O Komodo seria um BDZ + GPU correto? Vai vir um outro no lugar com um processo de 28nm SOI, é isso? E compatível com AM3+? Até ai tudo bem, já tenho um sistema montado para a próxima geração então.

Agora, algo que me incomoda e preocupa é justamente se tudo isso acima for verdade, pois o trunfo da AMD já acabou antes de começar. Os SB-E logo estarão na rua. O SB i7-3930K vem com QuadChannel e com 4 cores + ht já surra o i7 990X, isso em ES e com clock mais baixo que a versão final.

http://www.chw.net/2011/09/se-filtran-benchmarks-del-proximo-core-i7-3930k/

No tópico das HD 7000 eu zuando com a aliança AMD-Rambus

http://imageshack.us/photo/my-images/809/emnaenhdrdevfusionzoner.jpg/

Olhem o endereço do evento: Yerba Buena.

Reparem na frase que diz: AMD Fusion Zone Cocktail Reception.

Eu diria: AMD (Con)Fusion Zone: Rambus Rendiction

Agora que o bicho desandou mesmo. Vou melhorar minha lápide para AMD. Foi bom enquanto durou.

Postado
Cara, não entendi mais nada. O Komodo seria um BDZ + GPU correto?

Não, o roadmap tinha sido corrigido. Komodo iria ser só CPU mesmo, em 32nm e usando o núcleo Piledriver (o "BDZ novo").

APU usando Piledriver é o trinity só, que por sinal "deve" usar VLIW4 na GPU.

Vai vir um outro no lugar com um processo de 28nm SOI, é isso? E compatível com AM3+? Até ai tudo bem, já tenho um sistema montado para a próxima geração então.

Isso de ser 28nm SOI fui eu somando esse rumor com um anterior, que eu desconsiderava porque não fazia sentido... até a GF anunciar o tal processo 28nm SOI. Mas de resto, de acordo com esse rumor do xbitlabs, sim, você está certo.

Agora, algo que me incomoda e preocupa é justamente se tudo isso acima for verdade, pois o trunfo da AMD já acabou antes de começar. Os SB-E logo estarão na rua. O SB i7-3930K vem com QuadChannel e com 4 cores + ht já surra o i7 990X, isso em ES e com clock mais baixo que a versão final.

http://www.chw.net/2011/09/se-filtran-benchmarks-del-proximo-core-i7-3930k/

valeu pelo link (esse pessoal chileno é rápido no gatilho mesmo. E esses atrasos ferraram com a AMD de novo mesmo.

• Membro VIP
Postado

Os caras já tinham adiantado uma lista de processadores SB. Eles também são parceiros da ECS, Intel, então devem ter muitas fontes.

Bom, entendi o que vai acontecer. Mas uma migração para 28nm era algo lógico, já que a AMD vai ficar ai um bom tempo, até os 20nm ficarem prontos.

Postado

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110906133712_AMD_Reschedules_Launch_of_FX_Series_Chips_to_October_Changes_Launch_Lineup.html

Atraso pra Q4 (meio de outubro) confirmado ?!

Já começaram a ser despachados, mas a disponibilidade agora seria baixa.

Então pode ser um paper launch dia 19 e vendas mirradas até outubro..

Observem que isto serve apenas de confirmação[?], isso já vinha sendo especulado a um bom tempo (que haveria apenas vendas mirradas até outubro).

Será?

* Cache L1 escasso

O JF não disse que os Bulldozers estão enfrentando todos os problemas que listou, apenas afirmou que os benchs pré-lançamento ignoram as correções implementadas até o lançamento de um processador. Ele simplesmente listou todas as correções possíveis, que podem diferenciar um teste pré-lançamento de um teste pós-lançamento.

Todavia, boa parte do que listou certamente tem afetado o Bulldozer, vejamos:

Q. I saw a benchmark on xyz website. Is that how bulldozer will perform?A. No. Nothing posted before launch will be representative of actual performance. To get actual performance, you need:

Final production silicon

Final processor microcode

Final system BIOS

Final OS optimizaitons

Final drivers

An app compiled with the latest flags

A person who understands the app and configures the test properly

Link: http://www.overclock.net/amd-cpus/1107646-bulldozer-pre-launch-faq.html

Final production silicon:

A GlobalFoundries está penando com o processo de 32nm, como já postado (veja abaixo):

http://semiaccurate.com/2011/09/06/what-is-going-on-with-glofos-32nm-process/

Processos em 32 e 28 nm da GloFo não estão bons, rendimento na casa dos 50%, tende a melhorar mas ainda é ruim.

Ou seja, o aproveitamento do processo (yields) está abaixo dos 50% na produção dos Llanos, o que representa um grande desperdício, além da dificuldade na otimização do processo. Com o Bulldozer pode ocorrer o mesmo haja vista o processo também de 32nm.

Final OS optimizations:

Já comentado pelo Ziebert, falta otimização por parte do OS na distribuição dos threads aos núcleos.

An app compiled with the latest flags:

Já comentado aqui a necessidade de recompilação dos programas. Inclusive especulou-se que seria necessário lançar um patch no compilador para, então, proceder a recompilação.

• Membro VIP
Postado

Ou seja, se o aproveitamento estivesse melhor que 50% o Llano poderia ser mais barato e uma opção mais interessante? É uma boa notícia de certa forma.

A uns tópicos atrás comentamos o alto TDP do Athlon II X4 631 que era de 100W e foi falado que era por causa das placas, etc., etc. O Llano X3 e X2 tem TDP de 65W e um preço "próximo" de seus parentes Athlon II X3 e X2, e já chegaram aqui.

• Membro VIP
Postado
Ou seja, se o aproveitamento estivesse melhor que 50% o Llano poderia ser mais barato e uma opção mais interessante? É uma boa notícia de certa forma.

Não, seriam mais baratos pra AMD, dependendo do caordo que eles tem com a GF, que se não me engano, foi alterado pra se pagarem por chip e não por wafer.

Postado
Não, seriam mais baratos pra AMD, dependendo do caordo que eles tem com a GF, que se não me engano, foi alterado pra se pagarem por chip e não por wafer.

Logo, creio que seria mais barato para a GF a melhoria do aproveitamento, pois os wafers desperdiçados ficam por conta dela. Se fosse por wafer, quanto mais wafers mais a AMD teria que desembolsar, sem contudo descontar os chips danificados.

Quanto à AMD, supondo-se que ela pague apenas pelos chips bons, não seria beneficiada financeiramente com a melhora do processo, a não ser que a GF passe a cobrar menos.

Postado

Eu parei de levar o Xbitlabs a sério faz tempo. Os caras estão tendenciosos demais, vivem fazendo notícias "repetidas" (recontando coisas que todo mundo já sabe, sem trazer nada novo) e basta sair um rumorzinho qualquer, eles já tomam como verdade e soltam como notícia...

Parece que estão desesperados pra atrair audiência...

Essa história do Komodo sair no AM3+ é um desses rumores. Seria legal se fosse verdade, mas eu duvido.

A AMD tem planos agressivos de integração entre CPU e GPU (integrada ou discreta), como finalmente unificar o endereçamento de memória, etc. Para isso será necessário integrar o controlador PCI Express no processador (o que está/estava previsto para o Komodo).

Pelo que eu entendi, a Global Foundries pretendia parar de fazer SOI já em 28nm, mas alguns clientes protestaram, então ele será opcional. Quem quiser, basta pagar os royalties pra IBM que fica tudo certo.

O fato do Komodo sair com núcleos Piledriver e ainda em 32nm aponta que há certas deficiências na arquitetura Bulldozer que precisam ser revistos com certa urgência.

Mas não me surpreenderia se ele já saísse em 28nm. Mas isso deve ficar pro final de 2012.

Postado
Eu parei de levar o Xbitlabs a sério faz tempo. Os caras estão tendenciosos demais, vivem fazendo notícias "repetidas" (recontando coisas que todo mundo já sabe, sem trazer nada novo) e basta sair um rumorzinho qualquer, eles já tomam como verdade e soltam como notícia...

Essa história do Komodo sair no AM3+ é um desses rumores. Seria legal se fosse verdade, mas eu duvido.

A AMD tem planos agressivos de integração entre CPU e GPU (integrada ou discreta), como finalmente unificar o endereçamento de memória, etc. Para isso será necessário integrar o controlador PCI Express no processador (o que está/estava previsto para o Komodo).

Pelo que eu entendi, a Global Foundries pretendia parar de fazer SOI já em 28nm, mas alguns clientes protestaram, então ele será opcional. Quem quiser, basta pagar os royalties pra IBM que fica tudo certo.

O fato do Komodo sair com núcleos Piledriver e ainda em 32nm aponta que há certas deficiências na arquitetura Bulldozer que precisam ser revistos com certa urgência.

Mas não me surpreenderia se ele já saísse em 28nm. Mas isso deve ficar pro final de 2012.

http://www.fudzilla.com/processors/item/23982-amd-cancels-komodo-cpu-and-corona-platform

http://www.fudzilla.com/processors/item/23986-no-bulldozer-in-september

Bom, se o Xbit não é mais parâmetro, o que dizer então do Charlie... :unsure:

Postado

(você viu a indecência que foi review do Eyefinity/Surround View? Um absurdo!)

Mas ai que tá, o Komodo já tava no roadmap como 32nm a bastante tempo e sempre marcado para 2012, aparentemente não era um indício de defeito na arquitetura. A novidade é o "Vishera" em 28nm, o que pode levar a crer que o problema é (também) no processo, não?

Charlie ou Fuad? (você trouxe link do fudzilla).

Na verdade esse povo todo é tendencioso de uma forma ou de outra. Tem que pegar sempre o apanhado geral.

Postado

A fonte de informações, no caso, é o Xbitlabs, não?

According to the post over at Xbitlabs.com,
good part of the story comes from Xbitlabs.com and according to the news post,

São rumores e um site tem pleno direito de postar especulações de outro sítio, desde que preferencialmente repasse ao leitor a fonte da informação (ou especulação).

Postado
(você viu a indecência que foi review do

Charlie ou Fuad? (você trouxe link do fudzilla).

Os links são do Fudzilla mas a fonte é o Xbit. Essa notícia do cancelamento do Komodo veio de lá.

O Fuad é um cara ridículo, mas ele se tocou e parou de postar suas pérolas. O site Fudzilla não é ruim graças ao trabalho dos outros redatores. Nem vejo mais as coisas que ele mesmo escreve e ainda bem que ele parou.

O Charlie estava indo muito bem até o lançamento da série HD 6xxx, depois disso virou um fã site. Pouco tempo atrás ele postou uma coluna dizendo que o Bulldozer iria "ensinar uma lição pra Intel" e de que o CPU estaria nas lojas vendendo bem antes do que nós esperávamos (essa data já passou muito).

Pra mim o Charlie nunca teve fonte nenhuma, nem analistas, nem amigos dentro de lugar nenhum, é só um cara qualquer com um site e acesso à internet, lendo fórum chinês e taiwanês o dia inteiro. A única fonte de informação "confiável" dele são os representantes das empresas (AMD, Intel e OEMs), mas estes nunca contam tudo ou geralmente nem sabem mesmo.

O Charlie é só um cara que colhe informações aqui e ali e tira suas conclusões, mas 100% das vezes poupando a AMD de qualquer tipo de crítica. O problama do S|A é que ele é que mais escreve lá, não tem muitos outros redatores. Se tivesse iria ser igual ao Fudzilla.

Postado

@sirroman não só o do eyefinity, ainda estou com esse artigo entalado na garganta:

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i3-2100t.html

Se eles já tinham testado tanto a E-350 da Gigabyte quanto a da MSI e viram que a MSI consumia menos energia, porque usaram a GB no comparativo!?

@jonny_br Piledriver é um refresh na arquitetura Bulldozer.

Tanto o Komodo (CPU com até 10 núcleos, PCIe integrado, possivelmente 3 canais de memória) quanto o Trinity (APU com 4 núcleos e GPU VLIW4) terão núcleos Piledriver.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...