Ir ao conteúdo

Overclock em Plataforma LGA 1156 - Informações Gerais

J.Junior2

Posts recomendados

Postado

Comprei também o TX3 faz 2 semanas e hoje ele chegou em minhas mãos. Também comprei pelo mesmo motivo citado pelo colega J.Junior2: servir de quebra galho até que eu tenha a oportunidade de comprar o Corsair H50.

Estou esperando o termômetro do meu relógio estabilizar (ele será responsável pela medição da temperatura ambiente, variável esta que influencia diretamente nos resultados obtidos) para começar as benditas medições e, assim que possível, postarei (provavelmente hoje).

Relatando as primeiras impressões que tive dele, ele aparenta ser um cooler bem modesto (pequeno em altura e leve, pesando menos de 500g) se comparado com outros modelos tipo Torre. Não sei se ele vai ter condições de suportar o Core i5 750/i7 860 a 4GHz, ainda mais com vcore superior a 1.3V; sem falar que não só o vcore necessitará de ajustes como também outras tensões da placa-mãe, para assim poder estabilizar a CPU nessa altíssima frequência de trabalho.

Falouws :cool:

Postado
tem um teste do h50 no overclock3d. pra mim não vale a pena um water cooler(quer dizer, não neste). no teste a temp passou de 74 com um i7 OC...o prima boos ii é mais interessante pra over. pelo menos acredito nisso.

http://www.overclock3d.net/reviews/cases_cooling/corsair_h50_review/4

mas os 1156 tambem sao um pouco mais frios q os 1366.

A questão é que os coolers de alta potência são bem pesados e difíceis de limpar (a maioria tem formato Torre, com aletas bem finas e distância mínima entre elas) e poeira é o que não falta aqui...

Para mim, ainda vale à pena o H50 pelo simples motivo de eu não querer levar meu i5 a 4GHz e mantê-lo em uso contínuo nessa frequência. O overclock que queria eu já fiz (3.2GHz 1.04V), o que eu quero é reduzir a temperatura e o ruído gerado por esse cooler BOX, mas quero deixar folgas para poder realizar testes de performance futuros (aumentar a frequência de trabalho apenas para benchmarks).

A vantagem do H50 é que ele é leve se comparado com outros coolers a ar presentes no mercado, não é tão difícil de instalar, não necessita de manutenção posterior como ocorre nos WC tradicionais e sem falar que ele quase não gera ruído, mesmo com a bomba funcionando a 100%. Ele não é um WC de alta performance e sim uma opção de baixo custo para competir com os coolers de alta performance presentes no mercado. Mesmo existindo coolers a ar (como o D14 da Noctua) que o superam em performance, eu ainda o vejo como excelente opção de compra, mas não aqui, já que seu preço é bastante proibitivo.

Tem um vídeo no site da Corsair que mostra a comparação entre o Corsair H50 e outro cooler a ar de alto desempenho. Fora usadas duas máquinas idênticas, variando apenas o cooler, e o H50 segurou a pressão muito melhor que o cooler a ar em questão. Só não posto o link do vídeo aqui porque o fórum está meio bugado para postagem de vídeos do Youtube.

Estou realizando os testes de estresse usando o OCCT, primeiro com o cooler BOX, em seguida com o TX3 e em breve postarei os resultados :)

Postado

Nesse seu HAF realmente não vai ter problema botar o H50, mas em gabinetes modestos como o meu, que só tem uma saída de ar de 120mm na traseira e uma de 80mm superior (Que está tampada pela fonte) é um problemão manter a circulação do ar de maneira aceitável, afinal o PC não é feito só de CPU.

A bomba do H50 usa que conector? 3-pin, Molex ou 4-Pin?

Postado

Bem, enfim terminei a instalação do Hyper TX3. Mesmo sendo pequeno, a instalação dele é um pouquinho trabalhosa, apesar de fácil execução, semelhante ao do cooler BOX (com exceção da instalação da fan, pois QUEM NESSE MUNDO INVENTOU UM SISTEMA DE INSTALAÇÃO TÃO TOSCO COMO ESSE DE PRESILHAS?! ELE DEVIA LEVAR UMA PORRADA GIGANTE NA CARA, PRA NÃO DIZER COISA PIOR!!! :muro::tantan::priv: Essa PORCARIA simplesmente não prende bem o a fan ao dissipador de calor; é como se as presilhas apenas "sustentassem" o cooler ali... Qualquer movimento ou impacto brusco no gabinete e você corre o risco de ter que abri-lo para reinstalar a fan. O pior de tudo é que o manual TOSCO não ajuda em nada: não diz qual o procedimento de instalação e as figuras ilustrativas são pequenas demais, não dando para entender exatamente o que ele quer que a gente faça. Nesse aspecto, esse cooler tem um tremendo ponto negativo!)

Outra coisa que não gostei nesse cooler foi o fato da base do mesmo não ser totalmente lisa... Existem ranhuras bem "profundas" entre os heatpipes e a base de alumínio e isso faz com que seja necessário a aplicação de uma maior quantidade de pasta térmica para poder preencher estes buracos. Tive certo trabalho para preenchê-los usando a AS5, pois a mesma é uma pasta bem consistente, o que dificulta o espalhamento dela sobre qualquer superfície. A CM bem que poderia ter realizado uma melhor usinagem nesse cooler, mas acredito que isso elevaria ainda mais o seu custo que, cá entre nós, é bastante insignificante, pelo menos nos EUA (cerca de US$ 20)

Enfim depois do desabafo vamos aos resultados, primeiramente obtidos com o Cooler BOX tosco + pasta térmica AS5:

Temperatura ambiente: 30ºC

LinX em Idle:

linxemidlecoolerboxcore.th.png

Agora o LinX a todo vapor:

linxfullloadcoolerboxco.th.png

Veja que a temperatura atingiu patamares bastante absurdos (teve uma época que meu i5 750 atingiu 80ºC! :ahh:) e isso considerando a realização de um undervolt extremo...

Para provar como o LinX realmente estressa essa CPU, fiz o mesmo teste agora usando o Prime 95 (como as temperaturas em idle são as mesmas, só tive o trabalho de tirar apenas uma imagem).

Prime 95 a todo vapor:

prime95fullloadcoolerbo.th.png

Nesse caso, houve uma redução notável de 7ºC em comparação com o teste realizado pelo LinX. Não é à toa que esse programa é conhecido como "virus térmico"...

Agora, vem a melhor parte: segue abaixo a screen retirada do teste feito com o Hyper TX3 + AS5 a todo vapor e em idle (o LinX mostra a temperatura máxima que a CPU atingiu e o OSD do Everest mostra a temperatura em idle, que variou entre 38-39ºC)

LinX a todo vapor com Hyper TX3:

linxfullloadcoolerhyper.th.png

INCRÍVEL! A temperatura em full caiu de 78ºC para 57ºC, uma diferença de 21ºC, que é extremamente absurda, ainda mais considerando o preço desse cooler!! :wacko: A redução da temperatura em idle não foi tão espantosa, mas chegou a quase 10ºC, o que também é bem vindo, ainda mais considerando que a temperatura ficou abaixo do patamar dos 40ºC. A redução da temperatura do chipset também foi considerável em full load: caiu de 56ºC para 42ºC (a temperatura existente na screen foi a temperatura registrada após a execução do teste, mas lembro bem que na hora em que o LinX estava rodando, a placa-mãe havia atingido os 42ºC que supracitei).

Bem, colocando os pontos negativos desse cooler de lado, estou extremamente satisfeito com o resultado obtido (não é todo dia que se consegue uma redução de 21ºC usando um cooler que custou R$ 70). Foi muito bom ter me livrado desse cooler BOX tosco e pode ter certeza que, daqui pra frente, NUNCA MAIS eu vou usar esse tipo de LIXO para refrigerar qualquer CPU futura...

Já que agora troquei de cooler, posso dá uma acelerada mais pesada no meu i5. Quando tiver mais tempo, postarei outros resultados, provavelmente entre 3.4 e 3.6GHz. Se der pra colocar mais, melhor ainda!

Quanto ao Corsair H50 viniketto, eu acredito que a bomba use sim uma conexão 4 pinos PWM. Não sei te confirmar a fan do radiador, mas eu também acredito que ela siga o mesmo padrão de conexão da bomba.

Postado

_EagleMan_ você testou essa tensão (3.2ghz) e clock (1.04v) no linx pra confirmar a instabilidade?

Na minha opinião esse é o melhor programa de stress test pra CPU que tem, passando nele passa em qualquer outro teste.

Pergunto isso por que o meu i5 sempre da erro no linx quando tento stressar com menos de 1.1v @ 3.2ghz. Eu sei que tensão de CPU é loteria mas achei o seu muito baixo, deve fazer 4ghz com 1.2v se brincar hehehe

edit: acabei de ver nas SS's que o Linx ta acusando erro nos testes. Talvez a tensão que você esteja usando não seja suficiente. Tente fazer alguns ajustes nas voltagens para descobrir onde está o erro.

Falou!!!

Postado
_EagleMan_ você testou essa tensão (3.2ghz) e clock (1.04v) no linx pra confirmar a instabilidade?

Na minha opinião esse é o melhor programa de stress test pra CPU que tem, passando nele passa em qualquer outro teste.

Pergunto isso por que o meu i5 sempre da erro no linx quando tento stressar com menos de 1.1v @ 3.2ghz. Eu sei que tensão de CPU é loteria mas achei o seu muito baixo, deve fazer 4ghz com 1.2v se brincar hehehe

Sim, testei. Faz uns meses, mas quando testei o LinX pela primeira vez, ele passou pelo teste de estabilidade com aquela tensão (1.04V chegando a 1.048V), como pode ser vista na imagem abaixo:

linx.png

Os testes de estabilidade que fiz logo acima deram erro, mas não sei o motivo aparente. Talvez seja o Windows bichado, sei lá, mas assim que tiver mais saco, vou formatar, colocar tudo do zero e refazer os testes novamente.

Bem, eu sei que ele chega a 3.7GHz com 1.25V, mas isso setado automaticamente pela própria BIOS via Auto Tuning. Na época, tive que tirar pois ainda estava usando o cooler BOX tosco, o que inviabilizou o over devido às altas temperaturas.

Postado

Meu Hyper TX3 chegou ontem! Já instalei e fiz alguns testes básicos. Amanhã vou fazer um teste pesado aqui ainda mais que além do TX3, A pasta térmica MX3 chegou assim como o segundo cooler de 92mm Evercool que comprei para ajudar a resfriar o "bixo"!!!

Em Idle que costumava ficar sempre acima de 40º, caiu para casa dos 34º!

Acho que foi uma boa compra o TX3 mas vou afirmar isto após realizar os testes!

É bom que também veremos o comportamento do TX3 entre o i5 750 e o i7 860!!!

Aqui, 10 minutos de Prime95 a temperatura máxima foi de 67º contra os 87º com cooler box com o mesmo teste e tempo! Redução de 20º em Full load e 6º em Idle.

Postado

Aqui, 10 minutos de Prime95 a temperatura máxima foi de 67º contra os 87º com cooler box com o mesmo teste e tempo! Redução de 20º em Full load e 6º em Idle.

mas isso foi com Overclock ou normal? porque aqui em stock com o cooler box a temperatura em fullload com o prime 95 fica em 67ºC.

Postado
mas isso foi com Overclock ou normal? porque aqui em stock com o cooler box a temperatura em fullload com o prime 95 fica em 67ºC.

Isso normal (stok). Conforme na primeira página, meu i7 stok com cooler box e prime95 em 10 minutos, a temperatura chegou a quase 90º conforme postei lá no primeiro post que estou atualizando conforme faço os testes!

Postado
Isso normal (stok). Conforme na primeira página, meu i7 stok com cooler box e prime95 em 10 minutos, a temperatura chegou a quase 90º conforme postei lá no primeiro post que estou atualizando conforme faço os testes!

mesmo sendo o cooler box a temperatura está absurdamente alta! sera q você foi premiado com um box defeituoso?

Postado
mesmo sendo o cooler box a temperatura está absurdamente alta! sera q você foi premiado com um box defeituoso?

Acredito que não, mas se for pensar por essa lógica, até eu fui "premiado" também com um BOX defeituoso...

Eu lembro bem que, em stock, meu i5 atingia 74ºC no Prime95 e, quando realizei o overclock com undervolt, a temperatura máxima no mesmo teste atingia 68ºC. Graças à redução do vcore, pude reduzir a temperatura máxima consideravelmente.

É fato que o cooler BOX do Core i5 750 é uma PORCARIA (é semelhante ao usado em Celerons e Pentiums Dual Core) e que o mesmo não é capaz de refrigerar adequadamente, mesmo a CPU estando em stock. A diferença de temperatura que eu e o J.Junior2 conseguimos (ele principalmente) se deve a 4 fatores básicos: temperatura ambiente, encaixe adequado do cooler BOX, tipo de pasta térmica utilizada e limpeza do cooler. Todos estes fatores podem interferir negativamente na temperatura da CPU.

Moro numa cidade extremamente quente e poeira é o que não falta aqui... Mesmo com undervolt agressivo, meu i5 atingiu picos de 82ºC num teste que executei no OCCT há algumas semanas atrás. Isso só mostra o quanto tosco é o cooler BOX e como este fatores supracitados agem com ferocidade sobre os resultados obtidos. Quem puder trocar de cooler, faça o quanto antes. O i5 750 ou o i7 860 são CPUs caríssimas e nenhuma merece receber uma refrigeração vagabunda como essa entregue pelo cooler BOX que a Intel teve a "brilhante" ideia de incluir junto com o mesmo... :bravo:

Postado

Realmente _EagleMan_, o cooler box dos Core i5 e i7 plataforma 1156 é uma porcaria (isso eu já sabia quando vi que o mesmo é igual a um cooler box de um Pentium Dual Core tento apenas uma pequena base de cobre!

O cooler box do meu processador foi instalado com a pasta térmica que vem pré aplicada no próprio cooler. Foi bem instalado pois o serviço foi feito por mim mesmo e sei que ficou perfeito!

Aqui em minha cidade a temperatura ambiente também é bem alta e com certeza isso favorece para altas temperaturas.

Com o i7 860 Stock em Idle e cooler box, a temperatura fica na casa dos 43º. Em Full load (10 min. de Prime95) chegou a 87º.

Com o i7 860 Stock com Cooler Master TX3 em Idle, a temperatura atinge máxima de 37º. Em Full Load (10 min. de Prime95) chegou a 67º.

Agora vou instalar o segundo cooler no dissipador e colocar a pasta MX3 para realização dos testes de temperatura Stock e em Oveclock e logo postarei aqui (amanhã faço os testes).

--------------------------------------------------

Apliquei a pasta térmica EverCool MX3 e coloquei uma segunda fan no Cooler Master TX3 e obtive os seguintes resultados:

Com o i7 860 Stock com Cooler Master TX3 em Idle, a temperatura atinge máxima de 34º. Em Full Load (10 min. de Prime95) chegou a 65º.

Resumindo, após a aplicação da pasta e adição de mais um exaustor no cooler de 92mm, a temperatura em Idle baixou 3º e a máxima em Full Load baixou 2º usando os mesmos critérios anteriores de medida e temperatura ambiente igual.

Achei que a pasta térmica MX3 e mais um exaustor no cooler ajudariam a baixar bastante a temperarura mas não foi o que identifiquei!

Baixou pouco sem overclock mas vou fazer o over e postar os resultados!

• 3 semanas depois...
Postado

Depois de vários testes, consegui um overclock estável de 4.00GHz com o i7 860 com temperatura máxima em Full Load de 76º!

Logo postarei os dados deste over!

Postado
Depois de vários testes, consegui um overclock estável de 4.00GHz com o i7 860 com temperatura máxima em Full Load de 76º!

Logo postarei os dados deste over!

Fiz over automático usando a ferramenta de overclock da própria BIOS e consegui 3705MHz (195x19), com vcore a 1.288V, chegando a 1.298V no stress feito pelo LinX (restante das voltagens mantive os valores padrão). Não cheguei a deixar por muito tempo, mas a temperatura atingiu facilmente os 81ºC... Você por acaso fez o teste com o LinX ou com o Prime95? Usou as 8 threads?

Fica meio difícil de acreditar que um i7 860 possa atingir 4GHz e manter a temperatura máxima a 76ºC usando o LinX 64bit com 8 threads e sendo refrigerado pelo Hyper TX3. Ele é um cooler bom, de fato, mas nada comparado aos TOP de linha existentes no mercado (vide seu preço, construção...) e, na minha concepção, ele não foi feito para segurar uma CPU desse nível a 4GHz mantendo o nível adequado de temperatura...

No caso do meu teste, ele foi feito com apenas 1 fan, mas como você mesmo percebeu, a troca da pasta térmica que acompanha o cooler por um modelo mais eficiente e a adição de uma nova fan não influenciaram muita coisa na temperatura final.

Se você não fez os testes com o LinX, sugiro que faça. Só ele é capaz de estressar o seu i7 ao limite máximo. Garanto que a temperatura máxima será bem superior a esse valor.

• Membro VIP
Postado

Esse i7-860 do J.Junior2 deve ser peça-rara... Eu peno com o meu i7-920 acima de 4GHz usando watercooler com água gelada... Bate facilmente 85ºC no Everest...

Acho que vou trocar esse meu processador. Creio que essa peça não é das melhores.

Postado
Esse i7-860 do J.Junior2 deve ser peça-rara... Eu peno com o meu i7-920 acima de 4GHz usando watercooler com água gelada... Bate facilmente 85ºC no Everest...

Acho que vou trocar esse meu processador. Creio que essa peça não é das melhores.

Bem, ai vai depender de quanto de vcore ele utilizou para estabilizar o i7 dele a 4GHz. Em todo caso, refiz meus testes agora com meu i5 a 3.8GHz (190x20) e vcore a 1.264V (testei com 1.25V, mas logo com 1min e pouco de teste o LinX apresentou erro :( ). Segue abaixo as screens do teste:

linxfullloadcoolerhyper.png

Essa daí é pra mostrar a temperatura máxima, que atingiu 80ºC, mas ficou oscilando entre 79-80ºC (o LinX da screen mostra temp máxima de 81ºC, mas ela foi conseguida quando o cooler ainda não estava girando em sua rotação máxima). Abaixo segue a scree confirmando a finalização bem sucedida do teste de estresse do LinX:

linxfullloadcoolerhyper.png

Pela screen percebe-se que a CPU atingiu output de 52,6565 GFlops (o valor máximo que tinha conseguido quando minha CPU estava a 3.2GHz foi 45 e uns quebrados GFlops, ou seja, obtive um aumento de mais de 7 GFlops com o aumento de 600MHz na frequência em comparação com o overclock anterior). No SuperPI MOD consegui 11,028 seg. (com 3.2GHz, senão me falhe à memória, eu fazia algo entre 12-13 seg.) e no wPrime v2.03, meu i5 atingiu 10,158 seg. no teste de 32MB. Acabei esquecendo de tirar print quando realizei o teste e sem querer fechei o programa :( Tentei refazer a façanha, mas o mínimo que consegui até agora foi 10,183 seg :(

Tentarei refazer os testes com um vcore menor, afim de tentar reduzir um pouco a temperatura máxima atingida e o consumo de energia que, de acordo com o eXtreme Power Supply Calculator, atingiu 128W! :ahh: Com certeza não deixarei meu i5 funcionando desse jeito atingindo picos de 80ºC, mas fazendo um comparativo rápido com a minha situação anterior (quando usava cooler BOX), elevei a frequência do 750 de 3.2GHz para 3.8GHz e o vcore de 1.04V para 1.264V (incremento de 0,224V) e isso fez com que o TDP do i5 subisse 55W (de 73 para 128W, conforme o eXtreme), mas mesmo assim a temperatura máxima atingida ficou no mesmo patamar conseguido quando eu utilizava o cooler BOX... Isso só mostra mais uma vez o quanto o Cooler BOX que acompanha os Lynnfield são extremamente toscos e ineficientes...

EDIT: ah sim, esqueci de informar a temperatura ambiente, que ficou na casa dos 29,6ºC. Reduzi um pouco a latência das memórias (antes estavam a 9-9-9-24, reduzi para 9-8-8-20) e consegui um resultado mais promissor no wPrime, conforme a screen abaixo:

wprime32mbcorei575038gh.png

Havia conseguido outro resultado um pouco inferior a esse e acabei postando-o na listagem do wPrime. O anterior que foi melhor, apesar de não ter postado, não esqueci de tirar a screen hehe ^_^

EDIT2: reduzi mais um pouco o vcore (de 1.264V para 1.248V, redução de 0,016V) e ao tentar realizar o primeiro teste com o LinX, o mesmo apresentou erro... Não desisti, tentei refazê-lo logo em seguida e obtive sucesso no mesmo, com temperatura máxima variando entre 76-77ºC (redução de 2-3ºC em relação ao teste com 1.264V; temperatura ambiente a 28,6ºC). Consegui também um novo recorde no GFlops gerados: 53,0893. Também consegui uma redução no tempo do SuperPI, que caiu para 10,965 seg. Acredito que estas melhorias nos resultados incluindo o do próprio wPrime se devem à redução da latência das memórias, como havia citado anteriormente. Provavelmente esse vcore é o mínimo necessário para fazer meu i5 funcionar estavelmente a 3.8GHz, mas depois tentarei reduzi-lo um pouco mais. Só não faço agora pois passei o dia fazendo estes testes e agora quero jogar meu MW2 em paz ^_^. Tirei screen desse teste também, mas o Imageshack por algum motivo não está aceitando meu upload. Assim que isso se resolver, postarei a screen aqui.

Postado

Pessoal, falha minha ao testar com o Prime "stressando" somente 2 núcleos e não ter informado (versão antiga do Prime que sempre uso antes de "stressar" os 8 threads).

Segue uma imagem das temps com o processador em Idle em 4.00GHz:

overclockstock.jpg

A temperatura em Stock beira os 40º com vcore em 1.24375v (no setup pois o CPUz identifica menos).

Desativei todos os recursos de economia de energia e o Turbo Boost.

Porém, estou tendo problemas para estabilizar o over usando o Prime x64 "stressando" os 8 threads pois em menos de 1 minuto dá erro em algum thread e o programa interrompe o teste daquele thread.

Subi o vcore até 1.26250v e ainda não estabilizei. A tensão do QPI está em 1.17v.

Vou tentar subir aos poucos o vcore até descobrir qual a voltágem que estabiliza e assim fazei o teste torturando os 8 threads e postarei as temperaturas!

Subi o vcore para 1.28750v mas ainda não ficou 100% no teste do Prime x64 Full Load pois ainda apresentaram erros em dois Threads.

A temperatura máxima atingida durante 1 minuto de teste foi de 86º usando o vcore informado acima!

Qual é um vcore máximo que posso colocar para estabilizar os 4.00GHz sem "fritar" o meu processador!

Não achei "ruim" esta temperatura de 86º com o i7 860 @ 4.00GHz visto que com o cooler box em stock e Full Load a temperatura foi de 87º.

Ribeiro, qual o vcore que você usa para segurar o seu i7 nos 4.00GHz???

Segue teste feito com o wPrime 2.0:

wprime.jpg

Postado
[...]Subi o vcore para 1.28750v mas ainda não ficou 100% no teste do Prime x64 Full Load pois ainda apresentaram erros em dois Threads.

A temperatura máxima atingida durante 1 minuto de teste foi de 86º usando o vcore informado acima!

Qual é um vcore máximo que posso colocar para estabilizar os 4.00GHz sem "fritar" o meu processador!

Não achei "ruim" esta temperatura de 86º com o i7 860 @ 4.00GHz visto que com o cooler box em stock e Full Load a temperatura foi de 87º.

Segue teste feito com o wPrime 2.0:

wprime.jpg

Bem, eu tentei colocar meu i5 em 4GHz, mas também não consegui estabilidade... Sabia que com 1.246V ele não iria se comportar adequadamente, então subi para 1.28V. Poucos segundos depois de ter iniciado o teste do LinX, o PC reiniciou devido a uma tela azul. Tentei por 1.296V, mas a mesma coisa se repetiu :( Acredito que deva ser outra tensão que necessito alterar para estabilizar o i5, pois acredito que o BCLK muito alto (200MHz) está causando essa instabilidade. O problema agora é saber o que alterar e até que valor é considerado seguro (mesmo a minha mobo separando os valores por cores, eu ainda fico receoso de setar um valor amarelo, por exemplo, que é considerado não perigoso, mas digno de atenção).

Quanto à temperatura, comparada ao do cooler BOX, realmente está muito boa, mas ainda muito alta para o funcionamento diário. Uma temperatura dessas com certeza vai comprometer a vida útil, tanto do i7 quanto do i5. É por isso que não quero arriscar chegar aos 4GHz, pois se nem com 3.8GHz esse cooler aguenta direito, imagina com 4GHz... :(

Falando do vcore, eu não sei exatamente a tensão limite para ser usado com os Lynnfield (eu já vi reviews que chegaram nos 4GHz e ultrapassam, mas para isso usaram 1.40V ou mais para estabilizar a CPU), mas de uma coisa eu sei: passar de 1.304V eu não vou -_- Vai ser o último teste que ainda tentarei fazer. Se não rolar, vou guardar os 4GHz para o Corsair H50 pois eu sei que esse sim dá conta do recado.

J.Junior2, não dá para comparar Bloomfield com Lynnfield no campo das voltagens... As arquiteturas, apesar de parecidas, tem diferenças significativas e isso influencia diretamente em qual valor de vcore usar e na capacidade real de overclock de ambas as plataformas. Um valor de tensão que é bom para ser usado no i7 920 para estabilizá-lo a 4GHz provavelmente não será um valor ótimo para se fazer o mesmo com um i7 8xx ou com o i5 750.

Resultado bom esse seu do wPrime. Eu não cheguei a realizar o teste com o i5 a 4GHz, mas fiz o Super Pi por ser mais simples e menos exigente. Nele, fiz 10,500 seg depois de algumas tentativas. Esses seus 7 segundos se devem basicamente à maior quantidade de threads que o i7 pode processar, ou seja, o HT nesse caso ajudou na sua boa pontuação :)

• Membro VIP
Postado

Não me lembro ao certo amigo Jr... Faz dias que fiz os testes.

Estou com o meu sistema i7 desligado e a minha bancada principal, onde ligo o i7, está sendo usada por uma AN7. Estou fazendo over em Soquet462, Duron, Sempron, Athlon e Athlon xp hehe.

Eu vou trocar meu processador para ver se pego um que esquente menos que o atual, até a etiqueta de garantia (que eu tinha retirado) eu já colei de volta no CPU para RMA.

Sei que em 4GHz, com os 4 núcleos ativos, meu Watercooler (usando fluido à 0ºC ou menos) que é capaz de segurar 200W de dissipação, não da conta de segurar o processador abaixo de 80ºC.

Depois do dia 20 eu vou trocar o CPU e ai sim refaço os testes e posto aqui.

Abraços.

Postado

beleza então Ribeiro!!! Estarei no aguardo dos testes! Vou subir um pouco mais o vcore para estabilizar o over em 4.00GHz e ver se a temperatura não passa dos 90º em Full Load de uns 20 minutos. Pois se eu conseguir esta proesa, vou deixar o processador à 4.00GHz direto até por que o cooler box não segura o i7 860 muito menos dos 90º em full load por 20 minutos.

_EagleMan_, também penso como você quanto ao vcore muito alto! Realmente não tem como comparar as plataformas mas serve somente para se ter uma ideia!

Ainda mais que a proesa de colocar um i5/i7 @ 3.80/4.00GHz não é para qualquer um!

Quando eu fiz over em um Pentium Dual core, passei ele de 2.00 para 3.60Ghz totalmente estável. O bom é que muitos possuem este processador e foram muitas experiências trocadas. Nós com os i5 750 e i7 860 temos maiores dificuldades de trocarmos experiências pois são poucas as pessoas que possuem este tipo de processador/arquitetura.

Seremos os pioneiros!!!

Postado

olá a todos... faz tempo que era pra mim vir aqui tb ajudar o tópico.. mas estou meio sem tempo!!! :>

possuo um core i5 750, e tinha uma GTX 260 e deixava o CPU e stok, com o cooler box em full o CPU não chegava em 45 graus e núcleos ficavam entre 48 ~ 54..

mas comprei uma GTX 470 e o gargalo foi grande. kkkkk me obrigando a fazer o over..

primeiramente só para fazer um teste rápido coloquei o bixão a 3.5 mole mole com vcore em alto e o turbo ON ... em 5 minutos de stress pronto, CPU EM 50 graus, e núcleos todos em torno de 80~89..

kkk... parei imediatamente... baxei para 3.2 e fiz o undervolt, turbo OFF com vcore em 1.0V .. nossa para minha alegria consegui temperaturas do CPU em 35 e cores estressando em torno de 55~60.. estou no trabalho agora... estou usando o cooler box e mais um cooler do lado que fiz a famosa gambiarra enquanto não tenho $$$ pra comprar um prima boss.. rsrsrs... porque a GTX me tirou td.. kkk.. assim que puder posto mais detalhes, abraços!!

Postado
olá a todos... faz tempo que era pra mim vir aqui tb ajudar o tópico.. mas estou meio sem tempo!!! :>

possuo um core i5 750, e tinha uma GTX 260 e deixava o CPU e stok, com o cooler box em full o CPU não chegava em 45 graus e núcleos ficavam entre 48 ~ 54..

mas comprei uma GTX 470 e o gargalo foi grande. kkkkk me obrigando a fazer o over..

primeiramente só para fazer um teste rápido coloquei o bixão a 3.5 mole mole com vcore em alto e o turbo ON ... em 5 minutos de stress pronto, CPU EM 50 graus, e núcleos todos em torno de 80~89..

kkk... parei imediatamente... baxei para 3.2 e fiz o undervolt, turbo OFF com vcore em 1.0V .. nossa para minha alegria consegui temperaturas do CPU em 35 e cores estressando em torno de 55~60.. estou no trabalho agora... estou usando o cooler box e mais um cooler do lado que fiz a famosa gambiarra enquanto não tenho $$$ pra comprar um prima boss.. rsrsrs... porque a GTX me tirou td.. kkk.. assim que puder posto mais detalhes, abraços!!

Isso só prova o quanto a temperatura ambiente pode interferir diretamente na temperatura da CPU.

Poxa, 3.2GHz com 1.0V? Fez o teste do LinX para confirmar estabilidade rock solid nessa tensão? É possível que seu i5 funcione nesse estado, já que cada exemplar possui seu potencial de over e underclock distintos, mas para mim 1V é meio baixo para estabilizar o i5. E outra: o i5 deu gargalo na GTX 470? :huh: Gargalo em que sentido? Apesar do clock dele ser meio "baixo", seu desempenho é excepcional e capaz de rodar qualquer coisa, até mesmo uma configuração SLI/Crossfire (depende das placas também, claro). Não há motivos para realizar overclock nessa CPU, a não ser que você tenha memórias DDR-1600 e deseje que elas funcionem em sua frequência original. No mais, o i5 em stock irá satisfazer qualquer necessidade de performance.

Falows :cool:

Postado

deu cara, pra você ter uma ideia, no crysis estava com muito lag, caia bruscamente os frames , como o GTA IV nem se fala, caiu os incriveis 7 frames, e lag, lag muio lag, metro 2033 td ficou ruim, testando com a GTX 260 junto o CPU em stok ia de boa, já em 3.5 rodou filé, mas como esquentou de mais, baxei para 3.2, hj vou ver se deixo de novo o vcore mais baixo porque estava em AUTO, e setei memoria em 1228...

deixei o orthos por 2 horas porque isso eu fiz ontem 11 da noite!!! FDS que eu vou arrebentar mesmo!!! e fiz td o teste de estabilidade do everest...

você podia então me indicar outros programas para fazer o teste????? o que esse LinX faz??

eu deixei o pc ligado ontem umas 6 horas com o vcore em 1.0V e não travou, não reiniciou não fez nada!! nem jogando e nem fazendo os testes!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...