Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a temperatura certa? da CPU ou dos núcleos?


Henrique Gurgel

Posts recomendados

Estou em dúvida com a temparatura do computador (BIOS atualizada).

Tenho instalado o "Core Temp", o "Open Hardware Monitor", o "Speed Fan 4.40", o "Everest Ultimate 5.5", e em todos a tempertaura da CPU é sempre menor que a dos núcleos. Detalhe: entre as temperaturas dos quatro núcleos, a do núcleo 1 é sempre maior que a dos demais.

Afinal, qual é a temperatura certa, que devo confiar para monitorar o computador, a da CPU ou a dos núcleos?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo seguinte o temperatura dos cores são mais elevadas no caso sempre esteja monitorando no caso nao sei qual e seu processador poste ele a cpu sem over cpu estra na media de uns 34 36 38 dependendo da tmeperatura externa do ambiente.ja os cores trabalham em uma temperaturas mais elevadas. veja se nao esta verificando a temp dos coe que sao mais elevadas

Processador:32°C

CPU Core/Núcleo 1: 63°C AMBIENTE:~30°c

CPU Core/Núcleo 2: 55°C

CPU Core/Núcleo 3: 57°C

CPU Core/Núcleo 4: 57°C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe GordinhoNerd, mas acho que não consegui entender seu post.

Meu processador é um Q9550 @ 4.0Ghz. Ocorre que não sei qual temperatura considerar, se da CPU como um todo, sempre bem mais baixa, ou a dos núcleos individualmente. Tenho optado por monitorar a dos núcleos que é mais alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom é assim amigo a temp dos cores são mais elevadas tem q confiar nas temps dos cores, pois os diodos são dentro do processador e é medido por ele, a chance de erro é muito pequena...

já a temperatura do processador é medida pela mobo, num diodo q fica no socket...

sempre quando a temperatura tem alta discrepancia entre processador e cores, é porque o medidor de temperatura da mobo tem problema ou foi mal colocado no projeto...

aqui por exemplo, é IMPOSSIVEL a temperatura dos cores ultrapassar a do processador, pelo simples fato óbvio: 3 cores a 50º não podem gerar uma temperatura geral MENOR...

qto a temperatura deles verifique no site da intel ja fiz a busca pra você e correponde a dados padrão de seu processador: http://ark.intel.com/Compare.aspx?ids=40815,33924

hum outro detalhe tcase:

74ºC e a temperatura do processador e nao dos núcleos. E o que a intel chama de Tcase Max (74 graus no caso do Q9550 G0). Essa e a temperatura mostrada na BIOS (tCase).

o problema é que o diodo da bios e um pouco impreciso em relação aos dos core, ja que os diodos estão junto aos cores no caso recomendo a avaliar a tempdos cores sempre, como não há dados de temp padrão dos cores, esses 71ºc do processador que a intel mostra ser uma mteperatura de risco, leve em conta pros cores também, ja que a temp do processador será muito semelhante a dos cores o processador nao ficara muito abaixo da temp dos cores. faça em seus cores alguns testes de stress e monitore a temp dos cores e veja ate aonde elas chegam caso muito calor so reduzir gradativamente até chegar a um padrão que corresponda a suas nescessidades sem danificar seu processador.

AS informações fora retiradas do site da intel tcase no caso a temp do conjunto processador ous eja os quatro cores, medidas com a tecnologia intel essa variação de ºc ocorre uma variação de mobo para mobo, e seus respectivos posicionamentos de diodo. no aso a temp processador teoricamente estará muito proxima a dos cores. no caso sempre verifique na bios a sua temp e depois verifique com dois programas diferentes de temp e faça uma média. para assim poder juntar uma informação de tmep mais precisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem dúvida, é interessante um curitibano estabelecendo parametros de temperatura para um cearense... o Brasil é grande, e as variações térmicas, de umidade e de pressão do ar das regiões influenciam fortemente as temperaturas finais de um sistema. no inverno a coisa é equilibrada, mas com 45º no côco em janeiro, estas tabelas vão pro espaço e você fica superfeliz de ver seu sistema rodando a 70º... relaxem. Um Intel de 65nm aguenta em geral 75º sem sofrimento. Um AMD, idem. Eu já rodei o meu a 84º em dias extremos de verão...

Recomendo que vocês verifiquem o setor de refrigeração do fórum, para verem como é compicado estabelecer médias... afinal, a Intel testa seus processadores segundo parametros norte-americanos e europeus de temperatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom se você olhar bem no post acima vera a temp em 30 graus ambiente, postada acima temperaturas encontradas em processadores com a temperatura ambiente a 30 graus no caso a variação de temperatura achei a mais proxima possivel do clima da região dele. 30 gruas está de bom tamanho. 45 é uma temperatura bem elevada mesmo 75 acredito que comça a dar algumas falhas, 45 o caore deve hegar a uns 70 fácil sem muita exigencia aos cores, o que tornaria impraticavel uam operação que requeira uma performance dos mesmos. mas no rio o esquema e agua ahuehauehaueha.... os gabinetes ja reservam agua de enchente e mantem equilibrado isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

qual nada. enchente aqui perto de onde moro quando dá, é triste... você não tem ideia.

Acredite, o processador aguenta perfeitamente temperatiras acima de 75º. O que não pode aguentar é o chipset, que é mais sensível, e o VRM, que frita bem ao natural. Falhas acontecendo, você nem vai ver... o processador começa a dar sinais de morte dando BSOD... quando você entender que o erro 0X07 não é de RAM, já era. Acontecia muito isso com minha NF7S2 e Athlon Barton, forninho... Mas friso que, 30º ambiente é uma temperatura adequada.

Leia os tópicos do Setor de Refrigeração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos amigos do fórum pela atenção. De fato, parametrizar uma temp ideal num quad-core overclocado numa terrinha quante como Fortaleza e ainda tendo que considerar uma série de variáveis, é no mínimo complicado, mas o que me interessa no momento é saber que devo monitorar as temps dos núcleos em vez da CPU como um todo. Valeu!

Por mim o tópico pode ser encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!