Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Vixi...Agora complicou de vez...

Sem esquemático sou zero a esquerda...

É o esquema postado acima , a ponta do resistor de 100k que está ligada ao emissor do BC548 você liga ao anodo do Led verde . Onde está escrito neutro e fase você inverte.

Entendeu ? 

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Outra coisa, já vi em outros post seu que você não recomendo o uso do led verde .

Se importa em me explicar porque?

Sim me importo...

17 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Sou outro que quer saber.

... e muito. Quero manter o mistério o maior tempo possível pra o maior número possível de pessoas. É um segredo de gerações que meu avô me contava.

Siga o mestre...

16 horas atrás, Mestre88 disse:

inverta o neutro pela fase, o resistor de 100k ligado a base do BC548 você liga ao anodo do LED verde

...e R1 você coloca uns 10K ou menos. Entendeu ou...

16 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Sem esquemático sou zero a esquerda...

... já sei. quer que eu desenhe... Desenhe você o que entendeu e a gente vai conferindo...

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, Mestre88 disse:

É o esquema postado acima , a ponta do resistor de 100k que está ligada ao emissor do BC548 você liga ao anodo do Led verde . Onde está escrito neutro e fase você inverte.

Entendeu ? 

To começando a entender

O resto do circuito não alterar nada? Já q vou alterar fase e neutro.

Vou desenhar e posto aqui pra analisarmos. 

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

É um segredo de gerações que meu avô me contava.

Acho q voce não quer nos contar, alias no tempo do seu avô ja tinha led?

E já q não quer nos contar vou usar led verde kkkk

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

[@Isadora Ferraz] Acho q voce não quer nos contar, alias no tempo do seu avô ja tinha led?

E já q não quer nos contar vou usar led verde kkkk

Tomara que não seja importante. Também não consigo ver a relevância.

Como ela é entendida, e perguntar não faz mal, ...

• Curtir 1
Postado

@Jaime Francisco da Silva Não precisa alterar mais nada, só o resistor mesmo. Precisa alterar a fase e o neutro Para o transistor "medir"  a tensão do terra. 

Vai funcionar assim:

Se não estiver aterrado, o Led acende (como você quis). Porque a base do transistor estará ligada à fase através do resistor. 

Quando estiver aterrado o Led vai apagar, pois neutro e terra devem ter o mesmo potencial (no caso zero ou quase isso), assim curto circuita o resistor de valor alto não sobrando corrente Para saturar o transistor. 

• Curtir 2
Postado

@Jaime Francisco da Silva Exatamente isso, não precisa inverter o diodo zener.

Eu imaginei que você fosse perguntar isso, pois é um pouco confuso explicar.

Tente entender o funcionamento do transistor, do led e dos dois resistores em corrente contínua. Onde o emissor do transistor é o negativo e o fio vermelho é o positivo. Quando encostar o fio verde ao preto (negativo) o led se apaga, pois o transistor precisa de tensão positiva para acender o Led (tensão que vem do resistor de 100k).

Voltando ao circuito completo, como terra e neutro são o mesmo potencial, é necessário que o negativo tenha algo em comum com o neutro, por isso que se deve inverter.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!