Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenon X4 9950 - A pior compra que ja fiz.


Paulo Burn

Posts recomendados

Bem pessoal, esse tópico é uma especie de desabafo com relação ao que aconteceu comigo, na minha ultima compra.

Peguei meu computador peça por peça, num conceituado site de vendas de informática. Trabalhei com Hardware várias vezes, tenho certa afinidade para montar tudo direitinho, e principalmente identificar erros de componentes.

Enfim, meu computador (o dito cujo do Phenon, com Placa ASUS, Placa de Video GeForce 9500 e 4GB de RAM DD2), um PC com a intenção de rodar alguns jogos inclusive, não consegue nem ao menos executar Need For Speed Underground 1 direito!

Basicamente a imagem quadricula (artefatos), ou então o computador trava por completo, com qualquer jogo existente (só emulador de pokemon não deu pau ainda).

Pelos sintomas, fui quase que instantaneamente crucificar a Placa de Video. Mas pra minha surpresa, após testes que fiz num PC de um amigo meu, a placa estava 100%!

Fiquei com uma interrogação enorme na cabeça, até descobrir que fiz uma ***** das gigantes. O problema é com esse processador de quinta categoria, que possui uma especie de um "bug", que o faz travar com qualquer operação mais pesada.

Gostaria de poder alertar o maior nº de pessoas possiveis sobre essa sucata chamada Phenon X4, infelizmente a AMD vacilou feio e lançou no mercado um processador apenas caro, mas pior que um Duron.

Espero ajudar, e espero que entendam a indignação que estou passado. Gastar 350 contos com um equipamento que nega fogo toda hora é f...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, esse tópico é uma especie de desabafo com relação ao que aconteceu comigo, na minha ultima compra.

Peguei meu computador peça por peça, num conceituado site de vendas de informática. Trabalhei com Hardware várias vezes, tenho certa afinidade para montar tudo direitinho, e principalmente identificar erros de componentes.

Enfim, meu computador (o dito cujo do Phenon, com Placa ASUS, Placa de Video GeForce 9500 e 4GB de RAM DD2), um PC com a intenção de rodar alguns jogos inclusive, não consegue nem ao menos executar Need For Speed Underground 1 direito!

Basicamente a imagem quadricula (artefatos), ou então o computador trava por completo, com qualquer jogo existente (só emulador de pokemon não deu pau ainda).

Pelos sintomas, fui quase que instantaneamente crucificar a Placa de Video. Mas pra minha surpresa, após testes que fiz num PC de um amigo meu, a placa estava 100%!

Fiquei com uma interrogação enorme na cabeça, até descobrir que fiz uma ***** das gigantes. O problema é com esse processador de quinta categoria, que possui uma especie de um "bug", que o faz travar com qualquer operação mais pesada.

Gostaria de poder alertar o maior nº de pessoas possiveis sobre essa sucata chamada Phenon X4, infelizmente a AMD vacilou feio e lançou no mercado um processador apenas caro, mas pior que um Duron.

Espero ajudar, e espero que entendam a indignação que estou passado. Gastar 350 contos com um equipamento que nega fogo toda hora é f...

O seu post está terrívelmente equivocado.

1. Esse bug no TLB só efetou os Phenom de revisão B2 (Phenom X3 8xxx e X4 9xxx), se o seu é um B3 (X3 8x50 ou X4 9x50) então o seu processador não sofre desse problema;

2. É mais possível que estes travamentos estejam acontecendo por culpa de outro componente, possívelmente a fonte que não está conseguindo fornecer a energia necessária em momentos de alta demanda, já que não podemos esquecer que o consumo dos Phenom de primeira geração é alto;

3. Processadores quando manejados corretamente e usados em placas-mãe certificadas como sendo 100% compatíveis, dificilmente apresentarão problemas;

4. Não que seja impossível, mas pode acontecer de o seu processador estar com algum defeito, o que seria um caso bastante isolado;

5. Testes constatam que o desempenho do Phenom X4 9950 é semelhante ao desempenho de um Core 2 Quad Q6600, portanto ele está longe de ser um processador ruim, mas pelo contrário, com uma boa placa de vídeo, ele pode tranquilamente rodar jogos pesados como GTA IV e Crysis sem nenhum problema.

Sugiro que você pegue uma fonte confiável emprestada de alguém e refaça os testes com os jogos que você possui, se o problema persistir, teste as memórias e por final teste o seu processador com outra placa-mãe.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O seu post está terrívelmente equivocado.

1. Esse bug no TLB só efetou os Phenom de revisão B2 (Phenom X3 8xxx e X4 9xxx), se o seu é um B3 (X3 8x50 ou X4 9x50) então o seu processador não sofre desse problema;

2. É mais possível que estes travamentos estejam acontecendo por culpa de outro componente, possívelmente a fonte que não está conseguindo fornecer a energia necessária em momentos de alta demanda, já que não podemos esquecer que o consumo dos Phenom de primeira geração é alto;

3. Processadores quando manejados corretamente e usados em placas-mãe certificadas como sendo 100% compatíveis, dificilmente apresentarão problemas;

4. Não que seja impossível, mas pode acontecer de o seu processador estar com algum defeito, o que seria um caso bastante isolado;

5. Testes constatam que o desempenho do Phenom X4 9950 é semelhante ao desempenho de um Core 2 Quad Q6600, portanto ele está longe de ser um processador ruim, mas pelo contrário, com uma boa placa de vídeo, ele pode tranquilamente rodar jogos pesados como GTA IV e Crysis sem nenhum problema.

Sugiro que você pegue uma fonte confiável emprestada de alguém e refaça os testes com os jogos que você possui, se o problema persistir, teste as memórias e por final teste o seu processador com outra placa-mãe.

Abraços.

Aproveitando sua ótima explicaçao TK, vou deixar so alguns exemplos para ele pessoais.

Eu tenho um Phenom [email protected] (stock... o seu tem 2.6Ghz) que contem o Bug. Uma placa mãe Asus M2N-Sli Deluxe, uma fonte cooler master 650w reais, uma x1950 como placa de video e 2Gb de memória. Estes são os componentes de meu micro secundario.

Baseado em suas afirmações (autor do tópico), eu estaria em apuros. O meu processador contém o bug e esquenta pracas também. No entanto na realidade não é isto que acontece. Rodo GTA IV na boa, NFS Most Wanted e Carbon deliciosamente bem e vários outros jogos.

Então complementando o TK e ressaltando, acho que deveria dar mais atenção, primeiramente, se não pode ser sua fonte ou sua placa mãe. No caso da fonte vir com defeito ou nao estar aguentando. No caso da placa-mãe, pode vir com defeito ou não aguentar processadores de 140w (nao lembro mais, mas acho que o seu tem 125w).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

informatica é isso, por esta razao é sempre bom perguntar pro pessoal do fórum sobre compatibilidade e as tecnologias usadas, afinal você pegou o Phenom geração 1, por sorte, da versão xx50 já sem bug e com desempenho melhor. Agora, se tivesse perguntado antes, poderiam lhe indicar o PhenomII de mesmo preço q o seu e melhor desempenho.

outra coisa fundamental é q não dá pra acusar um item se testar todos, um pc é feito de várias partes e isto pode indicar q o problema surja de qq uma delas

o pessoal já deu as principais dicas acima, se sua placa-mãe for ECS eu lhe recomendo trocar por outra, isto pela fama de instabilidade e problemas deste fabricante, outras placas podem ser incompativeis com seu processador, assim é recomendador verificar no sitio do fabricante se há compatibilidade e qual a bios indicada para atualização, em seguinda baixe a bios e proceda a instalação da mesma conforme a indicação do fabricante, esteja atento aos riscos q envolvem atualizar a bios e tenha certeza de q sabe o q está fazendo

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo problema descrito, a ultima peça que eu condenaria seria o processador. O Phenom X4 9950 está longe de ser um processador ruim, embora existam opções bem melhores atualmente.

Se você descartou o problema na VGA, por já ter testado ela em outro PC, o mais provável é que seja a placa mãe ou a fonte.

Qual o modelo de sua placa mãe? Já verificou se ela realmente suporta processadores de 125w e se é necessária atualização da BIOS? Instalou todos os drivers?

No caso da fonte, a sua pode fornecer a potência requerida pelo sistema, mas pode estar com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD Phenon X4 9950

Placa Mãe ASUS M3A78

Memória Kingston 2GB PC2-6400 (400 MHz) (2x)

Fonte Extream ATX FEX-45T12 - 450W Real

VGA XFX Geforce 9500GT 1GB

SO - Windows 7 Ultimanete 64 Bits, porém o problema tambem acontecia quando utilizava o Windows XP 32 Bits SP3

Se alguem descobrir qual o *** que me trava juro que pago uma cerveja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para falar a verdade... Não sei qual o problema, mas algumas coisas que você pode tentar:

1) Temperatura, se travar reinicie e veja rápido na BIOS, o valor na BIOS é mais confiável que o visto no Windows por qualquer programa;

2) Já testou apenas com o video onboard? Trava?

3) Versão da BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu processador não teria problemas em rodar esse jogo, que rodava em full no meu X2 3600+, ou seja, é bem leve MESMO, agora recomendo-te testar esse processador em outra maquina AM2, AM2+ ou AM3 e você verá que o problema não é com ele, em sí, e sim com seu sistema. Artefatos costumam ocorrer com a placa de video, mas já que não é o caso, olho vivo na placa mãe, fonte e memórias. Ja testou quais jogos? qual a temperatura em idlle? Você já fez um TESTE DE STRESS no processador??? Recomendo o Prime 95 ou o SP2004

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a primeira coisa a ser feita, até porque é a mais fácil de fazer, é verificar a versão da BIOS, já que esta placa mãe só passou a ter suporte pra esse processador a partir da versão 602, de acordo com o site da ASUS. Se você pegou uma placa fabricada antes dessa versão, talvez precise atualizar.

Edit: meu post saiu depois do teu. Enfim, atualize a BIOS: http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=5pvgDAXJUV2orYzn

Neste link diz que essa nova versão também corrige problemas no Windows 7, que é o teu caso.

Caso não saiba como atualizar BIOS, pergunte.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa instalar o ASUS Update.

Vá na página da sua placa mãe: http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=5pvgDAXJUV2orYzn&templete=2

Escolha a aba “Downloads”, selecione o sistema operacional e depois selecione “Utilities” e faça o download do ASUS Update V7.16.01.

Instale ele e execute.

Selecione “Update BIOS from internet” e click em Next. Siga as demais instruções. - Instale a 1606.

Quando terminar será necessário reiniciar o computador. Na reinicialização vá no SETUP e selecione a opção “Load optimal defaults”

OBS: Essa versão do programa da ASUS para Windows 7 às vezes dá erro ao abrir aqui no meu. Mas é só fechar o programa e abrir novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa instalar o ASUS Update.

Vá na página da sua placa mãe: http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=5pvgDAXJUV2orYzn&templete=2

Escolha a aba “Downloads”, selecione o sistema operacional e depois selecione “Utilities” e faça o download do ASUS Update V7.16.01.

Instale ele e execute.

Selecione “Update BIOS from internet” e click em Next. Siga as demais instruções. - Instale a 1606.

Quando terminar será necessário reiniciar o computador. Na reinicialização vá no SETUP e selecione a opção “Load optimal defaults”

OBS: Essa versão do programa da ASUS para Windows 7 às vezes dá erro ao abrir aqui no meu. Mas é só fechar o programa e abrir novamente.

Pronto, fiz esse procedimento. Vou ver se os problemas sumiram

PS: Testei aqui e infelizmente continua travando. Joguei o Need For Speed Most Wanted e com uns 15 minutos de jogo ele travou e apareceu a seguinte mensagem: "o dispositivo de video parou de funcionar corretamente". Lembrando que fiz o teste com a minha placa de video com outros dois PCs e em ambos ela rodou tudo tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, fiz esse procedimento. Vou ver se os problemas sumiram

PS: Testei aqui e infelizmente continua travando. Joguei o Need For Speed Most Wanted e com uns 15 minutos de jogo ele travou e apareceu a seguinte mensagem: "o dispositivo de video parou de funcionar corretamente". Lembrando que fiz o teste com a minha placa de video com outros dois PCs e em ambos ela rodou tudo tranquilamente.

Os outros dois PCs que você testou a placa de vídeo estavam também com o Windows 7 x64? Testou por um tempo maior - pelo menos uns 40 minutos para ver se a placa funcionava bem?

Está usando o driver de vídeo mais atual baixado no site da Nvidia ou o drive genérico do Windows?

Com outros jogos, acontece o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
PS: Testei aqui e infelizmente continua travando. Joguei o Need For Speed Most Wanted e com uns 15 minutos de jogo ele travou e apareceu a seguinte mensagem: "o dispositivo de video parou de funcionar corretamente". Lembrando que fiz o teste com a minha placa de video com outros dois PCs e em ambos ela rodou tudo tranquilamente.

Essa mensagem aparece porque deu pau no driver de video, mais especificamente na parte do driver rodando em modo de usuário, pode ser:

1) Defeito na placa de video;

2) Driver bugado;

3) Driver corrompido;

4) Incompatibilidade da placa de video com algum outro componente do PC.

O 1 se você já testou em outros PC pode descartar, o 2 e 3, usou sempre o driver que veio junto com a placa? Vale a pena baixar o driver mais recente no site da nVidia, elimina esses dois itens, e o 4, se todo o resto falhar, essa placa mãe tem video on-board, tire a 9500GT habilite o video onboard na BIOS instale os drivers e teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, esse tópico é uma especie de desabafo com relação ao que aconteceu comigo, na minha ultima compra.

Peguei meu computador peça por peça, num conceituado site de vendas de informática. Trabalhei com Hardware várias vezes, tenho certa afinidade para montar tudo direitinho, e principalmente identificar erros de componentes.

Enfim, meu computador (o dito cujo do Phenon, com Placa ASUS, Placa de Video GeForce 9500 e 4GB de RAM DD2), um PC com a intenção de rodar alguns jogos inclusive, não consegue nem ao menos executar Need For Speed Underground 1 direito!

Basicamente a imagem quadricula (artefatos), ou então o computador trava por completo, com qualquer jogo existente (só emulador de pokemon não deu pau ainda).

Pelos sintomas, fui quase que instantaneamente crucificar a Placa de Video. Mas pra minha surpresa, após testes que fiz num PC de um amigo meu, a placa estava 100%!

Fiquei com uma interrogação enorme na cabeça, até descobrir que fiz uma ***** das gigantes. O problema é com esse processador de quinta categoria, que possui uma especie de um "bug", que o faz travar com qualquer operação mais pesada.

Gostaria de poder alertar o maior nº de pessoas possiveis sobre essa sucata chamada Phenon X4, infelizmente a AMD vacilou feio e lançou no mercado um processador apenas caro, mas pior que um Duron.

Espero ajudar, e espero que entendam a indignação que estou passado. Gastar 350 contos com um equipamento que nega fogo toda hora é f...

Como os colegas acima já falaram, o Phenom X4 9950 está longe de ser um processador ruim. Há muita gente que o comprou e está super satisfeita. Com certeza com um processador desses dá para rodar qualquer jogo atual, desde que acompanhado de boa placa-mãe, boa placa-de-vídeo e boa fonte-de-alimentação. Há uma ínfima possibilidade de você ter pego um exemplar defeituoso, mas processadores defeituosos são uma ocorrência muito rara. Eu também sou da opinião de que o problema pode ser da fonte. Entendo que esteja com raiva por estar tendo problemas, mas criar um falso alarde de um produto idônio não acho uma atitude sensata.

O seu post está terrívelmente equivocado.

1. Esse bug no TLB só efetou os Phenom de revisão B2 (Phenom X3 8xxx e X4 9xxx), se o seu é um B3 (X3 8x50 ou X4 9x50) então o seu processador não sofre desse problema;

2. É mais possível que estes travamentos estejam acontecendo por culpa de outro componente, possívelmente a fonte que não está conseguindo fornecer a energia necessária em momentos de alta demanda, já que não podemos esquecer que o consumo dos Phenom de primeira geração é alto;

3. Processadores quando manejados corretamente e usados em placas-mãe certificadas como sendo 100% compatíveis, dificilmente apresentarão problemas;

4. Não que seja impossível, mas pode acontecer de o seu processador estar com algum defeito, o que seria um caso bastante isolado;

5. Testes constatam que o desempenho do Phenom X4 9950 é semelhante ao desempenho de um Core 2 Quad Q6600, portanto ele está longe de ser um processador ruim, mas pelo contrário, com uma boa placa de vídeo, ele pode tranquilamente rodar jogos pesados como GTA IV e Crysis sem nenhum problema.

Sugiro que você pegue uma fonte confiável emprestada de alguém e refaça os testes com os jogos que você possui, se o problema persistir, teste as memórias e por final teste o seu processador com outra placa-mãe.

Abraços.

Disse tudo!

Essa mensagem aparece porque deu pau no driver de video, mais especificamente na parte do driver rodando em modo de usuário, pode ser:

1) Defeito na placa de video;

2) Driver bugado;

3) Driver corrompido;

4) Incompatibilidade da placa de video com algum outro componente do PC.

O 1 se você já testou em outros PC pode descartar, o 2 e 3, usou sempre o driver que veio junto com a placa? Vale a pena baixar o driver mais recente no site da nVidia, elimina esses dois itens, e o 4, se todo o resto falhar, essa placa mãe tem video on-board, tire a 9500GT habilite o video onboard na BIOS instale os drivers e teste.

As dicas do colega me parecem muito interessantes. Talvez a solução de seus problemas esteja aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora o pessoal entra aqui e ve no forum "olha, outro cara insatisfeito com a AMD"...

o fato é que o problema desse PC passa longe do processador... e isso é triste, as pessoas SEMPRE tem mania de culpar o componente AMD que há dentro do PC, favor mudar o título apelativo...

e a fonte pode sim ser um problema, mesmo que ela seja boa, é bom checar se as voltagens estão corretas...

baixe o HWmonitor e poste uma SS aqui... ou leve para alguém experiente medir diretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, meu computador (o dito cujo do Phenon, com Placa ASUS, Placa de Video GeForce 9500 e 4GB de RAM DD2), um PC com a intenção de rodar alguns jogos inclusive, não consegue nem ao menos executar Need For Speed Underground 1 direito!

Basicamente a imagem quadricula (artefatos), ou então o computador trava por completo, com qualquer jogo existente (só emulador de pokemon não deu pau ainda).

relendo o q você disse e as dicas do Eduardo, pude perceber q já tive prob parecido, a mákina travava direto por falta de um driver na biblioteca do DirectX, provavelmente é isso porque você poe q no emulador estaria funcionando, certo?

se nao estou enganado o emulador provavelmente faz outro caminho e não usaria o DirectX

vá ao filehippo.com e baixe a última versão do directX compatível com sua placa de video (ou no sitio da Microsoft). tb baixe uma versão nova do driver da sua placa e instale, remova antes o driver antigo

verifiq se a opção para usar a placa offboard está ativada corretamente na bios, há fatores de otimização e temporização q se configura via bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e a fonte pode sim ser um problema, mesmo que ela seja boa, é bom checar se as voltagens estão corretas...

Isso non ecsiste. O certo é tensão.

@Tópico:

Sugiro veementemente que você teste cada componente isoladamente dos outros. Teste seu processador em um PC que não tenha nada relacionado com a sua mobo e a sua GPU. Depois, teste a mobo com outro processador compatível. Por fim, mas esse você já fez, teste sua GPU em um outro PC adequado.

Assim, você pode ver de cara o que está errado. Mobo? PC? GPU? Duvido muito que seja o processador. A culpa não é dele, pelo contrário, se você mesmo disse que recebe mensagens de erro dizendo que o dispositivo de vídeo parou de funcionar, a primeira coisa que eu pensaria é que tem algo de errado na GPU. Mas, como você já testou, pensaria na mobo. Em último caso, depois de confirmar que o resto tá OK, meteria pau no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD Phenon X4 9950

Placa Mãe ASUS M3A78

Memória Kingston 2GB PC2-6400 (400 MHz) (2x)

Fonte Extream ATX FEX-45T12 - 450W Real

VGA XFX Geforce 9500GT 1GB

SO - Windows 7 Ultimanete 64 Bits, porém o problema tambem acontecia quando utilizava o Windows XP 32 Bits SP3

Se alguem descobrir qual o *** que me trava juro que pago uma cerveja!

Paulo, qual seria seu gabinete, pode ser super aquecimento de algum componente....

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!