Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

porque o i7 SixCore é tão caro em comparação ao phenomX6?


rubensleite13

Posts recomendados

Sei que o i7 980 é mais rápido em relação ao phenom X6, ainda tem a plataforma de 1366 pinos comtra 9xx pinos da AMD e as novas tecnologias, mas o i7 custa 2700R$ enquanto o phenom 700R$ levando em conta que os dois tem a mesma frequencia não justifica o i7 ser 2000R$ a mais que o phenom. Alguem pode me explica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como colega Sambaguy disse o processo de fabricação 'e diferente, nao da para comparar apenas por cores e o preco 'e inflacionado por ser um processador premio, para quem nao quer fazer over muitas vezes 'e a unica opcao (no lado intel 'e claro), mas voce com pouco conhecimento em over faz um 930 ter o mesmo ou ate maior desempenho que um 980, mas isso ja 'e outra conversa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que se deva comparar frequência quando se trata de arquiteturas diferentes.

Podem ter o mesmo número de núcleos fisicos e serem quase idênticos em frequência, mas - por exemplo - o i7 980x encoda x264 a 46,4fps enquanto o X6 1090T o faz a 30,3fps. Embora em outras aplicações a discrepância pode ser menor.

De todo modo:

- 1090T concorre em desempenho mais contra o i7 870/950. Sendo que há uma leve vantagem de desempenho e preço pro lado da AMD.

- AMD não pode se dar o luxo de vender CPU a 999 dólares como fez na época do Athlon X2 4800+ do socket 939. No momento não possui desempenho para tal. Por isso ela deixa os preços baixos para pode competir. Um exemplo é quando saiu o Lynnfield e ela abaixou os preços dos X4 na época; pois o i7 860 é superior a eles de modo geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é número de núcleos físicos, ou virtuais, nem clock, nem quantidade de cache que fazem de um processador melhor que o outro. Isso é coisa velha, acontecia há muito tempo atrás.

Existem inúmeras características as quais poderia passar horas falando pra te provar que um I7980X é muito melhor que um Phenon X6 1090T. Contudo, isso não significa em hipótese alguma que o I7 é melhor só por ser "Intel" e que o Phenon é melhor e mais barato por que é "AMD".

Isso é discurso de gente ignorante que não se informa.

O I7 é baseado para o segmento de mercado top de linha desktop, por isso o preço alto.

Dependendo do tipo de tarefa, o desempenho pode ser bem mais alto que o X6 em quase tudo.

Os X6 da AMD são processadores TOP, mas da AMD. Não são nem pretendem ser concorrente dos I7 nesse mercado, até porque a arquitetura dos Thuban é mais limitada clock a clock do que as do Westmere.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixa eu ver se entendi o i7 980X não é comcorrente do phenom X6, mas mesmo assim não justifica a diferença de preço dos dois, pois mesmo o i7 sendo 3 vezes mais rápido(nem é isso tudo) o preço dele é 2700 e o do phenom 700, então 3x700$ = 2100$ não explica.

Acho que tem a ver com o que o cara ali disse o ''nome'' intel ajuda muito.

E sobre o clock e o nomero de cores, eu só quis dizer que são esses dois fatores que influencian mais no desempenho de uma CPU pelo menos eu acho que é assim. Não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço não é proporcional ao desempenho dele em relação ao Phenom...

ele é em muitas aplicações específicas.....MUIIIIIIIITo mais rápido que o Phenom 1090T....e para o público alvo que ele é desenvolvido.....vale a pena sim, tem um custo a mais de 300% por digamos 100% a mais de desempenho (sei q em alguns casos é mais, outros menos, mas só pra ilustrar o q estou dizendo).

E o preço, tem todos os recursos que o 980X tem, e como ele não tem concorrente no mercado (nenhum processador iguala em desempenho com ele), a intel pode meio q cobrar o qt quiser....e a AMD entra no mercado disputando pelo preço....acabando concorrendo com outros processadores da Intel....q no Desempenho X preço, não conseguem acompanhar o X6 nas aplicaçoes específicas....

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o mesmo que comparar dois carros esportivos, mas um é uma Bugatti Veiron e o outro é um Nissan 370Z, os dois são esportivos, divertem os pilotos, faz sucesso com a mulherada, mas um anda na frente por uma larga vantagem e custa muito mais em todos os sentidos, mas muito mais mesmo, é para poucos, segmento de mercado preço distinto. Simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
e entre um Phenom x6 e um Opteron 2*** e 8***?

O Phenom II X6 é uma revisão mais nova com Turbo Core, consome menos energia e suporta DDR3, por outro lado os Opteron tem a ponte norte operando em maior frequência.

Sem falar no Opterom 6***

Cada um desses é na verdade 2 Phenom II X6, mas de uma revisão um pouco mais antiga, ainda sem Turbo Core, os Opteron ainda possuem mais links HT para operar com até 4 processadores na placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Phenom II X6 é uma revisão mais nova com Turbo Core, consome menos energia e suporta DDR3, por outro lado os Opteron tem a ponte norte operando em maior frequência.

Cada um desses é na verdade 2 Phenom II X6, mas de uma revisão um pouco mais antiga, ainda sem Turbo Core, os Opteron ainda possuem mais links HT para operar com até 4 processadores na placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

produtos competitivos "principalmente se você analisar o uso doméstico" e em alguns casos até uso profissional como o Cinebench R11 onde o x6 é imbatível em performance/preço

Fiz uma busca rápida de review com este de Cinebench R10 e R11.5...

http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/31407-amd-phenom-ii-x6-1055t-1090t-six-core-processors-review-9.html

O X6 1090T ($265 a preço da Newegg) é pouca coisa superior ao i7 870 ($289). A vantagem obviamente é da AMD, mas eu diria que nada de muita alarde.

Bem, com o advento dos X6, a Intel teve que baixar o preço dos seus quad-core, sendo que há pouco tempo o i7 950 baixou para 299 dólares (3,06GHz, ficando no lugar dos i7 920-930.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que eu sei, que não é muito comparado a outros users mais avançados, os Xeon 3XXX tem um canal a mais no QPI e suportam memórias ECC. Normalmente são de levas melhores de chip, com consumo um pouco mais baixo, e com margens maiores pra over.

Logo:

Core i7 = High-end Desktop; Nehalem

Xeon 3500 = Suporte extra pra memórias ECC em Tripple Channel( Especialmente para servidores)

Xeon 5500 = Adiciona suporte pra 2 processadores (físicos) em uma mesma mobo. Também chamam de Xeon 55XX DP ( Especialmente pra servidores de alto desempenho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa bem legal que vocês podem perceber que em relação a tecnologia, a AMD fez quase milagre veja o porque:

O Phenom II X6 1090T tem TDP se não me engano de 125W a 45nm enquanto os II X4 de revisão c2 os modelos melhores consumiam 145W ouve sim uma melhora por parte da AMD!!!

Ja o da Intel o i7 980x usando 32nm consome 130W!!! (Acredito que com o tempo as novas revisões vão diminuir um pouco)

A AMD fez foi um milagre mesmo com os consumo dos 45nm!!!!Mas duvido que de para diminuir mais, vamos esperar o Bulldozer que sabe consigam "apertar" ainda mais o consumo!!! Pelo menos o Zacate com aquele potencial gráfico consome 18W quanto sera que vai consumir os de performace superior ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma busca rápida de review com este de Cinebench R10 e R11.5...

http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/31407-amd-phenom-ii-x6-1055t-1090t-six-core-processors-review-9.html

O X6 1090T ($265 a preço da Newegg) é pouca coisa superior ao i7 870 ($289). A vantagem obviamente é da AMD, mas eu diria que nada de muita alarde.

Bem, com o advento dos X6, a Intel teve que baixar o preço dos seus quad-core, sendo que há pouco tempo o i7 950 baixou para 299 dólares (3,06GHz, ficando no lugar dos i7 920-930.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pelo que eu vi o i7 é o maior desperdicio de dinheiro que alguem pode fazer comprando um computador, porque o phenom X6 ja ta de bom tamanho e com um preço muito bom e sendo um processador de 6 núcleos acho que quem comprar não precisa se preocupar em trocar de computador por uns 7 anos.

Outra coisa pelo que vi ali no programa o 1090T teve o mesmo desempenho que o i7 870 e ainda foi um pouco melhor (sei que não devo me basear só nesse software mas foi melhor) e se compararmos o preço dos dois fica 720 = 720 levando em conta que os programas futuros (bem distante) irão usar mais núcleos o phenom é melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pelo que eu vi o i7 é o maior desperdicio de dinheiro que alguem pode fazer comprando um computador, porque o phenom X6 ja ta de bom tamanho e com um preço muito bom e sendo um processador de 6 núcleos acho que quem comprar não precisa se preocupar em trocar de computador por uns 7 anos.

Outra coisa pelo que vi ali no programa o 1090T teve o mesmo desempenho que o i7 870 e ainda foi um pouco melhor (sei que não devo me basear só nesse software mas foi melhor) e se compararmos o preço dos dois fica 720 = 720 levando em conta que os programas futuros (bem distante) irão usar mais núcleos o phenom é melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai achei que o TDP da AMD tinha reduzido!!! Na vertade so citei isso porque achava que a amd tinha conseguido um evolução nos 45nm!!!!

Na verdade a diminuição na tensão de operação do processador é consequencia da melhora no processo de fabricação (45nm no caso).

Um claro exemplo é a diminuição de 20 watts de consumo em full load do Athlon II X4 630 (rev. C2) com relação ao Athlon II X4 640 (rev. C3), sendo que este último opera à uma frequencia superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!