Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
gustavo 555

[Resolvido] Conserto fonte ATX

Recommended Posts

Pessoal, peguei uma fonte ATX para modifica - lá para 13.8V.

A primeira coisa que fiz foi trocar os retificadores, apenas inverti o de 12V (Não achei o datasheet) e o de 5V (30A).

Quando liguei a fonte um transistor chaveador queimou, ou melhor, explodiu!

Tirei os retificadores e o de 30A estava em curto, coloquei novamente o retificador "original" no 12V e na saída de de 5V coloquei um de 20A. Troquei o transistor que explodiu e liguei a fonte, e o outro transistor (são um par de MJE13007F) explodiu também, tirei todos os transistores que ficam no dissipador e todos estavam em curto (fora aquele que explodiu :D).

Procurei problemas na parte do primário e achei alguns na parte da fonte que gera os 5VSB.

Não achei o esquema da fonte que está aqui, mas a parte do circuito que gera os 5VSB é praticamente igual ao deste ai, o que muda é a parte que controla o opto: (desculpa, mas foi o esquema mais parecido que achei)

http://i435.photobucket.com/albums/qq79/Ughadoo/Fontes/LC-B250ATX_esquema.png

Um zener de 18V (ZD1 do esquema) estava queimado assim como o KN2222 (Q4).

Troquei tudo isso que citei acima e mesmo assim a fonte não liga e não gera o 5VSB.

Verifiquei todos os diodos do primário, alguns resistores (os que ficam entre coletor e emissor dos transistores queimados) e troquei todos os capacitores que fazem parte do circuito que gera o 5VSB, diodos retificadores dessa parte também, e nada da fonte funcionar.

Estou desconfiado do transformador, pois medi a tensão no pino que é chaveado pelo mosfet e essa tensão ficou em 310Vdc estabilizada. Como todos os componentes estão bons creio que era pra no mínimo essa tensão variar já que esta sendo chaveada, correto?

Peço mais uma vez a ajuda dos colegas para consertar essa fonte.

Caso não tenha esclarecido alguma coisa é só avisar.

Obrigado e um grande abraço a todos.

EDIT:

Consegui ConSertar :D a parte do 5VSB, era um resistor de potencia (0.47R) que estava aberto, ele é ligado ao Source do Mosfet.

Infelizmente a fonte ainda não esta ligando.

Os transistores chaveadores estão bons, os retificadores também, o CI TL494 está sendo alimentado com ~18V...

Se alguém souber um possível defeito...

Editado por gustavo 555
corrigir o titulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui achar o defeito!

Um transistor C945 que controla um dos trafos que por sua vez controla os chaveadores do trafo principal estava queimado. Além disto, os resistores ligados as bases dos Transistores chaveadores (par de MJE13007F) estavam abertos.

Fica registrado a experiência.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu por compatilhar suas experiencias amigo;)

Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×