Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
N0625

Conhecem o "Curto de Hardman"?

Recommended Posts

Fala, galera. Alguém aí já viu ou testou o "Curto de Hardman"?

Matéria da Revista PCs, este método consiste numa alternativa para reviver uma placa-mãe "morta".

Um vizinho chegou aqui com uma ECS P6STMT para Pentium/Celeron. O processador é um Celeron 1.2GHz e a placa estava "parcialmente" sem sinal de vida, já que ligando a fonte havia movimentação do cooler e o piscar de um LED na placa (coisa de 0,5s) mas não dava partida. Apoiei a base da placa sobre uma folha de aluminio e deixei por umas 2 horas. A placa reviveu e está perfeita.

Quem sabe seja uma esperança para ressucitar aquela placa-mãe encostada no canto do armário?

1. Com a placa-mãe em mãos, retire o processador, memórias, fonte e bateria.

2. Em seguida corte uma folha de papel alúminio no mesmo tamanho da base da MB.

3. Molde a folha na base da placa de forma que as pontinhas de solda atravessem o papel (você sentirá em seus dedos) e deixe por 2 horas ou mais (aqui deixei por 2 horas).

4. Após esse tempo tire o papel alumínio e monte a MB. É IMPERATIVO a observação deste ponto. Ninguém quer um curto-circuito seguido da queda de um disjuntor da rede elétrica, certo? Certifique-se que não tenha resíduos de papel alumínio na base.

5. Lique e torça para que funcione. Não é um método com 100% de acertos. Boa sorte e poste os resultados. Valeu!!!

Este procedimento é recomendado quando a placa está sem sinal de vida. A última esperança!!

Este método eu assino!!! Very GOOD!!! PERFECT!!!! :)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É! E pode reacender a esperança de ver aquela placa-mãe encostada dar novamente o ar de sua graça. Quando eu entreguei a P6STMT ao dono, ele cabisbaixo, falou? "Não teve jeito, né?" E eu respondi: "Pode colocá-la no gabinete e manda ver!"

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Será que funciona com processador também.

Tenho 2 durons encostados, quando desmotei funcionava beleza, agora não dão mais sinal de vida!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse processo é realmente interessante e funciona em muitas placas até mesmo em algumas com problemas intermitentes, eu também aprovo esse processo............ :bandeira:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a outras placas eu acredito que possa ter efeito, sim. Pena que eu não tenha uma placa de expansão para fazer o teste e nem processador (tenho um Duron mas ele está queimado, mesmo). Bem não custa nada tentar aplicar o método. De repente, quem sabe? Se conseguirem postem os resultados. Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Este procedimento é um caso mas não uma regra. Um problema em uma MB pode ter várias origens( curto, mau contato, fuga de componentes...).

Compartilhar este post

Link para o post

PCC,

tu podia dar uma explicação mais técnica do que exatamente esse procedimento faz...

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Wave:

Como eu tinha explicado no começo do tópico esta matéria eu li na Revista PCs e no Fórum do Baboo se levantou esta questão. Curiosamente me apareceu a tal P6STMT para Celeron, como explicado no tópico. Eu tenho uma suspeita em termos técnicos em relação ao procedimento mas para não passar conclusões equivocadas vou consultar a revista para maiores esclarecimentos e postarei a razão técnica dos procedimentos. Please wait...

Compartilhar este post

Link para o post

Deixem eu contar minha experiência...

Ondem usei o micro normalmente. Hoje fui ligar e nada... Como a MSI (a minha é uma K7N2-Delta-ILSR) tem aqueles leds que indicam o status da placa, olhei e deu o código para pane no processador... Como eu tinha comprado esse processador há poucos dias, levei ele na loja, mas os caras testaram e ele funcionou.

Voltei para casa e fiz o de sempre: ressetei a bios, desliguei drives, tirei as placas, troquei a memória de slot, testei com outra memória, testei com outra fonte, e nada. Nadinha mesmo. Mortinha.

Já estava me preparando para o prejuízo, quando lembrei do curto de hardman. Tirei a bateria e tudo mais, e botei uma folha de papel alumínio embaixo da placa, apertando bem por baixo para que todas as "pontinhas" da parte de baixo da placa furassem o papel alumínio. Não esperei 2 horas, mas uns 5 minutos...

Então liguei a placa e adivinhem? Tudo funcionando normalmente.

Essa é uma daquelas coisas da informática.

Mas a lição fica: não menosprezem o poder do "curto de hardman".

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos assim como o Rafael Coelho fez, eu fiz e revivi uma PC-"Shits" M863G, em apenas 5 minutos, achei que era mentira, mas fiz porque eu pensei "é tem capacitores devem descarregar mas isso ajuda mesmo?", bom eu tentei e de primeira a placa voltou a vida. Fiz isso hoje 1/8/2006

Essa é para os descrentes, "o negócio é bão mesmo". hehehe

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível! Mas se pensarmos bem, pode ser possível, por causa dos capacitores, como disse o Josimar. Resta a nós tentarmos caso tenhamos uma falecida em mãos. Afinal o que se tem a perder? Papel alumínio não é tão caro assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha uma ELITEGROUP que parou de funcionar do nada, dai eu peguei um pedaço daquelas espumas anti-estatica que vem na placa-mãe, "embrulhei-a" com papel aluminio, coloquei levemente a MOBO em cima, e dei um tranco forte para que TODAS as soldas furacem o papel aluminio de uma só vez, deixei SÓ 30Min. e liguei a MOBO, e não que tá até hoje funcionando!

PS: Fiz isso a uns 11 meses, e até hoje ta funcionando NORMAL sem nenhum problema!

EU RECOMENDO O "CURTO DE HARDMAN"

Abraços :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um pc aqui, fui por um pente de 256 e quando liguei, nunca mais de boot. Troquei memórias, passei borracha, enfim tudo, mas suspeito que a placa está morta.

quando ligo, não dá boot, nem bipa, só fica acesa a luz vermelha do HD por uns 30/45 seg e depois apga.

só num consegui testar o processador em outro pc. será q pode ser ele?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos do Clube do Hardware , já tentei de tudo para ressucitar minha Asus P4V8X-MX, desde o primordio de deixar só componentes básicos para a mesma subir até o ótimo tutorial para lavar a placa mãe.Já testei tudo sem exceção mesmo ex: fonte, memórias,processador, bateria CR 2032. minha esperança sera o curto de HARDMAN.

Postarei resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Não obtive sucesso:(:(:(. Testando com multimetro parece que um controlador de energia próximo ao processador não apresenta corrente. Só que lad da placa liga e cooler do P4 funciona normalmente. Alguém tem mais soluções para este problema?

Compartilhar este post

Link para o post

O curto de hardman conciste em descarregar a placa mãe totalmente para que ela volte a ser ligada totalmente sem energia.

como todos nós sabemos na placa mãe existem capacitores de energia

esses capacitores armázenam energia mesmo que a placa mãe esteja

desligada.

O curto vai fazer com que essa energia que esta localizada dentro dos

capacitores seja totalmente descarregada através do papel alumino que

é um ótimo condutor de energia, Ao fazer isso a placa vai ter espaço nos

capacitores para recarregalos de energia.

Processo de descarregamento (curto de hardman)

1º Retirar a bateria que esta localizada na placa mãe pois se o curto for efetuado com a bateria ou pilha o curto pode queimar a bios do seu computador.

2º retirar os componentes processador,memorias, e placas de expansão (placa de vídeo,rede,audio) e etc..

3º envolver a placa mãe por completo com o papel aluminio . como citou ali encoma o nosso amigo colocar o papel aluminio na base da placa mãe não esta errado mais eu faço o curto embrulhando a placa mãe por completo pois assim os capacitores vão liberar mais energia.

4º Após ter embrulhado a placa mãe deixe-a repouzar durante 24 horas assim ela vai liberar acho que 99 ou até 100 % da energia acumulada.

5º Colocar um peso em cima da placa para que o fundo seja precionado no papel aluminio. eu uso um livro quando eu ponho a placa para repousar eu coloco um livro em cima dela para apoia-la por completo i ao mesmo tempo ja que o tamanho do livro é parecido ou maior do que o da placa.

99% das vezes que eu fiz deu certo i as placas que estavam mortas funcionam até hoje eu cheguei a fazer isso em 59 placas diferentes.

boa sorte para que for ressucitar a sua placa..

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentei em uma velha PCChips e funcionou. Recomendo como última alternativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eae pessoal, trabalho com manutenção há uns 2 anos mas nunca tinha visto ou ouvido falar do curto de hardman, até que esses dias um cliente me entregou o pc morto que tinha levado em outro proficional que afirmou que não compensava mais o conserto. Conclui que o curto se deu por um raio entrou pela RJ45 que ocasionou danos no controlador que estava em curto, a memoria e o processador. Mas como tinha visto aqui mesmo no CH, poderia-se retirar o CI controlador de rede para a Motherboard voltar ao funcionamento normal. Fiz a retirada e nada, a mother não dava video então pesquisei e achei sobre o tal procedimento de descarga de todos componentes da placa e deu certo!:cool: Mas o a bios e o SO no começo travaram, o SO na tela de carregamento, creio que no ato de carregar a rede, ja chegou logar até na area de trabalho, então vou adicionar uma PCI offboard de Rede para ver no que vai dar. Até agora o curto de hardman é a ultima esperança. Abraços :D

Compartilhar este post

Link para o post
Não obtive sucesso:(:(:(. Testando com multimetro parece que um controlador de energia próximo ao processador não apresenta corrente. Só que lad da placa liga e cooler do P4 funciona normalmente. Alguém tem mais soluções para este problema?

Caro Helder,

Tente fazer um teste com uma VGA, memorias e processador que esteja funcionando.

Compartilhar este post

Link para o post

:wacko:

galera eu usei esse metodo e deu certo eu ja fiz tambem de outro jeito que deu certo tambem retirei a placa deixei somente ela mais nada peguei detergente neutro um pouco de agua e uma escova de dentes misturei o detergente com agua ai é so molhar a escova com detergente e esfregrar a placa mais com cuidado as vezes pode ser so poeira que esta fechando um curto em um "c.i" ou em um resistor . e depois de esfergar a placa voce deixa ela no sol ate ela ficar completamente secaem torno de 1 ou 2 horas so pra garantir. parece meio louco mais deu certo por duas vezes em tres que tentei boa sorte!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha placa-mãe ECS G31T-M7 faz quase 2 meses que está em curto. Assim quando ligo a fonte, os coolers rodam, mas nada acontece. Não dá imagem, nem as luzes do painel frontal acendem. Irei testar esse curto de hardman amanhã. Me desejem sorte, pois estou há quase 2 meses sem meu computador.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais