Ir ao conteúdo

Quadro feito com LEDs

Ibraim Rebouças

Posts recomendados

Postado

Galera, minha professora de artes esta pedindo pra mim fazer um quadro feito so com LEDs! sei que isso vai dar muito trabalho, mais tenho o ano que vem todo pra fazer, bem, estava pensando em usar LEDs GRB, com a intensidade de cada canal controlada pro micro Trimpots!Se alguem puder ajudar! não posso usar microcontroladores nisso. Se alguem tiver sugestões sobre os LEDs que devo usar, PCI para controlar os LEDs, ou ate mesmo o desenho! Ainda não sei o desenho que vou fazer, mas não vou fazer um muito complexo, e nem muito grande, algo que uma tela 20x20cm resolva!

Obrigado desde ja!

• Membro VIP
Postado

só pra lhe adiantar: sem microcontroladores vai ser menos fácil. Muito menos. E muito+ complexo. Dica: aproveite o natal e compres aqueles pisca com leds. Já vem com tudo ligado e pode compor seu quadro de acordo com sua imaginação. Alguns tem um modo led só aceso. E [não] tente engalobar tua professora colocando um circuito oco! rs

abç

Postado

Cara, isso vai dar trabalho... Não precisa piscar nem nada? Você não pode fazer com led's comuns, sem ser rgb? RGB vai dar um trabalho monstro... Faz um desenhinho com led's de uma cor e preencha em volta com led's de outra.

Postado

è... acho que a ideia dos LEDs GRB daria trabalho demais, apesar de que tenho tempo para fazer, pensei em fazer alimentado por pilhas, mas não supririam a corrente que todos os LEDs iriam puxar, então estou pensando em montar uma mini fonte linear embutida na parte de tras do quadro, quanto a eles piscarem, algumas partes vou fazer piscando, mas isso é de menos... é so implantar um multivibrador somente na parte que desejo que pisque!

Postado
è... acho que a ideia dos LEDs GRB daria trabalho demais, apesar de que tenho tempo para fazer, pensei em fazer alimentado por pilhas, mas não supririam a corrente que todos os LEDs iriam puxar, então estou pensando em montar uma mini fonte linear embutida na parte de tras do quadro, quanto a eles piscarem, algumas partes vou fazer piscando, mas isso é de menos... é so implantar um multivibrador somente na parte que desejo que pisque!

ou para onde vai piscar voce pode simplesmente usar aqueles LEDs pisca-pisca mesmo, ouvi falar que eles piscam quando ligados mesmo sem nenhum outro circuito =D

Postado
algo que uma tela 20x20cm resolva!

Mas... Você pretende fazer este teu desenho de que forma? Você vai preencher esta tela de 20x20 toda com LEDs (todo o espaço dela), formando uma matriz? Ou quer apenas fazer o contorno de um desenho com os LEDs?

Postado

Oi, primeiro desculpa não responder rápido, é que tive alguns problemas, e não deu tempo! Pretendo preencher a tela toda sim! E algumas partes, como por exemplo, se eu for fazer um Sol no quadro, pretendo por efeitos nele, mas em partes isoladas, a maioria do quadro fica parado! Os LEDs não precisam ser potentes! Quanto a corrente, quanto acha que ele consumiria? não tenho ideia de quantos LEDs vou usar! Pois se a corrente não ultrapassar os 700 MA, vou usar uma fonte chaveada de um carregador que tenho aqui em casa!

Postado

uma coissa é certa com uma area de 20 por 20 temos 400 cm² colocando vamos ver 6 leds por cm² daria 2400 leds colocando 15 ma em cada isso daria 36 amperes

parece pouco mas vai juntando e da nisso(fiz as contas certas??,matematica n é meu forte)

Postado

Oh my God! 36 Amperes?! sem chances! preciso pensar em algo... e se eu fizer um trafo que forneça alta corrente e baixa tensão, baseado nas maquinas de solda(so que bem menos amperes claro!)... agora a corrente se tornou o maior problema... alguem tem alguma sugestão?

Postado

pelo que vi fez a conta errada sim, são 4 leds por cm² se você fizerm muito apertado. Serão 15mA por led se você por todos em paralelo, mas como vão simplesmente ficar acesos pode-se fazer uma fonte de alta tensão e puxa uma corrente bem baixa de 15mA e se fizer umas 5 carreiras no ma´ximo 200mA

Postado
uma coissa é certa com uma area de 20 por 20 temos 400 cm² colocando vamos ver 6 leds por cm² daria 2400 leds colocando 15 ma em cada isso daria 36 amperes
Oh my God! 36 Amperes?! sem chances! preciso pensar em algo...

Calma, calma...

Você pode fazer, com um circuitinho bastante simples, a varredura nos LEDs (acender uma linha, ou uma coluna, de cada vez). Neste caso, seriam necessários apenas o bom e velho 4017, alguns transistores e resistores. O clock você pode tirar da rede elétrica ou, se preferir, de um 555 mesmo.

Pretendo preencher a tela toda sim!

Neste caso, se você tiver realmente bastante paciência, utilize LEDs RGB.

10leds5mm.png

Já vi vendendo desses em lojas comuns aqui no Rio de Janeiro... O problema é que você teria de controlar a corrente de cada cor, individualmente, LED por LED. Em compensação, a imagem ficaria muito bonita!

Postado

Hummmm! Sim para a parte dos efeitos ja reservei o 555 e o Sequenciador 4017, quanto aos LEDs RGBs, estava pensando em ao invés de colocar resistores, colocar trimpots limitando a corrente, assim poderia regular!(Estou ciente do trabalho, mais tenho o ano inteiro para fazer isso!)

Quanto a fonte, a ideia do Edu é boa! usar os LEDs em serie, assim como nos piscas de LED!

Mas fica uma duvida, os LEDs so vão ascender nos meio ciclos positivos ou negativos da rede certo? no caso qual seria a tensão reversa maxima desses LEDs? Ou também posso retificar... Mas no caso de não retificar, sabemos que o periodo que ficaria em tensão reversa seria bem pequeno, porém muito frequente! Não tem problema? ou é melhor retificar... neste caso seria onda completa ou meia onda?

Obrigado!

Postado

Se você optar por RGBs você terá de controlar a corrente de cada um, logo não pode colocá-los em série. E se usarmos a rede você vai retificar com um desse 1N4007 que dá conta tranquilo, e um capacitor bem fraco já serve (desde que tenha alta tensão).

Postado

Então edu., eu estive pensando em usar LEDs RGB apenas nas partes em que desejo ter efeitos, deste modo posso ligar o testo em serie, o capacitor, posso usar um 200v por 330 Uf? No caso, melhor retificar meia onda ou onda completa? se for completa vou usar uma ponte retificadora ja pronta!

Postado

Pode usar uma ponte já pronta. Se é esse seu desejo você tem que usar um capacitor de aproximadamente 100uF por 400V. A corrente drenada é muito baixa pois você estara colocando todos , ou quase todos os leds em série.

Uma opinião pessoal é que que não ficará tão bonito utilizar dois tipos de leds, mas para aproximar a aparência dos RGB com os demais sujiro que use de alto brilho.

Postado

é a conta que eu fiz era pra uma area grande e todos acessos ao mesmo tempo, e tava pensando nos led mini , porque é o q eu mais uso, ai pegando uns aqui deu 6 com folga(não aquela folga mais deu

Postado

Cara se é para controlar os RGB's manualmente (por trimpots) não vejo necessidade de utiliza-los, basta usar um led da cor que o RGB ficaria. Agora, se você for controlar ele para ficar mudando de cor automaticamente vale a pena, não sou muito bom com CI's mas acho que não deve ser muito difícil fazer um RGB variar a cor ^_^

Postado

Cara se é para controlar os RGB's manualmente (por trimpots) não vejo necessidade de utiliza-los, basta usar um led da cor que o RGB ficaria. Agora, se você for controlar ele para ficar mudando de cor automaticamente vale a pena, não sou muito bom com CI's mas acho que não deve ser muito difícil fazer um RGB variar a cor

Discordo de uma coisa:

Mesmo que seja controlado por trimpot, o LED RGB te oferece muitas combinações de cores. Por exemplo, se você colocar LEDs vermelhos e quiser desenhar um sol no meio de uma montanha cheia de grama, você vai ter um sol vermelho, uma montanha vermelha e um ceu vermelho, sem nenhuma outra opção de cor, já com o LED RGB você consegue um sol laranja, uma montanha verde, um ceu azul.

Mesmo que seja controlado por trimpot eu acho que vale a pena fazer com RGBs sim.

Mas a minha opinião é caso você queira varios desenhos com esse quadro, se você vai apenas montar um desenho nele e deixar ele pra sempre lá, ai eu também não vejo necessidade nen dos RGB, muito menos dos trimpots.

Até mais!

Postado

Hummm... Mas em certas partes pretendo variar o desenho sim, ai seria melhor usar os LEDs RGBs, é que agora estou sem grana, mais minha vou vai me dar dinheiro pra gastar na santa Efigenia, aproveito e ja reservo o dos LEDs e o resto do material! Eu estava pensando em fazer uma parte com um painel de trimpots, pra minha professora poder regular por exemplo a cor do Sol! Ela não manja nadica de eletronica, ate tentei explicar como faria o quadro... mais sem chances! então este painel teria que ficar simples!

Postado

eu acho que essa ideia seria legal o quadro em si e um quadro auxiliar(vai da trabalho pra liga) com os trimpots em tip o que uma grade desenhada pra ela saber onde é cada led e um trinpot pra cada cor de led

Postado

Eu acho que pra não deixar o quadro com trocentos trimpots (porque teria que ter 3 para cada LED) você poderia diminuir esse numero de trimpots, de 3 para 1.

Pra isso basta fazer um circuito que regule as tres cores do LED juntas, por exemplo, cursor no "0" cor azul, cursor no "10%" cor verde, "20%" amarelo, "30%" cor laranja, "40%" cor vermelha e assim por diante. Não precisa ser exatamnete, 10%, 20% etc, bastaria você colocar uma tabelinha envolta do trimpot de modo a mostrar que quando o cursor dele estiver em x% a x cor vai ser "mostrada" no LED.

Isso facilitaria muito para sua professora, pois se ela quiser a cor laranjá é só regular o pot até onde a tabela mostra aquela cor, se a tabela for bem desenvolvida, ela nem vai prescisar olhar no quadro, só olhar nos trimpots.

A tabela que digo seria mais ou menos isso:

http://img230.imageshack.us/i/123mz.jpg/

Acho que isso pode dar certo.

se você não entendeu direito da um toque que tento te explicar melhor.

Postado
Eu acho que pra não deixar o quadro com trocentos trimpots (porque teria que ter 3 para cada LED) você poderia diminuir esse numero de trimpots, de 3 para 1.

Pra isso basta fazer um circuito que regule as tres cores do LED juntas, por exemplo, cursor no "0" cor azul, cursor no "10%" cor verde, "20%" amarelo, "30%" cor laranja, "40%" cor vermelha e assim por diante. Não precisa ser exatamnete, 10%, 20% etc, bastaria você colocar uma tabelinha envolta do trimpot de modo a mostrar que quando o cursor dele estiver em x% a x cor vai ser "mostrada" no LED.

Isso facilitaria muito para sua professora, pois se ela quiser a cor laranjá é só regular o pot até onde a tabela mostra aquela cor, se a tabela for bem desenvolvida, ela nem vai prescisar olhar no quadro, só olhar nos trimpots.

A tabela que digo seria mais ou menos isso:

http://img230.imageshack.us/i/123mz.jpg/

Acho que isso pode dar certo.

se você não entendeu direito da um toque que tento te explicar melhor.

sera que se fizesse com um pic ou algo assim não daria para ter uma gama maior??tipo em vez de 10%(10k nom pot de 100k) ficasse laranja.ex ficasse com uma regulagem prescissa, tipo 10%laranja 11% um pouco mais laranja e assim por diante

Postado

Hummm... A ideia do gustavo de controlar 3 LEDs num so trimpot é muito boa! E de fazer a tabela também! Vai facilitar muito todos que forem manusear o quadro!

Olá Pedro1995, sim, usar microcontroladores ficaria mais fácil, o problema é que eu não manjo NADA de programação!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!