Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de carga solar e eolica


Erosgk

Posts recomendados

Ola pessoal, encontrei esse esquema de controlador de energia hibrido, ele controla carga de paineis solares assim como energia eolica, todos juntos. Estou postando o esquema para os dinossauros da eletronica ajudarem os novatos ( EU :) ) a poder fazer um circuito desses passo a passo.

o link desse esquema: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/123/207/

fotos: controlador-eolico..gif

pcb-controlador.gif

diagrama-controlador.gif

Bom, eu mesmo tenho varias dúvidas e aposto que vários amigos usuarios como eu que procuram por assuntos relacionandos também terão.

1º - Que tal começarmos com a lista de materiais para fazer esse esquema ? Alguém pode ajudar destrinchando as figuras de componentes expressados na primeira figura ?

2º - e também outra dúvida, após montado e pronto vemos na ultima figura a entrada da energia vindo de paineis e turbinas ...elas se separam em varias partes até chegar ao circuito, pegunta ...a parte que liga os paineis (linha vermelha que passa por cima do circuito) diretamente as baterias nao estaria passando por fora do circuito, sem controle ?

Bom pessoal, espero que esse circuito traga ajuda e alegrias aos entusiastas da energia alternativa.

Abraços

ErosGK

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este circuito até funcionaria com paineis solares, apesar de não ser muito eficiente usar baterias de chumbo-ácido. Agora se tu pretendes usar com um gerador eólico seria melhor um circuito que controlasse a rotação do mesmo, uma carga que atuaria como freio para evitar que as pás do gerador danificassem com um vento forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Samuel, obrigado por seu interesse!

O esquema acima citado promete controlar a carga dos dois simultaneamente, por isso eu me interessei por esse circuito, o que você acha ? ele não vai funcionar ? você teria um esquema legal pra gente fazer e "economizar" no controlador ?

Abraços Samuel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Samuel, obrigado por seu interesse!

O esquema acima citado promete controlar a carga dos dois simultaneamente, por isso eu me interessei por esse circuito, o que você acha ? ele não vai funcionar ? você teria um esquema legal pra gente fazer e "economizar" no controlador ?

Abraços Samuel.

Não tenho o esquema pronto, mas se tu quiser realmente montar um gerador eólico eu te ajudo ^_^

A propósito, tem vento por ai? Para ser viável, é interessante ter ventos acima de 5m/s e também uma área livre grande, para evitar que alguma pá do gerador acerte um telhado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samuel, obrigado pela presteza! com certeza assim que conseguirmos destrinchar esse aqui eu vou querer ajuda sim! :D

Mas voltando ao assundo do topico, achei uma versão atualizada do mesmo controlador de carga, com uma lista de componentes! beleza pura!

chargecontrollerschematic.jpg

chargecontrollertop.jpg

chargecontrollerinputs.jpg

chargecontrolleroutputs.jpg

chargecontrollerinside.jpg

Fonte: http://www.mdpub.com/Wind_Turbine/

vou traduzir os componentes e posto aqui mais tarde! pra quem souber traduzir e puder ajudar, agradecemos! Lembramos que esse circuito promete controlar a carga de ambos ao mesmo tempo, 1 grador eolico e 2 paineis solares! agora vamos aos teste :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade este controlador é bem manual :)

Você tem que apertar o botão para mudar entre carregar baterias e uma carga para frear o aerogerador. O certo é medir a velocidade do vento e o processo de carga da bateria para tornar isto automático.

Por um acaso tu já construiu o aerogerador? Se quiser tenho material

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola pessoal, estou sumido né! Pois estava aguardando a chegada dos materias necessarios para fazer o circuito, irei fazer e postarei para vocês os resultados. Tenho pesquisado bastante e estou fazendo avanços no meu projeto (hobby :D ) para geração de energia, logo logo terei material suficiente para os colegas do forum que se interessarem por esses assuntos.

Abraços

ErosGK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 3 anos depois...
Ola pessoal eu tenho um projeto e preciso de ajuda, quem puder fico bastante grato.

 

Minha intenção é fazer uma célula de energia para converter um barco para 

eletricidade, vou usar a força motriz de um motor elétrico menor(12VDC 500w) para 

girar uma turbina eólica(99VDC 3Kw 600 rpm 25 amps) com baixa resistência no 

eixo(0,8 Nm) a eletricidade gerada passara pelo controlador e alimentara com eletricidade

o motor de tração do barco(84VDC 60 amps 5kw), mas meu conhecimento a respeito é limitado 

então tenho algumas duvidas:

1) como seria a saída de eletricidade do controlador do motor?

2) A saída de eletricidade do controlador é estabilizada a ponto de eu alimentar 

outro motor com ela, ou tenho que usar algum tipo de circuito entre o controlador 

e o motor de tração do barco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para entender que isso não funciona não precisa ter conhecimento técnico ou científico. 

 

Basta ter um mínimo de bom senso:

 

Se isso realmente funcionasse, todos os problemas do mundo relacionados a energia estariam resolvidos.

 

O eixo do seu gerador eólico só estará leva quando estiver sem carga na saída hehehe.

Quando estiver carregando a bateria, ficará tão pesado que consumirá mais de 500W. Consumirá muito mais do que o motor... Daí você irá apenas descarregar as baterias mais rápido do que se usasse a bateria sem toda essa traquitana 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nobre colega França, tua intenção foi boa mas te esquecestes que o novo amigo mencionou "conhecimento limitado".

 

Caro novo amigo Vieira, tua intenção foi boa mas o amigo França está correto nas explicações. e sim é preciso ter algum mínimo conhecimento técnico-científico pra saber que não dá certo.  O princípio é simples: a cada 'convertida' de um tipo de energia pra outro, perdem-se alguns W e não se ganha nada. No seu caso, começa com 500W e termina com 5000W o que infelizmente a ciência não permite. Ah sim, você pode aumentar a tensão (V) OU corrente (I amps) mas nunca os dois ao mesmo tempo (W). E se aumenta V diminui I e vice versa. Compreendeste?

 

No seu caso o melhor que pode fazer é acoplar seu motor 12V 500W direto na tração do barco. Chego a supor que amigo França ficará feliz em te dar dicas de como controlar a potência disso ok? Mas não poderá escapar de ter algum conhecimento com elétricos-eletrônica

 

Sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobre colega França, tua intenção foi boa mas te esquecestes que o novo amigo mencionou "conhecimento limitado".

 

Caro novo amigo Vieira, tua intenção foi boa mas o amigo França está correto nas explicações. e sim é preciso ter algum mínimo conhecimento técnico-científico pra saber que não dá certo.  O princípio é simples: a cada 'convertida' de um tipo de energia pra outro, perdem-se alguns W e não se ganha nada. No seu caso, começa com 500W e termina com 5000W o que infelizmente a ciência não permite. Ah sim, você pode aumentar a tensão (V) OU corrente (I amps) mas nunca os dois ao mesmo tempo (W). E se aumenta V diminui I e vice versa. Compreendeste?

 

No seu caso o melhor que pode fazer é acoplar seu motor 12V 500W direto na tração do barco. Chego a supor que amigo França ficará feliz em te dar dicas de como controlar a potência disso ok? Mas não poderá escapar de ter algum conhecimento com elétricos-eletrônica

 

Sucessos!

Ola amigo, muito obrigado pelas observações e compreensão do meu limitado conhecimento. estou colocando um esquema para melhor entendimento do que pretendo. Agradeço qualquer ajuda.

post-764470-0-08791800-1430574851_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmundo Vieira

 

Só vai funcionar bem se for montado desta forma:

11187618_710044619123514_2140606956_o.jp


Embora o dínamo de turbina eólica seja capaz de produzir 99V por 24,7 amperes com apenas 530 RMP, isso exige muita força no eixo, pois estamos falando de uma potência em torno de 2445,3 watts.

 

Matematicamente falando, mesmo que o motor de 500W e o dínamo tivessem eficiência energética de 100%, ainda assim o dínamo eólico só seria capaz de produzir apenas 5 amperes, pois pela lei de ohms, 500 watts dividido por 99V DC é igual a 5 amperes hehehe. 

 

Como o motor tem uma perda de uns 20%, e o gerador eólico de uns 10%, você irá gerar muito menos que 5 amperes na saída do dínamo eólico.

 

No final só vão restar uns 360 watts para alimentar o BIKE MOTOR CONTROLE:

360 watts dividido por 84V = 4,2 amperes.


Observe que os componentes intitulados de Tubine controler, Brushless Wind Turbine e o Brushless engine, só estão desperdiçando energia na forma de calor. 

 

Se você ligar a bateria diretamente no controlador da Bike, sem os itens citados acima, você aproveitará muito mais a energia da bateria. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas não era barco? de fato a proposta ado amigo França é a mais eficiente.  Na sua configuração, a cada etapa daquela você joga fora um monte de energia em forma de calor. Algo como usar o vapor quente que sai de uma panela pra aquecer a água de outra pra cozinhar um ovo. (foi que pensei agora. Sei lá se deu pra entender...)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 23/11/2010 às 11:09, Erosgk disse:

Ola pessoal, encontrei esse esquema de controlador de energia hibrido, ele controla carga de paineis solares assim como energia eolica, todos juntos. Estou postando o esquema para os dinossauros da eletronica ajudarem os novatos ( EU :) ) a poder fazer um circuito desses passo a passo.

o link desse esquema: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/123/207/

fotos: controlador-eolico..gif

pcb-controlador.gif

diagrama-controlador.gif

Bom, eu mesmo tenho varias dúvidas e aposto que vários amigos usuarios como eu que procuram por assuntos relacionandos também terão.

1º - Que tal começarmos com a lista de materiais para fazer esse esquema ? Alguém pode ajudar destrinchando as figuras de componentes expressados na primeira figura ?

2º - e também outra dúvida, após montado e pronto vemos na ultima figura a entrada da energia vindo de paineis e turbinas ...elas se separam em varias partes até chegar ao circuito, pegunta ...a parte que liga os paineis (linha vermelha que passa por cima do circuito) diretamente as baterias nao estaria passando por fora do circuito, sem controle ?

Bom pessoal, espero que esse circuito traga ajuda e alegrias aos entusiastas da energia alternativa.

Abraços

ErosGK

Olá. Reparei que este projeto desse controlador de carga híbrido para energia eólica e solar é de 2010. Como eu estou montando um sistema de energia alternativo para minha casa com fins de diminuir a conta de energia, eu pretendo montar este aparelho. Gostaria de saber se existe disponível o desenho da placa de circuito impresso em tamanho natural para eu poder faze-la artesanalmente?

E eu gostaria de saber se quem montou esse aí das fotos no link, se deu certo, se funcionou sem problemas e qual a potência máxima em watts que ele pode receber no canal solar, e no canal eólico?! Assim eu posso definir quantos painéis vou usar, e qual a potência da turbina eólica vou montar. Desde já obrigado! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você tem as fontes alternativas de potência relativamente elevada e o objetivo é puramente redução da conta de luz, uma sugestão que dou é comprar um inversor grid tie. Mais barato, mais eficiente pois só tem uma (01) perda em conversão.

 

Agora se for pra fazer uma rede a parte pra ficar livre do apagão e alguma adrenalina em montar algum circuito eletrônico, aí sim hás de criar o sistema com baterias. De fato, tenho sérias dúvidas se eu te recomendaria aquele de 2010... - mesmo não tendo outro em mente pra te indicar ok? De fato, penso ser melhor comprar algo pronto. Não é muito caro (se comparado ao que pagou pelos paineis solares ou gerador eólico).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se você tem as fontes alternativas de potência relativamente elevada e o objetivo é puramente redução da conta de luz, uma sugestão que dou é comprar um inversor grid tie. Mais barato, mais eficiente pois só tem uma (01) perda em conversão.

 

Agora se for pra fazer uma rede a parte pra ficar livre do apagão e alguma adrenalina em montar algum circuito eletrônico, aí sim hás de criar o sistema com baterias. De fato, tenho sérias dúvidas se eu te recomendaria aquele de 2010... - mesmo não tendo outro em mente pra te indicar ok? De fato, penso ser melhor comprar algo pronto. Não é muito caro (se comparado ao que pagou pelos paineis solares ou gerador eólico).

Obrigado por me responder.

A minha intenção é mesmo um sistema off com baterias, pois só vou usar a energia da rede no extremamente necessário, sem contar, que pretendo ir morar em zona rural e pretendo levar comigo esse sistema e se possível até amplia-lo. Na verdade eu precisava mesmo era de um controlador multi-híbrido de carga que pudesse receber energia produzida por umas 6 fontes independentes simultaneamente. Por exemplo. Eólica, solar/painél, solar/vapor, roda d'água e de um gerador magnético que estou desenvolvendo e ainda poderia ter um canal para energia tirada do próprio terreno transformando uma área de terra numa grande bateria.

Eu até já achei alguns aparelhos prontos. Os mais simples, que servem para os painéis solares até são baratos, mas só servem para os painéis, acho que não dá para usar com eólico, e eu preciso de um projeto híbrido para uso funcional, vou me adaptar à 24v e 12v.

A minha intenção em fazer o que der, é mais pela facilidade de poder consertar eu mesmo depois com os anos de funcionamento, pois o problema de alguns aparelhos prontos é a fragilidade, a fabricação já com data para pifar. Embora eu não tenha feito nem o básico de eletrônica, mas na montagem me garanto, basta o projeto ser bem completo na sua descrição. Nesse caso aí a placa de circuito impresso é fundamental pra mim.

Eu procurei e achei no site mdpub.com um artigo que me parece ser o mesmo aí publicado na página, mas estão faltando algumas fotos, então não sei se é o mesmo, ou se o cara atualizou. Vou ver mais. Mas se você tiver a placa e puder divulgar, eu agradeço.

Eu li alguém sugerir que para obter a energia de duas fontes, podería-se montar dois sistemas com baterias independentes e liga-las em paralelo ao inversor usando um "diodão" de uns 50 amperes. Você sabe se isso realmente dá certo? Pois se esse sistema realmente funciona e alguém já demonstrou isso, então vou fazer isso, fica mais simples, e eu não me importo de ter dois bancos de baterias desde que funcione!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, penso que o controlador solar não dá exclusividade a energia vinda do sol. Ele é 'inteligente' mas nem tanto a ponto de saber de onde vem a energia. Assim sendo, penso que você pode considerá-lo como seu 'híbrido' e aplicar nele a tensão de qualquer fonte. você até pode meio que ligá-las meio que em 'paralelo' colocando diodos (seu diodão) de alta corrente formando uma 'porta or'. Bem isso foi só o conceito

 

Pra registrar, muito legal este teu projeto. De fato é meu sonho de consumo... um deles. Parte dele temos em comum. Também tenho uma 'bateria' - uma mini lagoa no alto - onde até alguns anos atrás tocava um mini gerador. Mas com a seca tive que desativá-la. Atualmente  tenho uns paineis solares e estou com um biodigestor na... 'cabeça' (!)

 

14 horas atrás, Pedro Av disse:

consertar eu mesmo depois com os anos de funcionamento,

Que bacana que tens tempo (muito pela frente!) pra pensar em projetar um circuito pra isso. Quando a mim (2old4this), prefiro pronto.

Sucessos e se achar que deve, publique fotos no futuro. Espero poder vê-las. kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz A decisão de "fazer" ainda não é final. Confesso que demoro à tomar decisões, mas como a energia elétrica está por um preço impagável para pessoas comuns como é o meu caso, terei que tomar uma decisão logo. A "pouca informação" detalhada, daquele tipo "passo a passo" faz-me muita falta, pois eu não tenho grana para ficar "tentando" várias vezes, e também não terei tanto tempo assim, pois nesse meio tempo tenho que trabalhar em alguma coisa que dê dinheiro. Talvez em instalação de sistemas como este para o povinho que não sabe apertar um parafuso.

Eu encontrei dentro do blog mdpub.com a página certa com o projeto completo, mas eu reparei que ele colocou a foto de uma placa de circuito impresso, mas não parece ser equivalente a do esquema, e ainda tem um amigo dele que vende a placa, e talvez ele tenha colocado uma placa falsa para que os desavisados tentassem montar sem perceber isso. Posso estar enganado, mas desconfio disso, embora "se ele publicou os detalhes de esquema" esconder a placa pode não adiantar muito, e alguém que saiba identificar a pinagem do CI pode bolar outra. Eu até poderia fazer isso, mas vai atrasar muito. Detalhes como este é que me deixam muito em dúvida montar, ou comprar pronto. Quanto à comprar tudo pronto, a minha maior resistência é quanto a durabilidade dos componentes eletrônicos, e até dos mecânicos também. Eu acho que equipamentos eletrônicos solares e eólicos tem que ser do tipo que não queimam nunca, ou pelo menos não dêem defeito por pelo menos uns 10 anos, e se vierem à dar defeito, que sejam componentes de fácil aquisição. Pois se ficar-mos dependentes de componentes exclusivos com o passar do tempo e as circunstâncias econômicas de cada país, o projeto pode se tornar inviável.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Pedro Av disse:

Na verdade eu precisava mesmo era de um controlador multi-híbrido de carga que pudesse receber energia produzida por umas 6 fontes independentes simultaneamente. Por exemplo. Eólica, solar/painél, solar/vapor, roda d'água e de um gerador magnético que estou desenvolvendo e ainda poderia ter um canal para energia tirada do próprio terreno transformando uma área de terra numa grande bateria.

Não queria desmotivá-lo. Mas você mesmo disse;

"não tenho grana para ficar "tentando" várias vezes, e também não terei tanto tempo assim, pois nesse meio tempo tenho que trabalhar em alguma coisa que dê dinheiro."

 

Por isso a informação que vou te dar logo a seguir, vai fazer você poupar de jogar muita grana no lixo.

 

Quando você cita gerador magnético, se refere a uma roda de imãs que supostamente gira por anos a fio gerando energia grátis??? Você se refere a aquelas rodas de imã que mostram em vídeos no youtube? 

 

Não se iluda. Imã não produz energia, pois imã não possui energia para ser aproveitada. 

Quando um imã produz alguma energia elétrica, num dínamo por exemplo, é porque você está pondo energia mecânica no imã. Não que a energia esteja saindo do imã. As pessoas confundem muito isso. 

 

No mínimo você vai gastar uns R$ 2.000,00 com aqueles super imãs e no final vai descobrir que o motor magnético não funciona.

Os que são apresentados nos vídeos são na verdade truque de edição de vídeo. Quando não é isso, os caras usam truques parecidos com aqueles de mágica. Sempre tem algo escondido. 

 

 

"energia tirada do próprio terreno transformando uma área de terra numa grande bateria."

Não consigo identificar nenhum tipo de reação química capaz de de gerar eletricidade nesta sua citação.

A terra me parece ter sempre o mesmo potencial elétrico. Caso contrário, surgiriam problemas com aterramentos elétricos nas diversas instalações elétricas numa cidade e seria do conhecimento de todos este suposto fenômeno que você cita. 

 

Você descobrirá que não é tão simples assim. 

Há não ser que você tenha uma boa e potente queda d'água no quintal, ou ainda ventos constantes e fortes, extrair energia de fontes renováveis as vezes é difícil. 

A energia solar não é barata. Costuma ser até mais cara que a da concessionária.

 

 Solar/vapor: 

Se você está se referendo a energia térmica do sol no uso para aquecer caldeira e produzir energia por motor a vapor, esqueça. Até pode funcionar. Mas não terá viabilidade nenhuma. 

A energia extraída do vapor só alcança alta eficiência em turbinas de alta potência. Nas turbinas a extração da energia do vapor alcança até 90% de rendimento. As vezes até mais. Tenho visto casos de 95% de rendimento. Isso é realmente incrível, mas por razões das leis da física, só é possível em turbinas de grande potência, gigante mesmo.

 

Motores a vapor que usam pistões não dão eficiência além dos 10%. Até um painel solar daria mais eficiência, pois um painel alcança 18%. 

 

Se você se referia a um motor a vapor movido por lenha, até pode dar certo. O problema ainda é a eficiência de no máximo 10%. 

Mas nem tudo está perdido: 

Você pode substituir o motor a vapor comum por um sistema gerador de gasogênio. 

Pesquise sobre gerador de gasogênio. 

Com o gás gasogênio você pode acionar diretamente um grupo-gerador comercial, sem nem precisar fazer modificações. 

https://www.youtube.com/watch?v=4-4YpF7q5v8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um pouco sobre energia: 

https://www.youtube.com/watch?v=mjk1S3RFAqM

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As opções que você tem são: 

1- Energia solar.

Evite fazer seus próprios painéis, pois devido a razões de produção em grande escala, um painel caseiro nunca será mais barato que um modelo profissional, com dotas as certificações. Se se chegar ao ponto de ser mais barato, não terá qualidade e se degradará antes mesmo de dá retorno no investimento. 

 

2- Grupo gerador movido a gasogênio: 

Precisará fazer o gerador de gasogênio e precisará de lenha. O combustível é a lenha. Pode não ser viável também. 

 

3- Grupo gerador movido por biogás produzido por biodigestor:

Esta opção necessitará que se tenha criação de animais, já que o biodigestor é movido pelas fezes dos animais. 

 

4-Ventos:

Basicamente precisará de ventos constantes e razoavelmente fortes. O gerador é fácil de fazer em casa, ou mesmo comprar pronto. 

 

5- queda d'água e gerador hídrico: 

Basicamente uma cachira no quintal. Enfrentará problemas com leis ambientais. 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, albert_emule disse:

Não queria desmotivá-lo. Mas você mesmo disse;

"não tenho grana para ficar "tentando" várias vezes, e também não terei tanto tempo assim, pois nesse meio tempo tenho que trabalhar em alguma coisa que dê dinheiro."

 

Por isso a informação que vou te dar logo a seguir, vai fazer você poupar de jogar muita grana no lixo.

 

Quando você cita gerador magnético, se refere a uma roda de imãs que supostamente gira por anos a fio gerando energia grátis??? Você se refere a aquelas rodas de imã que mostram em vídeos no youtube? 

 

Não se iluda. Imã não produz energia, pois imã não possui energia para ser aproveitada. 

Quando um imã produz alguma energia elétrica, num dínamo por exemplo, é porque você está pondo energia mecânica no imã. Não que a energia esteja saindo do imã. As pessoas confundem muito isso. 

 

No mínimo você vai gastar uns R$ 2.000,00 com aqueles super imãs e no final vai descobrir que o motor magnético não funciona.

Os que são apresentados nos vídeos são na verdade truque de edição de vídeo. Quando não é isso, os caras usam truques parecidos com aqueles de mágica. Sempre tem algo escondido. 

 

 

"energia tirada do próprio terreno transformando uma área de terra numa grande bateria."

Não consigo identificar nenhum tipo de reação química capaz de de gerar eletricidade nesta sua citação.

A terra me parece ter sempre o mesmo potencial elétrico. Caso contrário, surgiriam problemas com aterramentos elétricos nas diversas instalações elétricas numa cidade e seria do conhecimento de todos este suposto fenômeno que você cita. 

 

Você descobrirá que não é tão simples assim. 

Há não ser que você tenha uma boa e potente queda d'água no quintal, ou ainda ventos constantes e fortes, extrair energia de fontes renováveis as vezes é difícil. 

A energia solar não é barata. Costuma ser até mais cara que a da concessionária.

 

 Solar/vapor: 

Se você está se referendo a energia térmica do sol no uso para aquecer caldeira e produzir energia por motor a vapor, esqueça. Até pode funcionar. Mas não terá viabilidade nenhuma. 

A energia extraída do vapor só alcança alta eficiência em turbinas de alta potência. Nas turbinas a extração da energia do vapor alcança até 90% de rendimento. As vezes até mais. Tenho visto casos de 95% de rendimento. Isso é realmente incrível, mas por razões das leis da física, só é possível em turbinas de grande potência, gigante mesmo.

 

Motores a vapor que usam pistões não dão eficiência além dos 10%. Até um painel solar daria mais eficiência, pois um painel alcança 18%. 

 

Se você se referia a um motor a vapor movido por lenha, até pode dar certo. O problema ainda é a eficiência de no máximo 10%. 

Mas nem tudo está perdido: 

Você pode substituir o motor a vapor comum por um sistema gerador de gasogênio. 

Pesquise sobre gerador de gasogênio. 

Com o gás gasogênio você pode acionar diretamente um grupo-gerador comercial, sem nem precisar fazer modificações. 

https://www.youtube.com/watch?v=4-4YpF7q5v8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um pouco sobre energia: 

https://www.youtube.com/watch?v=mjk1S3RFAqM

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!