Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para ligar bateria na falta de Eletricidade


Leigoberto

Posts recomendados

Boas Noites pessoal,

Sou novato no Fórum e leigo total em eletrônica, embora goste muito do assunto.

Tenho como hobby o aquarismo e sou adepto do "Faça-você-mesmo" Estou tentando resolver um problema, para o qual queria pedir a ajuda de vocês...

O caso é o seguinte: Em minha residência é comum faltar luz e com isso o filtro de meu aquário desliga, colocando tudo em risco. Então queria fazer um circuito que ao acabar a energia ligasse uma bomba de ar com baterias... Ou seja, o circuito deveria "perceber" que não há energia alternada e assim chavear uma ligação da bateria à bomba....

É exatamente o que acontece com os rádio relógios, o mesmo tipo de funcionamento.

Pergunto: é possível utilizar alguma parte de rádios-relógios para isso? Como faria?

Como ficaria uma placa para isso?

Agradeço se puderem me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Binho11

A bomba funcionaria com alimentação por corrente contínua, provavelmente de 3V. A ligação com a rede alternada seria somente para "perceber" se há ou não energia disponível.

Havendo, a bomba ficaria desligada. Caso não houvesse, o circuito permitiria a alimentação da bomba pelos supostos 3v da corrente contínua.

Obrigado!!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, bombas de aquário (as tradicionais) sequer motor (de rotação) tem. Seu princípio de funcionamento é indutivo, parecido com uma bomba de palheta.. O embolo dentro da mesma oscila em 60 Hz, sincronizado com a rede, para um lado e para outro (não gira).

Não podem ser alimentadas com CC, e imagino nem com CA desses no-breaks baratos, os short breaks, que geram formas de onda retangulares (não senoidais como é a forma de onda da tensão da rede elétrica)

Sua tarefa é um real desafio. Ou adaptas as bombas e crias bombas CC (jamais as vi) ou colocas ai um no-break que gere forma de onda senoidal pura (caro, muito caro, mais de R$ 1.000)

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller,

Rapaz, sou leigo no assunto, mas acho que consegui entender sua argumentação...

Mas veja... esses compressores ("bombinha") são movidos a pilhas ou baterias... Não sei se estou dizendo besteira, mas o circuito que imagino seria anterior ao equipamento, nem "saberia" dele...

O que precisa acontecer é o circuito fazer funcionar uma "chave" ou seja: Tem energia na tomada da parede, a chave abre e não alimenta o "consumidor de energia" (compressor ou qualquer outro equipamento) com a corrente da pilha. Não tem energia na tomada, a "chave" fecha e deixa passar a corrente da pilha para o compressor...

A energia da tomada não alimenta o compressor nunca... pois esse seria um sistema de emergência pra aerar o aquário quando Filtro (outro equipamento, esse sim ligado na tomada e tocado por uma bomba 127V) parasse por falta de energia...

Sabe luz de emergência de prédios? seria mais ou menos isso... se tem energia na tomada ela fica apagada, se não tem ela acende com baterias. Mas a corrente da rede da casa só alimenta a bateria, nunca a lâmpada diretamente...

Faz sentido isso?

Abração e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...Faz sentido isso?...

Tenho aquário tem mais ou menos uns 20 anos e jamais vi uma bomba que fosse movida a pilha ou bateria.

Para começo de conversa, forneça o link de alguma loja que venda esse tipo de bomba, para que eu consiga tomar algumas variáveis úteis para o dimensionamento, tais como Tensão de alimentação da bomba, corrente da mesma, potência da mesma.

Quanto ao entendimento da tua ideia, sim já entendi e é facílimo de realizar. Um relé simplesmente faz tudo isso dai. Se alimentado por AC ele fecha seus contatos para um tipo de alimentação, na ausência do AC fecha em outro sentido. Essa parte é barbada. Tem pronto e se chama relé, com 1 contato reversor e tensão de bobina de 110 ou 220 Volts AC, conforme for a tensão de alimentação dai.

Quero ver são dados da bomba. Isso sim...

E amigo.. Se a bomba já é movida a pilha, para que botar a energia no meio?? Se faltar "luz" ela continua funcionando a pilha, correto???

Aguardo o link

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi faller

Rapaz, o meu "faz sentido isso" é só pra ver se eu mesmo não estava "viajando na maionese" rssr :rolleyes: pois como eu disse, sou leigo no assunto e imagino ser possível o projeto mas nem ideia de como fazer....

Bem, o que eu tenho chamado de "Bomba" são aquelas "bombinhas" ou seja os compressores que injetam ar na água... Bem, aí embaixo vão uns links de algumas a venda no ML, umas mais baratas e outras mais caras. Pelo que vi entre 3 e 12V.

Ah, sim o porquê de utilizar o compressor a pilha, como disse, é só para emergência, pois quem filtra e oxigena a água no dia-a-dia é o funcionamento do Canister que trabalha em 127V ..., sem fazer aquele efeito de bolhas saindo o tempo todo...

Então, a ideia é substituir, num caso de emergência, a oxigenação proporcionada pelo canister pela injeção de ar feita pelo compressor a pilhas (a "bomba de ar"). Pra piorar, meu aquario é plantado e a injeção de CO2 não para quando falta luz, aí se não oxigenar a tendência é o co2 concentrar muito e matar os peixes todos...)

Agradeço muito a ajuda!

Abraço

aí vão os links:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167722276-compressor-de-ar-a-pilha-whale-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169107939-compressor-de-ar-a-pilha-atec-2-aqualenk-aquarios-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167722253-compressor-de-ar-para-bateria-12v-transp-peixes-e-camaro-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163959732-compressor-de-ar-a-pilha-para-aquarios-boyu-d-200-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É possível se fazer essa operação mas tem que fazer uma operação nas bombinhas de tal modo a interromper a alimentação das mesmas. Abrindo sua caixa interrompa o fio que liga a pilha ao circuito tanto faz se for num polo ou noutro. Interromper é o que vale... Puxe (emendando um fio duplo fino a esse fio interrompido) essa ligação para fora da bomba. Desse modo ao deixar a bomba ligada ela não vai operar pois o fio está seccionado. Leve esse fio até o terminal comum e o terminal NC (normalmente fechado) de um relé cuja bobina deve ser de 110 Volts AC

Tai o código de um deles: FINDER 46.61 Veja ai na página do fabricante: http://www.finder.com.br/comuni/pdf/S46PT.pdf

Pode ser qualquer relé desde que tenha 1 contato reversor e que tenha bobina adequada para a tensão da rede dai, 110 ou 220 Volts AC

Ai é só fazer algo assim:

Bombadear.jpg

Quando ligado ao AC o contato do relé se abre, interrompendo a alimentação da bomba de ar..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller

Muitíssimo Obrigado!

Vai ficar show de bola.... Vou construir e depois coloco fotos por aqui.

Depois, se você concordar, penso compartilhar o resultado no forum de aquarismo, pro pessoal poder usar também. (citando a fonte, claro)

se você e o pessoal do fórum quiser conhecer as traquitanas que eu construi para o aquário coloco os links aí embaixo.

De novo, muito obrigado!

Abraço!!!

Construção do móvel

Canister(filtro)

Conjunto tampa-iluminação

Painel Elétrico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller

Muitíssimo Obrigado!

Vai ficar show de bola.... Vou construir e depois coloco fotos por aqui.

Depois, se você concordar, penso compartilhar o resultado no forum de aquarismo, pro pessoal poder usar também. (citando a fonte, claro)

se você e o pessoal do fórum quiser conhecer as traquitanas que eu construi para o aquário coloco os links aí embaixo.

De novo, muito obrigado!

Abraço!!!

Construção do móvel

Canister(filtro)

Conjunto tampa-iluminação

Painel Elétrico

Quanto a compartilhar a ideia, fique completamente a vontade, aliás, a ideia foi sua.... O mérito é seu..

Parabéns pelas realizações.. Ficaram todas ótimas..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Pessoal, se vocês puderem me ajudar fico grato.

Existe algum outro relê que eu possa estar utilizando no lugar desse Finder 46.61 ? E outra dúvida, esse relê vai esquentar muito, será necessário algum tipo de cooler ou outra equipamento para resfriar ele ? Pois ele ficará ligado direto.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, AlexS Freitas disse:

Pessoal, se vocês puderem me ajudar fico grato.

Existe algum outro relê que eu possa estar utilizando no lugar desse Finder 46.61 ? E outra dúvida, esse relê vai esquentar muito, será necessário algum tipo de cooler ou outra equipamento para resfriar ele ? Pois ele ficará ligado direto.

Um abraço.

Existem vários tipos de relés e de diversas marcas, esse foi só um exemplo.

Relé não esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não precisa de um relé deste tipo, relés com bobina de 127V são difíceis de achar e quando a gente acha é caro. 

Minha sugestão mais barata seria usar um relé ou transistor ligado a uma pequena fonte que pode ser até essas de carregador de celular. 

Um relé de 5V e uma fonte dessas é uma boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos relés tem um contato reversor. 

O transistor seria uma segunda opção no lugar do relé, mas como é algo que vai usar pouco melhor o relê mesmo. 

Se tiver dois ou mais não tem problema, vai ficar sobrando. 

Esses são os mais comuns:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-784140389-1x-rele-12v-01-contato-15a-5-pinos-_JM?source=gps

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!