Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bibliotecas gráficas


cuccate

Posts recomendados

Eeaew galeera tudoo bem com vocês? :D

Seguinte...to meio cansado de fazer aquelas programas no prompt (acho q é esse o nome), a janelinha preta, então queria saber quais bibliotecas de interface gráfica vocês poderiam me recomendar...Tais para, adicionar botões, imagens, etc. Por exemplo eu to meio afim de fazer uma calculadora, assim beem feita xD

Agradecido

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Task, DarkBlur obrigado aos dois... xD

Tipo, task valeu ae pelo site e pelo tuto, brigado mesmo xD

DarkBlur...Para fazer algo assim, em VB 6, é muito fácil também...Pois é uma linguagem fácil e você cria os botões bem facilmente e ja compila as imagens no executável ou seja ele não precisa de um arquivo de imagem pra carregar, por exemplo, uma imagem de fundo...

Mas eu to mais assim "brincando" digamos assim, porque para aprender C/C++ ninguem vai aprender só estudando estudando...E sim criando os programas, e por isso eu to querendo ter um conhecimento sobre bibliotecas gráficas, pra sempre meus projetos ficarem melhores.

Pergunta...É possivel, por exemplo, eu fazer uma janela e colocar uma imagem nela como fundo...E quando inicializar o executável ele nao precisa de outro arquivo, como os programas precisam de outros arquivos em .bmp, .jpeg etc???

E tipo...Eu poderia criar uma imagem em um "formato próprio"?? Por exemplo ja vi vários jogos que as imagens nao sao nesses formatos mais comuns...E sim formatos diferentes que o próprio jogo lê...Como eu criaria isso?

kk dúvida enorme, obrigado a todos pela a ajuda

Edit:

Seria possível alguem me passar um link com tutoriais sobre a biblioteca Allegro? :P

Essa wxwidgets eu ja tinha ouvido falar sobre ela, valeu pelo o site com tutorial TASK *lendo*

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que se for apenas para criar "programinhas" com janelas e botões seria mais fácil utilizar de C# ou delphi...

Mas Enfim, cuccate pediu algum tutorial para ALLEGRO então:

Pequeno tutorial (instalação e 1º programa):http://jomarumu.blogspot.com/2010/01/tutorial-allegro-instala-lo-e-exemplos.html

Apostila da UFRJ sobre Allegro:http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/apostila/allegro/docs/allegro.html

Cuccate a apostila da UFRJ é de longe a mais completa que eu achei . Mas confesso que só bati o olho e li algumas coisas porque ela é realmente grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei nem se esses links eram pra ser "divulgados" assim. Porque é material de uso pra faculdade, então podem ter erros que o professor avisa na aula.

Quem não vai pode achar alguma coisa e não receber aviso que está errado mas..

http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/apostila/texfiles/apostilaC.pdf

Melhor apostila de C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Universidades divulgam seu material justamente por serem universidades publicas, cabe a quem esta utilizando ficar atento a erros ou coisas do gênero. É apenas um material de apoio, nos devemos estudar por mais de uma apostila e assim acabar com possiveis erros de algumas delas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou com uma dúvida aqui...O Allegro, tem a versão 4, e a versão 5...No site que você passou, ele fala as funções e tudo, do allegro da versão 4.

Dai a dúvida...Qual é melhor, para eu começar?? A versão 4 ?? Ou a versão 5, que já é mais nova, e é diferente, um pouco??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O.o usando biblioteca para fazer calculadora !!! O.o

E allegro que é horrivel XD...

Usa pelo menos OpenGl pelo menos irá servir para trabalhar com algo no futuro...

Sinseramente fazer calculadora com biblioteca é meio que "pleguiza"

-------------

esqueci de dizer qualquer coisa Procure API

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah...Isso ai de calculadora, rsrs.

Nem lembrava mais que tinha feito o tópico para isso...O intuito do tópico, era mais para eu saber uma boa biblioteca gráfica...Eu curto muito jogos, e sou muito sem o que fazer, dai achei a biblioteca Allegro legal por isso...Para criação de jogos :P

E outra...Sabe onde eu posso encontrar alguma apostila ou tutorial sobre OpenGl?? Agradecido \O/

Edit: Se alguem souber algum ÓTIMO tuto sobre SDL, poste aqui também, por favor :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...
Em 11/03/2011 às 00:23, cuccate disse:

adicionar botões, imagens, etc. Por exemplo eu to meio afim de fazer uma calculadora

 

Em 03/04/2011 às 08:41, cuccate disse:

Eu curto muito jogos, e sou muito sem o que fazer, dai achei a biblioteca Allegro legal por isso...Para criação de jogos

 

São dois mundos bem diferentes...

 

Usando controles
 

Para usar controles como esses botões, sliders e painéis não há nenhum incentivo em tempos recentes para Windows no sentido de usar C ou C++. Essas linguagens não são para isso. Para Linux não faz muita diferença. No fundo não se escreve mais software para desktop com interface gráfica há muito tempo.

 

No lado Microsoft se usa dotNet, ou .Net. E qualquer linguagem que preferir. O normal? C#, se conhece java, talvez Visual Basic se já conhecer, digamos, Visual Basic ;)

 

No fundo o paradigma é o mesmo, e isso vale para coisas como java e javaFX, ou Delphi e o VCL também. Há um "designer", uma janela simples para onde você arrasta e alinha os componentes. Ao clicar em um componente, como um botão por exemplo, um formulário se abre para você digitar as propriedades e um outro para você digitar os eventos. Isso define as classes, na típica orientacão a objetos, e o programa é gerado e a vida segue.

 

No fundo é muito simples. E por isso não há razão para se usar linguagens complexas e enormes --- C++ --- ou linguagens que geram excelente e rápido código, mas sem suporte à abstrações --- C ---. Não há necessidade de performance em programas interativos.

 

E em geral o pessoal que desenvolve isso --- desktop apps --- tem ligação com outras profissões: são designers, psicólogos, pessoal de marketing e arte. E não tem familiaridade ou interesse em aspectos complexos de programação.

 

Outra coisa a considerar é a integração com Office. No caso da Microsoft você pode, a partir de uma assinatura de Office de 250 reais por ano, acessar e instalar todos os programas do Office e usar VBA, uma versão especial de Visual Basic, e escrever aplicações desktop em questão de horas, mesmo com recursos importantes como acesso a bancos de dados. E com integração total com a absurda potencialidade desses programas. Outlook por exemplo é indiscutível na indústria. E Excel virou o nome para planilhas, Word é um ícone e assim vai. E VBA tem esse designer de que falei. Igualzinho... 
 

coisa.png.6f095cef27e8a0bea352bc765785db9a.pngVeja aqui à esquerda uma janela do editor no Outlook na versão atual disso. Com um painel com tabs, um botão, uma imagem.
 

Por outro lado as aplicações desktop do Google são "clones" dessas, exceto pelo Outlook, mas são programáveis em  simples javascript e totalmente integradas ao absurdo ecossistema do Google, com GCloud, bancos de dados e o d1@b0.  E javascript com HTML e CSS é o trivial para muita gente. Mesmo. Com os browsers cada vez mais compatíveis, em especial Chrome, Edge  e Firefox, há um certo apelo em usar javascipt e o navegador, como deve imaginar. E os navegadores tem acesso a aceleração gráfica por hardware...

 

E isso é mais ou menos grátis, no caso do Google. E da Amazon. E da Microsoft: GCloud, AWS e Azure tem cotas e partir de algum limite tudo é pago.

 



Mas e se eu quer o mesmo usar C ou C++?

 

Essas ferramentas todas foram escritas em C e C++, bem como os compiladores e o Windows e o Linux e o Android. Então é claro que se pode usar C ou C++ para escrever aplicações gráficas para desktop. Só não há razão para isso, como eu disse acima.

 

Hoje em dia há um mercado grande para automação e IOT e interfaces para dispositivos não-PC, como avionics, carros e dispositivos para medicina. E então aparece um nicho novo para aplicações gráficas em C ou C++, só que para rodar nesses dispositivos e não em computadores.

 

Provavelmente a biblioteca mais importante nesse caso é Qt --- um nome besta --- mas SDL2 e Allegro5 e wxWidgets e GTK+ em especial no Linux são possibilidades. Em carros acho que Qt domina, por exemplo. No entanto Qt é licenciado e o uso grátis é complicado em termos de entender o licenciamento e até onde se pode ir. Eu desisti ;) Se quer fazer algo sério Qt é a melhor aposta, mas é enorme. 

 

Não são muito diferentes.

 

E os games?

 

trata-se de outro mundo. As bibliotecas para games --- engines --- são muito sofisticadas e complexas e são escritas em torno de duas bibliotecas: OpenGl e Directx  e talvez Unity, que pode ser usada a partir de C++ e C# seja uma boa aposta hoje em dia. E os kits de desenvolvimento da NVidia e da AMD. Com muitas placas de vídeo hoje com bilhões de transistors e centenas de cores, e dezenas de GB de memória ultra rápida deve imaginar que é um campo complicado.

 

Acho que eu já postei aqui programas que usavam Qt e Allegro5 e SDL2 eu acho, bem como outras pessoas. Deve dar pra pesquisar no forum.

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!