Ir ao conteúdo

M3A78-EM não funciona com DDR2-1066

Felipetsa

Posts recomendados

Postado

Estou aumentando o frequência da memórias aumentando o clock base

Mas o valor da NB frequência está em 2450,1 mhz não sei este valor esta seguro.

Postado
Ja fiz e nada :angry:

Fiz a te com timings maior e nada

Você está salvando as alterações ao sair?

porque no mínimo com essas alterações o micro travaria ou daria tela azul...

Postado
Você está salvando as alterações ao sair?

porque no mínimo com essas alterações o micro travaria ou daria tela azul...

Você já me respondeu a pergunta

Aquele valor que aparecia no CPUID

Quando seria um valor seguro para NB FReq?

Postado
Você já me respondeu a pergunta

Aquele valor que aparecia no CPUID

Quando seria um valor seguro para NB FReq?

NB é o Controlador de Memórias integrado ao Processador, padrão é 2000MHz, mas ele costuma somar vantagem quando operando a 2600MHz, pois além de baixar a latência, incrementa bos resultados ao L3.

Valor seguro seria o determinado pelo fabricante (2000MHz), mas já vi NB operando nesta placa operando a 3000MHz e sem problema.

• 4 semanas depois...
Postado

Eu também queria muito resolver meu problema ! rsrsrsrs

Até agora sem sucesso. Jonny, por gentileza, qual configuração recomenda pra mim ?

Abraços

Postado
Eu também queria muito resolver meu problema ! rsrsrsrs

Até agora sem sucesso. Jonny, por gentileza, qual configuração recomenda pra mim ?

Abraços

já tentou esses valores?

Memory Clock Mode [Manual]

Memory Value.........[533]

Dram timings mode...[DCH 0]

CAS..................... [ 5 ]

TRCD................... [ 5 ]

TRP..................... [ 5 ]

TRTP................... [ auto ]

TRAS................... [ 18 ]

TRC..................... [ 24 ]

TWR.................... [ 6 ]

Restante em .........[ auto ]

Dram Over Voltage..[2,2V]

• 2 meses depois...
Postado

Olá, estou com uma dúvida com essas memorias corsair 1066mhz.

Tenho uma Asus M4N78 PRO, instalei um Phenom ii x4 945, só que quando instalo a corsair o não aparece nada na tela, mas se instalo outras memo de 667mhz dai funciona.

Notei que o led do teclado está meio apagado, o que não é normal para mim.

Será que é problema de fonte? Uso uma C3Tech PUF-4050 (produto bomba pelo CLubeDoHardware - rsrsrs).

Obrigado!

Postado
Olá, estou com uma dúvida com essas memorias corsair 1066mhz.

Tenho uma Asus M4N78 PRO, instalei um Phenom ii x4 945, só que quando instalo a corsair o não aparece nada na tela, mas se instalo outras memo de 667mhz dai funciona.

Notei que o led do teclado está meio apagado, o que não é normal para mim.

Será que é problema de fonte? Uso uma C3Tech PUF-4050 (produto bomba pelo CLubeDoHardware - rsrsrs).

Obrigado!

Não há DDR2 com frequencia nativa a 1066MHz, no caso dos seus são módulos nativos 667MHz e estes devem ser ajustados no setup para trabalharem na frequencia 1066MHz, use um programinha como o CPU-Z, vá na aba SPD e copie o perfil EPP, depois é só setar no Bios.

Postado

jonny_br, vou testar as configuração que passou. Atualizei a versão da BIOS também, vamos ver se resolve. Desagradavel este problema ein, a memória é DDR2-1066 MHz e a mobo é compatível, mas fazer funcionar, nem por reza brava.

O problema de testar, é que se der errado,tenho qe abrir o gabinete e dar um clear CMOS.

Abraços e obrigado

Postado
jonny_br, vou testar as configuração que passou. Atualizei a versão da BIOS também, vamos ver se resolve. Desagradavel este problema ein, a memória é DDR2-1066 MHz e a mobo é compatível, mas fazer funcionar, nem por reza brava.

O problema de testar, é que se der errado,tenho qe abrir o gabinete e dar um clear CMOS.

Abraços e obrigado

Geralmente se der errado basta desligrar rapidinho que o modo de proteção é acionado então o proximo post pede pra você reconfigurar

Postado

Realmente eu li sobre isto no manual da placa-mãe. Mas como devo proceder em caso de configuração indevida? Basta reiniciar a máquina, ou é só aguardar ?

Agradeço.

Abraços

Postado
Realmente eu li sobre isto no manual da placa-mãe. Mas como devo proceder em caso de configuração indevida? Basta reiniciar a máquina, ou é só aguardar ?

Agradeço.

Abraços

Se caso as memórias não derem Post, desligue e ligue novamente o micro, se ainda assim não der vídeo, ai se faz necessário jempear o CMOS para o modo Clear por 3 segundos aproximadamente, depois é só voltar ao modo normal e ligar novamente o micro.

Vai pedir pra reconfigurar a bios, então faças os mesmo procedimentos usando configuração diferente carregue as opções padrão ou a melhor carga, opções estão presente na bios.

• mês depois...
Postado

jonny_br, veja bem, baixei um programa Black Box que especifica bem o hardware do computador.

Na parte de memória, me deparei com todas as informações, inclusive, o que parece ser a configuração correta da memória rodando a 534 Mhz. Você que conhece sobre o assunto, eu tenho que especificar essas configurações na BIOS, igual está abaixo na figura?

memoria533.jpg

Agradeço.

Abraços

Postado

Jonny, tudo beleza? Então, setei as configurações na BIOS, resetei a máquina e pensei que tudo estava funcionando.

Ele ligou normal, sem nenhum crash.

Mas ai vai mexendo, ele reinicia sozinho, os programa travam, o explorer também dá pau. O erro quando reiniciar é de Blue Screen.

Pensei que agora ia dar certo! Agora, uma dúvida, talvez tenha modificado algo errado.

Eu escolhi DCT 0, mas tinha DCT 1 e Both. Qual desses escolher?

Voltei tudo ao normal (auto), 400 Mhz mesmo (DDRII 800Mhz).

Segue o print, quando ele estava 533. Abraços e obrigado.

memoryq.jpg

Postado
Jonny, tudo beleza? Então, setei as configurações na BIOS, resetei a máquina e pensei que tudo estava funcionando.

Ele ligou normal, sem nenhum crash.

Mas ai vai mexendo, ele reinicia sozinho, os programa travam, o explorer também dá pau. O erro quando reiniciar é de Blue Screen.

Pensei que agora ia dar certo! Agora, uma dúvida, talvez tenha modificado algo errado.

Eu escolhi DCT 0, mas tinha DCT 1 e Both. Qual desses escolher?

Voltei tudo ao normal (auto), 400 Mhz mesmo (DDRII 800Mhz).

Segue o print, quando ele estava 533. Abraços e obrigado.

memoryq.jpg

Tenta assim colega:

DIMM Voltage..........2~2,2V Suba gradual até estabilizar, não vá do 2 ao 2,2V num pulo.

DRAM Frequency.......Manual

Frequency................533Mhz

DRAM Timing Mode.....DCT 0

CAS Latency.............5

TRCD.......................6

TRP.........................6

TRAS.......................18 CLK

TRC.........................22 CLK

TWR.........................6

DRAM Command Rate...2T

TRFC se possível em 110ns ou superior.

• 3 semanas depois...
Postado

Eai Galera!

Sou Novato Aqui no Forum,

Observando os post do Mestre Jonny_br, (Obrigado desde já)

creio que consegui configurar minhas > OCZ DDR2 PC2-8500 Reaper HPC 4GB Edition

na ilustre M3A78-EM!

Então gostaria apenas de esclarecer umas dulvidas com vocês.

na tela principal assim que ligo o computador aparece o nome "DD2 1066 UNGANGED"

gostaria de saber se isso é normal.

ou se o correto seria "DD2 1066 DUAL CHANNEL" ?

Obrigado caros!

Postado
Eai Galera!

Sou Novato Aqui no Forum,

Seja muito bem vindo!!!!

Observando os post do Mestre Jonny_br, (Obrigado desde já)

Sou um reles aprendiz.....;)

Então gostaria apenas de esclarecer umas dulvidas com vocês.

na tela principal assim que ligo o computador aparece o nome "DD2 1066 UNGANGED"

gostaria de saber se isso é normal.

ou se o correto seria "DD2 1066 DUAL CHANNEL" ?

Obrigado caros!

Dual Channel pode ser Unganged, quando os dois canais se somam formando um bloco de dois canais de 64bits, ou Ganged, quando os canais se fundem num único barramento de 128bits.

Para AMD que possue 2 controladoras, uma para cada canal o mais interessante seria o Unganged, já que elas poderiam trabalhar de forma aliatória, se em Ganged as duas partilhrão o mesmo canal.

Postado

Ok!!!

Valeu Jonny,

Cara lhe peço permissão para postar as imagens dos testes das memorias,

por favor, se poder da uma olhada aê se você acha que tem algo errado,

e o teste do evereste, você acha que ficou legal ?

Mais uma vez Obrigado cara!

post-807869-13884957833953_thumb.jpg

post-807869-13884957834591_thumb.jpg

Postado
Ok!!!

Valeu Jonny,

Cara lhe peço permissão para postar as imagens dos testes das memorias,

o Fórum é aberto não é mesmo colega?:D

por favor, se poder da uma olhada aê se você acha que tem algo errado,

e o teste do evereste, você acha que ficou legal ?

Mais uma vez Obrigado cara!

Não tem nada de errado, ficou excelente tendo em vista o Athlon + DDR2,

Tua placa não permite ajustar o Command Rate para 1T, mas consegue melhorar se baixar o TRC para 20 ou mais próximo.

Postado

OK, Jonny_Br,

Vou tentar essa dica,

se não der,ja vou estar satisfeito em elas estarem rodando em 1066 Unganged! Valeu!

Um Ultimo Favor Cara,

você acha que é possivel com meu humilde X2 250 3.0Mhz

Subir seu Clock para 3.2 ou 3.4 com Segurança ?

Desde já Agradeço!

Postado
OK, Jonny_Br,

Vou tentar essa dica,

se não der,ja vou estar satisfeito em elas estarem rodando em 1066 Unganged! Valeu!

Um Ultimo Favor Cara,

você acha que é possivel com meu humilde X2 250 3.0Mhz

Subir seu Clock para 3.2 ou 3.4 com Segurança ?

Desde já Agradeço!

Sim, é possível sim, é fácil ele alcançar 3,6GHz totalmente estáveis e com o Vcore dentro do padrão.

Mas lembre-se de baixar o multiplicador de clock das memórias, elas podem não aguentar mais Clock, já que 1066MHz é Overclock, mesmo que seja recomendado pelo fabricante.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...