Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD X2 5000+ 45mn, compensa comprar??


lospider

Posts recomendados

Falae, pessoal!

Estou precisando dar um pequeno upgrade na velocidade de processamento da minha máquina, mas pretendo gastar pouco. Encontrei por $76,00 (com envio para o Brasil) um processador AMD X2 5000+ 45nm. Trata-se de um modelo ultrapassado, haja vista que hoje existem os AM2+ e AM3, porém minha placa-mãe (ECS KA3 Extreme) não suporta tais processadores.

Li, ainda, que o AMD X2 5000+ de 45nm (AD5000ODJ22GI) tem um núcleo desativado, que pode ser "destravado" em placas que suportam a tecnologia ACC (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=236217 e http://www.tomshardware.com/forum/257247-29-unlok-athlon-5000-phenom-5000). Entretanto, minha placa não faz o "destravamento".

Pensei em comprar o processador e ir usando (já que é bem mais rápido do que o meu atual) até comprar uma placa mais moderna (que, além de "destravá-lo", vai suportar outros processadores mais modernos). O que vocês acham??

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae, pessoal!

Estou precisando dar um pequeno upgrade na velocidade de processamento da minha máquina, mas pretendo gastar pouco. Encontrei por $76,00 (com envio para o Brasil) um processador AMD X2 5000+ 45nm. Trata-se de um modelo ultrapassado, haja vista que hoje existem os AM2+ e AM3, porém minha placa-mãe (ECS KA3 Extreme) não suporta tais processadores.

Li, ainda, que o AMD X2 5000+ de 45nm (AD5000ODJ22GI) tem um núcleo desativado, que pode ser "destravado" em placas que suportam a tecnologia ACC (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=236217 e http://www.tomshardware.com/forum/257247-29-unlok-athlon-5000-phenom-5000). Entretanto, minha placa não faz o "destravamento".

Pensei em comprar o processador e ir usando (já que é bem mais rápido do que o meu atual) até comprar uma placa mais moderna (que, além de "destravá-lo", vai suportar outros processadores mais modernos). O que vocês acham??

Abraços

tenta pelo menos um x2 6000 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151614537-processador-amd-athlon-64-x2-6000-30-ghz-socket-am2-_JM

ate+++++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WHAT THE ****?!

se não fosse você ia morrer sem saber da existência de um X2 5000+ com núcleo Deneb.

Cara, que coisa absurda, como desenvolvem um processador com núcleo atual, mil vezes melhor que os antigos Brisbane e Windsor e colocam nele o mesmo nome? Quase ninguém vai comprar, por maior que seja o custo beneficio.

Quanto sua dúvida: Sua mobo, já mexi com uma, muito linda, e boa, inclusive; uma pena não suportar processadores AM2+ e AM3+ pela combinação do xpress 3200+ SB600.

De qualquer jeito, por usar um núcleo Deneb, derivado da arquitetura AM3, provavelmente esse X2 5000+ não funcione, ainda mais por ser gravado em 45nm.

O jeito seria pegar um X2 brisbane ou Windsor mesmo; De qualquer jeito, até com estes, você vai sentir uma diferença enorme, acredite.

Até hoje, o X2 6000+ dá um bom caldo, e não fica muito distante em desempenho bruto dos Pentium E5200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WHAT THE ****?!

se não fosse você ia morrer sem saber da existência de um X2 5000+ com núcleo Deneb.

Cara, que coisa absurda, como desenvolvem um processador com núcleo atual, mil vezes melhor que os antigos Brisbane e Windsor e colocam nele o mesmo nome? Quase ninguém vai comprar, por maior que seja o custo beneficio.

Quanto sua dúvida: Sua mobo, já mexi com uma, muito linda, e boa, inclusive; uma pena não suportar processadores AM2+ e AM3+ pela combinação do xpress 3200+ SB600.

De qualquer jeito, por usar um núcleo Deneb, derivado da arquitetura AM3, provavelmente esse X2 5000+ não funcione, ainda mais por ser gravado em 45nm.

O jeito seria pegar um X2 brisbane ou Windsor mesmo; De qualquer jeito, até com estes, você vai sentir uma diferença enorme, acredite.

Até hoje, o X2 6000+ dá um bom caldo, e não fica muito distante em desempenho bruto dos Pentium E5200.

Pois é... eu já estava encanado com isso. Agora tenho quase certeza de que não funcione mesmo! hahaha

Agora ferrou pro meu lado! Qual o melhor processador que posso comprar para a minha placa (compatíveis: http://www.cpu-upgrade.com/mb-ECS/KA3_MVP%28V1.0A%29.html)?? Pergunto isso até pensando num overzinho leve...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
WHAT THE ****?!

se não fosse você ia morrer sem saber da existência de um X2 5000+ com núcleo Deneb.

Cara, que coisa absurda, como desenvolvem um processador com núcleo atual, mil vezes melhor que os antigos Brisbane e Windsor e colocam nele o mesmo nome? Quase ninguém vai comprar, por maior que seja o custo beneficio.

Quanto sua dúvida: Sua mobo, já mexi com uma, muito linda, e boa, inclusive; uma pena não suportar processadores AM2+ e AM3+ pela combinação do xpress 3200+ SB600.

De qualquer jeito, por usar um núcleo Deneb, derivado da arquitetura AM3, provavelmente esse X2 5000+ não funcione, ainda mais por ser gravado em 45nm.

O jeito seria pegar um X2 brisbane ou Windsor mesmo; De qualquer jeito, até com estes, você vai sentir uma diferença enorme, acredite.

Até hoje, o X2 6000+ dá um bom caldo, e não fica muito distante em desempenho bruto dos Pentium E5200.

Ei, programas erram, veja o segundo post do link pro THG.

lospider, você tem o link pra este produto ? Suspeito que tenha algo errado nestas especificações. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, programas erram, veja o segundo post do link pro THG.

lospider, você tem o link pra este produto ? Suspeito que tenha algo errado nestas especificações. ;)

O link com as especificações do AMD X2 5000+ (45nm) é esse: http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUDetail.aspx?id=607&f1=AMD+Athlon%E2%84%A2+X2&f2=5000%2b&f3=2200&f4=512&f5=AM2%2b&f6=C2&f7=45nm+SOI&f8=65+W&f9=3200&f10=False&f11=False&f12=True

Não funciona na minha placa, por ser AM2+ (logicamente, devido aos seus recursos: 45nm e o tipo de núcleo).

Qual processador vocês me aconselham comprar?? Vale a pena comprar um 6000 e fazer um overclock nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WTF? AMD Athlon X2 5000+ de 45nm? O.o

Estou sinceramente achando muito esquisito isso. Não faz o menor sentido a AMD ressucitar um processador antigo utilizando litografia nova, nem mesmo lançar um processador novo com nomenclatura antiga, que seria um péssimo golpe de marketing. Como o Evandro disse acima, deve haver algum erro nessas especificações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
WTF? AMD Athlon X2 5000+ de 45nm? O.o

Estou sinceramente achando muito esquisito isso. Não faz o menor sentido a AMD ressucitar um processador antigo utilizando litografia nova, nem mesmo lançar um processador novo com nomenclatura antiga, que seria um péssimo golpe de marketing. Como o Evandro disse acima, deve haver algum erro nessas especificações.

Não é engano. Este processador existe sim... foi lançado há algum tempo já, no entanto, não foi muito difundido entre a boca do povo.

Evandro, rapaz......... tenho quase que certeza que foi você quem postou a noticia lá no topico do deneb sobre o cara que desbloqueou 4 núcleos deste processador. Sobre terem postado lá tenho certeza, realmente só não lembro se foi você. Isto faz um tempo já (acho que uns 6 meses).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O link com as especificações do AMD X2 5000+ (45nm) é esse: http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUDetail.aspx?id=607&f1=AMD+Athlon%E2%84%A2+X2&f2=5000%2b&f3=2200&f4=512&f5=AM2%2b&f6=C2&f7=45nm+SOI&f8=65+W&f9=3200&f10=False&f11=False&f12=True

Não funciona na minha placa, por ser AM2+ (logicamente, devido aos seus recursos: 45nm e o tipo de núcleo).

Qual processador vocês me aconselham comprar?? Vale a pena comprar um 6000 e fazer um overclock nele?

Interessante.

Esse processador tem cara de OEM, pois além de ser pouco conhecido ainda tem características e nomes fora do padrão.

O 5000+ era 2.6 GHz e esse é 2.2, como o 4400+, mas ele tem TDP de 65W, que é alto para este clock, pois tem Athlon II X2 com TDP mais baixo e clock maior.

Enfim, o 6000+ é uma boa, mas você pode pegar o 5400 ou 5800 também, o problema vai ser achar.

O 6000+ de 125W não é interessante, veja se acha o de 3.1 GHz e 89W de TDP.

Não é engano. Este processador existe sim... foi lançado há algum tempo já, no entanto, não foi muito difundido entre a boca do povo.

Evandro, rapaz......... tenho quase que certeza que foi você quem postou a noticia lá no topico do deneb sobre o cara que desbloqueou 4 núcleos deste processador. Sobre terem postado lá tenho certeza, realmente só não lembro se foi você. Isto faz um tempo já (acho que uns 6 meses).

Eu ? :blink:

Seilá, posto quase tudo que vejo, mesmo este tipo de notícia não sendo meu estilo, não duvido de você. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador existe, sim. Já li em várias coisas sobre ele em fóruns gringos. Trata-se de uma "mosquinha branca", que hoje está difícil de ser encontrada (especialmente aqui no Brasil). Esse serial que passei dele é da versão OEM, mas também existe o BOX (por "increça que parível" hehe).

Pra overclock é melhor o 6000+ de 89W, o 5400+ ou o 5800+??

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente foi alguma versão OEM ou ficou só pelas bandas do oriente mesmo.

imagina a vantagem dum processador desbloqueável que pode virar um deneb completo(mesmo que com vcore mais alto ou clocks mais baixos) custando só 55 dólares? ia ser mais procurado que padre acusado de estelionato.

Interessante são as carácterísitcas do bichinho; e quase todos que o possuem pela net conseguiram desbloquear os núcleos, só que com vcore acima de 1.4 v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Interessante são as carácterísitcas do bichinho; e quase todos que o possuem pela net conseguiram desbloquear os núcleos, só que com vcore acima de 1.4 v

Esse eu não conhecia.

Teria algum link com esse pessoal fazendo os desbloqueios?

Um presente desses é realmente melhor do que a GeForce 9600GSO que virava 9800GT, se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse que ele não existe. ;) (quem disse foi o Padre Quevedo :D)

Pra overclock, os melhores são os de 65 nm, mas é bom saber se sua placa-mãe vai dar conta, VRM de 3 fases não é lá tão forte.

Para overclock os melhores são os 6000+ 90nm 89W F3, que tem 1M de L2, clock a clock melhor que os brisbane (que tem cache de maior latência e menor). Estes processadores chegam até a 3.5Ghz com estabilidade. Depois vem os 65nm G2 Brisbane 89/65W, seguido pelo 65nm G1 Brisbane -esse não tem 6000+, se não me engano- e por ultimo o F2 90nm 125W no 6000+, que é o mais quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Para overclock os melhores são os 6000+ 90nm 89W F3, que tem 1M de L2, clock a clock melhor que os brisbane (que tem cache de maior latência e menor). Estes processadores chegam até a 3.5Ghz com estabilidade. Depois vem os 65nm G2 Brisbane 89/65W, seguido pelo 65nm G1 Brisbane -esse não tem 6000+, se não me engano- e por ultimo o F2 90nm 125W no 6000+, que é o mais quente.

Esqueci que tem 3 modelos de 6000+, valeu Dragum. :joia:

O Brisbane chega a quanto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 6000+ de 125w para overclock é o pior de todos, aqui só ia a 5%, depois disso nem chorando, pelo preço dos processadores atuais e pela velocidade em relação aos antigos eu nem gastava dinheiro com esses velhos, trocava a mobo por uma AM2+ e pegava um novinho, tipo um X2 desbloqueavel por R$ 145, esqueci a nomenclatura que vi hoje, essa mosca branca que você viu aí até vale comprar por esse preço, pra brincar com ele.

Dei uma olhada no site da ECS sobre a tua placa, achei interessante esse Black Edition 5000+ (G2)(65W), se conseguir encontrar por aí com preço bom, seria o mais top pra por nessa placa conseguindo um over bom por ele ser de 65W, deve render.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse eu não conhecia.

Teria algum link com esse pessoal fazendo os desbloqueios?

Um presente desses é realmente melhor do que a GeForce 9600GSO que virava 9800GT, se não me engano.

Eu dei uma procurada no google com o codico de idêntificação do processador e vieram pelo menos 3 tópicos com usuários que conseguiram desbloquear ele.

take a look:

http://www.overclock.net/amd-cpus/592424-anyone-heard-new-45nm-5000-can-3.html

relatos dos usuários aqui na "novosovos" :D

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16819103716&nm_mc=AFC-C8Junction&cm_mmc=AFC-C8Junction-_-RSSDailyDeals-_-na-_-na&AID=10521304&PID=3891137&SID=194r0

Esse provavelmente é o único Athlon X2 em toda história com possibilidades de desbloqueio dos cores desativados e da cache L3 extra; mas isso deve exigir um vcore bem mais alto...

EDIT: confirmação sobre o que eu disse; olha a média de vcore que nego tem que aplciar nele só pra chegar @3.6 Ghz

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=770667

E o comentário de um usuário que também confirma o que eu disse

"They're probably really bad parts that AMD is trying to get rid of. Maybe not functionally, but with terrible power characteristics. The one guy on xtreme systems has a default Vcore of 1.5V. That's awful for a 2.2GHz part." - 1.5 V; aff, é piada né? Não vejo ninguém rodar um processador a essa tensão com clocks mais baixos que 4.2 Ghz a um bom tempo.

Realmente são chips defeituosos, o pessoal que tentar destravar eles vai precisar de um BOM cooler; com os 65w de TDP em padrão, com vcore @ 1.320, e depois em 1.5 V, eu chuto um TDP máixmo de mais de 100w, no mínimo.

Ah, e eles são AM2+ somente, não aceitam DDR3. Estranho um Deneb AM2+.

Sobre a GSO, elas viravam 8800 GTS(G92).

E os 6000+, não adianta, o único que ainda tem algum benefício é o Windsor F3; os Brisbane mesmo sendo de revisão mais nova são bem piores pra over e bem mais quentes.

Em ambos casos, é praticamente um milagre conseguir achar um desses por essas bandas daqui.

ficaria com o x2 6000+ indicado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com a chegada dos AM3 os restos dos Phenons II AM2+ se transformaram em Athlons 5000+ e quem conseguir eles "45nm" tem fortes possibilidades de desbloqueio, e se conseguir os de núcleo sadios melhor ainda.

Mas uma coisa é notável, se a placa suporta estes Athlons, com certeza ela suportará qualquer AM3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci que tem 3 modelos de 6000+, valeu Dragum. :joia:

O Brisbane chega a quanto ?

Deve chegar "no talo, mas com estabilidade":lol:, se equipado com cooler mid -como o bufallo ou TX3 G1-, provavelmente conseguirá algo entre 3400Mhz a 3500Mhz -com um processador rev. G2-, sem nenhum gargalo, com uma placa que aguente a sucção de energia -aqui em casa consigo ouviu mudando entre as fazes do controlador de tensão... zzhzzhzzhzzh. Se você tiver um pouco de amor ao seu hardware, deixa-lo de 3.1 (6000+ 89W brisbane G2) @ 3.35 ta bom já. Vai ter o desempenho de um Core 2 Duo "E6750", mais ou menos. Meu 5200+ @ 3.3 (para ele, isso era " 'O' talo diário") rodava jogos como crisys @ 1280x1024 com uns 25FPS em DX9 na minha 4830... Isso faz tempo em... Mas em jogos como GTA IV, a coisa ficava meio inviável... Foi neste momento que mudei para os PhII. Mas claro que você pode se satisfazer com até menos que isso. Para internet e coisas assim... deixo no cool and quiet. Agora, se quiser editar video, ai é melhor ir pensando num quad, ou num triple @ 3.muito.

Já deu pra pegar um parametro

PS: esse 5000+ @ 2.2 @ 45nm deve cegar a uns 4Ghz em.... ahuahuahauha xD... se colocar um hyper 212 ou algo assim, é pra pegar aqueles duron do ranking...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse provavelmente é o único Athlon X2 em toda história com possibilidades de desbloqueio dos cores desativados e da cache L3 extra; mas isso deve exigir um vcore bem mais alto...

Um presente e tanto da AMD, por pior que seja de over, você comprar um 5000+ x2 e ganhar um Phenom 955 x4 não é brincadeira.

dlrnlf.jpg

Imagem pra valer mais do que mil palavras.

Sobre a GSO, elas viravam 8800 GTS(G92).

Não lembrava bem no que ele se transformava, mas se for mesmo uma 8800GTS G92, mais top ainda.

Só lembro que isso só acontecia com 1 placa específica e de uma marca específica, mas era um baita presente, visto que ele se transformava numa placa que custava mais de 2x seu valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um presente e tanto da AMD, por pior que seja de over, você comprar um 5000+ x2 e ganhar um Phenom 955 x4 não é brincadeira.

dlrnlf.jpg

Imagem pra valer mais do que mil palavras.

Não lembrava bem no que ele se transformava, mas se for mesmo uma 8800GTS G92, mais top ainda.

Só lembro que isso só acontecia com 1 placa específica e de uma marca específica, mas era um baita presente, visto que ele se transformava numa placa que custava mais de 2x seu valor.

Pois é; que é um presentão de Chinês é verdade mesmo; O problema é que se um dia isso chegar aqui, vai ter gente metendo a mão justamente por isso.

Mas agora raciocionando: Pra tirar ele dos 2.2 Ghz, seria necessário um bom cooler; logo investimento de Processador+cooler extra, acabaria saindo no mesmo preço de um processador equivalente, não?

Se fosse o caso, anularia qualquer custo benefício existente dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é; que é um presentão de Chinês é verdade mesmo; O problema é que se um dia isso chegar aqui, vai ter gente metendo a mão justamente por isso.

Mas agora raciocionando: Pra tirar ele dos 2.2 Ghz, seria necessário um bom cooler; logo investimento de Processador+cooler extra, acabaria saindo no mesmo preço de um processador equivalente, não?

Se fosse o caso, anularia qualquer custo benefício existente dele.

Sendo de 45nm aquecem muito pouco, um Buffalo de 50,00 já garante ai 3,8~4GHz dependendo do gabinete.

x4 955BE é AM3, este transformado seria AM2+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Falae, pessoal!

Mudei de iéia e acabei comprando um AMD Phenom 2 555 (Black Edition). Porém, como planejava, destravei os núcleos e fiz com que ele virasse um X4 (com performance similar à do 955 Black Edition).

Para quem quiser saber mais sobre isso: http://www.anandtech.com/show/2927

Obrigado a todos pelas dicas!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!