Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas básicas sobre soldagem


Jorno

Posts recomendados

Olá, vou começar a brincar com gambiarras eletrônicas agora para ver se me interesso mais pelo assunto e me surgiram algumas dúvidas:

Tenho um ferro de solda guardado que nunca usei (nem marca ele tem) porém ele é 220v e aqui é 110v, portanto ele vai ter apenas metade da potência? (15W ao invés de 30W)

Caso seja necessário adquirir outros, teriam recomendações sobre marca e potência?

Qual seria a vantagem de uma estação de solda sobre um ferro de solda?

Alguma recomendação sobre marca de solda? (ouvi falar de uma tal de "Best")

É necessário o uso daquela pasta para soldagem? caso afirmativo, como devo usar?

Conhecem algum bom tutorial? (de preferência com fotos/vídeos)

Sei que o ideal era entrar em um curso básico, porém não posso assumir compromissos este ano (3°E.M), então vou ter que praticar isso no meu tempo livre.

Agradeço qualquer ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre um para ligar 110V de potencia até 30W é o ideal para componentes mais comuns e para iniciantes também as marcas Hikari e Toyo são boas:D

Uma estação de solda voce pode controlar a temperatura garantindo mais flexibilidade no trabalho, ja o ferro comum vai ficar sempre esquentanto até alcançar sua temperatura maxima.

As soldas Eu uso fio de solda com fluxo de marcas Best e Cobix e nunca tive problemas.

A pasta de soldagem vai facilitar muito na hora de soldar e o trabalho vai ser mais rápido e pratico, para usa-lo é so aplicar um pouco no terminal a ser soldado.

voce pode comprar o fluxo de solda separado também

Vejas esses tutoriais...( o primeiro estar inglês mas mesmo assim vai entender como fazer :D)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também seria interessante você comprar um sugador de solda para a remoção de componentes das PCI's!

E não se esqueça de comprar também uma camisinha de silicone para colocar no pico, assim o seu sugador não se danifica com o calor do ferro de solda, menos solda entra no interior do sugador e fica mais fácil de sugar a solda!

Veja a imagem!

Também seria interessante você comprar um sugador de solda para a remoção de componentes das PCI's!

E não se esqueça de comprar também uma camisinha de silicone para colocar no pico, assim o seu sugador não se danifica com o calor do ferro de solda, menos solda entra no interior do sugador e fica mais fácil de sugar a solda!

post-827857-13884958754971_thumb.jpg

post-827857-1388495875511_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Jorno, também me aventuro nisso, tentei cursar eletrônica, mas desisti, rodei duas vezes em lógica combinacional, acho que o professor não foi muito com a minha cara.

Mas eu acredito que a parte prática da soldagem é a mais fácil na eletrônica, trabalho braçal, resolvido na prática acumulando experiência e com algumas dicas se vai longe.

Aqui tenho 3 modelos de ferro de solda, um pequeno de baixa potência, um médio e um poderoso de 700W para soldas pesadas, tipo em terminais de fontes, onde tem 1kg de estanho hehe, o que precisa ser feito é a rapidez na montagem e desmontagem dos componentes, aplicar a quantidade de calor necessária para não danificar o componente, mas só calor não basta, o fluxo que geralmente vem no interior do fio da solda é muito importante, sem ele as vezes o estanho nem funde apesar do calor.

Como já falaram aí, eu uso a marca Cobix, fuja da Western, uma bomba, péssima qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai pessoal, vi o vídeo e fiquei apaixonado por aquela solda com o fluxo dentro, como é o nome dela? é fácil de achar?

na hora de soldar, devo preferir uma superficie de granito/metal ou posso fazer em uma bancada de madeira sem risco de danificá-la? devo por algo sobre a bancada?

O ferro de solda deve ser limpo apenas no começo e no fim do trabalho ou devo fazer isso depois de soldar cada ponto?

pasta de solda = fluxo de solda?

A camisinha de silicone é este tubo amarelo? Se for acho que não entendi muito bem o funcionamento do sugador de solda (tenho um aqui que nunca usei e para mim era só aproximar e soltar o embolo)

Obrigado por tudo pessoal, estão ajudando muito!

Aqui tenho 3 modelos de ferro de solda, um pequeno de baixa potência, um médio e um poderoso de 700W para soldas pesadas, tipo em terminais de fontes, onde tem 1kg de estanho hehe

Então lá se vai minha ideia de dissecar minha falecida (e ja sem os dois fans :D) SL-8600EPS para aproveitar os componentes dela para alguma gambiarra.

Vejas esses tutoriais...( o primeiro estar inglês mas mesmo assim vai entender como fazer )

It won't be a problem for me, since i'm able understand english very well ;)

Pode mandar em inglês sem problemas, desde que não tenha sotaque australiano no meio :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Maioria ja vem com fluxo dentro agora

Procure manter a ponta limpa e estanhada, senão voce não conseguir soldar

Quando terminar, limpe a ponta e aplique um pouco de solda e guarde o ferro

são diferentes! a pasta de solda ela é pastoja de cor laranja ou amarelo como o nome ja diz e fluxo é um liquido incolor, as aplicações são parecidas.

Sim é esse objeto amarelo sim, com ela a ponda do sugador vai estar protegida.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Jorno, para o dia a dia de uma oficina sempre usei a solda de 1mm Best! não precisa ser mais grossa que isso não.

Quanto ao ferro, o ideal seria você ter sempre a mãos um de 30W e outro de 60W..., a marca eu uso e recomendo os Hikari, Toyo..., mas não tenha medo dos FAME não! são muito bons também!... (Para não dizer excelentes!)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hikari toda vida, compre um SC40P de 40Watts, para não ter que ficar roçando a ponta horas para retirar solda mais antiga, e compre um suporte para o ferro, esponja para limpá-lo durante as soldas (molhe ela viu, isso é normal, a ponta fica pratiadinha e linda, pronta para solda) e compre um sugador AFR Modelo 101 que é o melhor de tudo, sugador ruim só dá dor de cabeça, o cara acaba subindo pelas paredes às vezes hehehehe.

Boa sorte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não da para soldar com um de 60W logo sendo iniciante, senão sera fácil queimar a placa, pricipalmente trasistores(tem que ser o The Flash para conseguir sem danificalo!)

30W eu uso 90% em todos os reparos daqui, exceto em fontes Atx, placas mães e outras pois nem "arranha" a solda, so mesmo um de 60W para conseguir.

Eu uso fio de solda Cobix e best de 1mm com fluxo para reaparos em geral e para 'micro soldas' como celulares e instalar destravas e outros eu uso 0,5mm;)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas pessoal, segunda feira estarei indo na eletrônica aqui da cidade comprar um desses dois:

http://www.eletronicarene.com.br/produto/7893007642679/ferro-de-solda-hikari-sc40-40w-110v-hikari-eletronicos-ferros-de-solda.html

http://www.eletronicarene.com.br/produto/7893007642655/ferro-de-solda-hikari-sc30-30w-110v-hikari-eletronicos-ferros-de-solda.html

E ai posto um feedback aqui depois de ter usado o ferro pela primeira vez.

Por hora só me resta uma dúvida: quanto tempo devo deixar o ferro aquecendo e como sei que está quente o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom um ferro de 30W pode deixar uns 3 a 5 minutos (dias frios demora mais) que é suficiente... para saber se está quente o suficiente basta encostar o fio de solda na ponta se derreter e ficar brilhando está bom.., se demorar pra derreter espera mais um pouco, se derreter muito rápido e fazer muita fumaça desliga o ferro um pouco...

ai você vai testando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal, obrigado pela ajuda, todas as dúvidas foram sanadas por enquanto.

No momento a aplicação que eu tinha para o ferro de solda não existe mais pois o problema foi resolvido de outra maneira, logo estarei adiando um pouco a compra do ferro de solda, porém em um futuro próximo planejo fazer um filtro de linha, tendo como base o estágio de filtragem da SL-8600EPS... mas ai quando eu for fazer isso eu abro um tópico dedicado para o assunto.

No mais, muito obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!