Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Plataforma LGA 1156 - Informações Gerais


J.Junior2

Posts recomendados

Fguarezi, este teu cooler segurou legal a temperatura do seu i7 860 @ 4.00Ghz!

O maior problema que enfrento aqui é a temperatura que acima dos 4.00Ghz fica incontrolável!

Já rodou o Prime x64 extressando os 8 threads aí?

Se não, faça um teste e se possível poste aqui!

Opa, nem passei Prime95 nele a 4.0ghz, pois uso o Linx que força bem mais e é mais rápido de passar, mas ontem quando fiz os testes a 4.2ghz passei rapidinho o Prime95, não perdi tempo para achar estabilidade nesse clock mas com o frio que ta fazendo aqui no sul é fácil usar a 4.2ghz para uso diario, lembrando que em jogos o i7 860 é gelado.

J.Junior2, o cooler que o Fguarezi (muito bom o over, por sinal ^_^) usa consegue dissipar muito mais energia que o da gente. Em suma, o cooler dele é maior, mais eficiente e, por consequência, bem mais caro que nosso humilde TX3.

Ele também não precisa rodar o Prime95 x64 com 8 threads... Ele já fez isso com o LinX, que automaticamente roda nas 8 threads que o i7 possui. Aliás, como já vinha falando aqui desde o começo do tópico, o LinX força bem mais a CPU fazendo com que ela chegue ao seu limite de dissipação térmica, isto é, no LinX qualquer CPU aquece muito mais que no Prime95 x64. Por conta disso, não se faz necessário repetir o teste com o Prime95, a não ser que ele queira saber a diferença de temperatura entre ambos os testes de estresse.

Falouws :cool:

Valeu :).

Verdade, o Linx é MUITO mais forte que o PRIME95.

Notei uma coisa no i7 860, ele é mais frio em jogos que o i5 750 usando o mesmo clock e a mesma tensão, percebo aqui que o uso do cpu é sempre baixo, então ele não esquenta nada em jogos, ontem fiz um teste aqui jogando RACEON e pelo realtemp o núcleo mais quente foi 39ºC :eek:, hehe, enquando o i5 750 ficava 48ºC em media, mas nos testes de stress ele é mais quente que o i5 750, não testei o i7 860 com HT off, com HT on no teste de stress ele foi coisa de 5ºC mais quente.

Só para comparação teste com os dois no LINX.

i5 [email protected] 1.31v

linx10all40131.jpg

Uploaded with ImageShack.us

i7 [email protected] 1.31v

linx10loops102440ghz190.jpg

Uploaded with ImageShack.us

prime42mem%C3%B3ria2000cas9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos fiz na minha maquina o over automático gostaria dos amigos uma configuração estável para 3.6GHz. Segui abaixo minha configuração.

MAXIMUS III FORMULA /Core i5-750/ Zalman CNPS Extreme/ 2x2GB Corsair 1600 MHz/EVGA GTX 260 core/Maxtor 500GB/ OCZ 600W ModXStream Pro/

post-120526-13884956521197_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos fiz na minha maquina o over automático gostaria dos amigos uma configuração estável para 3.6GHz. Segui abaixo minha configuração.

MAXIMUS III FORMULA /Core i5-750/ Zalman CNPS Extreme/ 2x2GB Corsair 1600 MHz/EVGA GTX 260 core/Maxtor 500GB/ OCZ 600W ModXStream Pro/

Sinceramente, não vejo necessidade para tanto (se o over for voltado para o dia-a-dia), ainda mais considerando que você possui apenas uma placa de vídeo e que a performance do i5 em stock já é excelente. Eu mesmo consigo jogar o MW2 e outros games com meu i5 no modo de economia de energia (BCLK a 145MHz, multi a 9x, o que gera 1305MHz) e digo a você que a maior parte do tempo eu nem sinto nenhuma lentidão. Quando começa a aparecer alguns slows é que percebo que esqueci de ativar o modo de alta performance (uso o Asus EPU-6 para isso), mas eles só ocorrem, por exemplo, em mapas específicos do MW2.

Em todo caso, você tem tudo para fazer over: placa-mãe recheada de opções, processador que sobe consideravelmente fácil, cooler que dissipa grande quantidade de energia, etc. Sendo assim, abaixo segue os ajustes que devem ser feitos:

Ai Overclock: sete para Manual;

CPU Ratio: sete para 20x (ao fazer isso, o Turbo Boost será automaticamente desativado e é necessário que se proceda dessa forma);

BCLK Frequency: sete para 180MHz;

DRAM Frequency: sete para DDR3-1440

CPU Voltage: sete para Offset e mantenha a configuração de Offset em AUTO;

DRAM Voltage: deixe em AUTO ou sete para 1.5V e, caso não fique estável, suba para 1.65V;

Demais voltagens: mantenha todas as configurações em AUTO;

DRAM Timings: se quiser, podem ser configurados manualmente, mas para os inexperientes, podem ser deixados em AUTO mesmo que a mobo se encarrega do trabalho de configurá-los.

Load-Line Calibration: deixe ativado;

Demais opções abaixo dela: deixe-as desativadas, pois elas causam instabilidade no overclock.

Estas são as opções existentes na BIOS para se fazer overclock na CPU. As demais configurações não citadas aqui podem ser deixadas em AUTO.

Vale salientar que o clock que obteve melhor relação performance x consumo elétrico foi o de 3.2GHz, segundo testes do Tom's Hardware, e isso mantendo o Turbo Boost ativado. Todos os demais clocks, apesar de terem aumentado a performance das aplicações, aumentaram sensivelmente o consumo da CPU; isto fez com que o ganho obtido pela maior performance não fosse compensado pelo aumento substancial no consumo.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal a mobo Asus Sabertooth 55i é boa pra over ? com o i5 750.

A placa foi construída com o propósito de durabilidade, já que possui componentes de melhor qualidade se comparada com outros produtos do mercado, mas ela também deve ter seus méritos no overclock (vide pelo seu parrudo circuito regulador de tensão). Se os resultados serão os mesmos, ai só testando para saber, mas acredito que dê pra chegar bem aos 3.5-3.6GHz sem muito esforço.

Como é uma placa da Asus voltada para plataforma LGA 1156, acredito que deva ter os mesmos ajustes que citei no meu post anterior.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não boto muita fé no meu cooler, mais quando sobrar um tempo eu vou ver ate onde essa placa aguenta...

Valeu EagleMan.

Já tive um cooler igual o seu, usava dual fan, até 3.8ghz ele segurou legal, mas para 4.0ghz com mais tensão ele já peidava nos testes de stress, mas para uso diario acho que ia bem, acabei vendendo e pegando um Zalman Performa, que melhorou bastante as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não boto muita fé no meu cooler, mais quando sobrar um tempo eu vou ver ate onde essa placa aguenta...

Valeu EagleMan.

O meu TX3 é parecido com o seu e já segura relativamente "bem" meu i5 a 3.8GHz com 1.24V de tensão (apenas com fan original e pasta AS5). A temperatura ficou nos 76-78ºC e é um valor bem alto, mas não ao ponto de ativar o Thermal Monitor. Mesmo assim, preferi reduzir a frequência e deixar meu i5 nos 3.2GHz. Estou até pensando em reduzir mais ainda para aumentar ainda mais a redução do consumo dele quando jogo, só que ainda não encontrei um ponto de equilíbrio na tensão para que ele fique estável e funcional com todas as tecnologias de redução de consumo ativadas :(

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu TX3 é parecido com o seu e já segura relativamente "bem" meu i5 a 3.8GHz com 1.24V de tensão (apenas com fan original e pasta AS5). A temperatura ficou nos 76-78ºC e é um valor bem alto, mas não ao ponto de ativar o Thermal Monitor. Mesmo assim, preferi reduzir a frequência e deixar meu i5 nos 3.2GHz. Estou até pensando em reduzir mais ainda para aumentar ainda mais a redução do consumo dele quando jogo, só que ainda não encontrei um ponto de equilíbrio na tensão para que ele fique estável e funcional com todas as tecnologias de redução de consumo ativadas :(

Falouws :cool:

Estranho, aqui uso over em 4.0ghz com tudo ativado e 100% estavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, aqui uso over em 4.0ghz com tudo ativado e 100% estavel.

É que no meu caso eu estou fazendo undervolting e, por algum motivo, não consigo ativar o C-STATE nesse estado em que meu i5 se encontra conforme a assinatura. Tentei reduzir o clock para 2.72GHz e abaixei ainda mais o vcore, mas nesse estado eu nem consigo manter o sistema estável... Nem mesmo o EIST eu consigo manter ativado :( De certa forma não queria aumentar a tensão, já que isso iria influenciar diretamente no aumento do consumo energético, mas estou vendo que vai ser o jeito :(

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que no meu caso eu estou fazendo undervolting e, por algum motivo, não consigo ativar o C-STATE nesse estado em que meu i5 se encontra conforme a assinatura. Tentei reduzir o clock para 2.72GHz e abaixei ainda mais o vcore, mas nesse estado eu nem consigo manter o sistema estável... Nem mesmo o EIST eu consigo manter ativado :( De certa forma não queria aumentar a tensão, já que isso iria influenciar diretamente no aumento do consumo energético, mas estou vendo que vai ser o jeito :(

Falouws :cool:

Aqui uso C1E, EIST e C-State.

Já viu como funciona o Offset, ele baixa o vcore quando o cpu não esta em uso, já usei aqui uma vez, mas deu uma tela azul no meio de um jogo e resolvi voltar para o vcore fixo, depois disso não tive mais problemas.

Usando C1E, EIST e C-STATE junto com offset passei Prime e Linx sem erros, só tive esse problema num jogo por isso parei de usar o offset, mas aqui o que fez baixar muito a temperatura foi o C-STATE, que desliga os núcleos quando em idle, faz a temperatura cair muito e com certeza o consumo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu TX3 é parecido com o seu e já segura relativamente "bem" meu i5 a 3.8GHz com 1.24V de tensão (apenas com fan original e pasta AS5). A temperatura ficou nos 76-78ºC e é um valor bem alto, mas não ao ponto de ativar o Thermal Monitor. Mesmo assim, preferi reduzir a frequência e deixar meu i5 nos 3.2GHz. Estou até pensando em reduzir mais ainda para aumentar ainda mais a redução do consumo dele quando jogo, só que ainda não encontrei um ponto de equilíbrio na tensão para que ele fique estável e funcional com todas as tecnologias de redução de consumo ativadas :(

Falouws :cool:

Quando conseguir o ponto de equilibrio me avisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uso C1E, EIST e C-State.

Já viu como funciona o Offset, ele baixa o vcore quando o cpu não esta em uso, já usei aqui uma vez, mas deu uma tela azul no meio de um jogo e resolvi voltar para o vcore fixo, depois disso não tive mais problemas.

Usando C1E, EIST e C-STATE junto com offset passei Prime e Linx sem erros, só tive esse problema num jogo por isso parei de usar o offset, mas aqui o que fez baixar muito a temperatura foi o C-STATE, que desliga os núcleos quando em idle, faz a temperatura cair muito e com certeza o consumo também.

Eu sei que os gerenciamentos de energia funcionam perfeitamente quando a CPU utiliza seu vcore padrão, mas no meu caso eu estou usando tensão abaixo do padrão por intermédio da técnica de undervolting.

Eu sei como o Offset funciona. Eu mesmo uso o CPU Voltage em modo Offset, pois nele consigo fazer undervolting sem interferir na funcionalidade do Speed Step. Por falar no SS, é ele que controla a variação de tensão da CPU dependendo do estado em que ela se encontre (ocioso, sendo 100% exigido). O C1E também faz o mesmo serviço, mas de forma menos ineficiente. O SS, além de alterar a tensão, altera também o clock da CPU conforme seu estado e isso o C1E não controla. Ao setar o vcore manualmente, o SS perde a possibilidade de alterar manualmente o vcore e isso influencia diretamente no aumento do consumo da CPU em idle, mesmo com o C-STATE ativado.

Meu problema nem é o consumo em idle, pois no modo em que ele se encontra, mesmo com o C-STATE desativado, o consumo dele dificilmente passa dos 10W. Meu problema é a redução do consumo em full load, mantendo a estabilidade. Eu só consegui isso com 3.2GHz, mas a 2.7GHz minha CPU ficou instável com a redução ainda mais agressiva que fiz no vcore. Mesmo em 3.2GHz, eu não consegui ativar o C-STATE, mas também não queria aumentar mais o vcore pois não quero incrementar o consumo dele em full load...

Minha busca pelo vcore perfeito ainda continua... :(

leandroandrea07, infelizmente cada CPU tem o seu ponto de equilibro, ou seja, os valores que eu encontrar podem não ser compatíveis com sua CPU ao ponto de mantê-la estável. Cabe a você fazer os seus próprios testes e eles, infelizmente, são derivados de tentativa e erro... É por isso que ainda não realizei testes mais profundos, pois é um saco ter que ficar alterando as opções na BIOS, salvando, testando, depois voltar lá de novo e refazer o processo até encontrar o ponto de equilíbrio... Mas um dia com certeza eu faço! :lol:

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras, vou precisar de uma mãozinha.

Acabei de comprar P7P55D PRO + i7 860 + 2x2gb 1600 gskill CL7 1.35V + 650W TX Corsair + C690 com todos fans(preciso comprar adaptadores pois na placa só da para ligar 4) + 500GB WD C.BLUE + TX3 (orr cooler ruim pra colocar os 2 fans!!) e amanhã ou depois de amanha ta chegando a HD5850 XXX oc de fabrica.

1 duvida que tenho é para colocar o processador na placa mãe. eu notei que ele aperta de mais, e ate fez umas marquinhas do lado. é normal? eu parei e desisti de colocar por medo de quebrar.

chipfront.jpg é normal? nas bordas

Assim que eu colocar, vou testar com cooler box, depois disso testarei com o TX3.

Eu estou esperando chegar a HD5850 para ligar o pc, e assim começar o over. Para começo de conversa, quais programas baixo para fazer o teste em stock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras, vou precisar de uma mãozinha.

Acabei de comprar P7P55D PRO + i7 860 + 2x2gb 1600 gskill CL7 1.35V + 650W TX Corsair + C690 com todos fans(preciso comprar adaptadores pois na placa só da para ligar 4) + 500GB WD C.BLUE + TX3 (orr cooler ruim pra colocar os 2 fans!!) e amanhã ou depois de amanha ta chegando a HD5850 XXX oc de fabrica.

1 duvida que tenho é para colocar o processador na placa mãe. eu notei que ele aperta de mais, e ate fez umas marquinhas do lado. é normal? eu parei e desisti de colocar por medo de quebrar.

chipfront.jpg é normal? nas bordas

Assim que eu colocar, vou testar com cooler box, depois disso testarei com o TX3.

Eu estou esperando chegar a HD5850 para ligar o pc, e assim começar o over. Para começo de conversa, quais programas baixo para fazer o teste em stock?

É normal sim a pressão exercida pelo soquete sobre a CPU. Até me assustei quando fui montá-lo pela força que a presilha exercia, mas é assim mesmo. Quanto às marcas, elas são normais também e justamente devido à pressão exercida.

Se o intuito é testar a estabilidade da máquina em stock, use um jogo pesado, um 3DMark da vida e os demais programas que aqui já foram citados.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa, Olá de novo. (:

Valeu, fiquei com medo, mas fui na fé!! heheh

Eu instalei tudo direitinho aqui. Win 7 x64, drives da VGA novos. Até atualizei a BIOS da P7P55D PRO.

aqui esta uma screen, em stock. Gostaria de saber porque em stock esta a 3.3GHz, e gostaria de saber se minhas memorias estão funcionando CL7 e 1600. onde vejo isso?

fx72pi.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Rodrigo, pela temperatura o seu over ficou bom!

Porém te recomendo usar o Prime95 pra stressar todos os threads e verificar a temperatura dos núcleos!

J.Junior2, você ainda não aprendeu que o melhor programa para estressar os Core ix é o LinX ou qualquer variante que use o mesmo algoritmo? :huh: Eu disse isso várias vezes aqui, mas parece que a ideia ainda não foi imputada no winchester...

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EagleMan, você disse que conseguiu fazer um undervolt no seu processador pra ele chegar a consumir menos energia que em stock. agora tenho uma placa Asus parecida com a sua e gostaria que você me ajudasse a fazer parecido, pois sou novo em over'S

Tem um tópico aqui na seção de overclock que cito os parâmetros existentes na minha BIOS e quais os ajustes que realizei nela. O problema é que não lembro o link, mas acho que se você procurar sobre overclock no Core i5 750 e por mensagens postadas por mim, você pode encontrar.

Em todo caso, a técnica de undervolting é semelhante à de overvolting, a diferença é que você terá que reduzir ao invés de aumentar a tensão de trabalho, mas os testes de estabilidade devem ser realizados para confirmar se a CPU está 100% naquele estado. O ideal é abaixar aos poucos até encontrar um valor onde faça com que a inicialização do sistema se torne instável; daí, basta ir aumentando aos poucos até encontrar um valor, para aquele respectivo clock, que mantenha a CPU estável e que, de preferência, possibilite a ativação de todos os sistemas de energia (no meu caso, tive que desativar o C-STATE, pois nem por decreto meu i5 iniciava direito com esse nível de tensão caso ele estivesse ativado). Acredito que 1.100V você conseguirá setar logo de cara para seu i5, caso o clock dele esteja em stock; menos que isso, só utilizando o método de tentativa e erro.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!