Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Possuo uma fonte de corrente contínua variável, marca Minipa, DC Power Supply, MPL-1303. Eu a uso ligada a uma tomada comum, que não tem terra.

Percebi que a tensão não fica estável. Se ajusto para 12V, por exemplo, varia de 11 a 13V. Isso pode ser por falta do terra?

Outra pergunta. Posso usar essa fonte pra carregar um pack de 12 baterias de niquel-cadmiun (12 x 1,2 = 14,4V)? Qual a tensão que devo regular para fazer essa carga? Os próprios 14V ou um pouco a mais?

Obrigado,

Jimmy San Juan

• Coordenador
Postado
Percebi que a tensão não fica estável. Se ajusto para 12V, por exemplo, varia de 11 a 13V. Isso pode ser por falta do terra?
Não, isso pode estar acontecendo por má regulagem do limite de corrente que a fonte fornece...
Outra pergunta. Posso usar essa fonte pra carregar um pack de 12 baterias de niquel-cadmiun (12 x 1,2 = 14,4V)? Qual a tensão que devo regular para fazer essa carga? Os próprios 14V ou um pouco a mais?
Para você usar esta fonte para carregar sua baterias é bem simples..., Verifique qual a corrente que este pack de baterias pode fornecer..., o ideal é carrega-la com 10% da corrente que ela pode fornecer, Ex: se este pack pode fornecer 4000mAh, carregue-a com 400mA, para tal ajuste sua fonte para fornecer no máximo esta corrente, retirei do manual de sua fonte este procedimento...

Ajuste da Corrente Limite

1. Determine a corrente máxima ainda segura para o dispositivo ou circuito a ser

alimentado.

2. Certifique-se de que a tensão da linha de alimentação é a mesma da selecionada

pela chave de seleção da tensão de alimentação. Então conecte o cabo de

alimentação entre a rede (tomada) e a fonte, e ligue-a.

3. Ajuste o controle VOLTAGE para uma tensão entre 0.5 e 5V.

4. Temporariamente curto-circuite os terminais (+) e (-) da fonte com os cabos de

conexão.

5. Ajuste o controle CURRENT para obter o limite de corrente determinado

anteriormente (item 1), através da leitura no display indicador de corrente. Neste seu caso 400mA ou 0,4A

6. O limite de corrente (proteção de sobrecarga) já está ajustado. Não altere mais o

controle CURRUENT após este passo.

7. Remova o curto-circuito entre os terminais (+) e (-) e ajuste a tensão desejada.

8. Conecte a fonte, agora ajustada, no dispositivo ou circuito a ser alimentado.

Notas:

Os procedimentos acima podem ser feitos para cada uma das fontes ajustáveis da MPL-

3303 individualmente, assim como para a fonte MPL-1303.

Lembre-se de que quando a sua carga exigir uma corrente maior que o limite ajustado,

a fonte começa a diminuir automaticamente a tensão fornecida, e mantém a corrente de

limite ajustada (corrente constante, mostrada pelo indicador C.C.).

Para carregar seu pack, ajuste a tensão da fonte para 15,5V com ela ainda desconectada das baterias...

Acredito que a carga levará algo em torno de 2 a 3 horas...

PS: Segue o manual completo de sua fonte: http://www.voltcom.com.br/Imagens/manual/Mpl-3303.pdf

Postado

BCPetronzio,

Obrigado pela resposta! Mais completa do que eu esperava.

A oscilação na tensão ocorre até mesmo quando não há nenhuma carga ligada. Será que mesmo assim pode ser má regulagem do limite de corrente?

Vou tentar carregar as baterias como você instruiu.

Valeu,

Jimmy San Juan

• Coordenador
Postado
A oscilação na tensão ocorre até mesmo quando não há nenhuma carga ligada. Será que mesmo assim pode ser má regulagem do limite de corrente?
Pode ser que esta variação esteja somente no visor dele!, experimente medir com um multímetro externo...
  • 6 anos depois...
Postado

Possuo a fonte Minipa MPL-1303 há muito tempo sem ter maiores problemas com ela.

Por este motivo, decidi comprar outra fonte igual, para poder usar em circuitos que necessitam de duas tensões positivas ou uma positiva e a outra negativa.

Comprei a fonte, mas não reparei que havia um sufixo M nela. Comprei a MPL-1303M.

Ao abrir nota-se logo a diferença. A nova tem mais estética, com acrílico frontal.

Bonitinha, mas ordinária, pois, apesar de já a possuir há mais de um ano, usei-a poucas vezes e com correntes menores que 0,5A. Ontem fui fazer um teste com um circuito, que necessitava duas fontes, então usei esta (sufixo M) como uma delas.

Apesar da carga ser de poucos mA (nem 100mA), a tensão não parava em 5v, variando desde uns 2v até 13V ou mais. Quase queimou o meu circuito, pois com a tensão aumentada, a corrente subia assustadoramente. 

Tentei aumentar os limites de corrente sem êxito. A danada fica doida.

Pensei em consertá-la. Entrei em contato com a Minipa, expondo o problema e solicitando o diagrama esquemático.

Fui cortês em minha explanação. Logo recebi a resposta deles. "Não temos".

Possuo outros produtos da Minipa, mas descobri que o pós venda desta empresa não é bom.

Alerto aos que pensam em adquirir os produtos Minipa para este fato. Não pensem que por ser uma empresa nacional, ou sediada aqui no Brasil, que se dispõe de maiores retornos.

Minha fonte está com o mesmo problema da fonte do "Jimmy 2". Vou ter que abrir e tentar descobrir o problema sem o diagrama esquemático, pois como está não dá para usá-la.

Já procurei na net pelo esquema, mas pesquisando por MPL-1303M não se encontra nada. Talvez, se descobrisse o fabricante original da fonte, eu possa encontrar o esquema.

Caso alguém tenha mais informações, agradeço antecipadamente.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

@MOR, eu resolvi o problema que por muitos meses a minha fonte apresentou. Descobri porque é que a tensão variava tanto. O motivo eu tenho até vergonha de contar, mas pelo bem da comunidade, vamos lá :D

A chave seletora 110/220V na traseira da fonte estava em 220, mas eu a usava em 110. Algum dia, por algum motivo, alterei a chave e não lembrava. :oops:  Só um detalhe: a variação ocorria apenas no valor apresentado no display, mas medindo pelo multímetro percebia que a tensão estava correta.

Conte pra gente se é esse o seu caso, pra eu não passar vergonha sozinho... :thumbsup:

Agora um componente da placa de potência torrou. Estou procurando alguém que faça o reparo aqui em São Paulo. Alguém pode indicar um técnico?

Jimmy San Juan

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se a peça que na época ignorado amigo @Jimmy 2 se refere ainda for esta (faz fazer aniversário em breve) , penso que pode ser um ptc ou ntc.

Componente - Detalhe.jpg

O esquema, por ser linear e portanto quasi padrão, penso que pode ser facilmente levantável pelo amigo moris que ficará feliz em compartilhar pra que possamos avaliar eventuais melhorias (ou confirmar que o sufixo M é de m... mesmo). Obviamente não há necessidade de se levantar a parte do medidor

Moris pensando cá com meus botões. Ao usar como simétrica você colocou o de uma + com - de outra. Tudo bem. Mas se estas fontes tiverem terra e este conectado no (-) e sua tomada tiver fio terra? Nada bom isso. Observação... + ou -?

abç

Postado

@Isadora Ferraz, Obrigado pela resposta.

Sim, o problema fará aniversário, mas não pretendo comemorar  rssss

O aniversário pode ser evitado se, seguindo sua ótima sugestão, o amigo @MOR verifique que peça é essa, aproveitando que tem equipamento igual. A da minha placa está torrada e irreconhecível.

Você mencionou:

Em 03/08/2017 às 11:16, Isadora Ferraz disse:

Obviamente não há necessidade de se levantar a parte do medidor

Não é possível que um problema na parte de baixa potência (controle de corrente, display, etc), ou seja, na outra placa, cause uma queima de um componente da placa de potência?

• Membro VIP
Postado

Aos propósitos que se propuseram o do moris que é ver a causa da variação medida com o multímetro, penso que não há necessidade de se analisar/levantar o medidor.

Mas apesar de ser 1/2 difícil, sim ...

43 minutos atrás, Jimmy 2 disse:

é possível que um problema na parte de baixa potência (controle de corrente, display, etc), ou seja, na outra placa, cause uma queima de um componente da placa de potência

no entanto penso que o contrário é mais provável... problema na alta zoa a baixa

Postado

Bom. Vamos lá.

1 - Verifiquei se a chave seletora estava em 110V e ... estava. :thumbsup:

2 - A minha fonte que está ruim e que abri é a MPL-1303M e não a MPL-1303. Esta está funcionando e está fechada e nem ouso em abri-la. espero que entendas. Time que está ganhando não se mexe. Mas nas duas placas da fonte MPL-1303M, não havia nenhuma semelhança com o da sua foto. São placas diferentes. 

Aliás, adianto, que dificilmente a identificação e a troca do componente seria suficiente para consertá-la. Tem que identificar a causa do problema.

3 - Isa. O circuito pode ser relativamente simples, mas a placa é dupla face e fica difícil seguir e levantar o diagrama. 

4 - Descobri que os componentes (CIs) usados na fonte são da época da minha faculdade. Tem um LM741 e dois LM301. Tem também um 431 em forma de transistor para pequenos sinais. Ainda não confirmei, mas logo confirmo.

5 - Pelo jeito, minha fonte deve sim estar variando a tensão, pois os reles ficam tentando comutar, o que penso ser os tapes do trafo principal. Acredito ser para enviar menor tensão não regulada ao circuito, para ter menor dissipação nos transistores de potência. A tensão de saída é controlada tanto pelo potenciômetro normal como o de ajuste fino. Neste último, seu eixo controla dois pots. Loucura. Acho que esta tensão deva ser investigada. Seguir o sinal gerado pelos dois potenciômetros e ver se tem algum mal contato. Mas em uma primeira verificação, não vi mal contato. Vou reforçar todas as soldas nos pots.

6 - Abri a fonte e o que me deu mais trabalho foi retirar os três knobs, necessário para soltar a placa frontal. O plástico parece ter se fundido ao eixo dos pots. Um deles só saiu depois de quebrar o eixo metálico do knob. Ainda bem que tenho outro pot de 10k e vou substituí-lo. 

7 - Montei um procedimento para ver o que está acontecendo. Talvez apareça alguma luz no fim do túnel. 

Vou verificar as tensões de alimentação nos CIs e a variação da tensão de saída deles. Um dos operacionais deve ser o que controla a tensão de saída da fonte.

8 - Minha fonte não queimou nada, apenas a tensão de saída fica variando muito. Talvez fique menos trabalhoso se eu substituir os três CIs e o 431. Mas os LM301 possuem baixa tensão de offset, o que os elegem a ser um deles que controla a tensão da fonte. Eles também possuem/necessitam de controlar a tensão de offset por meio de um pot e a estabilidade. Aí é que pode estar ocorrendo a variação na saída. Na estabilidade. Vou ver.

Finalmente.

Mandar a fonte para consertar em autorizada sairia caro. Tem uma regra de ouro, que diz: " Se o custo do conserto ultrapassar 30% do objeto novo, então não vale a pena consertar". A fonte deve pesar uns 4 a 5 kg. Tem o custo da embalagem aqui, do transporte até a autorizada em SP, do conserto, da nova embalagem e do transporte de volta. 

A fonte custa cerca de R$850,00 mais transporte. Digamos um mil reais. O conserto deve passar de R$300,00. O pessoal técnico não perde tempo procurando o defeito e a possível causa. Troca logo a(s) placa(s) e fim do problema. O custo disso fica com o cliente. Fim.

Ou eu conserto, ou aproveito a caixa e as peças mais caras e faço uma fonte. Mas isso não sei se vale a pena. Ando com muitas tarefas, não sobrando tempo para tal.

Qualquer novidade eu volto a postar. 

MOR_AL

Postado

Bom.

Resolvi o problema da minha fonte MPL-1303M. E foi por pura sorte.

Após trocar o potenciômetro de ajuste grosso da tensão (10k), que quebrei o eixo ao retirar o knob, refiz, por desencargo de consciência, as soldas dos outros dois potenciômetros (um deles é duplo). Soldei por cima e por baixo da placa. Antes de prosseguir com as verificações pré-estabelecidas, liguei a fonte e, surpresa, a tensão estava estável. 

Os contatos dos potenciômetros estavam oxidando. Dá para notar a diferença entre um contato de qualidade e outro que começa a manchar. 

Essa dica pode ser realizada se a fonte apresentar variação na tensão de saída.

MOR_AL

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!