Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto De Modems Queimados


Remela

Posts recomendados

Achei um site ensinando a consertar modems queimados, o site diz que se o modem é reconhecido e instalado, mas só não disca, tem conserto, é só trocar uma pecinha chamada RELAY, um chip pequeno de 4 pontos de solda. O texto completo se encontra em http://www.eletrônica.pop.com.br/dica%20mo...0impressora.htm

Alguem já consertou modem assim ?

É fácil achar essa pecinha ( RELAY ) em lojas de eletrônica ?

Ou só tirando de modems velhos mesmo ?

Será que aparelhos de telefone tem essa peça ?

Postem aí galera !! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei bem interessante o artigo citado, só não entendi uma coisa... Se quando a descarga é fraca a peça danificada e o "Relay" e quando a descarga é maior queima-se o "Relay" e logo após o "trasformador"... Levando por esta informação, não será certo pensar ;) que todos os modens danificados já estarão com o "Delay" queimados, e assim não conseguiremos achar esta peça para a reposição????

O que vocês acham????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NEWSITEP@17 mar 2004, 11:49

Achei bem interessante o artigo citado, só não entendi uma coisa... Se quando a descarga é fraca a peça danificada e o "Relay" e quando a descarga é maior queima-se o "Relay" e logo após o "trasformador"... Levando por esta informação, não será certo pensar  ;) que todos os modens danificados já estarão com o "Delay" queimados, e assim não conseguiremos achar esta peça para a reposição????

O que vocês acham????

Boa observação :blink: !! O jeito então é comprar a peça em loja de eletrônica (se tiver a sorte de achar a peça...) ou então arrancar o relay de um modem que tenha esta peça intacta , como um bem antigo que esteja jogado pelos cantos ou que não esteja funcionando por outros motivos... :P

Tentei encontrar esta peça em lojas de eletrônica por aqui e, adivinhem : NÃO ACHEI !! ( SUSPEITEI DESDE O PRINCÍPIO...) :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, nem sei se estou postando no lugar certo, mas gostaria de aproveitar o assunto para perguntar como se troca a peça, ou seja como é que eu vou arrancar o RELAY de um outo modem (e também do que está queimado!) e colocar no outro? Que ferramentas devo utilizar? Eu não tenho como soldar na minha casa pois não tenho ferramenta, mas será que em lojas de eletrônica eles fazem o serviço para mim?

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha companheiros, eu tenho um amigo que trabalha na área de vistoria de sinistros e ele me arranjou algumas placas modem queimadas recolhidas de alguns sinistros. Algumas estavam até carbonizadas, mas outras estavam praticamente intactas. Destas separei dois modems Lucent nos quais eu testei o chipset deles e funcionavam corretamente. [Nota: Após verificar se o modem não tem vestígio de carbonização, instale-o em um PC e verifique se o chipset não esquenta excessivamente; em seguida verifique se o windows detecta o modem, talvez instalando o driver. Se funcionar, retire o modem e prossiga a recuperação.]

A partir daí testei os componentes como indutores, resistores, capacitores, transístor e o relé [Detalhe: componentes ligados até o transformador] e vi que havia 1 ou 2 indutores rompidos. Então troquei-os por indutores de outras placas e o modem funcionou normalmente.

Digo por experiência própria: os primeiros componentes que queimam no modem atingido por propagação de raio (não pelo raio em si, mas pela propagação da tensão alta do raio caído nas vizinhanças) são os indutores localizados próximo aos conectores de entrada de linha e do telefone. A partir daí teste o relé, verificando se ele fecha o contato normalmente. [Detalhe: caso não saiba testar um relé, procure um amigo que "manja" bem de eletrônica] . Quando o raio chega no relé, os contatos podem ou "grudar" ou não formarem contato elétrico devido a carbonização ou outro fator. Veja também os capacitores e ou varistores se 'não estão em curto.

Se o circuito de entrada foi verificado, mas mesmo assim o modem ainda der problemas, pode ser que o transormador ou o circuito após o transformador tenha sido afetado. nesse caso aí não tem escolha: é melhor gastar uns R$35,00 num modem novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COLOCAR RELÊ DE GELADEIRA FOI FORTE,rsrsrs!!!!! :tantan:

Acho que tentar consertar um modem danificado por descarga atmosférica é perda de tempo;

1- Um modem não custa tão caro assim;

2- Se você conseguir trocar algum compnente smd, ganha um troféu, pois mesmo prá quem tem equipamento e técnica é sóda!!

3- Mesmo que você troque somente o RELAY, que na verdade o nome certo é relê, e funcione, a vida útil dos demais componentes ficam comprometidas depois da "porrada" que levaram. Digo por experiência própia, pois telefones sem fio, rádio amadores, interfones, depois de consertados funcionavam poucos dias e apresentavam problemas em outras partes do circuito...

4- O tempo que você vai perder consertando... já que tempo é dinheiro, seu tempo tem um custo...

Larga mão de tentar descobrir a roda!!!!! :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FOCAMAN@27 mar 2004, 08:00

COLOCAR RELÊ DE GELADEIRA FOI FORTE,rsrsrs!!!!! :tantan:

    Acho que tentar consertar um modem danificado por descarga atmosférica é perda de tempo;

      1- Um modem não custa tão caro assim;

      2- Se você conseguir trocar algum compnente smd, ganha um troféu, pois mesmo prá quem tem equipamento e técnica é sóda!!

      3- Mesmo que você troque somente o RELAY, que na verdade o nome certo é relê, e funcione, a vida útil dos demais componentes ficam comprometidas depois da "porrada" que levaram. Digo por experiência própia, pois telefones sem fio, rádio amadores, interfones,  depois de consertados funcionavam poucos dias e apresentavam problemas em outras partes do circuito...

      4- O tempo que você vai perder consertando...  já que tempo é dinheiro, seu tempo tem um custo...

      

          Larga mão de tentar descobrir a roda!!!!! :muro:

e ainda dou uma dica...

acho q a roda fica atras... heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

eu tenho um modem pctel hsp 56 pci... graças a um raio o relé pifou... procurei em uma loja de eletrônica aqui da minha cidade e achei o dito cujo, mas não sei qual tensão eu pego, pois o do modem está com as inscrições apagadas.

Os que tem lá são de 6, 18 ou 24 V... qual eu pego? sinceramente, eu acho que é o de, mas será que é o certo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Megapersu@17 mar 2004, 18:25

Caramba! Vou ver se meu antigo motorola volta à vida, afinal não tenho nada a perder, já está queimado mesmo.

Será que se eu colocar um daqueles relés de geladeira dá certo? :D:D:D

o bicho você é bem esperto emm, usar rele d geladeira, usa d camara frigorifica q é mais forte e nem um missel quema seu modem. hauuauauuaahu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Relé de Geladeira !?!??! :wacko: huahuahauhaa, coloca um contactor logo de uma vez :D:P KKKKKKK...

Brincadeirars aparte, dependendo do que estragou realmente vale a pena recuperar, ainda mais se for um hardmodem pci, que normalmente é pra mais de 100 conto... Eu tinha um que arrebentou vários smd's, se tivesse sido só o relé não tinha tomado um preju tão grande <_< ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Pessouau, eu tenho uma placa de Som ISA

nela tem IDE e um modem de 14.400bps!

Sei que 14.400 bps é pouco, mas levando em consideração que é ISA, então até compense...

tipo, ele reconhece e instala os drives do próprio Win95.

Mas tipo, eu ponho ele pra discar e ele dá uns estalos e não disca $%& nenhuma.

Será q tem conserto? (ele é jumpeado até umas horas)

Ressucitei um tópico de 4 meses atrás! Eu sou demais! :bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Rele de geladeira?de camara frigorifica? contactor? psssssss

vamos colocar um Clp de uma vez para automatizar ainda mais a conexao....hehehe

Na minha opinião não vale a pena tentar consertar um modem, é muito barato.

Esse negocio de consertar sem ter experiencia e perigoso, falo por experiencia propria....quando era mais novo tinha um super nintendo(que na epoca era o video game top) fui inventar de instalar no fita um chip para salvar os jogos...acabei torrando o video game :cry: .Culpa do camelo q disse "é mole maninho é so encaixar nos furinhos e depois dobrar para prender na fita".....maldito.

Por isso é melhor nem se meter a Professor Pardal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!!Essa do relé (isso mesmo, é RELÉ !)de geladeira é forte! Mas a observação de mensagens anteriores, é válida.Normalmente os componentes SMD , que são os mais frágeis, são os que primeiramente queimam.Se você conseguir identificá-los ,observando o modelo, ainda assim será muito difícil troca-los, pois a soldagem dos mesmos na placa é muito difícil.Normalmente isso é feito por robôs em uma linha de montagem, com uma técnica específica.Pra nós, simples mortais, conseguir-mos fazer isso, com um ferro de solda comum e sem literalmente "torrar" o minúsculo componente é uma tarefa bem difícil.O relé é uma chave magnética e muito resistente, pois seus contatos são feito de cobre e metal, e dentre todos os componentes de um modem é o mais difícil de queimar.Então é válido observar se ao discar o Nº do provedor , o relé aciona.Se acionar (armar) é pouco provável que os contatos dele estejam queimados.Então provavelmente é algum componente mais frágil que foi danificado.

Espero ter contribuídopara elucidar alguma dúvida.Abraços

PS: pode-se usar também a palavra REL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FOCAMAN@27 de março de 2004, 07:48

COLOCAR REL DE GELADEIRA FOI FORTE,rsrsrs!!!!! :tantan:

    Acho que tentar consertar um modem danificado por descarga atmosférica é perda de tempo;

      1- Um modem não custa tão caro assim;

      2- Se você conseguir trocar algum compnente smd, ganha um troféu, pois mesmo prá quem tem equipamento e técnica é sóda!!

      3- Mesmo que você troque somente o RELAY, que na verdade o nome certo é relê, e funcione, a vida útil dos demais componentes ficam comprometidas depois da "porrada" que levaram. Digo por experiência própia, pois telefones sem fio, rádio amadores, interfones,  depois de consertados funcionavam poucos dias e apresentavam problemas em outras partes do circuito...

      4- O tempo que você vai perder consertando...  já que tempo é dinheiro, seu tempo tem um custo...

     

          Larga mão de tentar descobrir a roda!!!!! :muro:

concordo, é pura perca de tempo, ficar tentando recuperar esses equipamentos "caríssimos" ...

se fosse pelo menos modem externo, quem sabe compensaria o tempo perdido em tentar consertar o falecido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!