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Bom Galera esta aqui novas fotos acredito agora que vocês podem avaliar se da pra consertar

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Se nao tiver jeito ja penso em pegar um Filtro SMS Protector Clean Energy Prot 1000 R$ 35,00

Ainda sou iniciante em eletrônica mas diria que seria comprar:

Tres desse: http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-130-vac-s20k130-dnr20d201k-p-3317.html

Dois desse: http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-102-graus-10a-p-3740.html (não tenho certeza absoluta, mas é quase :D)

E pedir para alguém que saiba soldar trocar e dar uma limpadinha no PCB, além de procurar por alguma trilha eventualmente rompida ou solda trincada.

Seria R$6,50 + mão de obra.

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Faller, por favor, pode me ajudar com estas dúvidas?:

1 - Qual a diferença entre tensão limite de clamping do varistor e tensão de ruptura do varistor?

2 - Na tabela que você postou (valores dos varistores) você pode me explicar o que significada esses termos (diferenciá-los):

a) Maximum allowable voltage

B) Varistor voltage

c) Clamping voltage max.

3 - O que é essa tensão pico a pico que você citou? Qual diferença entre tensão de pico com tensão pico a pico?

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Boa tarde, Gostaria de saber se o filtro de linha abaixo e bom e se posso usar ele tramquilo no meu pc.

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clamperenergia.html

Caso esse não seja adequado qual seria uma boa escolha ?

Amigo, que tal adotar um filtro de linha decente ai, como esses dai por exemplo:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/catalog/category/view/s/rede-eletrica-e-telefonica/id/6/

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FALLER

Faz uma forcinha e dá uma ajuda para seu amigo aqui! Responda essas dúvidas para mim, por favor!

1 - Qual a diferença entre tensão limite de clamping do varistor e tensão de ruptura do varistor?

2 - Na tabela que você postou (valores dos varistores) você pode me explicar o que significada esses termos (diferenciá-los):

a) Maximum allowable voltage

B) Varistor voltage

c) Clamping voltage max.

3 - O que é essa tensão pico a pico que você citou? Qual diferença entre tensão de pico com tensão pico a pico?

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Obrigado pela ajuda que me deu até aqui Faller! Desculpe se te incomodei! Só te perguntei porque não achei até agora essa diferença. Grande abraço!

Alguém poderia me dizer se a diferença abaixo está correta ou errada?

Maximum allowable voltage: a partir desse valor o varistor começa a desviar (tensão de ruptura).

Clamping voltage (max): até esse valor o varistor consegue desviar.

Varistores.jpg

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Roderick, acho que esses conceitos são melhores explicados em um material apropriado para isso (livro ou pesquisa na internet mesmo), enquanto uma eventual dúvida quanto a relação na prática entre um componente e outro, ou seja, algo que precisaria de experiência no ramo para ser melhor compreendido, ai sim é uma dúvida interessante de ser levantada no fórum.

Inclusive talvez fosse até interessante fazer isso em um ou mais tópicos próprios, já que essas explicações vão ficar soltas aqui nesse tópico, que não tem isso como objeto (ou seja, uma pessoa que for pesquisar não vai intuir que a resposta que procura está aqui) e ainda por cima está com 151 paginas.

Fica o abraço.

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Roderick, acho que esses conceitos são melhores explicados em um material apropriado para isso (livro ou pesquisa na internet mesmo), enquanto uma eventual dúvida quanto a relação na prática entre um componente e outro, ou seja, algo que precisaria de experiência no ramo para ser melhor compreendido, ai sim é uma dúvida interessante de ser levantada no fórum.

Inclusive talvez fosse até interessante fazer isso em um ou mais tópicos próprios, já que essas explicações vão ficar soltas aqui nesse tópico, que não tem isso como objeto (ou seja, uma pessoa que for pesquisar não vai intuir que a resposta que procura está aqui) e ainda por cima está com 151 paginas.

Fica o abraço.

Sirroman, você tem razão. Acredito que o meu interesse pelo assunto está desviado da grande multidão do Fórum. Estou teorizando onde a multidão quer praticidade.

Tenho duas escolhas: deixar meu interesse de lado em prol da multidão ou deixar a multidão de lado em prol do meu interesse. Como não abro mão do meu interesse, estou me desligando do fórum.

Se para alguém servir, acabei de achar um site com todas essas respostas, e a quem interessar aqui está (tudo explicado): http://goo.gl/d9Zgv São as explicações mais teóricas do assunto.

Mesmo apesar de cada indivíduo possuir a verdade, quando ele se une a uma multidão a inverdade se apresenta imediatamente, pois a multidão é a inverdade. Kierkegaard

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Faller, apenas gostaria de saber como resolver tal problema: Liguei meu pc no filtro de linha FHT 1200 e este filtro ligado na tomada da parede tudo certinho com a polarização da tomada no novo padrão Brasileiro. Porém, todo meu pc da choque e não tenho como fazer aterramento. Preciso de um módulo isalodor para não ter mais esses choques, ou, com ele não mudará nada?

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Faller, apenas gostaria de saber como resolver tal problema: Liguei meu pc no filtro de linha FHT 1200 e este filtro ligado na tomada da parede tudo certinho com a polarização da tomada no novo padrão Brasileiro. Porém, todo meu pc da choque e não tenho como fazer aterramento. Preciso de um módulo isalodor para não ter mais esses choques, ou, com ele não mudará nada?

Se tudo ai estiver certo e mesmo assim der choque seu gabinete, um tranformador isolador pode sim resolver isso dai, embora o afetado seja você e mais ninguém... Seu PC não está reclamendo disso e nem vai fazer mal a ele..

Se vieres adotar um trasformador isolador pelo menos adote um sem estabilizador, um que seja só isolador.

Tem da Microsol APC e tem da Toroid..

Veja ai:

APC Microsol: Tem uma versão que não tem estabilizador mas infelizmente só para 300 Watts e cf sua config isso poderá ser pouco..

Toroid: Com seu Isobox http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

Eu não colocaria. Isso dai, o choque no gabinete depende muito do piso em que trabalhas e do calçado que usas

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Faller, apenas gostaria de saber como resolver tal problema: Liguei meu pc no filtro de linha FHT 1200 e este filtro ligado na tomada da parede tudo certinho com a polarização da tomada no novo padrão Brasileiro. Porém, todo meu pc da choque e não tenho como fazer aterramento. Preciso de um módulo isalodor para não ter mais esses choques, ou, com ele não mudará nada?

Tempos houve, já distantes, em que o meu computador dava choque. Não dá mais. Também não tenho e nunca tive aterramento. O que mudou? Não sei exatamente. Talvez o monitor antigo de tubo que foi substituído pelo LCD atual ou, mais provavelmente, a fonte-porcaria do passado que foi substituída por boas fontes nos últimos anos.

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Faller/Kayke, minha fonte é uma Corsair AX 750 e não sei onde encontrar um módulo isolador para ela, e vocês afirmam que se eu usar meu pc com esses choques nada dele queimará em função do choque?

Se eu for comprar o módulo isolador da Toroid Isobox para a fonte de 750W, terei que comprar o de 1000VA que segundo um site explica como calcular VA em WATTS. Diminui 15% do valor em VA, que resultará em WATTS. Se isso for verdade, 1000-15%=850... e o módulo isolador da Toroid de 1000 VA custa 740,00 :(

Vale a pena isso?

Uma configuração de pc com valor em torno de 6 mil reais..., confesso que tenho exageros de medo que danifique essa máquina.

Me ajudem amigos!!! :confused:

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Faller/Kayke, minha fonte é uma Corsair AX 750 e não sei onde encontrar um módulo isolador para ela, e vocês afirmam que se eu usar meu pc com esses choques nada dele queimará em função do choque?

Se eu for comprar o módulo isolador da Toroid Isobox para a fonte de 750W, terei que comprar o de 1000VA que segundo um site explica como calcular VA em WATTS. Diminui 15% do valor em VA, que resultará em WATTS. Se isso for verdade, 1000-15%=850... e o módulo isolador da Toroid de 1000 VA custa 740,00 :(

Vale a pena isso?

Uma configuração de pc com valor em torno de 6 mil reais..., confesso que tenho exageros de medo que danifique essa máquina.

Me ajudem amigos!!! :confused:

O transformador isolador não vai ajudar em nada sua config, só vai gazer você gastar mais energia e lhe livrar da sensação do choque.. Note que esse choque que sentes não vai lhe prejudicar nem tampouco lhe causar dano nenhum.

Imagino que verificastes todas as ligações de fase e neutro nas tomadas dai e que estejam corretas, certo...

Uma alternativa viável talvez fosse a adoção de aterramento TN-S, dessa topologia ai:

AterramentopelosistemaTN-S.jpg

Essa topologia de aterramento consiste em trazeres o fio terra desde a caixa de entrada de energia ate sua tomada.. Traga o mesmo com um fio de bom calibre... Ou nem mesmo isso dai podes fazer ai???

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Estou mudando a sistema elétrico para seguir a novo padrão NBR 14136. Tenho quatro tomadas (de parede), cada uma com duas saídas, duas no escritório, duas no dormitório.

Primeiro, não vejo razão para comprar um filtro de linha com mais de quatro saídas, três seria suficiente, afinal para cada quarto tem quatro linhas de força e quero evitar a sobrecarga.

No escritório tenho dois computadores que eu montei, um com fonte Corsair 620 w, outro 520 w, com monitores widescreen Samsung. Os gabinetes são de Coolermaster CM 690 Plus com controladores de ventoinha NZXT Sentry. O gabinete, por enquanto, tem quatro ventoinhas em cada. Posso no futuro mudar o fonte de 520 w para 650 w. Para estes preciso um bom filtro de linha. Minha dúvida é Upsai ou Clamper, para mim a vantagem seria do Clamper que tem quatro saídas, o que eu vou fazer com os oito de Upsai?

Quer dizer vou acoplar somente um computador e um monitor a cada filtro de linha.

O terceiro filtro de linha seria para uma impressora HP Laserjet P2035n, roteador ASUS wireless e o modem de fornecedor de internet. O último seria para o netbook e carregadores de celulares. Para estes dois acho que só preciso um filtro de linha mais simples. Sendo que eu tenho quatro saídas de forca por que não quatro filtros de linha?

Então é o seguinte:

Computadores:

Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (1300 w) - 110 v - Padrão Novo

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05

ou:

Filtro de Linha 4 tomadas DPS Clamper Computer Protector Preto - Bivolt - padrão novo

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=9404&nome=Filtro de Linha 4 tomadas DPS Clamper Computer Protector Preto - Bivolt - padrão novo. (Se acha monovolt melhor, tudo é de 110v).

Para os outros dois minha duvida está entre:

Elektron Eco Filtro de Linha 3 Tomadas - 55.003.001 FLX

Filtro de linha TS Shara 4 Tomadas Preto Bivolt 603

Filtro de Linha SMS Extension Cord 4 Tomadas Novo Padrão

ou outro?

Dormitório:

Dois filtros de linha:

Um para o Sony 40 polegadas LCD, mais o conversor de cabo (Net Virtua), mais o DVD Samsung.

Outro para o DVD Sony, e o receiver 5x100w Sony.

Para este equipamento os filtros de linha podem ser um daqueles simples acima.

Agradeço seu tempo.

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O transformador isolador não vai ajudar em nada sua config, só vai gazer você gastar mais energia e lhe livrar da sensação do choque.. Note que esse choque que sentes não vai lhe prejudicar nem tampouco lhe causar dano nenhum.

Imagino que verificastes todas as ligações de fase e neutro nas tomadas dai e que estejam corretas, certo...

Uma alternativa viável talvez fosse a adoção de aterramento TN-S, dessa topologia ai:

AterramentopelosistemaTN-S.jpg

Essa topologia de aterramento consiste em trazeres o fio terra desde a caixa de entrada de energia ate sua tomada.. Traga o mesmo com um fio de bom calibre... Ou nem mesmo isso dai podes fazer ai???

Se existir de fato esse terra la na caixa, acredito que posso fazer isso. Más se você AFIRMA que esse choque não vai danificar o pc e nem eu, então prefiro confiar em você e nem gastar mais para fazer esse aterramento e ligar logo meu pc e usar.

Todos os técnicos aqui na cidade que conheço dizem pra eu não usar o pc nessas condições, más mesmo assim prefiro sua informação do que a deles e confiar.

Só peço também que não fique chateado com tantas perguntas sobre esse assunto, pois montei todo meu pc aprendendo com todos aqui, e agora só basta apertar o botão e acreditar que ele vai funcionar normalmente.

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Amigo, os feras do fórum vão se aprofundar nesse assunto mais completamente com você, mas adianto:

Indicação de filtro de linha para usar sem aterramento: Clone F8 Plus 01087 (mais barato e muito bom) ou Clamper Multiproteção (mais caro, mas o melhor filtro do Brasil): http://goo.gl/z0niG

Aterramento ligado ao neutro: nem pense nisso.

O filtro SMS Clean Energy também é muito indicado, mas eu pessoalmente não indico, pois não possui capacidade de desviar um eventual surto (em modo comum) para o neutro, os outros dois filtros que indiquei sim. Esse SMS não possui fusíveis térmicos nem disjuntor e sua proteção contra surtos é menos ampla (possui1 varistor,contra 3 varistores dos outros dois).

Antes de qualquer coisa: com uma chave de testes (é baratinha, no máximo R$ 8,00) veja se a polaridade da sua tomada está correta. Isso é muito importante para a segurança elétrica do seu PC e para evitar choques no gabinete.

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Como vai Roderick? Chegou meus protetores Clamper. Tive que trocar a tomada para o padrão novo senão ele não encaixaria. Acontece que não tenho certeza de ter colocado os fios nas polaridades corretas.

Se estiver com as polaridades invertidas, a tomada funcionaria? Se funcionarem, que risco corro e qual a melhor maneira de saber se a polaridade está correta?

Está tudo funcionando normalmente, inclusive o interruptor de luz que está junto com a nova tomada. Será que fiz tudo certinho?

Grato.

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Como vai Roderick? Chegou meus protetores Clamper. Tive que trocar a tomada para o padrão novo senão ele não encaixaria. Acontece que não tenho certeza de ter colocado os fios nas polaridades corretas.

Se estiver com as polaridades invertidas, a tomada funcionaria? Se funcionarem, que risco corro e qual a melhor maneira de saber se a polaridade está correta?

Está tudo funcionando normalmente, inclusive o interruptor de luz que está junto com a nova tomada. Será que fiz tudo certinho?

Grato.

A tomada, do ponto de vista funcional, opera esteja invertida ou não.. Entretanto fusível, chaves e proteções devem ser colocadas no fio fase.. Se não estiver corretamente polarizada, a sua tomada, esses elementos vão acabar ficando no fio neutro e efetivamente não vão proteger adequadamente nem desligar seu equipamento como deve ser desligado..

Para detectar o fio fase nada melhor que uma chave de teste, que tem a venda em qualquer ferragem ou elétrica.. Chave de teste ou chave neon..

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Bom Galera eu preciso de uma Recomendação de filtro de linha, porém algumas duvidas.

Sera usado no meu PC com fonte corsair PFC ativo / Monitor / home/ modem / e TV

Esses produtos sao full range 110-220.

Minha rede é 110 usava um filtro APC P7T porém no meio bairro tivemos um pico de energia onde era 110 entrou 220 então quando bateu 175v no filtro fez o seu serviço.

Minha duvida se os aparelhos são full range porque estorou o varistor do filtro de linha ? ja q ate 220 não tem problema ???? estou errado ???

Bom gostaria de uma recomendação qual hoje o melhor filtro pra me dar uma proteção somente na linha energia ?

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A tomada, do ponto de vista funcional, opera esteja invertida ou não.. Entretanto fusível, chaves e proteções devem ser colocadas no fio fase.. Se não estiver corretamente polarizada, a sua tomada, esses elementos vão acabar ficando no fio neutro e efetivamente não vão proteger adequadamente nem desligar seu equipamento como deve ser desligado..

Para detectar o fio fase nada melhor que uma chave de teste, que tem a venda em qualquer ferragem ou elétrica.. Chave de teste ou chave neon..

Faller, aproveito para destacar essa resposta, curta e simples, para uma duvida que estava tendo. Sim, certos aparelhos até funcionam com o neutro e o fase invertidos, mas isso não muda o fato de estar errado e que pode incorrer sim em maiores riscos.

--

Se possível dá para alguém discorrer um poucos essa afirmação do faller? "nem desligar seu equipamento como deve ser desligado.." (pode ser ele mesmo, claro ^^)

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A tomada, do ponto de vista funcional, opera esteja invertida ou não.. Entretanto fusível, chaves e proteções devem ser colocadas no fio fase.. Se não estiver corretamente polarizada, a sua tomada, esses elementos vão acabar ficando no fio neutro e efetivamente não vão proteger adequadamente nem desligar seu equipamento como deve ser desligado..

Para detectar o fio fase nada melhor que uma chave de teste, que tem a venda em qualquer ferragem ou elétrica.. Chave de teste ou chave neon..

Faller, na tomada nova estava escrito o local da fase e creio ter conectado certo; porém, olhando do ponto de vista de que o terra está em cima, o fase deveria estar corretamente na esquerda ou direita?

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Bom Galera eu preciso de uma Recomendação de filtro de linha, porém algumas duvidas.

Sera usado no meu PC com fonte corsair PFC ativo / Monitor / home/ modem / e TV

Esses produtos sao full range 110-220.

Minha rede é 110 usava um filtro APC P7T porém no meio bairro tivemos um pico de energia onde era 110 entrou 220 então quando bateu 175v no filtro fez o seu serviço.

Minha duvida se os aparelhos são full range porque estorou o varistor do filtro de linha ? ja q ate 220 não tem problema ???? estou errado ???

Bom gostaria de uma recomendação qual hoje o melhor filtro pra me dar uma proteção somente na linha energia ?

Amigo, pelo que entendi seus aparelhoe é que são 220 Volts mas seu fitltro tolera somente 130 Volts. É o padrão americano onde tudo é 120 Volts... Ele deveria esplodir, como explodiu, danificou seu varistor. Não poderia ser diferente..

Faller, aproveito para destacar essa resposta, curta e simples, para uma duvida que estava tendo. Sim, certos aparelhos até funcionam com o neutro e o fase invertidos, mas isso não muda o fato de estar errado e que pode incorrer sim em maiores riscos.

--

Se possível dá para alguém discorrer um poucos essa afirmação do faller? "nem desligar seu equipamento como deve ser desligado.." (pode ser ele mesmo, claro ^^)

É simples se entenderes que o fio fase é aquele que mantem uma diferença de potencial com relação a massa.. Se não desligares o mesmo, seu equipamento vai ficar com esse fase vivo. uma mão aonde não deveria vai dar um belo choque, mesmo desligado.. (pois foi desligado o neutro, aquele que se aproxima do terra, que é ligado ao terra lá na entrada de energia..).

Desligar o fio fase é o que toda e qualquer chave deveria fazer. Uma vez desligado seu equipamento não tem eletricidade alguma..

Faller, na tomada nova estava escrito o local da fase e creio ter conectado certo; porém, olhando do ponto de vista de que o terra está em cima, o fase deveria estar corretamente na esquerda ou direita?

O correto, ao olhar uma tomada de frente é isso dai... Estar a esquerda ou a direita, vai depender da orientação da tomada:

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

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