Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras: como avaliar ?


Reyvakys

Posts recomendados

Eu só quero gravar aulas de um curso que eu pretendo fazer no SENAI...entendo que elas devem ser fáceis de manipular e que tenham um zoom que permita ver detalhes de aulas práticas, etc...pretendo arquivar as aulas no HD do PC.

Filmadoras profissionais produzem imagens equivalentes às de um filme? São muito caras em relação às amadoras? Fazem gravação quadro a quadro?...creio que deve se chamar hoje frame por frame...Se os recursos compensarem os custos, levo uma profissional...

Eu achei essa daqui bem bacana. Compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo depende da qualidade final que você deseja.

Gravar aulas, é algo bastante vago. Se quer uma gravação mais "caseira", tem muitas filmadoras FullHD com preços bastante acessíveis, embora que, para editar imagens FullHD é preciso ter uma máquina bem poderosa.

Se quer algo com mais recursos (entrada para microfone, por exemplo), tem que recorer a filmadoras um pouco mais caras.

Quanto ao "zoom", desculpe, a franqueza, mas analisar uma filmadora por este quesito, é algo bem amador. Não adianta a filmadora ter um zoom ótico de 50x, se ela não estiver em um tripé muito bom, senão, vai ter imagens tremendo tanto quanto um terremoto, se usar o zoom máximo. Pernas foram feitas para andar, se quer enquadrar um detalhe, de forma melhor, dê alguns passos para a frente !!

É preciso saber se você quer usar fita ou prefere armazenar em cartão (mais fácil para passar para o PC). Uma ótima filmadora baseada em miniDV é a Canon HV40. Em cartão SD, a Panasonic HS250.

Não opte por gravar em HDD (disco rígido interno), ainda não é uma tecnologia confiável, e você pode ter problemas durante as gravações.

Procure filmadoras com CCD / Cmos maiores (de 1/4 para cima), pois são as que te darão imagens mais claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe alguma filmadora com recurso quadro a quadro?...como o das antigas filmadoras super 8? Câmera lenta? Outra coisa que me deixa curioso é a tal gravação em 3D para óculos estereoscópicos...existe filmadora que tem este recurso?

PS: essa Panasonic HS250 é realmente um chuchú. CMOS de 1/6"...

O que é memória flash interna?

Estes cartões são regraváveis? São caros, né? Posso transferir as gravações para o HD do PC e depois reaproveitá-los? É só colocar no leitor de cartões do PC e assistir?

Quanto ao Minidv: a mídia é mais barata, mas a qualidade da gravação é melhor ou pior? Como se faz para transferir as imagens para o HD do PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quadro a quadro, náo sei. Talvez, nas mais profissionais e caras.

Camera lenta, algums fazem, mas por poucos segundos, como um superslow. Camera lenta, você faz no software de edição.

A Panasonic HS250 é bem recomendada.

Memória flash interna, é o que o nome diz, um tipo de memória, onde você armazena dados.

Cartões sáo regravaveis, sim. Imagina, pagar R$100 num cartão, e quando ele estiver cheio jogar fora... Meio estranho, não é ?

Quanto a poder transferir dados para o PC... Poxa cara.. você nunca teve uma camera fotográfica ? É o mesmo principio.

Fitas miniDV, são mais baratas, mas não aconselho a regravar mais que 3 vezes. Dizem que a qualidade miniDV é melhor.

Para passar as imagens da camera para o PC, é só conectar, como um pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem cameras profissionais que gravam em cartão, sim.

Agora a pergunta (estilo Casas Bahia):

"Quer pagar quanto ?"

Como falei no início, depende de quanto você tem para investir.

Tem filmadoras que você encontra por R$ 1.500,00 outras, por R$ 15.000,00. Tem filmadoras que custam mais de 20 mil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, eu mesmo já vi uma aí por uns R$50.000,00, mas afinal, o que estas filmadoras profissionais fazem que as amadoras não fazem? É a qualidade da imagem que é muito superior? Meu coração está balançando pela Panasonic HS250, você teria alguma imagem feita por uma filmadora deste nível para postar? Mas se eu encontrasse uma profissional por aí, por uns R$3.000,00, eu encarava!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, eu mesmo já vi uma aí por uns R$50.000,00, mas afinal, o que estas filmadoras profissionais fazem que as amadoras não fazem? É a qualidade da imagem que é muito superior? Meu coração está balançando pela Panasonic HS250, você teria alguma imagem feita por uma filmadora deste nível para postar? Mas se eu encontrasse uma profissional por aí, por uns R$3.000,00, eu encarava!

Eu tenho a HS250.Três sensores CMOS de 1/4" e lentes Leica de 10x. Muito boa. Se ainda encontrar vale a pena, mesma qualidade da TM300, que foi considerada top em 2009. Mas não espere milagres. Sala com luz de 60W fica granulado. Fico imaginando como devem ser as outras. Tem vários vídeos com ela no Youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei estas imagens postadas no you tube muito boas, eu as assisti em 720p...a filmadora pode conseguir imagens com resolução maiores ou este é o máximo? Tem como adaptar lentes nela? você poderia me dizer qual é a filmadora profissional mais conceituada para eu comparar as imagens? Grato?

Já estas outras imagens me impressionaram quanto a capacidade de filmar em pouca luminosidade, porém, quando a filmadora se movimenta o resultado é muito ruim. Será que é no quesito "movimento de câmera" que as profissionais se diferenciam das amadoras? você poderia me dizer um modelo de uma profissional que filme com cartões para eu comparar os resultados? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa não, depois de eu ter resolvido comprar a HS250 eis que...PAHDCSDT750PP_g2.jpg

3D Full HD HDC-SDT750PP filmagem em 3D.

Não adianta, eu não vou me contentar com qualquer coisa; vou querer uma filmadora com recursos de gravação quadro a quadro / ultra-câmera lenta / e 3D...e se não existe ainda, vão ter que inventar uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santa ignorância; é claro que as filmadoras digitais não vem com dispositivo de filmagem quadro a quadro (frame x frame). você não precisa de uma filmadora para fazer um filme stop motion; basta ter uma câmera fotográfica, colher as imagens, lançá-las no windows movie maker e fazer a lambança que você quiser! Supimpa.

Mas e a filmadora que eu estava de olho? Bem, se ela fizer fotografias como uma câmera fotográfica convencional, eu topo. Faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Macacos me mordam, Reyvakys....

Filmadoras digitais fazem quadro a quadro, sim. É só, você pode "congelar" um frame, em muitos sofwares. É que do jeito que você tinha falado, fiquei pensando em outra coisa...rsss

Filmadora que fotografa.... Isso não dá bom resultado.

Filmadora filma, e camera fotografica faz fotos. Essa coisa de fazer tudo, é que nem pato: voa, nada e anda, mas não faz nada direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm....sabe aquela ideia minha do filme stop motion com imagens colhidas com câmera fotográfica? Só dá certo até um certo ponto. Dá uma olhada neste screen shot que eu tirei do Windows movie maker. http://1.bp.blogspot.com/_zDW6iNO5auQ/TPl23uZSe_I/AAAAAAAAABc/Ip34zGQpGFY/s1600/Screenhunter05.gif

O menor tempo possível de exposição de um frame é de 0,125, ou seja, 1 segundo /8 frames. Entenda-se: a cada segundo são exibidos apenas 8 frames. A nível de filme stop motion é pouquíssimo frame a cada segundo. Deveria haver 24 frames por segundo para a execução de um movimento em velocidade normal. Então, o menor tempo possível de exposição de um frame deveria ser de 0,04 seg. Alguém conhece um programa que viabilize meu projeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Movie Maker, para fazer stop motion ???

Isso se faz com Vegas ou Premiere. Amigo, me desculpe a franqueza, mas antes que querer fazer uma animação deste tipo, aprenda um pouco mais sobre edição de vídeo. Não conhecer um bom programa de edição, mostra que você sabe pouco da coisa, e vai apanhar muito, até conseguir fazer algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já havia dito antes, eu sou da época do VHS, maldição que enterrou a bitola super-8, com a qual eu já havia conseguido resultados bem razoáveis com o recurso quadro x quadro. Eu nunca falei que WMMaker era um programa recomendável para o stop motion, aliás, muito pelo contrário e expliquei o porquê por A + B. Quanto aos programas de edição, tenho xeretado por aí: dei uma olhada no Flash CS4 (que achei genial) e descobri que o PHOTOSHOP CS5 ja viabiliza a criação de filmes stop motion a partir das imagens colhidas com a câmera, enfim, justamente o que eu estou procurando. Além deste recurso, a possibilidade de manipular cada frame do filme com os recursos do programa abre um leque imenso de possibilidades.

Vou dar uma olhada nos programas que você sugeriu, e se eles puderem me levar mais longe não vou pensar duas vezes. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reyvakys

A filmadora grava o filme com 24 fps (frame por segundo) em modo PAL-M e em modo NTSC a gravação é de 29 fps. Assim, você tem em cada segundo 29 fotografias que pode escolher e passar passar para o Photoshop e editar, quanto a passar o filme e altera-lo no Photoshop, nunca vi. Fazer maravilhas com filmes, usa o Premier que possui uma opção de MOTION muito boa e se quiser fazer alterações, como efeitos especiais, além do próprio Premier, pode usar o After Effect mas para ambos os casos, tem que ter tempo para aprender, assim como outros programas de edição. Quer saber mais sobre filmes? verifica este site que te dá dicas muito boas http://www.fazendovideo.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm...eu acho que os senhores não captaram o espírito da coisa. Digamos que eu queira filmar uma flor abrindo...clichê inevitável de filmes stop motion. Suponhamos que da fase botão para rosa ocorra um intervalo de tempo de 24horas. Conforme a técnica que os senhores me sugerem, eu deveria ficar com a filmadora ligada durante as 24 horas ou eu poderia filmar pequenos trechos em intervalos estabelecidos; seja qual for o modus operandi, posteriormente eu faria captura de imagem da tela e depois colocaria cada frame na linha de tempo para compor o movimento; não é isso? E eu pergunto: por que eu preciso de uma filmadora para fazer isso? Tudo o que eu preciso é de uma câmera fotográfica. Me bastaria colher uma imagem a cada 20 minutos, durante 24 hs, para obter o movimento em 3seg, por exemplo. Depois, eu lançaria cada imagem/frame no photoshop e executaria efeitos em cada frame individualmente. Eu poderia, por exemplo, aplicar um tom sépia no 1º frame, (botão) que iria ficar mais leve no 2º, até obter uma imagem de cor forte no frame 72 (rosa). Eu estou especulando a viabilidade de "animar" os efeitos do photoshop e há várias possibilidades que eu creio não serem possíveis em programas de edição específicos como Adobe premiere CS5 PRO e o After effects que eu conheço e tenho instalados no meu PC. Obrigado pelo link, vou lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, pode fazer isso, sim, no Vegas (faz tempo que não uso o Premiere).

Em uma track (pista da timeline), coloca todas as suas fotos (ou frames), renderiza, no FX (efeito) dessa mesma você aplica o efeito, que pode ser controlado por keyframes. É bem mais produtivo. Em minutos, você consegue este efeito.

É claro que, no Photoshop, você pode fazer muito mais "efeitos" em cada frame. Mas, não é algo mais simples de falar, do que fazer. Para estes 3 segundos, você precisa de 89,91 frames (são 29,97 frames por segundo), digamos que você gaste 5 minutos para editar cada frame (acho que é bem mais que isso, mas vamos calcular por baixo), o que dará 449,55 minutos, que dá mais de 7 horas de trabalho !!!

No total, dá bem mais de 8 horas de trabalho, para apenas 3 segundos de vídeo. Se você vive, exclusivamente para fazer isso, vai ter muitos dias se divertindo, para fazer stop motion no Photoshop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!