Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimou... e o resto?


Reyvakys

Posts recomendados

Ontem eu tive a infeliz ideia de chavear minha fonte (Thermaltake purepower W0100RU) para 110V; eu precisava dar carga em um periférico USB e por isso coloquei o PC no no break para poder sair. Quando voltei, desliguei o PC para reinstala-lo no filtro de linha de linha (UPSAI 220V); coloquei o cabo de força na fonte, conectei ao filtro de linha e liguei o filtro de linha na tomada...220V. BANG! O Estupidossauro rex aqui, não se deu conta de que o filtro de linha foi desligado anteriormente com a chave na posição on e quando eu o conectei à tomada, a corrente foi direto para a fonte que estava em 110: adeus amiga, foi bom tê-la conhecido! :wub: Agora estou mentalmente pertubado com o que poderia ter acontecido ao resto do PC...mobo, processador, memória, VGA, HD & Cia. Tem salvação para eles? Se a resposta for não, desisto desta tara por informática, se for sim, vou comprar uma fonte nova; quanto à possível fonte nova já estou pensando nas futuras placas de vídeo da Nvidia: seria possível adiantar um prognóstico da fonte mais adequada?

Se for mau negócio já ir comprando a fonte para a futura placa, fico com uma fonte mais adequada para minha configuração atual mesmo.

Placa mâe M4A785TDV-EVO / Placa de vídeo 8800 GTS / Phenom II X4 / 4 GB Kingstom DDR3 1333MHZ / HD Seagate Barracuda 1TB

Obrigado!

PS: o filtro de linha não está mais funcionando; ele queimou ou é só trocar o fusível, também conhecido como fuzil ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez tenha queimado tudo... talvez não.

Meu amigo de santos (usuário SoulDark) fez a mesma coisa e felizmente só a fonte foi para o céu.

Para ficar tranquilo com o futuro, uma Corsair 450VX ja basta, mas se você quiser se garantir mesmo tem outras duas opções:

Corsair 520HX

Corsair 550VX (só pegue caso for fazer um SLI daqueles)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito dificilmente haverá danos ao restante do PC, já que o que queima numa situação dessas é o circuito dobrador de tensão da fonte e nem mesmo o secundário dela chega a sentir qualquer dano. Na verdade, isso é uma coisa relativamente fácil de se consertar numa fonte, mas acho que não vale a pena mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito dificilmente haverá danos ao restante do PC, já que o que queima numa situação dessas é o circuito dobrador de tensão da fonte e nem mesmo o secundário dela chega a sentir qualquer dano. Na verdade, isso é uma coisa relativamente fácil de se consertar numa fonte, mas acho que não vale a pena mesmo.

é fácil de consertar mas as eletrônicas enfiam a faca.

iriam cobrar R$80 para consertar uma fonte que custor R$110.... mas acho que era trambicagem do cara, pois ele falou que teria que trocar o dissipador também :confused:

OBS: ainda não entendi o que o dissipador tem haver com enfiar uma fonte 110v no 220v...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, minha alma já descansa em paz. Quanto à fonte nova já fui logo garantindo o futuro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-132667406-fonte-atx-750w-reais-c3-tech-psh750v-80-eficicia-pci-e-_JM Meio exagerado penso eu, mas longe de ser um mau negócio.

Essa fonte por esse preço está quase de graça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu pc foi assim fui emprestar-lo para uma amigo a saida do meu estabilisador é 110v e o dele é 220 achei que ele 110 tb e Bummmmmmmmmmmmmmmmm pak pk ác a sala ficou coberta pela fumaça achei que tido tinha queimado tudo levei o o pc pra casa e a fonte dele depois que eu abri ela tinha virado petarrão conperi outra liguei o pc não mostrava nada na tela mas eu tirei um moduilo de memoria para ver o pc ligou normal ele levlou a memoria junta tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu pc foi assim fui emprestar-lo para uma amigo a saida do meu estabilisador é 110v e o dele é 220 achei que ele 110 tb e Bummmmmmmmmmmmmmmmm pak pk ác a sala ficou coberta pela fumaça achei que tido tinha queimado tudo levei o o pc pra casa e a fonte dele depois que eu abri ela tinha virado petarrão conperi outra liguei o pc não mostrava nada na tela mas eu tirei um moduilo de memoria para ver o pc ligou normal ele levlou a memoria junta tambem

E aproveitando, pode aposentar o seu estabilizador e o do seu amigo também ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!