Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell regredindo: agora trabalhando com configurações fixas.

Ferujo

Posts recomendados

Postado

Edit: Pessoal, como o tópico vem chamado atenção de muitos usuários também inconformados, foi criada uma Petição para que possamos manifestar a nossa insatisfação para com a qualidade dos serviços de flexibilidade na configuração dos notebooks atuais da Dell. Peço que, antes de mais nada, leiam e assinem esta petição. Para divulgá-la basta copiar e espalhar a seguinte frase:

Se você é a favor de que a Dell volte a flexibilizar de maneira decente a personalização da configuração dos seus notebooks, assine a Petição Dell (link:http://www.petitiononline.com/DELL/petition.html ) e manifeste, assim, a sua insatisfação quanto ao decaimento de qualidade e flexibilidade nos seus sistemas de configuração e de venda. Só levam 20 segundos, pois só precisa nome e e-mail (e, não se preocupe, seu e-mail fica oculto e em sigilo).

Pra finalizar, criei um modelo de e-mail para enviarmos para toda a nossa lista de amigos. ;). No spoiler a seguir:

Título: "Esquecendo-se" de seus consumidores, Dell regride em seus serviços. PETIÇÃO!!!

Corpo do e-mail:

O assunto é de interesse geral, pois, caso algum dia queiramos comprar um Laptop com custoXbenefício certo, não teremos mais a Dell como opção. A não ser que assinemos a petição e consigamos, juntos, reverter esse quadro...

---x---

Você sabia que a já multimilionária Dell (http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,lucro-da-dell-supera-expectativas-mas-margem-decepciona,513109,0.htm) agora está trabalhando com configurações pré-fixadas e não mais personalizadas, como fazia anteriormente?

Você sabia que a maioria dos modelos populares atuais (como Inspiron 1564 e Vostro 3500) nem mais incluem um simples BLUETOOTH na configuração pré-fixada mais básica (que é a de preço mais acessível), o que obriga o usuário a pagar muito mais por uma configuração mais "moderna", sendo obrigado a levar coisas nas quais ele não está interessado?

Visando reverter esse quadro, encaminhe este e-mail e divulgue a seguinte frase nos veículos de comunicação (facebook, orkut, twitter etc.) que você utliza:

Se você é a favor de que a Dell volte a flexibilizar de maneira decente a personalização da configuração dos seus notebooks, leia, assine e divulgue a Petição Dell (link: http://www.petitiononline.com/DELL/petition.html) e manifeste, assim, a sua insatisfação quanto ao decaimento de qualidade e flexibilidade nos seus sistemas de configuração e de venda. Só levam 20 segundos, pois só precisa nome e e-mail (e, não se preocupe, seu e-mail fica oculto e em sigilo).

Faça sua parte. Não deixemos que a única empresa que nos disponibilizava personalização de configuração de notebooks, a preços acessíveis, cometa um retrocesso como esses!!!

Agora, voltando ao tópico original...

--x--

Preciso manifestar aqui a minha profunda insatisfação com o novo sistema de vendas da DELL, onde não se pode personalizar praticamente item nenhum, o que te obriga a optar por uma pré-configuração bem mais cara caso você queira um simples item adicional como Bluetooth. Transcreverei aqui o mesmo que manifestei à própria Dell, ao término da sessão de chat com um dos seus consultores e também através de e-mail:

Prezados responsáveis,

Eis o que a consultora Maiara me afirmou quanto a não possibilidade de inclusão do Bluetooth OPCIONAL na minha configuração do Vostro 3500:

"Esta é novo padrão Dell, a empresa só se adequou ao mercado , HP e IBM ja trabalham desta forma, a Dell só usou o estudo do mercado, feedback de seus clientes e esta transformando sua página".

Gostaria de dizer que a Dell mudou pra muito, mas muito pior! Trabalho no ramo de informática e sempre recomendei os Laptops Dell para amigos e clientes. Aqui em casa mesmo temos um, pois quando compramos, nos dava possibilidade de personalização, de incluir ou não os itens OPCIONAIS, o que, desta forma, atendia da melhor forma às necessidades de cada cliente.

Agora, o sistema de personalização está escasso, quase nulo!!! E não acho justo que eu tenha que pagar R$336,00 a mais por outra PRÉ-CONFIGURAÇÃO do MESMO modelo no qual estou interessado, somente para ter direito a um simples e básico BLUETOOTH na minha configuração, que poderia perfeitamente ser incluso na configuração inicial que já me atende. Até porque, e é necessario que isso fique CLARO, nas especificações do modelo o site disponibiliza este item como OPCIONAL!!! Assim como a também OPCIONAL "Placa gráfica OPCIONAL Nvidia® GeforceTM 310M de 512 MB"!! Ou será justo que, se eu estiver interessado nesta placa gráfica, eu tenha que pagar R$670 a mais pela PRÉ-CONFIGURAÇÃO que a inclui, mesmo que nada mais naquela configuração me interesse?

No meu entendimento - e o site de vendas da DELL, até há pouco tempo, funcionava assim -, OPICIONAL significa que o cliente tem o direito ou não de incluir o item na sua configuração. Não, quando ele é OBRIGADO a optar por uma PRÉ-CONFIGURAÇÃO MAIS DISPENDIOSA para ter direito a um recurso tão básico e útil dos Laptops, como o simples Bluetooth.

Isso é um absurdo por parte da Dell. Já que vocês "transformam sua página" com base no estudo de mercado e feedback de seus clientes, pretendo manifestar a minha insatisfação em todos os fóruns de discussão que frequento. Eis alguns exemplos, apenas de tópicos em que este Laptop está em discussão:

http://forum.clubedohardware.com.br/dell-inspiron-1564/813379

http://forum.clubedohardware.com.br/dell-vostro-3300/810988

http://forum.clubedohardware.com.br/vostro-3300-vostro3500/810731

http://forum.clubedohardware.com.br/vostro-3500-inspiron/817832?p=4381556#post4381556

http://www.adrenaline.com.br/forum/notebooks/306084-hp-2040br-ou-dell-vostro-3500-a.html

http://www.adrenaline.com.br/forum/notebooks/307497-dell-vostro-3500-a.html (off: este tópico possui bastante informação reunida sobre Vostro 3500 vs Inspiron 1564)

Estes tópicos são acessados dezenas ou até centenas de vezes por dia. Espero que com isso, eu consiga contribuir para que o "estudo do mercado da Dell, e feedback de seus clientes" não continue transformando seu sistema de vendas pra pior.

Atenciosamente,

Fernando.

P.S.: Fiz bastante uso de letras MAIÚSCULAS neste texto, pois é a linguagem que seus consultores utilizam no CHAT. Assim, entendo que fazendo uso desta linguagem possam compreender melhor o que está sendo expressado.

Eis a conversa na íntegra (sessão 36608562), que também conta com longos períodos de espera entre uma pergunta e uma resposta. Onde preciso insistir mais de uma vez para que a consultora me dê uma explicação quanto a razão de tanta demora:

10:59:59 Fernando

Pergunta inicial/Observação:

11:00:09 Sistema

BR Vendas Maiara Teixeira entrou nesta sessão!

Conectado com BR Vendas Maiara Teixeira

11:00:14 BR Vendas Maiara Teixeira

Bem vindo(a) ao CHAT DE VENDAS DELL! Meu nome é Maiara Teixeira e serei sua Representante de Vendas. E-mail: [email protected] Para iniciarmos seu auxilio de compra, por favor informe o seu E-MAIL e TELEFONE com DDD.

Você está efetuando a sua nova aquisição pela loja online agora?

11:00:24 BR Vendas Maiara Teixeira

BR Vendas Maiara Teixeira envia página, http://www1.la.dell.com/content/topics/reftopic.aspx/gen/en/setrepcode?c=mx&l=pt&s=bsd&rep_id=7048&rep_type=CHAT&redirect_url=http%3A//www.dell.com.br/

11:01:25 Fernando Araujo

Olá, Maiara, bom dia.

11:01:59 BR Vendas Maiara Teixeira

Ola Fernando

11:02:41 BR Vendas Maiara Teixeira

Bom Dia

11:02:44 BR Vendas Maiara Teixeira

Me informe seu e-mail de cadastro do site da Dell, e telefone com DDD por favor.

11:03:03 Fernando Araujo

-----, 21-xxxx-xxxx

11:03:37 BR Vendas Maiara Teixeira

Como posso ajudá-lo a finalizar o seu pedido pelo nosso site?

11:03:55 Fernando Araujo

estou interessado na compra do Vostro 3500, mas gostaria de algumas mudanças

11:04:31 BR Vendas Maiara Teixeira

Que tipo de mudanças Fernando?

11:04:44 BR Vendas Maiara Teixeira

Pois estamos com configurações fixas!

11:05:10 Fernando Araujo

o modelo o qual estou interessado é o Core™ i3-350m, gostaria de saber como ele fica com a GeforceTM 310M inclusa?

11:06:21 Fernando Araujo

nas especificações deste modelo, diz que esta placa é opcional

11:08:20 Fernando Araujo

Maiara?

11:11:04 BR Vendas Maiara Teixeira

Fernando

11:12:37 Fernando Araujo

Pode me explicar o motivo de uma espera tão longa?

11:14:29 BR Vendas Maiara Teixeira

Nas configurações do site, as opções com placa estão fixas

11:14:44 BR Vendas Maiara Teixeira

Não sendo possível alterar, há opções sim sem placa

11:14:59 BR Vendas Maiara Teixeira

qual o valor da máquina que esta olhando?Qual é a oferta?

11:15:59 Fernando Araujo

o modelo o qual estou interessado é o Core™ i3-350m, de R$1.979, que sai por R$1.999 com alteração do HD de 250 pelo de 320gb.

11:17:20 Fernando Araujo

mas nas especificações do produto, diz que também a possibilidade de se adicionar Nvidia® GeforceTM 310M de 512 MB, assim como Dell Wireless 365 Bluetooth 2.1 e Bateria de íon de lítio de 9 células

11:17:59 BR Vendas Maiara Teixeira

No modelo, não na configuração.

11:18:14 BR Vendas Maiara Teixeira

Quer que eu lhe envie o link ara que visualize as ofertas ?

11:19:16 Fernando Araujo

gostaria de saber em qual dos modelos está incluso Dell Wireless 365 Bluetooth 2.1 e Bateria de íon de lítio de 9 células, pois eu não encontrei em nenhuma das ofertas

11:19:44 Fernando Araujo

creio que seria este o link, correto? http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Port%C3%A1teis/vostro-3500/pd.aspx?refid=vostro-3500&s=bsd&cs=brbsdt1

11:20:55 BR Vendas Maiara Teixeira

A bateria é OPCIONAL

11:21:00 BR Vendas Maiara Teixeira

você finaliza o pedido no site e eu adiciono para você a bateria de 9 celulas(unica disponível) q custa R$ 191,00

11:21:20 BR Vendas Maiara Teixeira

BR Vendas Maiara Teixeira envia página, http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Portáteis/vostro-3500/pd.aspx?refid=vostro-3500&s=bsd&cs=brbsdt1&~ck=mn

11:21:25 BR Vendas Maiara Teixeira

vEJA O LINK

11:21:55 Fernando Araujo

acho que foi este mesmo link que eu acabei de enviar

11:22:27 Fernando Araujo

E é neste link que encontramos a Placa gráfica OPCIONAL Nvidia® GeforceTM 310M de 512 MB

11:22:30 BR Vendas Maiara Teixeira

A PARTIR DA SEGUNDA OFERTA TEM O BLUETOOTH

11:23:05 BR Vendas Maiara Teixeira

A PARTIR DA TERCEIRA OFERTA você TEM A PLACA E O BLUETOOTH

11:24:33 Fernando Araujo

Desculpe-me, mas na segunda oferta não há bluetooth, apenas na terceira

11:25:41 Fernando Araujo

Você está dizendo que a bateria OPCIONAL você pode adicionar, mas se eu quiser bluetooth preciso pagar R$670?!?!?

11:25:57 BR Vendas Maiara Teixeira

A oferta de R$ 2315,00 POSSUI BLUETOOTH

11:26:34 BR Vendas Maiara Teixeira

Leia atentamente as letras amarelas abaixo as fotos das máquinas

11:27:46 Fernando Araujo

mas na configuração não está disponível!

11:29:37 BR Vendas Maiara Teixeira

você ja colocou a configuração no carrinho?

11:29:42 BR Vendas Maiara Teixeira

adicione ao carrinho

11:30:02 Fernando Araujo

mas, por mais que esteja disponível, já que você está afirmando isso, na prática eu preciso pagar R$336,00 a mais para ter um simples e básico bluetooth?

11:30:08 BR Vendas Maiara Teixeira

sim as configurações são fixas

11:30:22 BR Vendas Maiara Teixeira

É OPCIONAL Fernando.

11:30:28 Fernando Araujo

exato! OPCIONAL

11:30:43 Fernando Araujo

significa que se a pessoa quiser, ela tem o direito de adicional

11:30:45 Fernando Araujo

adicionar

11:30:54 Fernando Araujo

pra mim este é o significado de opcional

11:33:27 BR Vendas Maiara Teixeira

Bem Fernando, esta é novo padrão Dell, a empresa só se adequou ao mercado , HP e IBM ja trabalham desta forma, a Dell só usou o estudo do mercado, feedback de seus clientes e esta transformando sua página.

11:33:32 BR Vendas Maiara Teixeira

E o que está faltando para efetuar a aquisição desta máquina hoje? Posso auxiliar em mais alguma questão?

11:34:43 Fernando Araujo

olha, a Dell mudou pra pior, muito pior

11:35:48 Fernando Araujo

gostaria de saber como eu faço pra manifestar a minha insatisfação, já que eu gostaria de adicionar o Bluetooth OPCIONAL à minha configuração e agora não posso, graças ao maravilhoso estudo de mercado da DELL, que resolveu imitar as péssimas HP e IBM

11:42:20 Fernando Araujo

gostaria, mais uma vez, que pudesse me explicar, por gentileza, o motivo de espera tão longa, Maiara

11:42:47 BR Vendas Maiara Teixeira

Fernando,

11:43:07 BR Vendas Maiara Teixeira

No site você pode colocar sua opnião ao terminar a sessão.

11:43:12 BR Vendas Maiara Teixeira

E o que está faltando para efetuar a aquisição desta máquina hoje? Posso auxiliar em mais alguma questão?

11:44:21 Fernando Araujo

Sim, me dizendo o motivo da longa espera, se for possível, afinal, foram duas vezes que você me deixou de molho.

11:44:52 BR Vendas Maiara Teixeira

Estou com instabilidade em meus sistema.

11:45:12 BR Vendas Maiara Teixeira

A sessão parece cair, mas trava.

11:45:25 Fernando Araujo

Certo, Maiara, muito obrigado, não há mais nada em que você possa me ajudar. Tenha um bom dia.

11:45:26 BR Vendas Maiara Teixeira

Mais alguma coisa Fernando?

11:45:32 BR Vendas Maiara Teixeira

A Dell Chat agradece seu contato, e para qualquer informação adicional você pode entrar no chat novamente e pedir pelo meu nome ou enviar um e-mail para [email protected] . Em caso de compra pelo site favor enviar um e-mail com o número do seu pedido para que eu possa agilizar seu processamento!

11:45:47 Sistema

BR Vendas Maiara Teixeira deixou esta sessão!

A sessão foi terminada!

Atenciosamente,

Fernando.

Bom, é isso pessoal, acho uma fatalidade a Dell se enveredar por esse tipo de serviço de vendas pré-configuradas e fixas, que não atendem em nada às necessidades do cliente, mas somente às necessidades da própria empresa, em lucrar mais.

Recomendo que, se também estiverem insatisfeitos com este novo sistema de vendas, manifestem a sua insatisfação. Quem sabe assim consigamos reverter essa transformação absolutamente para pior que o site está incorporando.

Façamos nossa parte para que as coisas que são boas não virem uma porcaria completa.

Abraços.

Postado

No mínimo ridículo, uma empresa que vende para o setor corporativo como a Dell na minha opinião tem o DEVER de oferecer opções flexíveis para cada usuário, e até então a Dell cumpria bem essa função, a possibilidade de personalização de configuração que a tornava superior à HP e outras, deixando de existir deixará a Dell um tanto básica, sem nenhuma vantagem, afinal o preço praticado por ela sempre foi um tanto maior do que as outras... Resta agora contar com o bom pós-venda deles, antes que modifiquem também...

Postado

Ok, eu entendo você. Concordo plenamente.

De vez em quando eu brinco de fazer orçamentos e configurações lá e noto que vem diminuindo consideravelmente a quantidade de opções.

-------------------------------------------------------------

Mas já parou pra pensar que o Vostro é voltado ao mercado corporativo? Já é uma vantagem eles não exigirem CNPJ pra vender o produto...

Nesse caso, eles devem dar mais importância à compras de quantidade do que um único notebook pra um único cliente.

Postado

@Joaoac: Vantagem a gente poder pagar para eles por um produto? Essa parte "corporativa" é puro marketing para as pessoas pensarem como você está pensando, se não fosse isso eles não deixariam qualquer um comprar.

Em relação à Dell, existem várias coisas que odeio no chat, e por isso nunca mais devo usar: Os atendentes do chat não sabem de nada. Eles só sabem o que está no site e não têm o mínimo de treinamento em hardware. Isso sem contar essas longas esperas por respostas.

Conversei duas vezes já com atendentes e isso é uma das coisas que me fez não comprar um Dell (Vostro 3500). Se os caras não prestam para o pré-venda, em que eles deveriam fazer o máximo para agradar o cliente, imagina como será o pós-venda, em que normalmente fazem de tudo para dificultar.

Postado

Amigo gostaria de te esclarecer algumas coisas:

1º A Dell é a empresa que mais vende computadores nos EUA justamente por oferecer flexibilidade nos seus produtos. Esse tipo de prática torna a fabricação do computador lenta e mais cara. Aqui com o mesmo serviço, ela perde feio para outros fabricantes como a HP. Resultado: Já que o Brasileiro não se interessou pelo nosso sistema (ainda busca outras marcas com configurações fechadas), vamos tirar esse recurso. Assim vamos economizar e povo Brasileiro não vai "sentir falta". Nos EUA os americanos "deram mais valor" e por isso lá se mantém as opções.

2º A Dell ainda faz configurações personalizadas, mas somente em grandes volumes para empresas. Para usuário comum, isso acabou.

3º O atendimento a domicílio que antes estava incluído na compra do computador, agora é vendido separadamente. Mais uma sacanagem da Dell.

No final das contas, agora a Dell passa a ser "mais uma" no meio de tantos fabricantes. E com os preços altos (quando comparados com outros modelos de outras fabricantes), aí sim a Dell vai perder mais mercado.

Abraço!

Postado

Bom, eu ia escrever um texto gigante aqui mas só ia ser redundante, então só digo isso:

Acho que eles esqueceram da frase: "Quer se destacar, seja diferente e não só mais um."

Postado
E você trabalha na Dell ou é fanboy?

Não sou fã da Dell e nem trabalho lá. Só estou mostrando como a Dell deve ter pensado antes de fazer essas modificações.

Pra mim Dell é feita de notebooks coloridos com configurações comuns. É claro, não estou citando a linha empresarial. Quando a configuração melhora um pouco, o preço triplica. Aí não dá.

Eu hoje gosto mais dos Powernote, Gateway e Sager.

Abraço!

Postado
Não sou fã da Dell e nem trabalho lá. Só estou mostrando como a Dell deve ter pensado antes de fazer essas modificações.

Pra mim Dell é feita de notebooks coloridos com configurações comuns. É claro, não estou citando a linha empresarial. Quando a configuração melhora um pouco, o preço triplica. Aí não dá.

Eu hoje gosto mais dos Powernote, Gateway e Sager.

Abraço!

Não sei se foi por falta de demanda... Pois todos que conheço que compraram um Dell ou iriam comprar utilizaram como parâmetro de escolha a boa possibilidade de personalização do produto...

Até pouco tempo atrás você poderia adicionar componentes sem um aumento abusivo no preço, como por exemplo um modem de 56k, você poderia adicioná-lo a desktops por cerca de R$50,00, embora tenha utilidade discutível, é um dos vários opcionais antes disponíveis, ou o próprio bluetooth que podia ser adicionado também por cerca de R$50,00 aos notebooks, mas agora você é obrigado a comprar uma configuração mais cara para dispor desse recurso.

Para mim isso me parece corte de custos, pois que consumidor iria preferir pagar mais caro por um componete do pacote fechado do que poder escolher?! Eu acho que não é a possibilidade de personalizar o produto que não atraí os clientes, mas sim os defeitos que os afugentam, como o frete (altíssimo, que para o interior de SP um amigo já chegou ao valor de R$140,00) e o sistema de vendas, que dependendo do produto, como os monitores, te obriga comprar pelo telefone.

Para notebooks eu também prefiro outras marcas... Inclusive a Gateway.

Falou! Abraços!

Postado
Ok, eu entendo você. Concordo plenamente.

De vez em quando eu brinco de fazer orçamentos e configurações lá e noto que vem diminuindo consideravelmente a quantidade de opções.

-------------------------------------------------------------

Mas já parou pra pensar que o Vostro é voltado ao mercado corporativo? Já é uma vantagem eles não exigirem CNPJ pra vender o produto...

Nesse caso, eles devem dar mais importância à compras de quantidade do que um único notebook pra um único cliente.

Amigo gostaria de te esclarecer algumas coisas:

1º A Dell é a empresa que mais vende computadores nos EUA justamente por oferecer flexibilidade nos seus produtos. Esse tipo de prática torna a fabricação do computador lenta e mais cara. Aqui com o mesmo serviço, ela perde feio para outros fabricantes como a HP. Resultado: Já que o Brasileiro não se interessou pelo nosso sistema (ainda busca outras marcas com configurações fechadas), vamos tirar esse recurso. Assim vamos economizar e povo Brasileiro não vai "sentir falta". Nos EUA os americanos "deram mais valor" e por isso lá se mantém as opções.

2º A Dell ainda faz configurações personalizadas, mas somente em grandes volumes para empresas. Para usuário comum, isso acabou.

3º O atendimento a domicílio que antes estava incluído na compra do computador, agora é vendido separadamente. Mais uma sacanagem da Dell.

No final das contas, agora a Dell passa a ser "mais uma" no meio de tantos fabricantes. E com os preços altos (quando comparados com outros modelos de outras fabricantes), aí sim a Dell vai perder mais mercado.

Abraço!

Meus amigos, sejamos razoáveis. Concordo com vocês em número, mas não em grau... Tudo bem que as empresas visem seu próprio lucro. Isso é absolutamente aceitável. Mas uma empresa como a Dell, que em apenas um trimestre registra um lucro líquido de 334 milhões de dólares (fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,lucro-da-dell-supera-expectativas-mas-margem-decepciona,513109,0.htm), tem mais do que margem para poder continuar atendendo às expectativas dos clientes que entendem um pouco mais de informática. Não importa se estes clientes, no Brasil, compõem 1.000.000, 500.000, 100.000, ou 10.000 pessoas.

Existe sim um mercado razoável de usuários um pouco mais informados sobre informática no Brasil e isso é fato. É só você pesquisar pelo número diário de acessos existentes em fóruns de hardware e verá que isso é uma realidade. Pra exemplificar, somente no tópico que abri sobre este assunto neste e em mais outros dois fóruns, somam 537 acessos em menos de 12 horas!!!

Isso só prova que somos número mais do que suficiente pra mudar pelo menos a NOSSA história em relação a todo esse retrocesso nos serviços da Dell e de qualquer outra empresa que quisermos. Podemos e devemos exigir que algo que já foi bom volte a ser o que era, e até melhor.

Não é certo que, porque o Brasil ainda seja um país que muito peca em informação, educação e qualidade de vida em geral para o povo, uma empresa que é multimilionária deva "cagar e andar" para aqueles que, por mais que não se trate da maioria, tiveram a oportunidade de buscar o mínimo de qualidade para si, sua família, seu trabalho e porque não dizer, seu lazer.

Eles já podem impor o preço que bem entenderem sobre nos seus produtos. Agora, passar a nos limitar a comprar um notebook capado pelo preço de um completo, isso aí já é uma "p*ta falta de sacanagem", não é mesmo? É por essas e outras que foi criada uma Petição para que nós possamos manifestar a nossa indignação, votando!!! É simples, não leva mais que 20 segundos, e, acreditem, pode fazer a diferença sim. Afinal, porque não votar pra ver? Não custa nada.

Para divulgar é só copiar e espalhar esta simples frase:

Se você é a favor de que a Dell volte a flexibilizar de maneira decente a personalização da configuração dos seus notebooks, assine a Petição Dell (link: http://www.petitiononline.com/DELL/petition.html ) e manifeste, assim, a sua insatisfação pelo decaimento de qualidade e flexibilidade nos seus sistemas de configuração e de venda. Só levam 20 segundos, pois só precisa nome e e-mail (e, não se preocupe, seu e-mail fica oculto e em sigilo).

Pronto. Espalhe para mais cinco pessoas que você crê também quererem que o serviço volte a ser o que era, além de Facebook, Orkut etc. e aí já era. Duvide-o-dó que eles não dêem atenção.

Abraços, galera!

Postado

Pra finalizar, criei um modelo de e-mail para enviarmos para toda a nossa lista de amigos. ;). A seguir:

---------------- // -----------------

Título: "Esquecendo-se" de seus consumidores, Dell regride em seus serviços. PETIÇÃO!!!

Corpo do e-mail:

O assunto é de interesse geral, pois, caso algum dia queiramos comprar um Laptop com custoXbenefício certo, não teremos mais a Dell como opção. A não ser que assinemos a petição e consigamos, juntos, reverter esse quadro...

---x---

Você sabia que a já multimilionária Dell (http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,lucro-da-dell-supera-expectativas-mas-margem-decepciona,513109,0.htm) agora está trabalhando com configurações pré-fixadas e não mais personalizadas, como fazia anteriormente?

Você sabia que a maioria dos modelos populares atuais (como Inspiron 1564 e Vostro 3500) nem mais incluem um simples BLUETOOTH na configuração pré-fixada mais básica (que é a de preço mais acessível), o que obriga o usuário a pagar muito mais por uma configuração mais "moderna", sendo obrigado a levar coisas nas quais ele não está interessado?

Visando reverter esse quadro, encaminhe este e-mail e divulgue a seguinte frase nos veículos de comunicação (facebook, orkut, twitter etc.) que você utliza:

Se você é a favor de que a Dell volte a flexibilizar de maneira decente a personalização da configuração dos seus notebooks, leia, assine e divulgue a Petição Dell (link: http://www.petitiononline.com/DELL/petition.html) e manifeste, assim, a sua insatisfação quanto ao decaimento de qualidade e flexibilidade nos seus sistemas de configuração e de venda. Só levam 20 segundos, pois só precisa nome e e-mail (e, não se preocupe, seu e-mail fica oculto e em sigilo).

Faça sua parte. Não deixemos que a única empresa que nos disponibilizava personalização de configuração de celulares, a preços acessíveis, cometa um retrocesso como esses!!!

Postado
Edit: Pessoal, como o tópico vem chamado atenção de muitos usuários também inconformados, foi criada uma Petição para que possamos manifestar a nossa insatisfação para com a qualidade dos serviços de flexibilidade na configuração dos notebooks atuais da Dell. Peço que, antes de mais nada, leiam e assinem esta petição. Para divulgá-la basta copiar e espalhar a seguinte frase:

Se você é a favor de que a Dell volte a flexibilizar de maneira decente a personalização da configuração dos seus notebooks, assine a.....

Isso só vai fazer propaganda gratis pra ela.

Melhor petição é não comprar e pronto.

Se a empresa não vende, ai ela vai fazer o diabo pra vender seu produto, brindes, promoções, baixar preço, etc...

Postado

Se a empresa não vende, ai ela vai fazer o diabo pra vender seu produto, brindes, promoções, baixar preço, etc...

Propaganda grátis de forma nenhuma...

Reputação, no mundo da informática tem um valor muito maior do que você imagina, um fórum com pessoas dispostas a mudar uma situação tem um bom poder de mundança... Veja o caso do tópico " nVidia rompe relações com o Clube do Hardware" ( http://forum.clubedohardware.com.br/nvidia-rompe-relacoes/812333?t=812333 ), foi só a nVidia tomar uma atitude desagradável EM RELAÇÃO AO CDH, e não aos clientes, que várias pessoas já ameaçaram "ir de ATI na próxima"...

Não comprar é uma boa estratégia? Sim, mas para dar certo todos teriam que parar de comprar... É como uma greve, enquanto alguns trabalharem o sistema anda e as exigências perdem força...

Uma petição, ou abaixo assinado, uma reclamação em massa na minha opinião consegue facilmente arrebanhar um bom número de pessoas contra uma empresa.

Falou! Abraços!

Postado

Você quer dizer propaganda NEGATIVA grátis, não é?

Sim, é a propaganda negativa grátis que vai ajudar no que você falou: "que as pessoas não comprem e pronto".

Pois é somente através da conscientização que as pessoas terão discernimento o suficiente para escolherem entre comprar ou não comprar.

Se você não leva o conhecimento até ninguém, como espera que as pessoas menos informadas entendam por elas mesmas o que está acontecendo?

Postado

Propaganda.

O que vocês colocam ?

que querem um dell, mas que agora não da mais pra customizar ?

quem realmente quer, que participe.

quem for entrar de gaiato, só vai estar trabalhando grátis pra fazer propaganda pra eles.

Tem um velho ditado que diz; "fale mau mas fale de mim".

E no caso ai nem ta falando mal. só chorando que não da mais pra comprar costumizado.

PS. Mau, mal, sei lá.

quanto a levar ao conhecimento da moçada, "como se todo mundo estivesse querendo comprar", só indicar quando perguntarem, marcas que vocês acham que estejam melhor e seja melhor compra. coisa que hoje em dia não é difícil.

Postado

Acho que pra DELL não faz diferença. O foco deles é o mercado corporativo, por isso vendem as configurações fechadas.

Se o foco deles fosse usuários domésticos, além de preços mais atrativos, teriam deixado a personalização e colocariam mais opções à venda.

Postado

Pessoal acreditem, tem empresas que estabelecem metas impossíveis. A Dell parece ter sido uma dessas. Esperava vender um X em notebooks e vendeu menos que isso. Por isso decidiu mudar sua política de vendas.

Sou a favor de não recomendar mais a Dell. O que ela tem agora de especial quando comparada com outras marcas? Nada.

Abraço!

Postado
Acho que pra DELL não faz diferença. O foco deles é o mercado corporativo, por isso vendem as configurações fechadas.

Se o foco deles fosse usuários domésticos, além de preços mais atrativos, teriam deixado a personalização e colocariam mais opções à venda.

Ola boanoite

Não to aqui defendendo a postura da Dell, mesmo porque também não concordo com o que eles tão fazendo, mas so pra lembrar...

Se o foco for o mercado corporativo, deveria atingir todas modelos, não??? voce pode configurar praticamente tudo nos Latitude 5xxx e/ou 6xxx: HD, memória, placa de video, wifi, bateria, S.O, leitor de impressões, processador... enfim bem mais que o vostro; claro que se for colocar tudo o preço vai nas alturas...

Quanto ao 3500, conversando com vários atendentes, um deles, inclusive chegou a dizer que modificaria alguns itens dentro das "especificações tecnicas" pra ser "mais fiel" ao que consta nas "personalizações"

Muitos disseram que , "por se tratar de lançamento" as configurações seriam as disponiveis mesmo, que elas seriam fixas, no entanto, não descartando que futuramente, poderia se dar maior abertura pra elas.

Postado

Se você é a favor de que a Dell volte a flexibilizar de maneira decente a personalização da configuração dos seus notebooks, assine a Petição Dell (link:http://www.petitiononline.com/DELL/petition.html ) e manifeste, assim, a sua insatisfação quanto ao decaimento de qualidade e flexibilidade nos seus sistemas de configuração e de venda. Só levam 20 segundos, pois só precisa nome e e-mail (e, não se preocupe, seu e-mail fica oculto e em sigilo).

Pra finalizar, criei um modelo de e-mail para enviarmos para toda a nossa lista de amigos. ;). No spoiler a seguir:

Corpo do e-mail:

---x---

Faça sua parte. Não deixemos que a única empresa que nos disponibilizava personalização de configuração de notebooks, a preços acessíveis, cometa um retrocesso como esses!!!

Agora, voltando ao tópico original...

--x--

Preciso manifestar aqui a minha profunda insatisfação com o novo sistema de vendas da DELL, onde não se pode personalizar praticamente item nenhum, o que te obriga a optar por uma pré-configuração bem mais cara caso você queira um simples item adicional como Bluetooth. Transcreverei aqui o mesmo que manifestei à própria Dell, ao término da sessão de chat com um dos seus consultores e também através de e-mail:

Prezados responsáveis,

Eis o que a consultora Maiara me afirmou quanto a não possibilidade de inclusão do Bluetooth OPCIONAL na minha configuração do Vostro 3500:

"Esta é novo padrão Dell, a empresa só se adequou ao mercado , HP e IBM ja trabalham desta forma, a Dell só usou o estudo do mercado, feedback de seus clientes e esta transformando sua página".

Gostaria de dizer que a Dell mudou pra muito, mas muito pior! Trabalho no ramo de informática e sempre recomendei os Laptops Dell para amigos e clientes. Aqui em casa mesmo temos um, pois quando compramos, nos dava possibilidade de personalização, de incluir ou não os itens OPCIONAIS, o que, desta forma, atendia da melhor forma às necessidades de cada cliente.

Agora, o sistema de personalização está escasso, quase nulo!!! E não acho justo que eu tenha que pagar R$336,00 a mais por outra PRÉ-CONFIGURAÇÃO do MESMO modelo no qual estou interessado, somente para ter direito a um simples e básico BLUETOOTH na minha configuração, que poderia perfeitamente ser incluso na configuração inicial que já me atende. Até porque, e é necessario que isso fique CLARO, nas especificações do modelo o site disponibiliza este item como OPCIONAL!!! Assim como a também OPCIONAL "Placa gráfica OPCIONAL Nvidia® GeforceTM 310M de 512 MB"!! Ou será justo que, se eu estiver interessado nesta placa gráfica, eu tenha que pagar R$670 a mais pela PRÉ-CONFIGURAÇÃO que a inclui, mesmo que nada mais naquela configuração me interesse?

No meu entendimento - e o site de vendas da DELL, até há pouco tempo, funcionava assim -, OPICIONAL significa que o cliente tem o direito ou não de incluir o item na sua configuração. Não, quando ele é OBRIGADO a optar por uma PRÉ-CONFIGURAÇÃO MAIS DISPENDIOSA para ter direito a um recurso tão básico e útil dos Laptops, como o simples Bluetooth.

Isso é um absurdo por parte da Dell. Já que vocês "transformam sua página" com base no estudo de mercado e feedback de seus clientes, pretendo manifestar a minha insatisfação em todos os fóruns de discussão que frequento. Eis alguns exemplos, apenas de tópicos em que este Laptop está em discussão:

http://forum.clubedohardware.com.br/dell-inspiron-1564/813379

http://forum.clubedohardware.com.br/dell-vostro-3300/810988

http://forum.clubedohardware.com.br/vostro-3300-vostro3500/810731

http://forum.clubedohardware.com.br/vostro-3500-inspiron/817832?p=4381556#post4381556

http://www.adrenaline.com.br/forum/notebooks/306084-hp-2040br-ou-dell-vostro-3500-a.html

http://www.adrenaline.com.br/forum/notebooks/307497-dell-vostro-3500-a.html (off: este tópico possui bastante informação reunida sobre Vostro 3500 vs Inspiron 1564)

Estes tópicos são acessados dezenas ou até centenas de vezes por dia. Espero que com isso, eu consiga contribuir para que o "estudo do mercado da Dell, e feedback de seus clientes" não continue transformando seu sistema de vendas pra pior.

Atenciosamente,

Fernando.

P.S.: Fiz bastante uso de letras MAIÚSCULAS neste texto, pois é a linguagem que seus consultores utilizam no CHAT. Assim, entendo que fazendo uso desta linguagem possam compreender melhor o que está sendo expressado.

Eis a conversa na íntegra (sessão 36608562), que também conta com longos períodos de espera entre uma pergunta e uma resposta. Onde preciso insistir mais de uma vez para que a consultora me dê uma explicação quanto a razão de tanta demora:

10:59:59 Fernando

Pergunta inicial/Observação:

BR Vendas Maiara Teixeira entrou nesta sessão!

Conectado com BR Vendas Maiara Teixeira

Bem vindo(a) ao CHAT DE VENDAS DELL! Meu nome é Maiara Teixeira e serei sua Representante de Vendas. E-mail: [email protected] Para iniciarmos seu auxilio de compra, por favor informe o seu E-MAIL e TELEFONE com DDD.

Você está efetuando a sua nova aquisição pela loja online agora?

11:00:24 BR Vendas Maiara Teixeira

BR Vendas Maiara Teixeira envia página, http://www1.la.dell.com/content/topics/reftopic.aspx/gen/en/setrepcode?c=mx&l=pt&s=bsd&rep_id=7048&rep_type=CHAT&redirect_url=http%3A//www.dell.com.br/

11:01:25 Fernando Araujo

Olá, Maiara, bom dia.

11:01:59 BR Vendas Maiara Teixeira

Ola Fernando

11:02:41 BR Vendas Maiara Teixeira

Bom Dia

11:02:44 BR Vendas Maiara Teixeira

Me informe seu e-mail de cadastro do site da Dell, e telefone com DDD por favor.

11:03:03 Fernando Araujo

-----, 21-xxxx-xxxx

11:03:37 BR Vendas Maiara Teixeira

Como posso ajudá-lo a finalizar o seu pedido pelo nosso site?

11:03:55 Fernando Araujo

estou interessado na compra do Vostro 3500, mas gostaria de algumas mudanças

11:04:31 BR Vendas Maiara Teixeira

Que tipo de mudanças Fernando?

11:04:44 BR Vendas Maiara Teixeira

Pois estamos com configurações fixas!

11:05:10 Fernando Araujo

o modelo o qual estou interessado é o Core™ i3-350m, gostaria de saber como ele fica com a GeforceTM 310M inclusa?

11:06:21 Fernando Araujo

nas especificações deste modelo, diz que esta placa é opcional

11:08:20 Fernando Araujo

Maiara?

11:11:04 BR Vendas Maiara Teixeira

Fernando

11:12:37 Fernando Araujo

Pode me explicar o motivo de uma espera tão longa?

11:14:29 BR Vendas Maiara Teixeira

Nas configurações do site, as opções com placa estão fixas

11:14:44 BR Vendas Maiara Teixeira

Não sendo possível alterar, há opções sim sem placa

11:14:59 BR Vendas Maiara Teixeira

qual o valor da máquina que esta olhando?Qual é a oferta?

11:15:59 Fernando Araujo

o modelo o qual estou interessado é o Core™ i3-350m, de R$1.979, que sai por R$1.999 com alteração do HD de 250 pelo de 320gb.

11:17:20 Fernando Araujo

mas nas especificações do produto, diz que também a possibilidade de se adicionar Nvidia® GeforceTM 310M de 512 MB, assim como Dell Wireless 365 Bluetooth 2.1 e Bateria de íon de lítio de 9 células

11:17:59 BR Vendas Maiara Teixeira

No modelo, não na configuração.

11:18:14 BR Vendas Maiara Teixeira

Quer que eu lhe envie o link ara que visualize as ofertas ?

11:19:16 Fernando Araujo

gostaria de saber em qual dos modelos está incluso Dell Wireless 365 Bluetooth 2.1 e Bateria de íon de lítio de 9 células, pois eu não encontrei em nenhuma das ofertas

11:19:44 Fernando Araujo

creio que seria este o link, correto? http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Port%C3%A1teis/vostro-3500/pd.aspx?refid=vostro-3500&s=bsd&cs=brbsdt1

11:20:55 BR Vendas Maiara Teixeira

A bateria é OPCIONAL

11:21:00 BR Vendas Maiara Teixeira

você finaliza o pedido no site e eu adiciono para você a bateria de 9 celulas(unica disponível) q custa R$ 191,00

11:21:20 BR Vendas Maiara Teixeira

BR Vendas Maiara Teixeira envia página, http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Portáteis/vostro-3500/pd.aspx?refid=vostro-3500&s=bsd&cs=brbsdt1&~ck=mn

11:21:25 BR Vendas Maiara Teixeira

vEJA O LINK

11:21:55 Fernando Araujo

acho que foi este mesmo link que eu acabei de enviar

11:22:27 Fernando Araujo

E é neste link que encontramos a Placa gráfica OPCIONAL Nvidia® GeforceTM 310M de 512 MB

11:22:30 BR Vendas Maiara Teixeira

A PARTIR DA SEGUNDA OFERTA TEM O BLUETOOTH

11:23:05 BR Vendas Maiara Teixeira

A PARTIR DA TERCEIRA OFERTA você TEM A PLACA E O BLUETOOTH

11:24:33 Fernando Araujo

Desculpe-me, mas na segunda oferta não há bluetooth, apenas na terceira

11:25:41 Fernando Araujo

Você está dizendo que a bateria OPCIONAL você pode adicionar, mas se eu quiser bluetooth preciso pagar R$670?!?!?

11:25:57 BR Vendas Maiara Teixeira

A oferta de R$ 2315,00 POSSUI BLUETOOTH

11:26:34 BR Vendas Maiara Teixeira

Leia atentamente as letras amarelas abaixo as fotos das máquinas

11:27:46 Fernando Araujo

mas na configuração não está disponível!

11:29:37 BR Vendas Maiara Teixeira

você ja colocou a configuração no carrinho?

11:29:42 BR Vendas Maiara Teixeira

adicione ao carrinho

11:30:02 Fernando Araujo

mas, por mais que esteja disponível, já que você está afirmando isso, na prática eu preciso pagar R$336,00 a mais para ter um simples e básico bluetooth?

11:30:08 BR Vendas Maiara Teixeira

sim as configurações são fixas

11:30:22 BR Vendas Maiara Teixeira

É OPCIONAL Fernando.

11:30:28 Fernando Araujo

exato! OPCIONAL

11:30:43 Fernando Araujo

significa que se a pessoa quiser, ela tem o direito de adicional

11:30:45 Fernando Araujo

adicionar

11:30:54 Fernando Araujo

pra mim este é o significado de opcional

11:33:27 BR Vendas Maiara Teixeira

Bem Fernando, esta é novo padrão Dell, a empresa só se adequou ao mercado , HP e IBM ja trabalham desta forma, a Dell só usou o estudo do mercado, feedback de seus clientes e esta transformando sua página.

11:33:32 BR Vendas Maiara Teixeira

11:34:43 Fernando Araujo

olha, a Dell mudou pra pior, muito pior

11:35:48 Fernando Araujo

gostaria de saber como eu faço pra manifestar a minha insatisfação, já que eu gostaria de adicionar o Bluetooth OPCIONAL à minha configuração e agora não posso, graças ao maravilhoso estudo de mercado da DELL, que resolveu imitar as péssimas HP e IBM

11:42:20 Fernando Araujo

gostaria, mais uma vez, que pudesse me explicar, por gentileza, o motivo de espera tão longa, Maiara

11:42:47 BR Vendas Maiara Teixeira

Fernando,

11:43:07 BR Vendas Maiara Teixeira

No site você pode colocar sua opnião ao terminar a sessão.

11:43:12 BR Vendas Maiara Teixeira

11:44:21 Fernando Araujo

Sim, me dizendo o motivo da longa espera, se for possível, afinal, foram duas vezes que você me deixou de molho.

11:44:52 BR Vendas Maiara Teixeira

Estou com instabilidade em meus sistema.

11:45:12 BR Vendas Maiara Teixeira

A sessão parece cair, mas trava.

11:45:25 Fernando Araujo

Certo, Maiara, muito obrigado, não há mais nada em que você possa me ajudar. Tenha um bom dia.

11:45:26 BR Vendas Maiara Teixeira

Mais alguma coisa Fernando?

11:45:32 BR Vendas Maiara Teixeira

A Dell Chat agradece seu contato, e para qualquer informação adicional você pode entrar no chat novamente e pedir pelo meu nome ou enviar um e-mail para [email protected] . Em caso de compra pelo site favor enviar um e-mail com o número do seu pedido para que eu possa agilizar seu processamento!

BR Vendas Maiara Teixeira deixou esta sessão!

A sessão foi terminada!

Atenciosamente,

Fernando.

Bom, é isso pessoal, acho uma fatalidade a Dell se enveredar por esse tipo de serviço de vendas pré-configuradas e fixas, que não atendem em nada às necessidades do cliente, mas somente às necessidades da própria empresa, em lucrar mais.

Recomendo que, se também estiverem insatisfeitos com este novo sistema de vendas, manifestem a sua insatisfação. Quem sabe assim consigamos reverter essa transformação absolutamente para pior que o site está incorporando.

Façamos nossa parte para que as coisas que são boas não virem uma porcaria completa.

Abraços.

Concordo com você!! São por essas e outras que estou analisando/pensando sinceramente em adquirir um modelo da Lenovo, voltado para o mercado corporativo. Em breve estará disponível para venda o modelo "ThinkPad Edge", o qual antenderá muito bem minhas necessidades.

Postado
Sou a favor de não recomendar mais a Dell. O que ela tem agora de especial quando comparada com outras marcas? Nada.

E continuará lá o consumidor cada vez mais sem opção. Que solução é essa?

Postado

Fala Pessoal!

É claro que isso tem a ver com estudo de mercado. Diminuir a opção de configuração acarreta em um monte de mudanças, um exemplo simples é acelerar o processo de produção do equipamento, já que os equipamentos podem ser pré-montados. Outro exemplo: diminui a chance de incompatibilidade, e etc.

Isso tudo deve diminuir o custo como um todo.

Detalhe: Não estou em defesa da empresa, ainda mais que eu tive um problema no qual eles demoraram 2 meses para me reembolsar uma devolução de um notebook.

Postado

Eu concordo com você Matheus, e na minha opinião, o resumo da história é seguinte:

1 - A Dell era a única que possibilitava aos consumidores a personalização do laptop a preços acessíveis.

2 - A falta de informação do povo, gerada por uma série de problemas que esse país tem, fez com que esse recurso disponibilizado pela Dell não fosse aproveitado, a não ser por uma minoria.

3 - A Dell, por mais que seja uma empresa multimilionária, não vai ficar dando murro em ponta de faca, gastando mais, podendo gastar menos e lucrar ainda mais do que já lucra (334 milhões de dólares por trimestre, em média), visto que nem a minoria - que é um pouco mais informada e um pouco mais apta a agir - faz questão de mostrar sua insatisfação de forma coletiva.

Aliás, há muito o brasileiro, rico ou pobre, está sendo anestesiado, para assim não demonstrar sua insatisfação em relação a nada.

Paciência, enquanto não se for feita uma melhora na educação e, consequentemente, conscientização da galera, continuaremos a levar tr*lha no rab*. Bom, pelo menos eu sei que eu não me sentirei culpado por isso, já que sempre faço a minha parte quando vejo que posso - nesse caso, criei um tópico para discussão em três fóruns diferentes para as pessoas opinarem. Muitas pessoas opinaram contra a Dell, assim, criei um Petição. Resultado: nem 1/3 das pessoas que opinaram nestes três foruns se deram o trabalho de assinar (e não foi por falta de informação, pois fiz questão de mandar MP informando todo mundo). É como eu disse. Paciência.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...