Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda piezoelétrico ?


Posts recomendados

Olá, essa é minha primeira postagem, portanto desculpe qualquer erro.:D

É o seguinte, estou fazendo testes para desenvolver um "projetinho"

no qual vou utilizar um joystick usb para fazer uma bateria eletrônica diy.:eek:

E a ideia é basicamente essa : desmontar o joystick e soldar no lugar dos botões o Piezoelétrico, que funcionaria como um "botão" , para quando eu der uma batida ele acionar o respectivo botão do joystick usb.

O problema é o seguinte :mad:, com o alcílio de um multímetro eu medi a tensão que o piezoelétrico é capaz de produzir sozinho , (só com a pressão das batidas)

só que a tensão é muito pequena.....creio eu que incapaz de acionar a tecla do joystick , alem do mais, essa pequena tensão e conseguida com uma grande "porrada" sobre o piezo, então o objetivo é aumentar a tensão desse piezo para que fique mais sensível ao toque, e nao a "porrada" de forma que um simples batidinha com o dedo fosse capaz de produzir 1v ou mais. Cheguei a pensar em usar transistors para poder aumentar essa pequena tensão.....mas não faço ideia de qual usar! Já que sou leigo em eletrônica.

Alguem sabe o que fazer?:confused: Grato! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade quando você dá "toques" no Piezo, você gera pulsos de amplitude relativamente altos, até 8 volts, o que pode ser comprovado utilizando um osciloscópio. Porém os pulsos gerados são muito rápidos e o multímetro não consegue registrar a sua amplitude, por isso você só consegue indicação de 1 ou 2 Volts. O que precisa ser feito é aumetar a duração do pulso, que pode ser feito com um circuito monoestável conforme o rascunho que fiz em:http://www.4shared.com/photo/n9gWZta4/Mono_e_Piezo.html

Quando você der um toque no piezo, o pino 2 do 555 vai a nível lógico "0" e dispara o monoestável que ativará a saída (Pino 3 ) pelo tempo de 1,1RC.

Se R=1MR e C= 1uF, o tempo de nível lógico "1" na saída do 555 será de 1,1 Seg, para tempos maiores aumentar o resistor.

Foi só uma ideia, deve haver outos meios por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Obrigado pela resposta Valdenir_Duarte!

Bem, notei que você manja de eletrônica que esse nao é meu caso, sou apenas um "curioso" rsrsrsrs, mas acho que 8 volts é muito para um piezo porque se eu ligar um led diretamente do piezo e bater com força, é insuficiente para o led piscar!mau dá para ver uma mísera faisca no interior do led!

Mas eu não duvido de você não...!

poxa...esse esquema é inviavel para mim já que sou leigo em eletrônica!

valeu pela resposta!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A amplitude chega realmente a 8V, eu medi com um osciloscópio quando estava montando o circuito de um metrônomo: http://wayneandlayne.com/metronome/ , que utiliza esta mesma aplicação de dar toque no PIEZO e ler o valor na entrada de um PIC, para determinar o Rítimo.

Além do pulso ser muito rápido, acredito que o Piezo não consegue fornecer corrente suficiente para fazer um led brilhar, Neste caso quando você alimenta o led com piezo, o led deve arriar o sinal do mesmo.

Experimenta colocar colocar o piezo na base do transistor (Como no esquema que postei) e colocar o led no coletor do tansistor em série com um resistor de 47R para uma fonte de 5V e veja se o led pisca. Pelo fato do pulso ser muito rápido às vezes nem precisa do resistor. Se funcionar tá no caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste que sugeri:

Um Piezo na base de um transistor, chaveando um led em série com um resistor de 47R ligado para uma tensão de 12V. No video dá para ver com um osciloscópio como o pulso é rápido, mas com o transistor já é suficiente para fazer o led piscar. A cada batida no Piezo o sinal no coletor do tansistor cai de 12V para proximo de 1,5V que é a queda de tensão no led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Valdenir_Duarte! você conseguiu o que eu queria só que não exatamente....

meu objetivo é ligar o piezo no lugar de um botão na placa do joystick, para quando eu tocar no piezo, apertar a tecla normalmente.

só que no seu vídeo você usou 12v no piezo, no joystick não deve ser isso tudo.

Meu caso é que eu quero fazer o piezo acionar a tecla do joystick só que o toque sobre o piezo tem que ser muito forte e mesmo assim não é funcional, então o objetivo e faze-lo ficar mais sensível. Mas como ?

______________________________________________________

vamos deixar o joystick de lado!

como fazer o piezo ligado a um led piscar ? (lembrando que o objetivo é PISCAR e não uma mísera faisca no seu interior! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Cara, não precisa de nada, o botão do joystick não gera tensão, ele só diminui a resistência entre os contatos, só "junta" eles! Acho que pode ligar o piezoelétrico direto no lugar do botão, se for realmente necessário pode ainda usar um disparador Schmitt (Schmitt trigger) que só vai transformar o pulso analógico que o piezoelétrico gera em pulso digital. Se bem que não precisa cara, mesmo, não sei nem se aplicar a tensão do piezoelétrico é aconselhável, os botões de ação do joystick não são analógicos, são digitais, logo não tem resistores protegendo as entradas das CI's, mas isso ai tem gente melhor que eu pra te explicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Meu problema é igual a esse e nao foi solucionado ainda...

Nao consegui fazer o circuito mostrado no vídeo...

Mandei um e-mail para o valdenir_duarte, se puder olhar lá...

E se alguem mais puder explicar uma forma de fazer a batida no piezo fechar um circuito qualquer de 3 a 5 volts eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente um circuito com transistor npn ou fet canal n como os mostrados no esboço do link: http://www.4shared.com/document/CLTaeUqy/CHAVE_COM_PIEZO.html

deveria funcionar.

Note que o coletor © do transistor npn tem que estar no lado mais positivo e que o emissor (E) tem que estar no lado mais negativo. O mesmo vale para o fet canal n, com o dreno (D) virado para o lado positivo e a fonte (S), para o lado mais negativo.

O grande inconveniente é que o toque no PIEZO tem que ser bem forte, e que a duração do pulso gerado é muito pequena, o que talvez não seja suficiente para fechar a chave, e causar a ação esperada. Por isso eu sugeri anteriormente a inclusão do monoestavel, que tem a finalidade de aumentar a duração do pulso.

Para ver se funciona tem que testar na prática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Valdenir, o esquema que você postou no esboço número 1 eu tinha feito com transistor BC548 mas nao deu certo... o piezo estava funcionando, pois eu tinha testado ele... mas o piezo na base do BC548 nao foi suficiente para chavear um circuito de 5 volts... vou comprar o mosfet canal n amanha e vou testar, se tiver mais alguma dica...

Agradeço pela resposta!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, wolfdiogo.

sei bem o projeto que você esta querendo fazera algum tempo atrás eu estava fissurado em fazer uma dessas baterias e comecei a pesquisar pela net.

encontrei um projeto pronto em um site, só que não tem nada a ver com esse seu com joystick, percebi no projeto que encontrei que tem AmpOp's

que amplificam o sinal do piezo ja que neste projeto parece que ele atua

conforme a batida que tu da, se bater fraco o som é baixo se bater forte o som é alto, se não me engano, só que este projeto tem um esquema eletrico grande varios componentes ainda não orcei mais acho que saira meio carinho pra fazer por isto que não fiz, mas voltando a sua duvida, cara não seria mais fácil tu fazer algo metalico no lugar onde tu vai bater e puxar dois fios para o joistick, ja que ele vai funcionar como um botão ligado e desligado, ele não vai servir como um componente q varia o som conforme a batida ele vai servir como um liga desliga se fechou o contato do controle ele vai fazer com que faça o som. acho que seria bem mais fácil pra ti ja que não entende muito de eletronica.

um amigo meu fez uma com um teclado de pc cara fico dahora.

Cara ó entra nesse site:

http://www.edrum.info/download.html

ai tem o download do esquema, da pcb, e da firmware, dae tem um forum se você pesquisar no site encontra bastante fotos também, caso você tenha curiosidade em ver o projeto q estou falando, talvez ajude alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu fui burro!

Quando eu disse que o piezo na base do BC548 nao deu certo, é porque meu circuito era pro piezo servir de interruptor para um motorzinho... mas motorzinhos nao funcionam legal com apenas um breve pulso!!! *****!! quando eu substitui o motor por um LED, funcionou...

Graças ao esquema do Valdenir_duarte, consegui que désse certo.

Em um circuito qualquer devemos colocar o transistor BC548 no lugar de interruptor.... liga-se o fio do centro do piezo na base do transistor, e o fio da borda do piezo liga-se no ground (que no meu caso foi o EMISSOR do transistor)

A cada batida no piezo, o circuito fecha...

ISSO É PARA 5 VOLTS... NAO USEI RESISTENCIA NENHUMA E POR ENQUANTO MEU TRANSISTOR NAO QUEIMOU... SE ALGUEM SOUBER A RESISTENCIA QUE DARIA PRA COLOCAR OTIMIZANDO O CIRCUITO, POSTEM AQUI POR FAVOR!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, sobre esse AmpOp, ele aumenta a tensão de entrada...

qual o AmpOp correto para que a tensão QUE SAI dele seja no máximo 5v (que dai é o nivel logico 1 do controle de playstation)????

e outra coisa... eu queria uma informaçao de um transistor que, quando aplicamos uma tensão MINIMA na base, tipo meio volt, ele já promove a CONDUÇÃO PLENA entre COLETOR e EMISSOR... seria um darlington?? mosfet?? algum numero de modelo por favor???

desculpem a leiguisse em eletronica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá...

Tb sou um mero curioso em eletrônica, mas estou querendo desenvolver um projeto parecido com o do WolfDiogo...Porém penso em utilizar um teclado de pc no lugar do joystick...A minha dúvida: É possível fazer com que um piezo acione teclas diferentes?..ex.:uma batida fraca aciona A, forte aciona B, mais forte aciona C e etc.?

Obs.:Tenho um "controlador midi" caseiro feito de teclado de pc, mas para aquele, como se trata de uma bateria eletrônica, gostaria de explorar a "dinâmica" dos toques...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membro VIP

cadê os projetos que viste? eu não vi nenhum mas caso o piezo não tenha grande capacidade, imagino-o acumulando energia num capacitor pra depois dar algumas piscadelas no led. Obviamente hás de elaborar um circuito mínimo pra isso. Lembrando que isso foi insight apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!