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Review Nobreak (UPS) APC Back-UPS BE600N-BR


rau

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Em 220V esse LED nunca se apaga, ele sempre considera a redução de 220V para 115V como modo "estabilização" ativo ou seja, está usando o transformador interno.

Quando ligado em 110-127V o LED só se acende quando alguma saida de transformação é ativada, no caso o estabilizador interno compensando alguns volts acima ou abaixo.

É normal acender sim mesmo com a tensão considerada "normal". Tem que ver o que o fabricante considera normal. Se o intuito é manter a tensão perto de 115V, se a tensão de entrada passar de 120V por exemplo, é um comportamento normal do nobreak ativar um tap com redução de 5V por exemplo. Se cair pra 105V, é normal ativar um tap de +5V por exemplo. Em ambos casos o LED acende.

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Tap não é o som. :) Tap = saída ou tradução literal do inglês seria, torneira. Cada tap é uma saída diferente de tensão.

Meus APC's (três) são rarissimos de fazer algum clique de relé, mas eles não vão danificar sua fonte, há toda uma eletrônica após os relés protegendo de qualquer disturbio danoso pra fonte. Há um filtro na saída + varistor protegendo contra ruidos e picos gerados pelos relés, não esquente com isso e nem é toda vez que relés geram picos, isso depende de vários fatores.

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Quando ele é ligado, ele entra em modo auto-teste, ele faz um teste geral, principalmente da bateria, pra ver se tá em bom estado. O chiado é normal, já que ele não produz uma onda senoidal e sim uma senoidal aproximada, uma onda retangular para ser mais exato. É sabido que alguns equipamentos de audio não possuem uma filtragem adequada e refletem essa onda distorcida na sua qualidade sonora. Caixas de som de PC são quase sempre muito ruins nesse quesito e captam qualquer problema da rede elétrica, traduzindo em estalos, chiados... Minhas caixas são umas EDIFIER e elas produzm muito pouco ruido quando em modo bateria, só se tiverem com volume alto, elas tb não estalam quando há clique dos relés, mas já vi caixinhas baratinhas estalarem.

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Instalei aqui o PowerChute (software de monitoramento que está em português).

Acho que ele deveria dar a opção de uma interface mais técnica com gráficos, relógios e barras além dessa atual em modo texto para leigos.

Uma coisa que não gostei é não ter a opção de ocultar o ícone do tray (mais um).

A tensão aqui está em 127V e o consumo do PC em 174W (16 mim de autonomia estimada da bateria)

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O software da APC sempre foi simples, mas funcional, isso não tem o que fazer. O versão Business Edition é mais completa, mas só roda nos nobreaks da linha Smart-UPS da APC.

A versão mais atual é a 2.2, a do CD é 2.1.1, mas só tem em inglês pra baixar no site da APC. Não tem muita diferença, apenas correção de pequenos bugs que acontecem em certas configurações de PC e nobreaks...

Oculta o ícone usando as opções do próprio Windows. Desde o XP é possivel fazer isso.

A autonomia está dentro do esperado para essa carga de 174W.

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Resolvi desinstalar o PowerChute (me deixou muito a desejar...)

ufa ! ... menos um ícone no tray e menos um treco para carregar ... :wacko:

Depois fiz "aquela" faxina no sistema (registro, arquivos inúteis, ícones do tray em cache) ...

O que acabei por descobrir é que quando se conecta o cabo USB do nobreak o Windows instala um drive nativo de monitoramento da carga da bateria que serve para programar o desligamento ou a hibernação do PC quando ela estiver para terminar além de mostrar um alerta.

Muito bom, já não desliga na marra como era no nobreak SMS Manager II de 600VA antigo (10 anos) que estava usando. A assistência técnica autorizada aonde eu levava para reparos e troca da bateria fazia um serviço porquinho pois o aparelho nem acionava o estabilizador interno mudando para a bateria direto em caso de oscilação na rede. Além disso quando a bateria chegava no final ao invés de cortar o fornecimento de energia para o PC reduzia perigosamente a tensão deixando o PC "rastejando", "semi-morto" (defeito que apareceu com o tempo pois antes ele cortava o fornecimento).

Li em um manual desse APC (do site) que tem como regular a sensibilidade do aparelho por meio do botão power pressionando-o por 10 segundos. Assim pode-se escolher em que nível o aparelho deverá acionar a bateria em caso de oscilação da rede.

Estou escrevendo todos estes detalhes também para complementar o teu review dando mais informações a quem se interessar em comprar.

.

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Ah sim, o Windows tem um driver nativo, mas na minha opinião deixa a desajar. Eu por exemplo gosto de ter as notificações do nobreak que aparece no tray e o histórico de falhas que fica salvo no powerchute me relatando a causa da transferência pro modo bateria, (se houve ruido, subtensão, sobretensão ou blackout), além de me mostrar consumo em Watts que apesar se não ser instantaneo, já que é atualizado de 2 em 2 segundos, eu acho um recurso util, além de me mostrar a tensão de entrada, que em algumas ocasiões considero importante já que o nobreak comuta pro modo bateria e tenho como saber a razão para isso e o nivel da tensão no momento, porque acontece de haver por exemplo uma subtensão e as coisas em casa continuarem ligadas, mas o nobreak entra em modo bateria e o powerchute me notifica a razão de ter entrado em modo bateria e mostra a tensão atual. Além disso há outras opções como o auto-teste manual que posso fazer de tempo em tempos, apesar do nobreak fazer isso automaticamente à cada 14 dias (ligado direto por 14 dias), me permite mudar a sensibilidade à ruidos e nível de tensão, apesar tb de isso poder ser feito manualmente direto no nobreak através do botão liga/desliga e intermitência dos LED's, indicando qual modo está ativo. O resto são detalhes menores como desligar indicação sonora ou programar para atuar somente em determinadas horas do dia e tempo que deve se manter ligado em modo bateria. É gosto pessoal, eu não vejo problema algum em ter um icone a mais ali no canto da tela...

O nível de sensibilidade alterado manualmente mexe com tensão e sensibilidade a ruidos ao mesmo tempo, no powerchute você pode alterar só o nível de tensão, sem alterar a sensbilidade aos ruidos e virce-versa, de forma separada. Recomendo que deixe no nivel de sensbilidade em médio, só coloque no baixo caso o nobreak entre muito em modo bateria.

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Será que o APC BE600N-BR de 600VA é melhor que o SMS Manager III Senoidal de 700VA ?

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

O FP desse SMS é de 0,7 (490W) contra 360W do APC.

Também menciona ser do tipo senoidal pura on-line mas com estabilizador ? Não seria off-line ?

Será que a proteção do APC contra surtos é melhor que esse da SMS ?

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A SMS usa o termo "regulação online" para ludibriar os leigos... a regulação (estabilização) tem que ser online mesmo, não teria forma do estabilizador operar "off line". Ela ainda usa o termo line interactive, que nada mais é também que um nome pomposo para estabilizador e ainda diz que tem estabilizador ou seja, diz três vezes a mesma coisa de formas diferentes.

Esse SMS é melhor no quesito onda senoidal quando em bateria, é melhor no fornecimento de potência (490W), antigamente era declarado proteção contra picos em modo normal (diferencial) e comum (Fase - Neutro / Fase-Terra/ Neutro-Terra), mas agora só declaram proteção em modo normal ou seja, caparam o produto nessa questão, então o APC é melhor sim na proteção contra surtos e creio que seu filtro de linha seja melhor como um todo. Esse SMS tb possui gerenciamento via software, mas é via browser se não me engano e já li que é meio bugado e as informações de parâmetros do nobreak e energia são imprecisas - precisa-se de confirmação de outras pessoas... Uma outra coisa que a SMS mente é o tempo de resposta para comutação de 0,8ms. Nenhum nobreak "line interactive" consegue ser tão veloz, o tempo médio situa-se entre 4ms e 10ms, dependendo do modelo.

Esse nobreak custa em torno de 500 reais se não me engano e sua grande vantagem mesmo é ser senoidal.

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É senoidal mesmo, mas não divulga o nível de distorção harmônica máximo já que pode haver alguma, mas com certeza deve produzir uma onda melhor do que o APC, quando em bateria.

Sem aterramento a proteção telefônica fica prejudicada, praticamente inexistente e a proteção para as tomadas fica reduzida em torno de uns 50%. O filtro de linha também tem sua eficácia reduzida.

Você pode derivar um fio a parte direto do aterramento do "relógio" e levar até as tomadas para aterra-las.

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  • mês depois...

Parabéns pelo review, _rau_ .

Realmente muito bom.

Perdoe-me por escavar este tópico, mas tenho uma dúvida! :D

Estou de olho em um PS3, e gostaria de protegê-lo dessa nossa rede elétrica.

Pensei em um nobreak, somente para ele, no máximo mesmo, para ele e um monitor 23'' LCD. E este se revelou um bom custo x benefício. No entanto estou um pouco preocupado, poderia ele acabar prejudicando os aparelhos por não ser senoidal puro ?

Gostaria de saber se estou me preocupando demais ou se, realmente, seja melhor pensar em um puramente senoidal ou em um bom filtro de linha.

:confused:

Espero uma luz e uma recomendação de vocês!

Desde já,

muito grato, abraços!

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O tempo que sua fonte operará com onda senoidal aproximada será tão infimo diante do tempo que ela operará com a energia normal, q isso dificilmente refletirá em algum malefício. É uma preocupação não justificável, mas se sempre fosse possível optar por algo mais próximo de uma onda senoidal pura, logicamente é melhor.

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Bom, então pelo que entendi, o nobreak é off line e esse tipo de onda só será gerado em caso de oscilação muito grande da rede ou em falta de luz mesmo, fora isso seu sistema de filtragem dará conta, certo?

Sou leigo no assunto, então se estiver fazendo perguntas redundates, me desculpe. ^_^

Do mais, devo comprar ele mesmo, pois pelo que oferece é o único que cabe no meu bolso!

Muito obrigado pelos esclarecimentos, os tópicos postados aqui por você e outros membros são sempre de excelente qualidade, sempre trazendo textos completos e bem embasados, não puros achismos como encontramos por ai...

Grande abraço!

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Sim, ele só vai produzir uma onda senoidal aproximada quando entrar em modo bateria, que ocorre nas condições que você citou. Seu sistema de filtragem e proteção contra picos de tensão é suficiente para a proteção enquanto operando em modo rede.

De nada!

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Os Upsai 110V utilizam varistores se não me engano de 150 ou 175V, portando sobretensão sustentada nesses valores só nobreak ou outro dispositivo que desconecte automaticamente a entrada via relé é capaz de proteger. Mas se a fonte for automatica 100-240V, sem problema.

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Tanto a fonte do monitor, quanto a do PS3 são full range.

E a tensão aqui é de 110V.

Tem algo grave que esqueci de mencionar, as tomadas daqui não possuem aterramento, e também não há possibilidade de aterra-las. Já li aqui que ambos, nobreak e filtro de linha ficam com eficiência reduzida quando não conectados em rede aterrada.

Neste caso, o que valeria mais a pena?

Acredito que ambos estariam igualmente 'desprotegidos' ao serem conectados nessa condição, certo?

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Sem aterramento o filtro de ruidos em si reduz um pouco a eficiência quando este contém elementos que fazem o uso do fio terra, o que não é o caso dos UPSAI. O nobreak APC sim, faz uso de capacitores referenciados ao aterramento e terá sua eficiência reduzida, mas nada que prejudicará o funcionamento tanto do nobreak quanto das suas fontes. Já a proteção contra picos de tensão ambos produtos possuem proteções que estão referenciadas no fio terra e tb terão a eficiência um pouco reduzida no que tange descargas atmosféricas, a proteção é reduzida, mas não anulada e ambos continuam dando proteção contra picos de tensão mais corriqueiros que são os gerados por falha na rede elétrica e desligamentos de maquinas pesadas na rede elétrica e algumas picos gerados por descargas atmosféricas indiretas. A proteção de sinal (telefone e cabo), essa sim é a mais prejudicada sem o fio terra.

Vale lembrar que qualquer fonte que possua fio terra em sua entrada possuem elementos de filtragem referenciados nesse condutor e não é por essa razão que elas não funcionam adequadamento. Esse filtro ajuda a melhorar a compatibilidade eletromagnética entre equipamentos, já que fontes eletrônicas geram ruidos tb que em alguns casos vai interferir em aparelhos de TV's por exemplo...

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  • 4 semanas depois...

Pessoal, eu achava estranho que o software da APC mostrava que essa unidade de 600VA era capaz de entregar 600W de potência e até então achava que era algum bug do software ou coisa assim, dai postei uma msg no forum da APC perguntando sobre isso, mas antes de receber qualquer resposta eu decidi plugar no nobreak várias coisas até conseguir ultrapassar os alegados 360W de capacidade máxima e pra minha surpresa, em 390W o nobreak continuava operando normalmente, sem acusar sobrecarga e seguiu assim por vários minutos. Então decidi colocar mais coisas, elevando a potência para 600W e o nobreak seguiu firme e forte, sem aquecer, sem fazer barulho algum! Só o tempo de bateria que caiu pra 1 minuto, mas ainda suficiente pro meu PC desligar caso a energia acabasse. Esse APC é de fato capaz de entregar 600W, independente do fator de potência da carga que a maioria era de 0,5 à 0,6:

1 PC + Monitor LCD 20"

1 Notebook

1 Nintendo WII

1 monitor CRT 15"

1 TV 29 CRT

1 lampada incandescente de 40W 220V (20W @ 110V)

1 lampada incandescente de 60W 220V (30W @ 110V)

1 impressora jato de tinta ligada, mas sem imprimir.

De qualquer forma, se o tempo em bateria é o mais importante, 360W deve ser o limite máximo recomendável pra se ter um tempo util razoável, mesmo assim se ultrapassar por algum tempo os 360W o nobreak não vai ficar bipando nem enchendo o saco acusando sobrecarga, como ocorre em muitos outros ai de 700VA que em 350W já fica bipando feito louco.

Mais um ponto pra APC!

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_rau_

Que maravilha.

E eu que já estava preocupado com a possível compra futura de um PC novo que fosse um pouco mais potente que o meu atual (a necessidade de ter que comprar um nobreak mais parrudo).

Agora, será que esse nobreak pode ser usado em PC com fonte que tenha PFC ativo ?

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Um cara da APC dos EUA lá no forum da APC me disse que não conhecia os modelos brasileiros, mas que fazendo alguns contatos internos na APC dos EUA, ele me disse que esse modelo não deveria fornecer mais do que 360W e me pediu pra desligar o nobreak da tomada com 600W de carga e se o nobreak desligasse ou não segurasse a transferência pro modo bateria que eu poderia desistir de tentar isso, mas aconteceu o contrário, o nobreak segurou ferozmente :) 600W, mas imediatamente o software comandou hibernação do Windows porque a carga da bateria não ia aguentar muito.

O estranho disso tudo é que o modelo de 600VA antigo, o BE600-BR num vai além de 360W de jeito nenhum, bipa constantemente ao passar poucos watts além de 360W.

Eu cogitei alguma falha na programação interna do nobreak, mas só se foi algum lote que saiu com defeito... Não usei por mais do que 10 minutos com carga máxima, só sei que o nobreak nem esquentou, nem ligou o ventilador interno dele, só ligou quando forcei a queda de energia, mas em uso corriqueiro esse nobreak opera bem mais fresco que o modelo anterior, talvez seja isso...

Se o nobreak pode ser usado com fonte com PFC Ativo? Bem, a minha fonte tem PFC Ativo e funciona perfeitamente!

BE600N-BR3.jpg

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