Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A88TD-V EVO/USB3 - Review e questões técnicas


pit_eng

Posts recomendados

Eae galera.. montei um PC com essa placa.. processador phenom x6 1075T, 2x4GB kingston, Fonte Corsair,CX 430, queria faze um over nela, mas nao sei como deixar as opções.. se tivesse como vocês tira uma foto das opções da bios e posta no site.. e tmb a placa so ta reconheçendo 3,25GB de 8,00GB, 8,00 GB(utilizavel 3,25GB), se souberem como faz pra faze ela reconhece os 8gb eu agradeço.. Vlew

Eae galera.. montei um PC com essa placa.. processador Phenom x6 1075T, 2x4GB kingston, Fonte Corsair,CX 430, queria faze um over nela, mas nao sei como deixar as opções.. se tivesse como vocês tira uma foto das opções da bios e posta no site,eu acho q meu sistema aguenta fazer o mesmo over que vocês fizeram, e tmb a placa so ta reconheçendo 3,25GB de 8,00GB, 8,00 GB(utilizavel 3,25GB), se souberem como faz pra faze ela reconhece os 8gb eu agradeço.. Vlew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ajuda aqui to com problema na [M4A88TD-M].

Ola tenho a m4a88td-m e no manual diz q no minimo precissa de 300watts.

Eu tenho uma fonte q nao informa o total de watts de saida.

Mas tenho estos dados.

Saída: +3,3V +5V +12V -12V +5Vsb

Max: 10A 10A 9,0A 0,3A 1,7A

Maxima potencia combinada entre +3,3V e +5V: 85W

Entrada (Vca, 47Hz~63Hz): 94V ~ 140V/2,8A.

170V - 240V/ 1,5A

ESTA TUDO NOVO E O PC NAO TRANSMITE IMAGENS:

MOBO: M4A88TD-M

RAM: CORSAIR DDR3 1333MHZ 4GB

CPU: AMD ATHLON II X2 250 3.0GHz

a primeira vez que liguei o pc. nao ligou, dai toquei a ventoinha da cpu e comenzo a girar e ligou tudo: led da placa-mãe, led HD ficou verde sem piscar nenhuma vez durante os 5 minutos q deixei o pc ligado. os fans do pc comezaram a girar o da fonte tambem. mas emfim a tela ficou em standby.

alguem faz ideia de qual pode ser o problema na primeira vez liguei com hd e leitor de dvd , na segunda sem , na terceira com de novo e nada. as 3 vezes desliguei o pc da tomada.

Obg.pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ajuda aqui to com problema na [M4A88TD-M].

Ola tenho a m4a88td-m e no manual diz q no minimo precissa de 300watts.

Eu tenho uma fonte q nao informa o total de watts de saida.

Mas tenho estos dados.

ESTA TUDO NOVO E O PC NAO TRANSMITE IMAGENS:

MOBO: M4A88TD-M

RAM: CORSAIR DDR3 1333MHZ 4GB

CPU: AMD ATHLON II X2 250 3.0GHz

a primeira vez que liguei o pc. nao ligou, dai toquei a ventoinha da cpu e comenzo a girar e ligou tudo: led da placa-mãe, led HD ficou verde sem piscar nenhuma vez durante os 5 minutos q deixei o pc ligado. os fans do pc comezaram a girar o da fonte também. mas emfim a tela ficou em standby.

alguem faz ideia de qual pode ser o problema na primeira vez liguei com hd e Leitor de DVD , na segunda sem , na terceira com de novo e nada. as 3 vezes desliguei o pc da tomada.

Obg.pela atenção.

3,3V x 10A = 33W

5V x 10A = 50W

33W + 50W = 83W, o que é aproximadamente os 85W informados.

12V x 9A = ???

-12V pouco importa, eu não sei o que influencia na prática, talvez o dimensionamento do aterramento do sistema.

Quanto aos problemas da placa-mãe não ter ligado... ela não estava nem com a luz piloto ligada? Acho que foi só uma coincidência ter ligado somente quando tocaste a ventoinha. Esse placa-mãe costuma ter esse tipo de comportamento: permanecer desligada por um período relativamente longo até que inicia. Se ela não deu vídeo, procura apagar os dados da BIOS. Já tive problema semelhante, liguei, desliguei, religuei e nada. Depois de apagar os dados da BIOS o micro iniciou normalmente e não deu mais problemas. E não foi só uma vez, esse problema já se repetiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera.. montei um PC com essa placa.. processador phenom x6 1075T, 2x4GB kingston, Fonte Corsair,CX 430, queria faze um over nela, mas nao sei como deixar as opções.. se tivesse como vocês tira uma foto das opções da bios e posta no site.. e tmb a placa so ta reconheçendo 3,25GB de 8,00GB, 8,00 GB(utilizavel 3,25GB), se souberem como faz pra faze ela reconhece os 8gb eu agradeço.. Vlew

Eae galera.. montei um PC com essa placa.. processador Phenom x6 1075T, 2x4GB kingston, Fonte Corsair,CX 430, queria faze um over nela, mas nao sei como deixar as opções.. se tivesse como vocês tira uma foto das opções da bios e posta no site,eu acho q meu sistema aguenta fazer o mesmo over que vocês fizeram, e tmb a placa so ta reconheçendo 3,25GB de 8,00GB, 8,00 GB(utilizavel 3,25GB), se souberem como faz pra faze ela reconhece os 8gb eu agradeço.. Vlew

Você deve estar usando Sistema operacional de 32 Bits por isso que ele não esta reconhecendo mais que 3,25Gb das memórias, formate a maquina e instale um sistema de 64Bits para reconhecer toda a memória que possui.

A respeito das fotos da Bios temos varias na primeira pagina desse tópico!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom primeiramente, não sei se o certo de esclarecer minha duvida é aqui! Eu sempre acompanhei o forum mas nunca perguntei, minha duvida é a seguinte:

Possuo a placa-mãe m4a88td-evo usb3.0, as memorias que tenho são 1333 mas a placa naturalmente reconhece elas a 996 = 498x2 tem vez que ate menos, quando entro na bios e seto para 1333 o pc nao liga, ai entro na bios e mudei a latencia que tava de 6 6 6 20 para 9 9 9 24 ai funciona, mas eu li que elas funcionam a 7 7 7 20 sem alterar tensão, mas aqui nem liga e se mudo pra 8 8 8 20 fica lento o sistema. Essa mobo tem muita configuração que mesmo entendendo um pouco fico perdido. Essa é a primeira duvida depois falo as outras. Como consigo uma latencia boa e qual a tensão se tiver que mudar.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para citar povo..... eu não localizei se isso foi dito antes. Essa placa, apesar der uma tecnologia bastante "AMD" nisso, o windows não consegue, muito bem, administrar o clock do processador, principalmente com overclock usando o EPU.

Eu uso windows 7 64 bits, e o problema que o colega postou la em cima: ACPI_DRIVER_INTERNAL.

Eu sempre tenho ele se eu usar o EPU. com o cool 'n' quiet não tem erro. Gerencia de boa, reduz clock, sobe.... enfim..... Estou com a última bios... e desde a primeira nada alterou

Estou com ambos os leds (destravar 4° núcleo, e memórias, ativos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, desculpe se não for o luagar certo, mas eu nunca perguntei aqui então fico perdido. Tenho a seguinte configuração: m4a88td-evo usb3.0, Phenom II x6 1090t CollerBox, 2 pente (Dual Channel) DDR3 4Gb 1333mhz markvision, XFX Hd 6790, Dr. Hank 700 watts, Hd samsung comum sata, queria deixar as memos funcionando a 1333, pois de original ela fica a 996 = 435x2, e não sei qual a tensão certa para ficar em 1333 e as latencias que me estão me matando, em 9 9 9 24 ou 25 funciona mas fica lento quando coloco 8 8 8 20 fica lento também, em 7 7 7 20 nem liga, a tensão eu nao alterei creio que seja isso. Tem muitas coisas nessa mobo que me faz ficar sem nenhum fio de cabelo, se alterar a frequencia do processador altera alguma coisa na memoria? E cade aquele simples Vcore de antigamente, nessa mobo tem uns 4 so pro CPU!!! Tem uma opção qeu chama gpu boster, se coloco manual ela fica em 700, sendo que a placa original é 840, se coloco em extreme fica mais lento ainda. Não to conseguindo fazer igual fazia nas placas mais antigas qeu era pouca coisa. Me ajuda Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não te baseie no antigo/novo.

Tenta habilitar o free mem, acho que é. É um dispositivo na placa. ele acenderá um led MEM OK. deve ser incompatibilidade.

Outra coisa.... essa mobo tem um utilitário de overclock.... altera as memos também. basta rodar. .chama-se TURBO V EVO. eu estou com over de 3,52 no meu processador que, em stock, trabalha a 3,2

veja no site da asus se essa memória é certificada para essa mobo. Algumas funcionam, mas não 100%.

Ative, também, o cool 'n' quiet. No meu windows, sem ele, ele fica lento, com e sem over. Fica, digamos, descompassado.

Outra coisa que também fiz foi alterar as preferencias no smart q fan. Eu alterei a velocidade dos fans em manual, visto que turbo, standard e quiet, ficavam na mesma sempre. Eu setei para começar a subir as velocidades acima de 40° no processador e acima de 40 na mobo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3,3V x 10A = 33W

5V x 10A = 50W

33W + 50W = 83W, o que é aproximadamente os 85W informados.

12V x 9A = ???

-12V pouco importa, eu não sei o que influencia na prática, talvez o dimensionamento do aterramento do sistema.

Quanto aos problemas da placa-mãe não ter ligado... ela não estava nem com a luz piloto ligada? Acho que foi só uma coincidência ter ligado somente quando tocaste a ventoinha. Esse placa-mãe costuma ter esse tipo de comportamento: permanecer desligada por um período relativamente longo até que inicia. Se ela não deu vídeo, procura apagar os dados da BIOS. Já tive problema semelhante, liguei, desliguei, religuei e nada. Depois de apagar os dados da BIOS o micro iniciou normalmente e não deu mais problemas. E não foi só uma vez, esse problema já se repetiu.

Mas tu nao tem certeza que o problema é da fonte? ja que a placa funciona com no minimo 300 watts e a fonte produz menos que isso...os 12v+9a produz 180 watts. dai 180+85= 265 watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tu nao tem certeza que o problema é da fonte? ja que a placa funciona com no minimo 300 watts e a fonte produz menos que isso...os 12v+9a produz 180 watts. dai 180+85= 265 watts.

Uma fonte de qualidade atinge seu pico de desempenho por volta dos 50% da potência nominal; uma fonte de qualidade duvidosa dificilmente atinge o valor de potência nominal, de modo que o pico de desempenho fica num patamar bem abaixo. Essa tua fonte aí deve ser "indicada" no máximo a um processador de entrada, com TDP baixo, ainda assim estarias colocando em risco a tua placa-mãe com uma fonte tão fraquinha.

Com um X2 250 você deveria ter uma fonte capaz de fornecer 200W na linha de 12V, NO MÍNIMO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, desculpe se não for o luagar certo, mas eu nunca perguntei aqui então fico perdido. Tenho a seguinte configuração: m4a88td-evo usb3.0, Phenom II x6 1090t CollerBox, 2 pente (Dual Channel) DDR3 4Gb 1333mhz markvision, XFX Hd 6790, Dr. Hank 700 watts, Hd samsung comum sata, queria deixar as memos funcionando a 1333, pois de original ela fica a 996 = 435x2, e não sei qual a tensão certa para ficar em 1333 e as latencias que me estão me matando, em 9 9 9 24 ou 25 funciona mas fica lento quando coloco 8 8 8 20 fica lento também, em 7 7 7 20 nem liga, a tensão eu nao alterei creio que seja isso. Tem muitas coisas nessa mobo que me faz ficar sem nenhum fio de cabelo, se alterar a frequencia do processador altera alguma coisa na memoria? E cade aquele simples Vcore de antigamente, nessa mobo tem uns 4 so pro CPU!!! Tem uma opção qeu chama gpu boster, se coloco manual ela fica em 700, sendo que a placa original é 840, se coloco em extreme fica mais lento ainda. Não to conseguindo fazer igual fazia nas placas mais antigas qeu era pouca coisa. Me ajuda Obrigado
Amigo Lucas sinto lhe informar que as memórias markvision não são compativeis com a nossa placa mãe, aqui na minha ja testei 6 pentes diferentes dessa marca e nenhum dele nem post da Bios aparece, o MEM OK! não aprova as memórias da Markvision.

Deixa eu te explicar uma coisa a marca markvision trabalha com dezenas de chips de marcas e modelos diferentes de memórias, ja peguei memórias Markvision com chip da Quimonda, Kingston, Elpida e por ai vai...

Por isso ja é um milagre a sua placa dar video com as memórias que você tem, porém não dá para seguir a risca as latencias, deixe as latencias no modo que funcionou (9-9-9-24) e seja feliz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Lucas sinto lhe informar que as memórias markvision não são compativeis com a nossa placa mãe, aqui na minha ja testei 6 pentes diferentes dessa marca e nenhum dele nem post da Bios aparece, o MEM OK! não aprova as memórias da Markvision.

Deixa eu te explicar uma coisa a marca markvision trabalha com dezenas de chips de marcas e modelos diferentes de memórias, ja peguei memórias Markvision com chip da Quimonda, Kingston, Elpida e por ai vai...

Por isso ja é um milagre a sua placa dar video com as memórias que você tem, porém não dá para seguir a risca as latencias, deixe as latencias no modo que funcionou (9-9-9-24) e seja feliz!!

Ramon, Essa função memoOk ela ve se a memoria é compativel? Quando ligo o pc ela acende em vermelho e depois de uns 4 segundos o pc apita e liga. Assim é o normal? O led é vermelho ou tem outra cor, tipo assim vermelho errado, verde certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, Essa função memoOk ela ve se a memoria é compativel? Quando ligo o pc ela acende em vermelho e depois de uns 4 segundos o pc apita e liga. Assim é o normal? O led é vermelho ou tem outra cor, tipo assim vermelho errado, verde certo?
Essa Função ela vê se a memória é compativel e se a memória esta em boas condições de uso.

esse é o certo e o LED dela é vermelho mesmo, quando ela detectar alguma anomalia na memória ela ficará acesa e não apagará, fazendo com que o computador não dê video!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Função ela vê se a memória é compativel e se a memória esta em boas condições de uso.

esse é o certo e o LED dela é vermelho mesmo, quando ela detectar alguma anomalia na memória ela ficará acesa e não apagará, fazendo com que o computador não dê video!!

Então no meu caso deu certo? E isso tem jeito de desligar? O botão é pra ligar e desligar? Tem que apertar no boot e segurar? Tem mais umas coisas que ta me entrigando, Core Unlocker, Turbo Key II, Turbo Unlokcer e TurboV EVO, eu li mas mesmo assim esse core unlocker o turbo key e o turbo unloker eu nao entendi. Esse turbo V é um programinha dentro do windows que faz over sozinho nao é? O core unlocker eu apertei 4 quando o pc ligou ai escreveu 6 cores unlocked, mas se tem que apertar a tecla 4 praque tem os botões do lado do memok pra ligar e desativar? Aff, to perdido. o que tem na bios é o mesmo do botão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esse MEM OK! não pode ser desligado (infelizmente) e ele ja vem ligado o botão só serve para ele fazer um teste mas forte nas memórias.

A respeito desse monte de programas eu junto todos e jogo no lixo pois para mim nenhum deles servem de nada, o overclock que a maioria deles fazem é para se fazer pela Bios pois com o sistema carregado gera instabilidade, o desbloqueio de núcleos se faz também pela Bios por isso não recomendo o uso desses programas, apenas se a pessoa não souber mexer em nada na bios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esse MEM OK! não pode ser desligado (infelizmente) e ele ja vem ligado o botão só serve para ele fazer um teste mas forte nas memórias.

A respeito desse monte de programas eu junto todos e jogo no lixo pois para mim nenhum deles servem de nada, o overclock que a maioria deles fazem é para se fazer pela Bios pois com o sistema carregado gera instabilidade, o desbloqueio de núcleos se faz também pela Bios por isso não recomendo o uso desses programas, apenas se a pessoa não souber mexer em nada na bios!

Agora voce matou td =). Tava reparando a minha placa é a m4a88t-m/evo usb3, qual a diferença entre a t-m td-m? E a respeito das voltagems aonde mostra a tensão padrão do processador e da memoria? Obrigadooo prometo que nao amolo mais =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não esse MEM OK! não pode ser desligado (infelizmente) e ele ja vem ligado o botão só serve para ele fazer um teste mas forte nas memórias.

A respeito desse monte de programas eu junto todos e jogo no lixo pois para mim nenhum deles servem de nada, o overclock que a maioria deles fazem é para se fazer pela Bios pois com o sistema carregado gera instabilidade, o desbloqueio de núcleos se faz também pela Bios por isso não recomendo o uso desses programas, apenas se a pessoa não souber mexer em nada na bios!

na minha, o botão memok pode ser desligado, basta ver o switch. com ele ligado, o led fica aceso, desligando ele, apaga o led. Depois que liguei não apaguei mais ele.... vou experimentar hoje, para ver o que acontece.....:D

O overclock para mim prestou e muito.... mas minha fonte é uma corsair VX550W.....

instabilidade, só quando ponho a 3600 o processador, e apenas em windows. linux vai de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal valeu pela ajuda, eu so tenho mais uma duvida!! Como sei qual a tensão stock do processador e memoria? Obrigado

Isso tem que verificar com o fabricante. O processador e a memória terão voltagens ajustadas por fatores os quais nem sempre identificaremos nessa placa-mãe devido aos chips controladores do VRM. Já apareceu usuário citando que seu processador, com voltagens automaticamente ajustadas, estava com 1,5V e, ao trocá-lo por um novo do mesmo modelo esse valor caiu para aquele considerado normal pela fabricante. A mesma coisa pode ocorrer com o módulo de memória, principalmente se os tempos de latência forem muito agressivos ou a frequência for alterada.

Considere o intervalo de voltagens normais para o referido item de hardware e só altere esses valores se estiverem fora do intervalo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai galera tudo certo?

É o seguinte, to com pc aqui dual core + MSi G31 + 2x2 GB DDr2 e Windows 7 instalado no meu HD. Hoje meu novo kit ira chegar Phenom II X4 965 + M4A88T + 1x4 DDr3.

E queria saber o que devo fazer apos a montagem na primeira ligada do pc.... entro na Bios, o Windows abre normal o que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai galera tudo certo?

É o seguinte, to com pc aqui dual core + MSi G31 + 2x2 GB DDr2 e Windows 7 instalado no meu HD. Hoje meu novo kit ira chegar Phenom II X4 965 + M4A88T + 1x4 DDr3.

E queria saber o que devo fazer apos a montagem na primeira ligada do pc.... entro na Bios, o Windows abre normal o que fazer?

A princípio o Windows pode fazer umas reinicializações e depois iniciar normal. Os drivers deverão ser atualizados usando o DVD que acompanha a placa-mãe e, posteriormente, você deverá atualizá-los para garantir que seu sistema vai rodar redondinho. Eu já alternei o Windows 7 rodando num i7 e no X6 1055T e foi o que observei.

Quanto a configurações de BIOS, não precisa alterar nada, a princípio. Só dá uma verificada com programas de monitoramento de hardware se as voltagens, temperaturas, quantidade de memória RAM, etc. estão adequados àquilo que você espera observar. Se tiver algum erro, vai à BIOS e tenta ajustar da forma correta, caso contrário deixe como está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal valeu pela ajuda, eu so tenho mais uma duvida!! Como sei qual a tensão stock do processador e memoria? Obrigado
A tensão do meu Phenom II X4 955 de Fabrica é 1.35v porém eu coloquei na Bios 1.25v fazendo com que ele baixasse a temperatura dele (não importa o que eu faça não chega a 50C°) e economiza bastante energia.

ilkyest

um over de 11% (3.4 para 3.5Ghz) não muda nada em performance apenas em números, você verá melhora de desempenho quando chegar aos 3.8Ghz pra cima...

Ah ilkyest você tem o EPU instalado??? se tiver da uma olhada no consumo da sua maquina com o over, depois desfaz o over e veja o consumo como fica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!