Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home com alto desempenho utilizando o HT e alta pontuação


Alrai

Posts recomendados

Vix, não sei se é isso que você precisa, mas para instalar no linux tem esse esquema aqui: http://www.nilojr.com.br/fah/instalar_fah.txt

Já atualizei para baixar a 6.34.

Não precisa do ambiente grafico para rodar, acho que isso ajuda para não consumir tanto recurso da VM, se a intenção é fazer testes de TPF.

Link só do cliente:

http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/release/FAH6.34-Linux64-SMP.exe

Nillo tava lendo esse script de instalação e vi que num trecho ele bnaixa e instala, já nesse trecho:

echo '#!/bin/sh

# start/stop/restart fah.

# Start fah:

fah_start() {

if [ -x /opt/fah/fah6 ]; then

echo "Starting FAH..."

cd /opt/fah

./fah6 -smp -bigadv &

fi

}

# Stop fah:

fah_stop() {

killall fah6

}

# Restart fah:

fah_restart() {

fah_stop

sleep 1

fah_start

}

case "$1" in

'start')

fah_start

;;

'stop')

fah_stop

;;

'restart')

fah_restart

;;

*)

echo "usage $0 start|stop|restart"

esac' > fah.sh

chmod +x fah.sh

Seria para ele rodar como serviço no Linux correto?

Seria só eu criar e adaptar esse trecho acima, salvar com o nome fah.sh e executar o passo abaixo para sempre que o SO iniciar ele rodar o cliente?

Para iniciar com o SO: $ nano /etc/rc.local inclua antes do "exit 0", caso tenha esta linha, o seguinte: # fah /opt/fah/fah.sh start &

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, o rc.local é como o "autoexec.bat" do DOS. ;-)

Ele executa o que está la dentro mesmo sem logar no sistema.

Depois que salvar como fah.sh precisa executar "chmod +x fah.sh" para tornar o arquivo do script executavel.

Dando o comando chmod +x fah.sh ele deveria criar uma executável dentro da pasta correto? Estranho que no meu ele não criou.

Não seria um mv fah.sh fah?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele proprio é o executavel.

Dê um "ls -la" e veja que um dos atributos dele é 'x', indicando que você pode executar ele.

É sim, então provavelmente vai dar certo.

Editando: mandei rodar apenas o script e foi de boa, amanhã testo reiniciando a máquina, valeu pelas dicas Nillo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai.

No DOS você cria um arquivo com extensão .bat, o SO já presume que é um arquivo de lote e vai sempre tentar executar ele,no Linux você cria um arquivo mas precisa setar o atributo dele como executavel, o comando que altera atributo é o chmod, que no DOS é o attrib, mas lá você não precisa deixar ele executavel, você faz isso definindo a extensão do arquivo, por exemplo, .bat, .com ou .exe.

No Linux qualquer nome de arquivo e extensão pode ser executado, só setar o atributo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dando o comando chmod +x fah.sh ele deveria criar uma executável dentro da pasta correto? Estranho que no meu ele não criou.

Não seria um mv fah.sh fah?

Cristiano, o chmod + x fah.sh faz com o que shell script fah rode como se fosse um executável. Para qualquer arquivo que voce aplique esse comando, o Linux vai entender que é um executável, o que nem sempre pode ser verdade, mas a regra é essa.

O comando chmod serve para alterar as permissões do arquivo. Você não conseguirá executar algum arquivo se não houver permissão nele, e nessa hora você deve alterar isso com o chmod.

RooT, pelo que me lembro o chmod é para alterar os parametros do arquivo, se ele vai ser somente leitura, escrita, executável, para mudar o usuário e grupo é o chown que o nilo fala mais abaixo.

Se bem que quando voce vai instalar o Linux em casa, voce pode usar o usuáro root e/ou dar poderes de root ao usuário comum, ou simplesmente coloca-lo como dono do arquivo e boa.

Root, permissão que você fala seria usuario e grupo?

Se for isso quem muda é o chown.

Acho igual ao Nilo. Hoje o cérebro voltou a funcionar um pouco melhor, estou me lembrando das entranhas do Linux. Saudades do Slackware :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dizia à respeito das permissões de execução, leitura e escrita. Para isso o chmod é usado, enquanto o chown muda as permissões para usuários e grupos.

Portanto primeiro é preciso usar o chown para um determinado arquivo poder ser usado por um determinado usuário num determinado grupo (caso seja necessário). Depois disso, usa-se o chmod para se definir o que se pode fazer com aquele arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, as permissões dos arquivos são divididas em 3 partes: para o usuário, para o grupo e para 'outros' . Por isso dos três grupos de 'rwx'..

O chmod modifica as permissões de acesso para o arquivo.

O chown modifica o dono do arquivo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chmod para quem quiser entender direitinho os chmod 777 da vida...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer uns testes aqui usando o VMware com essa imagem do linux do tutorial para ver se melhora o TPF das bigwu.

De cara precisei acertar o teclado abnt2.

Se mais alguem precisa resolver isso, execute:

loadkeys /usr/share/kbd/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.map.gz

O rc.local fica em /etc/rc.d/rc.local

Não tenho certeza, mas me parece ser um Slackware só com o minimo necessário para rodar o fah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal o que vocês me dizem dessa VM? O desempenho foi satisfatório? Conseguiram instalar o Samba pra poder monitorar pelo HFM de outra máquina? Quanto vocês definiram de memória RAM pra VM e quanto gasta +- rodando BIGWU? Inicialmente vou ter uma máquina com 2 Gb de RAM e vou usá-la com bigWU + GPU2, o que acham? Será que com Windows XP cru sem aplicativo nenhum com GPU2 + VM com essa imagem eu conseguiria fazer sobrar uns 1,5 GB de RAM pra VM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilo, você conseguiu monitorar essa VM pelo HFM? Não consegui fazer o samba funcionar aqui, deve ter outras firulas para mexer e fazer o sistema aceitar o compartilhamento de diretórios.

Sim, consegui.

A principio achei que o samba não estava instalado porque o smbstatus não era reconhecido, mas depois descobri que já veio instalado na imagem.

Só alterei o /etc/samba/smb.conf para o grupo padrão da rede interna, o resto da configuração veio pronta, como guest, pasta de compartilhamento,etc.

Para iniciar o serviço, caso não esteja, é só executar:

/etc/rc.d/rc.samba start.

E aí pessoal o que vocês me dizem dessa VM? O desempenho foi satisfatório? Conseguiram instalar o Samba pra poder monitorar pelo HFM de outra máquina? Quanto vocês definiram de memória RAM pra VM e quanto gasta +- rodando BIGWU? Inicialmente vou ter uma máquina com 2 Gb de RAM e vou usá-la com bigWU + GPU2, o que acham? Será que com Windows XP cru sem aplicativo nenhum com GPU2 + VM com essa imagem eu conseguiria fazer sobrar uns 1,5 GB de RAM pra VM?

Eu ainda acho que vale a pena se não precisar reiniciar a VM, que foi o maior problema meu aqui em perder wu. Existe ganho de desempenho em Linux, isso já é fato. Aqui a VM se mostrou estavel, mesmo com overclock, desde que fique 24/7.

Na imagem do tutorial já vem o samba instalado, se não está achando a maquina na rede, pode ser que não esteja iniciando automaticamente.

Sobre GPU não posso ajudar, tenho ATI e todos meus clientes são CPU. :(

Com XP acho que pode sobrar 1,5Gb pra VM, porque ele roda "bem" com 512Mb. O problema talvez seja ter um desempenho bom com "apenas" 1,5Gb de RAM para as big, rodar vai, mas tenho duvida até que ponto poderia perder rendimento e aumentar o TPF. Isso foi discutido aqui uma vez, mas a maquina na epoca tinha 1Gb de RAM e provavelmente rodava mais coisas junto com o fah, lembro que o pessoal comentou que poderia diminuir o TPF colocando mais memoria e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda acho que vale a pena se não precisar reiniciar a VM, que foi o maior problema meu aqui em perder wu. Existe ganho de desempenho em Linux, isso já é fato. Aqui a VM se mostrou estavel, mesmo com overclock, desde que fique 24/7.

Na imagem do tutorial já vem o samba instalado, se não está achando a maquina na rede, pode ser que não esteja iniciando automaticamente.

Sobre GPU não posso ajudar, tenho ATI e todos meus clientes são CPU. :(

Com XP acho que pode sobrar 1,5Gb pra VM, porque ele roda "bem" com 512Mb. O problema talvez seja ter um desempenho bom com "apenas" 1,5Gb de RAM para as big, rodar vai, mas tenho duvida até que ponto poderia perder rendimento e aumentar o TPF. Isso foi discutido aqui uma vez, mas a maquina na epoca tinha 1Gb de RAM e provavelmente rodava mais coisas junto com o fah, lembro que o pessoal comentou que poderia diminuir o TPF colocando mais memoria e tal.

Cair o rendimento com apenas 2 GB de RAM nas big's isso é fato, na minha configuração antiga eu estava desta forma, mas logo essa máquina sofre upgrade de memória, em Linux nativo com Gnome + bigWU o consumo de momória fica em torno de 2 Gb, acredito que com essa imagem o consumo beire entre 1,5~1,7 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Nilo, só depois eu vi que essa imagem já vem com o Samba instalado e configurado para compartilhar o diretório do fah.

Porém ela não está habilitada para permitir o ssh e não sei qual o comando para instalar esse pacote. Com o comando uname -a não aparece com clareza de qual distribuição se trata essa imagem, e não consigo saber qual o comando usar para instalar algum pacote. Já tentei apt-get, yum e o emerge, mas não foram aceitos. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Nilo, só depois eu vi que essa imagem já vem com o Samba instalado e configurado para compartilhar o diretório do fah.

Porém ela não está habilitada para permitir o ssh e não sei qual o comando para instalar esse pacote. Com o comando uname -a não aparece com clareza de qual distribuição se trata essa imagem, e não consigo saber qual o comando usar para instalar algum pacote. Já tentei apt-get, yum e o emerge, mas não foram aceitos. :huh:

Acho que é um Slackware mesmo, tem installpkg para instalação de pacotes.

Eu costumava usar o slapt-get, precisa instalar, nem sei se ele ainda existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, consegui.

A principio achei que o samba não estava instalado porque o smbstatus não era reconhecido, mas depois descobri que já veio instalado na imagem.

Só alterei o /etc/samba/smb.conf para o grupo padrão da rede interna, o resto da configuração veio pronta, como guest, pasta de compartilhamento,etc.

Para iniciar o serviço, caso não esteja, é só executar:

/etc/rc.d/rc.samba start.

Pergunta geek mas vamos lá. E para acessar a pasta que está compartilhada no Samba via Windows como seria? Seria algo como "\\ip da máquina\nome da pasta"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, tanto do Linux para Windows quanto do Windows para Linux, só atentando ao fato de que de Linux para Windows 7 é mais chato e restrito.

O Samba vai "fazer" sua rede Linux ser uma "rede Windows". Vai adicionar os protocolos smb ao Linux permitindo que ele acesse redes Windows e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, se path que está compartilhado for /usr/local/fah no Windows eu acessaria como //ip da maquina/fah? Aqui quando mando startar o Samba aparece o seguinte e fica nisso:

Starting Samba: /usr/sbin/smbd -D

/usr/sbin/nmbd -D

Se eu tento acessar apenas pelo ip da máquina no Windows 7 não aparece a pasta, se acesso fisicamente na máquina que está a VM através do Windows também não aparece a pasta, ou seja, se tento acessar "\\ip da máquina" tanto no Windows da própria máquina quanto de outra máquina da rede não aparece a pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edite o /etc/samba/smb.conf e coloque no mesmo grupo de sua rede windows.

workgroup = "Nomegrupo"

Não é obrigatorio isso, mas se tratando de rede windows as coisas nem sempre aparecem na hora que a gente quer, mesmo tudo configurado certo.

O acesso é esse mesmo.

//maquina/compartilhamento.

Dentro do .conf:

Maquina = Server String

compartilhamento = entre [] la no final do arquivo

Para ter certeza que o samba está rodando execute "ps -aux" e veja na relação de processos se tem "smbd".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!