Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem/Crimpagem De Cabos UTP (Par Trançado)


Visitante

Posts recomendados

^_^cara Tu pode usar UTP de preferência CAT5E ou CAT6 eles são blindados e tu não vai tr problema de atenuação ou perda + se puder passar ele junto com o d telefonia melhor, em relação a metragem no padrão até 100Metros + eu tenho cabo com 120Metros e está funciomando normal.

isso reponde a sua duvida

eu vou compartilhar a internet banda larga com meu vizinho!

a rede sera externa a cabo!

minha duvida é a seguinte!

qual cabo eu devo usar!!

utp, stp, awg!

e distancia entre a minha casa e a casa dele é de ums 120 metros!

e o cabo irá passar junto com fios de energia e telefone!

porém não quero gastar muito!

qual cabo eu devo usar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

bom dia amigos do Clube do Hardware!!! eu sou novo na area pois estou com uma imensa duvida!!!!!! queria saber qual a diferençã entre os 2 cabos cross-over eo cabo pino a pino....

A onde eu uso o cabo cross-over poderiam falar com clareza em que momento eu utiliso ele...

tambem em que momento eu utiliso o cabo pino a pino....

Numa law rouse se usa os dois modelos de cabos cross-over e o cabo pino a pino????

no caso se montar 3 pcs em casa eu tenho que uitlizar os 2 tipos de cabos tambem ou não ?????

qual desses cabos eu preciso usar o hud ou o switch ou não precisa???

as cores do cabo pino a pino eu sei as cores mais eu não sei usar ele no momento certo eu me enrolo todo...

os cabos cross-over tambem sei as cores mais eu não sei usar no momento certo eu me enrolo todo tambem...

deste ja eu agradeço me desculpem se eu postei no lugar errado ok

se possivel me explique passo a passo ficarei muito grato e vai ajudar outras pessoas tambem....

ass: anderson boa semana para o forum Clube do Hardware...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigos do Clube do Hardware!!! eu sou novo na area pois estou com uma imensa duvida!!!!!! queria saber qual a diferençã entre os 2 cabos cross-over eo cabo pino a pino....

A onde eu uso o cabo cross-over poderiam falar com clareza em que momento eu utiliso ele...

tambem em que momento eu utiliso o cabo pino a pino....

Numa law rouse se usa os dois modelos de cabos cross-over e o cabo pino a pino????

no caso se montar 3 pcs em casa eu tenho que uitlizar os 2 tipos de cabos tambem ou não ?????

qual desses cabos eu preciso usar o hud ou o switch ou não precisa???

as cores do cabo pino a pino eu sei as cores mais eu não sei usar ele no momento certo eu me enrolo todo...

os cabos cross-over tambem sei as cores mais eu não sei usar no momento certo eu me enrolo todo tambem...

deste ja eu agradeço me desculpem se eu postei no lugar errado ok

se possivel me explique passo a passo ficarei muito grato e vai ajudar outras pessoas tambem....

ass: anderson boa semana para o forum Clube do Hardware...

-------------------------------------------------------------------------

:cool:

Cross Over é usado quando não se utiliza Roteador / Modem / Switch /

Cross Over é utilizado para se ligar Placa.de.Rede á Placa.de.Rede, muito utilizado

para se ligar apenas duas Máquinas á Rede e á Internet utilizando o Compartilhamento

do próprio Windows ou mais Conhecido ICS

No Cross Over , no cabo par trançado (UTP) são 4 pares de fios, e as pontas são crimpadas uma na Norma 568-A e a outra na Norma 568-B como segue tabela

abaixo:

568 A-------------------------------------------------------------568 B

Verde Claro (1) --------------------------------------------------- (1) Branco

Verde (2) --------------------------------------------------- (2) Laranja

Branco (3) --------------------------------------------------- (3) Verde Claro

Azul (4) --------------------------------------------------- (4) Azul

Azul Claro (5) --------------------------------------------------- (5) Azul Claro

Laranja (6) ---------------------------------------------------- (6) Verde

Marron Claro (7) ---------------------------------------------------- (7) Marron Claro

Marron (8) ---------------------------------------------------- (8) Marron

No Cross Over, dois pares são usados para recepção (RX)

e dois pares para transmissão (TX)

Pino A Pino é utilizado para ligar Modem direto á Placa de Rede de um PC , Pino a Pino é utilizado para ligar do HUB aos PCS , do Switch aos PCS , da porta WAN do Roteador ao Modem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grave Problema numa conexão entre 2 PCs

Bem um cliente me pediu para conectar 2 pcs em rede(sem internet) apenas para eles trocarem arquivos, bem até ai tudo bem disse que iria levar o cabo( eu costumo trabalhar somente com Furokaua) mas o cliente disse que já tinha o cabo então fui na casa dele e ele me mostrou o cabo Era um cabo blindado da marca NEXANS como o padrão era o mesmo que o Furukaua eu fiz o cabo em sequencia Crossover ou seja

em uma ponta ficou assim, nessa sequência:

VERDE CLARO

VERDE ESCURO

BRANCO

AZUL ESCURO

AZUL CLARO

LARANJA

BEJE

MARROM

EM OUTRA PONTA FICOU ASSIM:

BRANCO

LARANJA

VERDE CLARO

AZUL ESCURO

AZUL CLARO

VERDE ESCURO

BEJE

MARROM

TESTEI OS CABOS COM UMTESTADOR DE CABOS E TUDO SAIU BEM TODAS AS PONTAS ESTAVAM LIGADAS

Mas uma coisa muito estranha aconteceu...

Quando eu liguei o cabo nos 2 computados um deles deu conexão nula e limitada(normal não especifiquei IP, este possui uma placa de rede Realtech) e o outro deu Que o cabo de rede não estava conectado Shocked Shocked Shocked(possui uma placa de rede via), eu tentei de tudo, especifiquei IPs , mudei o tipo de conexão de Full duplex para Half duplex tanto em 10 mega quando em 100 (em ambas as placas) mas o que acontece aparece que esta conectado a uma rede, mas ele não recebe nem um sinal recebimento de rede nada, se eu deixo os 2 em conexào automática o que tem a placa da via nào reconhece a conexão de maneira nenhuma, já até testei com um placa off board da D-link e acontece a mesma coisa.

Será que o cabo está incorreto?

Desde já agredesço

Editar/Apagar Mensagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grave Problema numa conexão entre 2 PCs

Bem um cliente me pediu para conectar 2 pcs em rede(sem internet) apenas para eles trocarem arquivos, bem até ai tudo bem disse que iria levar o cabo( eu costumo trabalhar somente com Furokaua) mas o cliente disse que já tinha o cabo então fui na casa dele e ele me mostrou o cabo Era um cabo blindado da marca NEXANS como o padrão era o mesmo que o Furukaua eu fiz o cabo em sequencia Crossover ou seja

em uma ponta ficou assim, nessa sequência:

VERDE CLARO

VERDE ESCURO

BRANCO

AZUL ESCURO

AZUL CLARO

LARANJA

BEJE

MARROM

EM OUTRA PONTA FICOU ASSIM:

BRANCO

LARANJA

VERDE CLARO

AZUL ESCURO

AZUL CLARO

VERDE ESCURO

BEJE

MARROM

TESTEI OS CABOS COM UMTESTADOR DE CABOS E TUDO SAIU BEM TODAS AS PONTAS ESTAVAM LIGADAS

Mas uma coisa muito estranha aconteceu...

Quando eu liguei o cabo nos 2 computados um deles deu conexão nula e limitada(normal não especifiquei IP, este possui uma placa de rede Realtech) e o outro deu Que o cabo de rede não estava conectado Shocked Shocked Shocked(possui uma placa de rede via), eu tentei de tudo, especifiquei IPs , mudei o tipo de conexão de Full duplex para Half duplex tanto em 10 mega quando em 100 (em ambas as placas) mas o que acontece aparece que esta conectado a uma rede, mas ele não recebe nem um sinal recebimento de rede nada, se eu deixo os 2 em conexào automática o que tem a placa da via nào reconhece a conexão de maneira nenhuma, já até testei com um placa off board da D-link e acontece a mesma coisa.

Será que o cabo está incorreto?

Desde já agredesço

Editar/Apagar Mensagem

------------------------------------------------------------------------

Pelo que estou lendo em seu tópico você deseja fazer uma Rede

usando conexão Cross.Over ou seja Placa.de.Rede á Placa.de.Rede, ok

vamos verificar os seguintes passos:

01) Ambas as Máquinas deveram estar no mesmo Grupo de Trabalho, para isso verifique através do seguinte passo:

Botão direito em cima de Meu Computador / Propriedades /

Guia Nome do Computador / Alterar / abaixo tera escrito: Grupo de Trabalho / defina o mesmo nome em ambas as máquinas /

02) Se for usar apenas para acesso de Rede de uma máquina a outra prossiga da seguinte maneira :

Cabo Cross Over 568-A

Verde Claro [1]

Verde [2]

Branco [3]

Azul [4]

Azul Claro [5]

Laranja [6]

Marron Claro [7]

Marron [8]

Cabo Cross Over 568-B

Branco [1]

Laranja [2]

Verde Claro [3]

Azul [4]

Azul Claro [5]

Verde [6]

Marron Claro [7]

Marron [8]

Na Máquina (1) Conexão Local //

Especifique IP: 192.168.0.1

Especifique Máscara de Sub.Rede: 255.255.255.0

Especifique gateway: deixe em branco, não cloque nada

Verifique se têm instalado: Protocolo TCP/IP

||||||||||||||||||||||||: Compartilhamento de Arquivos e Impressoras

||||||||||||||||||||||||: QoS e ativo / Agendador de Pacotes

Na máquina (2)

IP: 192.168.0.2

Máscara: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.0.1

Reinicie ás máquinas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

------------------------------------------------------------------------

Pelo que estou lendo em seu tópico você deseja fazer uma Rede

usando conexão Cross.Over ou seja Placa.de.Rede á Placa.de.Rede, ok

vamos verificar os seguintes passos:

01) Ambas as Máquinas deveram estar no mesmo Grupo de Trabalho, para isso verifique através do seguinte passo:

Botão direito em cima de Meu Computador / Propriedades /

Guia Nome do Computador / Alterar / abaixo tera escrito: Grupo de Trabalho / defina o mesmo nome em ambas as máquinas /

02) Se for usar apenas para acesso de Rede de uma máquina a outra prossiga da seguinte maneira :

Cabo Cross Over 568-A

Verde Claro [1]

Verde [2]

Branco [3]

Azul [4]

Azul Claro [5]

Laranja [6]

Marron Claro [7]

Marron [8]

Cabo Cross Over 568-B

Branco [1]

Laranja [2]

Verde Claro [3]

Azul [4]

Azul Claro [5]

Verde [6]

Marron Claro [7]

Marron [8]

Na Máquina (1) Conexão Local //

Especifique IP: 192.168.0.1

Especifique Máscara de Sub.Rede: 255.255.255.0

Especifique gateway: deixe em branco, não cloque nada

Verifique se têm instalado: Protocolo TCP/IP

||||||||||||||||||||||||: Compartilhamento de Arquivos e Impressoras

||||||||||||||||||||||||: QoS e ativo / Agendador de Pacotes

Na máquina (2)

IP: 192.168.0.2

Máscara: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.0.1

Reinicie ás máquinas

Mas é exatamente isso tudo que eu fiz e a rede não funciona de maneira nem condição

Agora q você falou em uma das máquinas nao tinha instalado o Qos/ agendador de pacotes mas é só isso mas isso nao reponde a pergunta

porque será que quando eu coloco o cabo de rede nesses PC um reconhece q está conectado e o outro sequer diz q o cabo está conectado?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos meus clientes, sempre optei pelo HUB, pelo fato de não se incomodar mais. Ele pode colocar mais máquinas com isso, sem problema e não vai precisar ter um gasto mais tarde. (geralmente o cliente após pensar escolhe o HUB)

Quando o cliente não quer realmente eu falo do Cross.

OBS:

Você fez certo, só que como falado acima, muito vai dos OS que as máquinas possuem. Podem não serem compativeis de alguma forma. Não sou muito bom nisso, mais a principio é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigos pela a resposta

Bem em ambos os Sitemas são o windows Xp. O que tem a placa VIa está com o Windows XP sp2 e o outro com a placa realtech está com o windows XP sp3...

Quando os drivers estão todos instlados corretamente, os sevirços da microsoft e o tcp/ip estão instalados e os firewaal de ambos estão desativados

Nao sei mas o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos amigos do fórum.

Bom pessoal, o problema parece ser simples, mas estou sem parâmetro algum. Estou tentando fazer uma rede para compartilhar apenas o acesso à internet, para um amigo que entende ainda menos que eu. São apenas 2 micros, ambos com rede onboard Sis 900. O modem é um DSLink 260E, que já está roteado. O switch é um glorioso Kaiomy 8PE. O micro nº01 está em seu escritório, onde estão os equipamentos e o cabo está com 1,5m de comprimento para o switch. O micro nº 02 está 3 andares acima, com 35m de comprimento para o switchm em sua sala de estar. Crimpei o cabo (Furukawa) com o tipo 'straight', em ambos. O nº01 está perfeito.

Mas o nº02, não funciona nem conectando direto ao modem roteado! E o pior, utilizei 8, isso mesmo, 8 testadores de cabo diferentes que informam tramite de dados ok! Coloquei em outros micros, nada... Fui até a loja onde comprei o cabo, troquei e... Nada! Testei porta por porta do Kaiomy, nada! Crimpei novamente por várias vezes o cabo, nada! E sempre testando, até com verificador digital de sinal... Tenho certeza que a distância não é, porque só as superiores a 80m causam perda de qualidade de sinal. Nem adianta atribuir ip fixo, pois um teste simples de 'cmd' e 'ping' com a placa rede dá 0% de perda. Com o switch, 100% de perda! A configuração está assim:

Micro 01

Endereço IP: 192.168.1.7

Mascara de Sub-rede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.1.1

Servidor DNS Preferencial: 192.168.1.1

Micro 02

Endereço IP: 192.168.1.8

Mascara de Sub-rede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.1.1

Servidor DNS Preferencial: 192.168.1.1

Ambos com WinXP, SP2, sem antivirus e com o firewall desabilitado.

Alguém tem alguma ideia para me ajudar a resolver? Agradeço a atenção, galera.

:confused:

IceBlack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos amigos do fórum.

Bom pessoal, o problema parece ser simples, mas estou sem parâmetro algum. Estou tentando fazer uma rede para compartilhar apenas o acesso à internet, para um amigo que entende ainda menos que eu. São apenas 2 micros, ambos com rede onboard Sis 900. O modem é um DSLink 260E, que já está roteado. O switch é um glorioso Kaiomy 8PE. O micro nº01 está em seu escritório, onde estão os equipamentos e o cabo está com 1,5m de comprimento para o switch. O micro nº 02 está 3 andares acima, com 35m de comprimento para o switchm em sua sala de estar. Crimpei o cabo (Furukawa) com o tipo 'straight', em ambos. O nº01 está perfeito.

Mas o nº02, não funciona nem conectando direto ao modem roteado! E o pior, utilizei 8, isso mesmo, 8 testadores de cabo diferentes que informam tramite de dados ok! Coloquei em outros micros, nada... Fui até a loja onde comprei o cabo, troquei e... Nada! Testei porta por porta do Kaiomy, nada! Crimpei novamente por várias vezes o cabo, nada! E sempre testando, até com verificador digital de sinal... Tenho certeza que a distância não é, porque só as superiores a 80m causam perda de qualidade de sinal. Nem adianta atribuir ip fixo, pois um teste simples de 'cmd' e 'ping' com a placa rede dá 0% de perda. Com o switch, 100% de perda! A configuração está assim:

Micro 01

Endereço IP: 192.168.1.7

Mascara de Sub-rede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.1.1

Servidor DNS Preferencial: 192.168.1.1

Micro 02

Endereço IP: 192.168.1.8

Mascara de Sub-rede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.1.1

Servidor DNS Preferencial: 192.168.1.1

Ambos com WinXP, SP2, sem antivirus e com o firewall desabilitado.

Alguém tem alguma ideia para me ajudar a resolver? Agradeço a atenção, galera.

:confused:

IceBlack.

--------------------------------------------------------------------------

Aloha .!!!.

Os cabos que estão conectados do Switch para ás Placas de Redes dos PCS , ambas as pontas estão crimpadas iguais ??? Tanto pode ser na morma 568-A ou 568-B, importante que ambas estejam iguais...

.

Você consegue acessar á Internet plugando o Modem diretamente á máquina sem estar utilizando o Switch ??? Em caso positivo já experimentou em ambas ás máquinas ?

.

Outra coisa, tálvez Eu possa estar errado mas na máquina ao qual esta ligado o Modem roteado, ela própria já faz o serviço de Gateway, não sendo necessário colocar o Gateway na primeira máquina só na segunda em diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu por responder, no.identify...

Sim, tentei conectar direto. Só funciona com os cabos pequenos... Se tento conectar o cabo de 35m, até dá a informação de 'conectado', mas não navega. E quanto ao 'gateway', acho que não influi. Na minha casa tenho um DLink 500G II, roteado, e um switch DLink DES-1008D, com 7 portas utilizadas, todas com IP manual e Gateway Padrão e Servidor DNS Preferencial estabelecidos, com programas funcionando normal em cada pc.

O Primeiro pc da minha rede a configuração é:

Endereço IP: 10.1.1.2

Mascara de Sub-rede: 255.0.0.0

Gateway Padrão: 10.1.1.1

Servidor DNS Preferencial: 10.1.1.1

Obrigado! Vamos lá pessoal, quem sabe alguém já teve algum relato parecido?

Fico no aguardo.

IceBlack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cabos que estão plugados nas portas do Switch estão crimpados amabas as pontas iguais, podendo ser tanto na norma 568-A ou 568-B ?

568-A

Verde Claro

Verde

Branco

Azul

Azul Claro

Laranja

Marron Claro

Marron

568-B

Branco

Laranja

Verde Claro

Azul

Azul Claro

Verde

Marron Claro

Marron

Esse IP que você colocou acima:

Endereço IP: 10.1.1.2

Mascara de Sub-rede: 255.0.0.0

Gateway Padrão: 10.1.1.1

Servidor DNS Preferencial: 10.1.1.1

Ele tá configurado no Modem Roteado ou no Protocolo TCP/IP

da máquina (1) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao em cada máquina está com um nome diferente

O nome da rede está o mesmo e ambos tem o poder de administrador Sera que existe alguma incompatibilidade entre as placas de chipset via e outra placa com chipset ati?

-------------------------------------------------------------------------

Aloha:

Você disse que em ambas as máquinas está utilizando usuários diferentes, sugiro a você que crie usuários iguais com poder Administrativo total e que logue a máquina com usuários iguais, caso não saiba como fazer, segue abaixo uma breve explanação:

Iniciar: Configurações : Painel de Controle : Contas de Usuário :

Criar uma Nova Conta / digite um nome de Usuário a sua escolha /

Clique em Avançar / depois selecione Administrador do Computador e

em seguida Criar Conta /

Agora tem uma conta criada com poder Administrativo total

Faça o mesmo processo na outra máquina utilizando o mesmo nome

de Usuário que você criou na Máquina (1)

-------------------------------------------------------------------------

Depois de feito isso, logue nas duas máquinas com o mesmo Usuário ,

em seguida verifique se nos dois PCS se a Placa.de.Rede está instalada

e se a Conexão Local esta ativa.

Verifique também se ambas as Máquinas estão com o mesmo

nome de Grupo de Trabalho

A seguir na Máquina (1) faça o seguinte processo:

Iniciar : Configurações : Painel de Controle : Conexões de Rede :

Conexão Local: Protocolo TCP/IP : Propriedades :

Verifique se esta instalado os seguintes Protocolos em ambas as máquinas:

Clientes para Redes MicroSoft

Compartilhamento de Arquivos e Impressoras

Protocolo TCP/IP

Agendador de Pacotes Qos

Ambos deveram estar instalados e ao lado perceba que existe

uma mini caixa onde devera estar assinalado

clique com o botão direito em cima de Protocolo TCP/IP e a seguir

em Propriedades:

Coloque na Máquina (1) a seguinte Configuração:

IP: 192.168.0.1

Máscara.de.Sub.Rede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: deixe em branco não coloque nada

Clique em <Ok> <Fechar>

Agora vá na máquina (2) e faça a seguinte Configuração:

IP: 192.168.0.2

Máscara.de.Sub.Rede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.0.1

Clique em <Ok> <Fechar>

Reinicie a máquina (1), deixe carregar o Windows por completo

e reincie á máquina (2), tem de funcionar.

------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra facilitar, sempre que preciso utilizo o padrão T568-A... Os cabos estão ok. No descrição do problema, já citei que submeti a 8 testes de comunicação, com testadores diferentes, inclusive um digital. Todos deram ok. O endereçamento IP que eu citei está no 1º micro da minha casa, que tem mais 6 configurados da mesma forma, com numeração de IP's progressiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra facilitar, sempre que preciso utilizo o padrão T568-A... Os cabos estão ok. No descrição do problema, já citei que submeti a 8 testes de comunicação, com testadores diferentes, inclusive um digital. Todos deram ok. O endereçamento IP que eu citei está no 1º micro da minha casa, que tem mais 6 configurados da mesma forma, com numeração de IP's progressiva.

-------------------------------------------------------------------------

Tudo bem meu caro, mas o que precisamos saber é se o IP mencionado

está configurado dentro do Modem Roteado e ou Roteador ou setado diretamente á Placa.de.Rede do Micro (1), pois isso faz uma diferença

para se conseguir o acesso

--------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o cabo esta passando por dutos, muitas vezes em alguns pontos do duto o cabo pode estar dobrado ou muitas vezes partido, ocasionando o que chamamos de

NEXT... Como li acima, pode ser um problema na porta do Switch, troque o cabo de porta e lembrando, Conexão Switch / Placa de Rede do PC ambos as pontas deveram estar crimpadas iguais, podendo ser na norma 568-A ou 568-B, verifique se no PC o LED da Placa de Rede ascende e se o mesmo tb ascende no Switch, verifique também a Placa.de.Rede do PC em questão, se for Onboard experimente trocar á Placa.de Rede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola me desculpe seu moderador c estive outro topico sobre este assunto e porque estou precisando muito dessa resposta. e porque um vizinho meu vai compartilhar internet com outro vizinho e como devo fazer os cabos e como devo ligar eles no modem.

eu iria fazer assim desse jeito mas primeiro preferi vim pedi ajuda de vocês, pra eu nao fazer nenhuma besteira se eu estiver certo respondam aii td bem!!!!

eu iria fazer os cabos com duas pontas A e iria ligar uma no modem e a outra no pc..mas queria saber tambem se para a internet funciona nesse outro pc eu terei que reset o modem ou coisa assim..?

brigado desde ja pela compreensao de todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!