Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom II X4 965 x E8400 Por que essa diferença?


Leandro DL

Posts recomendados

Olá. Comprei um Phenom II X4 965 BE, uma Asus M4A88T-V EVO e 4GB Corsair XMS3.

Meu pai acabou de adquirir um E8400, Asus P5KC (ele já tinha) e 4GB Corsair XMS3.

Comprei o meu processador depois de ler vários testes.

O meu PC, para carregar o windows é mais rápido, porém testando os 2 com o jogo PAINKILLER BLACK, no E8400 o jogo carrega na metade do tempo que o meu.

Por que isso ocorre? :unsure:

DETALHE: Os 2 estão com Windows 7. O meu possui HD de 1TB 7200RPM, já o dele HD de 1TB 5400RPM.

O dele possui uma placa de vídeo Radeon HD5750 e o meu está rodando com a Onboard. Será essa a diferença?

Eu acredito que não seja, pois é no momento de carregar o jogo, e não no desempenho e gráficos do mesmo.

EDIT: Nenhum dos dois PC's está em Overclock e ambos estão com 2x2 GB Dual Channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque a placa de video no seu e relate o resultado.

E já vi jogo que demora mais pra carregar por conta de video onboard, quando usando detalhes demais (mas o video era intel pessimo e o jogo meio bugado)

Eu andei lembrando aqui de uns detalhes...Poderia ser "normal" dentro da função de cada processador?

Pois eu lembro que nos testes, em alguns jogos o processador Intel ganhava e em outros era o AMD. O mesmo acontecia para certos programas. Estranhei apenas o fato de ocorrer isso com esse jogo, sendo que, o AMD teoricamente é bem superior ao E8400.

Tive a impressão de que o Call Of Duty Modern Warfare 2 carrega mais rápido no meu PC. No Windows a diferença perceptível, mas nada de exagerado também.

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tire a HD5750 e teste no seu computador. Provavelmente é isso.

A latência pode interferir, sim, mas é improvável, até porque na frequência a sua é superior. Dá uma olhada numa matéria do CdH que explique sobre latência e frequência de memória para sacar no que elas influenciam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tire a HD5750 e teste no seu computador. Provavelmente é isso.

A latência pode interferir, sim, mas é improvável, até porque na frequência a sua é superior. Dá uma olhada numa matéria do CdH que explique sobre latência e frequência de memória para sacar no que elas influenciam.

Ok. Obrigado pela ajuda. Alguém saberia me dizer qua a FSB desse meu processador? No CPUz marca 200. Não seria muito baixo?

Outra coisa, abrindo o PCUz, na aba memória, DRAM FREQUENCY 666,4. NORT BRIDGE FREQUENCY em 2000. Fique confuso, pois em DRAM FREQUENCY não era para aparecer 1333?

Ou isso tudo tá sendo só uma coisa que eu estou criando aqui na minha mente por causa de uns 4 segundos mais lento no carregamento de um jogo e eu devo desencanar dessa besteira?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A frequência das memórias RAM é sempre multiplicada por dois, por isso em programas de indentificação de hardware aparece a frequência pela metade. Isso é normal e deve ser ignorado.

O FSB é a porta de comunicação do processador com os outros hardwares, porém o Hyper-Transport da AMD parece ser um pouco diferente. Levando-se em conta um processador Intel, o clock do FSB é multiplicado por 4 para se obter o clock efetivo de comunicação do processador com o "meio externo". Na frequência de 200MHz, o clock efetivo seria de 800MHz. Porém, isso só é válido para processadores Intel, já que o Hyper-Transport trabalha de uma forma diferente.

Esse clock gerado pelo FSB é multiplicado, pelo processador, por um valor para se obter a frequência dele. No caso do E8400, o valor de 333MHz do FSB é multiplicado por 9 para se obter os 3GHz.

E é s ério que é por causa de 4 segundos que você criou esse tópico? Sem ofensas, mas não acha isso muito pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A frequência das memórias RAM é sempre multiplicada por dois, por isso em programas de indentificação de hardware aparece a frequência pela metade. Isso é normal e deve ser ignorado.

O FSB é a porta de comunicação do processador com os outros hardwares, porém o Hyper-Transport da AMD parece ser um pouco diferente. Levando-se em conta um processador Intel, o clock do FSB é multiplicado por 4 para se obter o clock efetivo de comunicação do processador com o "meio externo". Na frequência de 200MHz, o clock efetivo seria de 800MHz. Porém, isso só é válido para processadores Intel, já que o Hyper-Transport trabalha de uma forma diferente.

Esse clock gerado pelo FSB é multiplicado, pelo processador, por um valor para se obter a frequência dele. No caso do E8400, o valor de 333MHz do FSB é multiplicado por 9 para se obter os 3GHz.

E é s ério que é por causa de 4 segundos que você criou esse tópico? Sem ofensas, mas não acha isso muito pouco?

:D Amigo, acho muito pouco e não acho, pois teoricamente era para o Phenom 965 ser superior ao Intel E8400, certo?

Acredito que seja paranóia minha mesmo, afinal, o Phenom, aparentemente, se sai melhor no geral. Apenas nesse Painkiller Black aconteceu isso. Apesar de que a comparação só tenha sido feita em 2 jogos, mas acredito que isso irá acontecer com mais frequencia, certo?

Pois como falei anteriormente, cada processador tem suas "preferências", digamos assim, ou estou errado também? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fragmentação dos dados no hd pode influenciar também., seu windows é recem instalado? o do computador do seu pai ja faz um tempo? o windows otimiza o carregamento de programas usados com frequencia, isso pode estar influenciando também. verifique o modo de operação do seu HD, se está em UDMA6 ou 7. boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nâo tem nada o que fazer aí pra melhorar isso.

A arquitetura dos dois processadores é totalmente diferente, e em jogos como esse e vários outros, que fazem uso de apenas um ou dois núcleos, algumas intruções específicas, e do clock mais alto, o carregamento vai ser mais rápido no que tiver a melhor arquitetura quando explorado apenas um núcleo.

Digamos assim: um núcleo do E8400 na frequencia padrão é mais rápido que um núcleo do 945, 955, e 965 em 3 GHz.

Fora outros inúmeros fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nâo tem nada o que fazer aí pra melhorar isso.

A arquitetura dos dois processadores é totalmente diferente, e em jogos como esse e vários outros, que fazem uso de apenas um ou dois núcleos, algumas intruções específicas, e do clock mais alto, o carregamento vai ser mais rápido no que tiver a melhor arquitetura quando explorado apenas um núcleo.

Digamos assim: um núcleo do E8400 na frequencia padrão é mais rápido que um núcleo do 945, 955, e 965 em 3 GHz.

Fora outros inúmeros fatores.

Pois foi exatemente isso o que pensei! Pois eu me lembro que nos testes entre AMD e Intel, os processadores ficavam "alternando" de posição. Por isso perguntei anteriormente se tinha relação com a "preferência" do processador com certos jogos.

Isso é, digamos, totalmente normal? Caso o jogo ou programa exija os 4 núcleos do processador, o Phenom se sairá melhor que o E8400?

E quando um outro jogo ou programa necessite apenas de 1 ou 2 núcleos, é bem provável que o E8400 se sairá melhor que o Phenom?

O que me estranhou foi o fato de, um jogo SIMPLES como o Painkiller Black ter essa diferença, e como já citei antes, aparentemente nos outros o AMD tem uma leve vantagem.

Sobre todas as perguntas anteriores, todos os 2 HD's estão com 0% Fragmentado! Fora isso, o Windows, nos 2 PC's tem menos de 1 mês, e foram instalados na mesma semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o processador não é de influencia primordial quanto a jogos, pois neste caso quem influi mais é a placa de video não tenha duvidas que a placa de video é a bola da vez.

A placa de video onboard é limitada.

Tenho um phenom 965 com memória ocz 1600 latencia- 8-8-8-24 e meu video onboard é radeon 3300 que consigo puxar até 512 mb.

GTA San Andreas trava aqui mais que num p4 com 2 gb de ram ddr2 e video off de 256mb .

É complicado comparar arquiteturas.

Porém é simples comparar video onboard de video offboard.

Pega o GPU-Z de uma olhada na quantidade de bits do seu video on frequencia etc.. e compare com as do video off da outra maquina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a placa de vídeo que tá dando diferença. Num computador o desempenho do jogo depende do processador, memória e placa gráfica. O seu computador ganha do computador do seu pai no quesito Processador, mas perde no quesito placa de vídeo e do seu pai ganha no quesito placa de vídeo, mas perde no processador. E todos por aqui sabem que muitas vezes o que determina o desempenho de um jogo é mais a placa de vídeo que o processador.

Faça o que você já foi orientado a fazer: Coloque a placa de vídeo do computador do seu pai no seu e teste novamente o desempenho do jogo. Você perceberá que o desempenho será bem maior.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá. Comprei um Phenom II X4 965 BE, uma Asus M4A88T-V EVO e 4GB Corsair XMS3.

Meu pai acabou de adquirir um E8400, Asus P5KC (ele já tinha) e 4GB Corsair XMS3.

Comprei o meu processador depois de ler vários testes.

O meu PC, para carregar o windows é mais rápido, porém testando os 2 com o jogo PAINKILLER BLACK, no E8400 o jogo carrega na metade do tempo que o meu.

Por que isso ocorre? :unsure:

DETALHE: Os 2 estão com Windows 7. O meu possui HD de 1TB 7200RPM, já o dele HD de 1TB 5400RPM.

O dele possui uma placa de vídeo Radeon HD5750 e o meu está rodando com a Onboard. Será essa a diferença?

Eu acredito que não seja, pois é no momento de carregar o jogo, e não no desempenho e gráficos do mesmo.

EDIT: Nenhum dos dois PC's está em Overclock e ambos estão com 2x2 GB Dual Channel.

Está na cara que é diferencia de video on para védeo dedicada

Não há comparação isso, voce tem uma placa de vídeo dedicada na plataforma intel, fazendo com que os arquivos de textura sejam carregados e processados pela placa de vídeo, enquanto na plataforma AMD voce está utilizando a on do chipset, que compartilha a memória física, sendo assim demorará mais para carregar as texturas, fora o fato da HD 5750 ser mais rápida que o processador gráfico do chipset 880 da AMD (se não me engano é uma HD 4200).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!