Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
É o seguinte:

1. Fusion Llano no mercado: IGP (ou GPU) ondie.

2. Fusion bobcat no mercado: IGP (ou GPU) ondie.

3. AM3 no mercado (família 800).

4. Bulldozer no mercado (provavelmente um IGP novo, baseado no que estão utilizando no bobcat).

Apesar de que muito poucos usuários do Bulldozer Orochi usarão video onboard em seus PC's.

pois é, estava pensando no caso dos BDZ que não terão vídeo onboard.. mas, pra que se eles serão high end ?

Pro Llano e bobcat seria um lançamento tão lógico quanto a eleição do Tiririca..

Postado

Então, novos chipsets tambem não tem USB3.0? pelo menos tem 6 SATA-600, mas o alivio mesmo é que as fabricantes usaram controladoras diferentes para poder ter USB3.0.

Gostei desse chipset, 4x PCI-E a 8x, quer dizer que da pra ter 3 16x? Ou só 2 16x?

Postado

990FX => 890FX e 790FX "Top"

990X => 790X "Mid"

970 => 870 e 770 "Low"

SB950 => provavelmente será o SB850 com complementos para o Bulldozer e o SB920 certamente sua versão Lite para atender o mercado Low.

Ainda estou achando que para Fusion será um SB melhor desenvolvido com os Intel P55 e derivados.

• Membro VIP
Postado
990FX => 890FX e 790FX "Top"

990X => 790X "Mid"

970 => 870 e 770 "Low"

SB950 => provavelmente será o SB850 com complementos para o Bulldozer e o SB920 certamente sua versão Lite para atender o mercado Low.

Ainda estou achando que para Fusion será um SB melhor desenvolvido com os Intel P55 e derivados.

Realmente estou (estamos) muito ansioso(s) pela vinda dos novos processadores e seus benchmarks.

Pela aposta de vocês, como acham que vai ser o desempenho dos BDZ comparado aos SB?

No campo das placas de vídeo a AMD está fazendo um belo trabalho, estou torcendo para que aconteça o mesmo no ramo dos processadores.

Bom... aguardo notícias.

Abraços.

Postado

Nova série de chipsets AM3+ começando a se mostrar. Por enquanto, nada de 990GX...

Começo a acreditar que não teremos placas AM3+ com vídeo onboard, ficando isto a cargo dos Fusions Llano e Bocat. Por outro lado, começo a pensar que o Llano deve chegar bem antes de bulldozer para suprir o mercado de materiais com vídeo integrado.

Como se sabe, tanto AMD como Intel preparan sus nuevas CPUs Sandy Bridge y Bulldozer respectivamente, las que requeriran nuevas mainboiards con nuevos sockets. Desde la web My Drivers nos llegan algunos detalles de los chipsets AMD 900 Series, los que acompañaran a los CPU Bulldozer de AMD.

Los nuevos chipsets AMD 900 Series incluirán la característica input/output memory management unit (IOMMU, por el momento exclusiva del chipset 890FX) una característica que mejora el performance de la conversión de direcciones virtuales de memoria a direcciones físicas. Los nuevos chipsets son: 990FX (dual CrossFireX 16X, o quad CrossFire 8x), 990X (dual CrossFireX 8x), 970 (PCIe 16x), todos los chipsets incluiran tambien 1 ranura PCIe 4x, y hasta 6 ranuras PCIe 1x. Los nuevos SouthBridges son: SB950 y SB920, ambos incluyen 6 puertos Sata 6Gbps, 14 puertos USB 2.0; ambos southbridges soportan los modos Raid 0/1/10, el SB950 soporta además el modo Raid 5.

Los nuevos chipsets se esperan a principios del próximo año.

Fonte: http://www.chw.net/2010/09/detalles-de-los-proximos-chipsets-amd-900-series/

Postado

Algo que me pergunto é se a ATi AMD pretende sair dos 55nm (DX 10.1) dos atuais chipsets (7xx e 8xx) e passar pros 40nm (DX 11) nos futuros 9xx que virão com o AM3+.

Creio que com essa migração a AMD teria ainda mais vantagem no mercado low-end que não forem usar o Fusion como alternativa ainda mais visto que a nVidia está quase morta neste segmento.

• Membro VIP
Postado
Nova série de chipsets AM3+ começando a se mostrar. Por enquanto, nada de 990GX...

Começo a acreditar que não teremos placas AM3+ com vídeo onboard, ficando isto a cargo dos Fusions Llano e Bocat. Por outro lado, começo a pensar que o Llano deve chegar bem antes de bulldozer para suprir o mercado de materiais com vídeo integrado.

Concordo, o Llano ainda pode vir antes pra pegar o mercado de notebooks junto com o Sandy.

Algo que me pergunto é se a ATi AMD pretende sair dos 55nm (DX 10.1) dos atuais chipsets (7xx e 8xx) e passar pros 40nm (DX 11) nos futuros 9xx que virão com o AM3+.

Creio que com essa migração a AMD teria ainda mais vantagem no mercado low-end que não forem usar o Fusion como alternativa.

Eu acho que isso só não ocorreu com a série 8 porque o processo da TSMC estava capenga.. sem chip gráfico esses chipsets ficam minúsculos, ainda mais em 40 nm.

Postado
Eu acho que isso só não ocorreu com a série 8 porque o processo da TSMC estava capenga.. sem chip gráfico esses chipsets ficam minúsculos, ainda mais em 40 nm.

Concordo, porém se decidirem manter a série com sufixo "GX", então a migração para o processo de 40nm pode gerar um bom ganho de desempenho da parte do vídeo onboard frente à mediocridade fornecida principalmente pela Intel no cenário atual.

Meu palpite é algo mais fraco que o Llano mas ainda sim mais rápido que qualquer vídeo onboard.

Postado
Meu palpite é algo mais fraco que o Llano mas ainda sim mais rápido que qualquer vídeo onboard.

Eu acho isso bem viável, pois certamente plataforma Llano não servirá para BDZ, então um HD 5200 seria bem vindo.

Postado

Creio que com essa migração a AMD teria ainda mais vantagem no mercado low-end que não forem usar o Fusion como alternativa ainda mais visto que a nVidia está quase morta neste segmento.

Ai que mora o problema. A meu ver, a AMD não lançará mais chipsets com vídeo integrado. Isto deve morrer agora com o 890GX.

Video integrado deve ficar a cargado mesmo dos Llano e Bobcat.

Postado
Ai que mora o problema. A meu ver, a AMD não lançará mais chipsets com vídeo integrado. Isto deve morrer agora com o 890GX.

Video integrado deve ficar a cargado mesmo dos Llano e Bobcat.

O problema é que o Bulldozer não tem vídeo integrado, portanto se a ATi AMD decidir acabar com o vídeo onboard, os futuros usuários do Bulldozer terão obrigatoriamente que ter uma placa de vídeo offboard, o que afetaria as vendas.

• Membro VIP
Postado

Ma quem vai comprar um Bulldozer pra usar vídeo onboard ?

Meia dúzia de pessoas.. e ainda pode ser que eles coloquem um vídeo mequetrefe só "pra dar vídeo" e ter UVD sem tomar muito espaço no chip.

Como agora está surgindo no horizonte o uso do chip gráfico pra algumas coisas como co-processador, eles podem:

- ter uma placa "entry level" porreta. Usando 40 e 28 nm fica mais fácil ter uma 9600 de bolso.

- lançar o Bulldozer 2 como o novo Fusion.

/achômetro.

Acho que descalibrei a bola de cristal. :D

Postado
Ma quem vai comprar um Bulldozer pra usar vídeo onboard ?

Meia dúzia de pessoas.. e ainda pode ser que eles coloquem um vídeo mequetrefe só "pra dar vídeo" e ter UVD sem tomar muito espaço no chip.

Como agora está surgindo no horizonte o uso do chip gráfico pra algumas coisas como co-processador, eles podem:

- ter uma placa "entry level" porreta. Usando 40 e 28 nm fica mais fácil ter uma 9600 de bolso.

- lançar o Bulldozer 2 como o novo Fusion.

Ao meu ver, a AMD sempre foi ótima em oferecer ao consumidor soluções completas e que funcionam.

Oferecer uma plataforma "entusiasta" com processador e placa-mãe bons e com letras miúdas: "para que funcione, é necessário adquirir uma placa de vídeo offboard", não é exatamente algo positivo do ponto de vista de marketing.

Falando nisso, eu não sei dos planos da AMD com relação aos atuais processadores para netbook/notebook a.k.a. Turion II/Ultra/Neo e Athlon II/Neo agora que ela está prestes a lançar o Ontario/Zacate, tampouco se ela pretende lançar uma versão do Llano para notebook.

Por final, se a AMD colocar um vídeo "mequetrefe, só pra dar vídeo", como você diz, juntamente com a plataforma Bulldozer, a fama de "vídeo onboard de quinta categoria" da Intel vai recair na própria AMD, a qual terá novamente o marketing prejudicado.

Postado
Ao meu ver, a AMD sempre foi ótima em oferecer ao consumidor soluções completas e que funcionam.

Oferecer uma plataforma "entusiasta" com processador e placa-mãe bons e com letras miúdas: "para que funcione, é necessário adquirir uma placa de vídeo offboard", não é exatamente algo positivo do ponto de vista de marketing.

Isto não afetou as vendas do socket X58. Acho que só teremos duas verões do Bulldozer quad e octacore com clocks altos. Realmente quem investir nestes nichos não estará interessado em usar vídeo onboard.

Falando nisso, eu não sei dos planos da AMD com relação aos atuais processadores para netbook/notebook a.k.a. Turion II/Ultra/Neo e Athlon II/Neo agora que ela está prestes a lançar o Ontario/Zacate, tampouco se ela pretende lançar uma versão do Llano para notebook.

Ela deve manter os processadores atuais no mercado, assim como hoje Core i3 e i5 ainda coexistem com pentium dual core.

Por final, se a AMD colocar um vídeo "mequetrefe, só pra dar vídeo", como você diz, juntamente com a plataforma Bulldozer, a fama de "vídeo onboard de quinta categoria" da Intel vai recair na própria AMD, a qual terá novamente o marketing prejudicado.

No fim das contas, o mínimo que seria usado era o HD 3200 requentado. Acho que não vai rolar. Ou vem um IGP novo (eu apostaria no do bobcat) ou plaraforma sem vídeo integrado.

Postado

O Llano me parece uma péssima opção para upgrades (ninguém sabe ao certo qual soquete ele usará), entretanto o vídeo integrado os torna mais interessantes para os desktops OEMs.

De melhor, o que se viu nos previews do SB "caçando" o Westmere poderá se repetir com o Llano contra Thuban, dependendo das melhorias (menos cachê, porém mais "núcleo" e uma tremenda ponte norte para acomodar o vídeo). O Propus não faz feio e não há indício que o Llano mudará essa tendência.

• Membro VIP
Postado
Isto não afetou as vendas do socket X58. Acho que só teremos duas verões do Bulldozer quad e octacore com clocks altos. Realmente quem investir nestes nichos não estará interessado em usar vídeo onboard.

Turando aqueles poucos caras que precisam de um processador cavalo mas vídeo básico, concordo contigo.

No fim das contas, o mínimo que seria usado era o HD 3200 requentado. Acho que não vai rolar. Ou vem um IGP novo (eu apostaria no do bobcat) ou plaraforma sem vídeo integrado.

Eu surfei na salada ou você cogitou um bobcat como chipset ? :unsure:

Postado
Eu surfei na salada ou você cogitou um bobcat como chipset ? :unsure:

Não Evandro, você confundiu igp com chipset.

Eu falei que o novo igp do bulldozer poderia ser baseado no igp (ou gpu) integrado do bobcat (em termos de especificações).

• Membro VIP
Postado
Não Evandro, você confundiu igp com chipset.

Eu falei que o novo igp do bulldozer poderia ser baseado no igp (ou gpu) integrado do bobcat (em termos de especificações).

E eu pensei em um bobcat "inteiro" como chipset. :D

Postado
ou só uma duvida o que quer dizer Q1 Q2 Q3 Q4 QUE TANTO FALAM

Q1, Q2, Q3 e Q4 representa o 1°, 2°, 3° e 4° "quarto de ano", ou seja, 1 trimestre. tipo, Q1: Janeiro, fevereiro e março... você pegou a ideia.

A manha é saber se eles estão falando do ano de calendário ou ano fiscal. Como nos EUA o ano fiscal começa em 1 de outubro de um ano e termina em 30 de setembro do outro. Então, tecnicamente o Q2 de um respectivo ano fiscal seria janeiro/fevereiro/março.

Agora eu estou com dúvida se eles estão falando em ano fiscal ou de calendário. haha, não lembro.

Postado

Para quem não conhece Roberto Brandão é diretor da AMD Brasil. Soltou isto aqui no ForumPCS. Acho que a própria AMD está em dúvida sobre lançar ou não vídeo integrado para o Bulldozer.

Acho que ja temos algumas informações que podemos abrir sobre esses chipsets mas principalmente sobre os novo processadores.

A arquitetura Bulldozer tem foco inicial em servers (ate 16 cores) e depois sera usada junto com os chipsets da serie 900 em uma plataforma chamada Scorpius, para desktops de performance. Nesse caso, falamos de uma CPU multicore e não de uma APU (APU = CPU+GPU+chipset+controlador de memoria) portanto sera necessaria uma GPU discreta ou mesmo integrada em um chipset da serie 900 :D

O mainstream usara um novo núcleo (chamamos de Husky, para os que gostam de nomes codigo), baseado em APU multicore de alta performance.

A ultima arquitetura (usada no Ontario e Zacate) chamamos de Brazos e é uma APU bastante eficiente em energia e performance, com foco em notebooks ultrafinos e desktops de entrada.

Quanto ao USB, a implementação dos controladores OHCI/EHCI suportarao a partir da SB as versões 1.1 e 2.0. Todos poderão receber um controlador USB 3.0 que fica opcional para o fabricante da placa adicionar ou não, dependendo do posicionamento de mercado que ele quer dar a placa. Para isso, deixamos "vaga" no chipset de um bus PCIe G2 especifico para plugin desse tipo de controlador. A maioria dos projetos de placa high-end que eu tenho visibilidade devem trazer esse controlador.

Abraço a todos.

Roberto.

Fonte: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=33&t=271906&sid=71bf62ecd29cee31e1aa9029f3612831&start=10

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...