Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review Nobreak (UPS) APC Back-UPS BE600N-BR


rau

Posts recomendados

O que ele quis dizer é que não conhece internamente os nobreaks brasileiros porque questionei alguma alteração interna em relação ao modelo anterior,etc...

O LED vermelho só acusou sobrecarga quando forcei mais de 600W, aí bipou direto e o software acusou sobrecarga orientando o que fazer ou o nobreak se auto desligaria, algo assim, nem li direito o que apareceu escrito na tela e retirei a sobrecarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi a primeira coisa que pensei, mas vou ser prudente quanto a isso...

Um outro teste que fiz foi medir a queda de tensão na saída do nobreas ao alimentar 600W e a queda de tensão foi minima, cerca de 2 volts. Se houvesse de fato uma sobrecarga, a queda de tensão seria maior. Já liguei uma impressora a laser na saida do APC antigo e quando ele começa a bipar acusando sobrecarga, a queda de tensão é mais mais alta, os relés dele começam a atuar tentando talvez compensar a queda de tensão... nesse não, fica quieto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
É senoidal mesmo, mas não divulga o nível de distorção harmônica máximo já que pode haver alguma, mas com certeza deve produzir uma onda melhor do que o APC, quando em bateria.

Sem aterramento a proteção telefônica fica prejudicada, praticamente inexistente e a proteção para as tomadas fica reduzida em torno de uns 50%. O filtro de linha também tem sua eficácia reduzida.

Você pode derivar um fio a parte direto do aterramento do "relógio" e levar até as tomadas para aterra-las.

Rau, excelente o seu review!

Baseado no aterramento do relógio, que na verdade vira neutro no quadro.

Posso pegar o Neutro do quadro de luz do meu apartamento e levar até tomada para aterrá-la? Ou é melhor isolar o plug terra do No-Break APC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aterramento do "relógio" é apenas uma proteção complementar do neutro da CIA Elétrica que é aterrado externamente, neutro é sempre neutro e ele está aterrado por motivos de segurança da rede elétrica. Uma rede com neutro aterrado é muito mais confiável que uma com neutro não aterrado.

O uso do neutro aterrado como aterramento de proteção, separando o condutor neutro e terra num ponto estratégico é usada porque dessa forma se consegue um aterramento eficiente, de natural baixa resistência e que pra maioria das aplicações dá proteção adequada, salvo algumas questões...

Você pode sim pegar o neutro do quadro e separa-lo com um condutor dedicado que será desde aí o fio terra da instalação. O problema é que esse neutro tem que ser bom ou seja, não deve passar por sobrecargas, não deve se romper, deve ser no minimo igual a bitola do(s) fio(s) fase(s). Para o neutro não passar por sobrecargas, o consumo de cada fase deve ser o mais possível equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido Rau, muito obrigado pela a resposta!

Posso abusar da sua experiência e fazer mais umas perguntas?

-Então no meu prédio não pode haver motores industriais, ou alguma máquina pesada ligada, com isso o meu terra seria poluído!?! Ou um simples chuveiro pode prejudicá-lo?

-Agora estive fazendo umas medições nesse no-break BE600G-BR e quando está em modo bateria acusa nas suas tomadas 80V no multímetro comum, seria por causa das ondas quadradas?

Com isso fiz outras medições(sem o terra acoplado):

Modo Bateria:

Fase-Neutro:80V

Neutro-Terra:9,5V

Fase-Terra:7,7V

Modo Energizado:

Fase-Neutro:124V

Neutro-Terra:25,3V

Fase-Terra:26,4V

-Porque dessa diferença de potencial entre o terra do no-break?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Só para deixar registrado, tenho 2 unidades desse modelo e enfrentei problema com as duas.

Uma unidade, passados 2 meses do fim da garantia de 2 anos passou a apresentar o seguinte problema: se deixo ligado vários dias, com ou sem carga, ele derruba o disjuntor do circuito em que está ligado.

Esse nobreak é muito pouco usado, deixo ligado alguns equipamentos de laboratório que não consomem nem 100W quando estão em uso e o nobreak passa a maior parte do tempo ocioso.

A outra unidade, comprada há 1 ano, ainda em garantia, é usada em um computador simples com fonte OCZ e monitor LED de 23″. Quando é ligada passa a acender o led de sobrecarga, preciso desligar e ligar novamente o nobreak e o defeito passa.

O defeito ocorre quando ligo o computador e ocasionalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para deixar registrado, tenho 2 unidades desse modelo e enfrentei problema com as duas.

Uma unidade, passados 2 meses do fim da garantia de 2 anos passou a apresentar o seguinte problema: se deixo ligado vários dias, com ou sem carga, ele derruba o disjuntor do circuito em que está ligado.

Esse nobreak é muito pouco usado, deixo ligado alguns equipamentos de laboratório que não consomem nem 100W quando estão em uso e o nobreak passa a maior parte do tempo ocioso.

A outra unidade, comprada há 1 ano, ainda em garantia, é usada em um computador simples com fonte OCZ e monitor LED de 23″. Quando é ligada passa a acender o led de sobrecarga, preciso desligar e ligar novamente o nobreak e o defeito passa.

O defeito ocorre quando ligo o computador e ocasionalmente.

Experimente colocar a bateria de um no outro para ver como se comportam esses nobreaks.

Podem ser as baterias já com problema ( custam em torno de R$70,00 cada ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fiz esse review de um dos modelos da "nova" linha APC:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1060536-review-comparativo-nobreak-apc-back-ups-400va/

 

no intuito de comparar o quanto cairam de qualidade. Pra quem se interessar, leiam os dois reviews e comparem.

 

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

@rau Possuo um no break desse e tenho uma pergunta para ti.

Quando liga o no break, ele faz um bip, indicando que ligou e esta operante.

Há como desligar esse bip de start? Já procurei e nunca achei, mas encontrei hoje a tua matéria que é tão completa como nunca tinha visto.

Se puder ajudar, desde já agradeço.

Abraços e parabéns pela matéria acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Prezados, alguém  tem o esquema eletrico da placa desse nobreak? O codigo na placa é 640-1134-z rev04. O meu não carrega a bateria que é nova e a luz laranja acende 4 segundos depois de ligar na rede e se mantem acesa . Se carrego a bateria fora e instalo nele funciona ate baixar a carga então o defeito é apenas no circuito de carga. Eu tentei seguir o circuito na placa mas não achei o caminho e nem esquema eletrico na net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!