Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
3 horas atrás, Frank Nero disse:

Consegui variar o shunt entre 0,1R até 100k e em nenhum o relé ativou.

Creio que o valor correto esteja entre 100R e 1k.

O correto é você medir a corrente de cada lâmpada led e fazer a conta. 

2 horas atrás, .if disse:

Que ci é aquele? Será que é dedicado? Um mc? Um lm358? Levante o circuito.. pode ser fácil.

É um CI dedicado, o U649B. Pertencem a uma linha automotiva, pois eu já vi o U690B que temporiza o limpador de para brisa. 

Tem aos montes informações sobre eles na Internet. 

2 horas atrás, .if disse:

Teorizo que a variação entre 1 e 2 lâmpadas led é pequena d+ pro shunt detetar mesmo se for maior.

Sim, é isso. Mas a tensão do comparador do CI é pouca, o shunt deve ficar com apenas 120mV.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

aos montes informações sobre eles na Internet. 

O google está me (me) fazendo graça.. clique

Mas também lááááaa na frente direcionou a este...

https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/56280/ATMEL/U643B.html

semi coerente...

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Creio que o valor correto esteja entre 100R e 1k.

Creio que menos 1R... 10R. Se tiver (duvido) teste com potenciômetro de fio

Postado
5 horas atrás, .if disse:

Na minha tá... foto amarelada.

Puts... isso é que eu chamo de variação! 1 milhão de vezes!

Que ci é aquele? Será que é dedicado? Um mc? Um lm358? Levante o circuito.. pode ser fácil.

Teorizo que a variação entre 1 e 2 lâmpadas led é pequena d+ pro shunt detetar mesmo se for maior. Pra esta façanha com leds, penso de de fato hás de se reprojetar e com pouca chance de um um simples 555 conseguir ser realimentado com a info de corrente. Talvez algo com ampop tipo lm324

"Puts... isso é que eu chamo de variação! 1 milhão de vezes!"   🤣 Verdade!   mas foram apenas uma meia dúzia de resistores que ficaram entre esse milhão. kkkk..   Montei um pisca simples com 555 que funcionou legal. O esqueminha na foto, porém ainda não sei como vou instalar na motoca, não sei se a chave de seta vai ligar o 555, se vai dar interferência quando estiver com o motor em funcionamento, sei lá....  De qualquer forma o pulo do gato será trabalhar o monitoramento da corrente. Vou dar uma estudada no lm324.

pisca ne555.jpeg

@Thiago Miotto

5 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Um resistor em série com a lâmpada led para gerar consumo igual a lâmpada normal não resolveria o problema?

Então Thiago, na verdade a ideia é derrubar o consumo. Usar um resistor com o led vai gerar corrente alta como se fosse a lâmpada halógena. No caso a corrente gerada originalmente é por volta de 1.6 amperes. A corrente com os 4 leds esta por 400m amp. quase nada né?  kkk ...   Será que um link funciona aqui para ver o pisca que fiz com 555?   

https://www.dropbox.com/s/0g7obkiesbi6r95/ne555 piscando.mp4?dl=0

6 horas atrás, .if disse:

Na minha tá... foto amarelada.

Puts... isso é que eu chamo de variação! 1 milhão de vezes!

Teorizo que a variação entre 1 e 2 lâmpadas led é pequena d+ pro shunt detetar mesmo se for maior. Pra esta façanha com leds, penso de de fato hás de se reprojetar e com pouca chance de um um simples 555 conseguir ser realimentado com a info de corrente. Talvez algo com ampop tipo lm324

"Puts... isso é que eu chamo de variação! 1 milhão de vezes!"   🤣 Verdade!   mas foram apenas uma meia dúzia de resistores que ficaram entre esse milhão. kkkk..   Montei um pisca simples com 555 que funcionou legal. O esqueminha na foto, porém ainda não sei como vou instalar na motoca, não sei se a chave de seta vai ligar o 555, se vai dar interferência quando estiver com o motor em funcionamento, sei lá....  De qualquer forma o pulo do gato será trabalhar o monitoramento da corrente. Vou dar uma estudada no lm324.

• Membro VIP
Postado

Já tinha entendido na 1ª vez pow.😑

você pode usar o lm324 como oscilador...

cir2981_0001.png

amplificador do shunt...

acWFOhY2zIbAT-m89_jiNCuibzNnS7s8PhdE_u12

comparador...

cir2929_0001.gif

cuja saída pode atuar na freq ou largura do oscilador e causar diferença no tec tec tec do relé...

...

(sem figura.. te vira)

Dá pra perceber que sobra 1?

LM324-pinout-diagram.png

Use a imaginação

• Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm Você nunca ouviu isso?  Eu também não!   kkkk....    A primeira ideia seria fazer alteração no relé original para aceitar as novas lâmpadas de led, seria não, ainda é, estou trabalhando isso. Por entusiasmo fiz um pisca com 555, já pensando na substituição do relé original caso não consiga fazer a alteração. Por fim. Essa questão do shunt me foi apresentado aqui nesse forum. Eu não tinha ideia da sua função. Agora te pergunto. Como montar um pisca para led que se comporte igual ao pisca original de lâmpada halógena?  Só não vale falar igual um amigo. "eu te ensino fazer um por R$50,00 no mercado livre"   🤣🤣🤣

@.if Grato pela dica.    Uma figurinha só?   kkkk ...   Valeu!!!

9 minutos atrás, .if disse:

cir2981_0001.png

amplificador do shunt...

comparador...

cir2929_0001.gif

cuja saída pode atuar na freq ou largura do oscilador e causar diferença no tec tec tec do relé...

...

(sem figura.. te vira)

LM324-pinout-diagram.png

Use a imaginação

😉😉😉

• Membro VIP
Postado

Eu já ia perguntar por que você quer piscar os LEDs. Inferia que são para a  iluminação frontal.

Resolvi reler as mensagens de 10 anos atras...

Em 12/04/2010 às 19:14, nelsonxp disse:

lâmpadas de led automotiva para usar no lugar das incandecentes, comprei 4 para usar nas setas

as lâmpadas piscam muito rápido

o rele do pisca

dentro havia um CI não me lembro o tipo, também havia resistores e um capacitor eletrolítico

Em 18/04/2010 às 11:37, nelsonxp disse:

ouvi falar em reles eletrônicos, nesse caso seria esse rele?

Em 18/04/2010 às 20:47, cabteixeira disse:

Por que não aproveita somente a base do relé (arrume um relé queimado numa oficina mecânica qualquer para aproveitar a base com os contatos) e monta um circuito com um 555?

Em 20/04/2010 às 08:56, henryfabricio disse:

Ele tem um shunt (RS) que faz a medição da corrente. O RS mede a corrente consumida pelas lâmpadas, caso seja baixa, ele pisca mais rápido para mostrar ao motorista que está com problema. R1 e C1 determinam a frequência de oscilação.

Tá explicado!

Ponto inicial da discussão atual:

@Frank Nero

As palavras "shunt" e "555" estão na mesma conversa (acima), mas nunca quis significar que o shunt seria implementado pelo CI 555.

Eis a melhor explicação que conheço sobre o que é  resistor shunt:

3 horas atrás, Frank Nero disse:

Como montar um pisca para led que se comporte igual ao pisca original de lâmpada halógena?

Só não vale falar igual um amigo. "eu te ensino fazer um por R$50,00 no mercado livre"

Pode aparecer alguém para lhe fazer essa "doação", mas o fórum é em primeiro lugar para geração de conhecimentos e troca de dicas; não é uma loja, nem muito menos do "tudo grátis".

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
Em 12/12/2020 às 18:38, Frank Nero disse:

Relé frente.jpeg

Relé verso.jpeg

Estas fotos estão excelentes!

Minha sugestão é levantarmos o esquemático, para o estudo continuar com rédeas.

De outro modo fica muito pelo acreditar na instrução alheia. Executar passos não necessariamente é adquirir conhecimento.

Objetivos:

– Clarificar os parâmetros de entrada e saída do módulo

– Entender suas variáveis internas

Por fim,

Projetar outra caixa-preta equivalente, ou partes substitutas

• Curtir 1
Postado

@Eder Neumann Grato pela dica, porém o maior motivo de fazer alteração no original ou construir um, é o fato de ter comprado dois relés especifico para leds e os dois não funcionaram. Um ficou piscando rápido e o outro nem ligou, inclusive um deles é dessa mesma marca da sua sugestão. Veja ele na imagem. Já consegui os componentes para fazer o laboratório nesse fim de semana, vamos a brincadeira. kkkk.... 

Em 14/12/2020 às 16:51, .if disse:

cir2981_0001.png

amplificador do shunt...

comparador...

cir2929_0001.gif

...

(sem figura.. te vira)

LM324-pinout-diagram.png

Use a imaginação

😉😉😉

Rele DNI.jpeg

• 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal, como estão todos?

Espero que tudo bem!

A priori desejo um 2021 com muita saúde para todos.

Voltando aqui para informar que consegui fazer o relé pisca original funcionar com as lâmpadas led.

Seguindo com a ideia do nosso amigo @alexandre.mbm, fiz o levantamento do circuito elétrico da moto para entender como a bagaça funciona em modo original e assim fazer as modificações no relé de modo a trabalhar com os leds. 

Fiz varias alterações.

Dos componentes originais não foram alterados um resistor, o relé, o ci e o resistor shunt, todos os outros foram substituídos. Agora esse tal do shunt não teve negociação com ele, nem a matemática resolveu kkk...  A matemática pediu um resistor de 0,135R, na verdade nem sei exatamente se consegui chegar nesse valor, tendo em vista meu multímetro não ter precisão, porém utilizei um trimpot de 1k junto com vaaaaaaaarios resistores 1R em associação paralelo, em fim... Não consegui fazer o relé piscar mais rápido na queda de corrente por queima de um led conforme ocorre com as lâmpadas halógena. Acredito que pelo fato dos piscas ficarem mais a vista dos olhos em comparação a um carro, não penso ser critico essa situação, e muito fácil visualiza-los, então vai ficar assim mesmo que já esta muiiiito bom! Não gastei nada nada $$$, pois catei minhas sucatinhas salvadoras da pátria. kkkkk.....

Aqui é a lista dos componentes utilizados nessa alteração do relé.

R1 = 5K
R2 = 470R - Não alterado
R3 = 10K
R4 = 180R
R5 = 680R - Acrescentado 
Led 3mm 2v - Acrescentado
C1 = 220uF/25V
WL Shunt = 0,03R - Não alterado

Tem umas imagens em anexo e um videozinho também.

Quero agradecer as dicas e sugestões postadas aqui, foram de grande validade.

Abraços.  

Relé original Mirage250 alterado para lâmpadas LED

Relé esquema elétrico.jpeg

Relé frente2.jpeg

Relé verso2.jpeg

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...