Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Westmere (já lançado)? Alguém?

Touché ! :D

O que tem o Westmere? Ele por acaso utiliza suas "unidades GPU" para qualquer propósito como se propõe para as APUs? Essa eu não sabia, principalmente porque até o SandyBridge vai usar sua GPU apenas para gráficos, inclusive desativando as mesmas caso uma placa discreta seja inserida no sistema. Opinião própria, uma forma porca de conseguir dizer "eu também pus uma GPU lá dentro e funciona".

Pode não usar agora, mas que ele é um chip com CPU e GPU integrados (além das outras coisas), é.

Jajá teremos tudo embutido no processador, até portas SATA e USB.

--

ideia que passou junto com o vento pela minha cabeça:

Se o rendimento do Llano foi uma *****, será que eles não podem cortar um pouco as unidades do chip gráfico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tem o Westmere? Ele por acaso utiliza suas "unidades GPU" para qualquer propósito como se propõe para as APUs? Essa eu não sabia, principalmente porque até o SandyBridge vai usar sua GPU apenas para gráficos, inclusive desativando as mesmas caso uma placa discreta seja inserida no sistema. Opinião própria, uma forma porca de conseguir dizer "eu também pus uma GPU lá dentro e funciona".

Defina o que vem a ser "qualquer propósito".

Um Fusion da vida não vai fazer off-load de qualquer tarefa do CPU para o GPU, e a GPU do Westmere e SB também servem para transcoding.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Se o rendimento do Llano foi uma *****, será que eles não podem cortar um pouco as unidades do chip gráfico ?"

Se fizeram agora as primeiras amostras do Llano e o rendimento foi uma caca, será que eles não poddem tirar uns blocos de SPs, deixando o Llano com 200 ao invés de 400 SPs, para melhorar o rendimento do wafer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fizeram agora as primeiras amostras do Llano e o rendimento foi uma caca, será que eles não poddem tirar uns blocos de SPs, deixando o Llano com 200 ao invés de 400 SPs, para melhorar o rendimento do wafer ?

Poder eles podem, visto que provavelmente o Llano virá na versão mais "rápida" com derivados mais "lentos", ou seja, se cortarem a metade dos SP's eles ainda sim poderão lança-lo como modelo intermediário da sua família.

Todavia, acredito que o projeto já é maduro o suficiente, e o atraso ocorrido é por conta de problemas com o processo de 32nm SOI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe importante: a Sun tava toda arrebentada (e a oracle terminou de arrebentar a coitada!) e portanto, tava como "está a venda" ou "preciso desesperadamente de dinheiro!"

.Tk: tu quer dizer 40nm?

Até onde li o Llano seria fabricado em 32nm SOI, e por conta de problemas com a migração para este novo processo houve um delay de alguns meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fizeram agora as primeiras amostras do Llano e o rendimento foi uma caca, será que eles não poddem tirar uns blocos de SPs, deixando o Llano com 200 ao invés de 400 SPs, para melhorar o rendimento do wafer ?

Ah! Rendimento do wafer. beleza, agora entendi. Achava que estava falando da eficiência do Llano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é frescura demais.

Frescura demais foi quando uns colegas meus no lab no sul decidiram traduzir todos os ícones do windows...

Daí, Word virou Palavra, Excel Excelente, PaintBrush Brocha de Pintar, Power Point Ponto Poderoso, e por aí vai... :D

Mas valeu me localizar com os nodos, tá ficando brabo de acompanhar! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então, falando em termos da AMD... Ela vai pular 28nm e pular pro 22nm na sua linha de alta-performance? 2011:28nm; ~2013:22nm?

Bobcat com 28nm ano que vem e entrando em 2013 o 20nm? (pulando o 22nm)

Uh! Alguém sabe algo sobre esse gate first / gate last?

A Intel provavelmente fará isso também, de 32 pra 28 eu não tenho muita certeza ois a diferença é pouca, transições "curtas" tem mais a cara de placas de vídeo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultados da AMD nesse trimestre foram melhor que o esperado: http://www.zdnet.com/blog/btl/amds-third-quarter-better-than-expected/40464

Mesma notícia, mas com mais comentários e menos números: http://www.nytimes.com/aponline/2010/10/14/business/AP-US-Earns-AMD.html?partner=rss&emc=rss

O estranho é que o nytimes fala que a AMD possui 30% das ações da GF, mas eu achava que era o contrário agora.

Outra notícia, AMD não tem pressa para entrar no mercado de Tablets e quando entrar vai trazer o diferencial de ótimos gráficos: http://news.cnet.com/8301-13924_3-20019680-64.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ainda não entendo como estas perdas consecutivas são bom resultado, especialmente se eles perderam mais este trimestre do que no passado..

Ou eu vi errado e eles estão dando lucro, já que o net income foi positivo enquanto a receita se manteve ?

Outra fonte:

http://www.techpowerup.com/132830/AMD-Reports-Third-Quarter-Results.html

---

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20101014211146_AMD_Vows_Llano_Chips_in_the_First_Half_of_2011.html

Tio Dirck bate o dele na mesa e diz: Llano começará a ser fabricado maciçamente no primeiro semestre de 2011.

Só não diz se será no começo, meio ou fim.. e isso não desmente o boato de atraso na produção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um bom resultado por causa de um detalhe, posso estar enganado, mas a AMD, desde a cisão da GF, mostra dois resultados: 1 "padrão" que sempre está dando negativo, e 2 "sem-a-GF" que está timidamente dando positivo, mas sempre um pouco melhor.

Parece que a AMD ainda está pagando dívidas da compra da ATI, não tenho como confirmar isso, mas se for verdade isso também está complicando um tanto.

Ou seja, ela diz "olha, a gente está sangrando ativos ainda, mas veja só que na verdade a gente está lucrando mais com as vendas, viu? Na verdade isso de sangrar é só umas coisas que o pessoal do financeiro fala sobre a divisão com a GF e etc, mas a gente está crescendo, viu? Na verdade isso tudo é um grande investimento que já-já vai dar um lucrão!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem que eu acho isso da ATI meio furado, como eu disse, é só algo que vi na nas internetz.

E sobre o atraso no Llano, que é por causa do baixo rendimento da GF (supostamente)... Esse mesmo problema atingiu a TSMC e abalou muito a divisão gráfica da AMD, certo? A AMD parece estar com problemas tristes na manufatura, não tem roadmap que aguente desse jeito. E isso pode influenciar em tudo, propaganda, contratos, vendas, marketshare, lucros...

Tá bom que eu comecei a ver isso recentemente mas... É impressão minha ou a Intel é tão topo-de-linha na produção que ela é imune a esse problema que atingiu essas duas (grandes) manufaturas ou ela simplesmente usa o poder da bufunfa para ignorar isso tudo e esconder debaixo do tapete?

E a pergunta do gate first/last continua aqui viu? Quem puder iluminar sobre isso, agradeço. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se bem que eu acho isso da ATI meio furado, como eu disse, é só algo que vi na nas internetz.

Eu também vi mas não sei até onde é verdade..

Tá bom que eu comecei a ver isso recentemente mas... É impressão minha ou a Intel é tão topo-de-linha na produção que ela é imune a esse problema que atingiu essas duas (grandes) manufaturas ou ela simplesmente usa o poder da bufunfa para ignorar isso tudo e esconder debaixo do tapete?

Não diria esconder, mas eles tem grana pra colocar nota de 100 como papel higiênico, então dá pra investir pesado na pesquisa dos processos e resolver os pepinos.

E a pergunta do gate first/last continua aqui viu? Quem puder iluminar sobre isso, agradeço. ^^

Passo. :D

---

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20101017170037_AMD_No_Core_Wars_Incoming.html

AMD diz que a guerra dos núcleos deve acabar, eficiência deverá ser o foco.

Eles parecem a NVIDIA falando. :unsure:

--

http://www.xbitlabs.com/news/other/display/20101017173952_University_Enables_Graphene_Based_Computers.html

Processadores de Spin e feitos de grafeno podem ser o futuro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20101017170037_AMD_No_Core_Wars_Incoming.html

AMD diz que a guerra dos núcleos deve acabar, eficiência deverá ser o foco.

Eles parecem a NVIDIA falando. :unsure:

toc...toc...toc...bate 3x na madeira...sai pra lá, que é isso. :lol:

Em parte eu acho que faz sentido, não adianta vários núcleos sendo que muitas vezes eles não são aproveitados pelos programas, desempenho por clock também me parece algo muito mais promissor.

Além disso, a AMD já tem uma certa experiência nessa situação com o Magny Cours, ela deve ter uma boa ideia de qual deve ser o melhor caminho a seguir. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!