Ir ao conteúdo

Capacitor da VGA sempe estourando.

domato

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho uma 8600GTS que quando a peguei ela possuia um capacitor estourado, aqui na loja mesmo pedi há um colega que mexe com essas questoes de eletronica para trocar esse capacitor, trocou por um igual , ate ae tudo bem, so que mais ou menos 2~3 meses depois o mesmo capacitor estourou de novo com eu usando a maquina, quando pedi a ele q trocasse novamente o capacitor apos 2min da placa ligada estourou de novo... e trocou de novo e estourou de novo :S :S :S :S :S :'/

Ele testou todos os componentes possiveis de serem testados com o multimetro para verificar se algum compenente estava com seus valores alterados, gostaria de saber se existe algo que eu possa tentar ou o que poderia estar causando esse estouro do mesmo capacitor , nao quero perder a vga :D

desde ja, valeu...

• Coordenador
Postado

Se ele não estiver colocando este capacitor invertido, você pode estar com problemas na sua fonte (Ripple alto).

Postado
Se ele não estiver colocando este capacitor invertido, você pode estar com problemas na sua fonte (Ripple alto).

com certeza não porque ele segue o padrão dos demais capacitores e ele ja havia trocado antes e funcionou por uns 3 meses, o capacitor estourou em 3 maquinas diferentes enta nao é a fonte.

esta a usar condensador correcto com baixo valor de ESR ?

Sim com a tensão correta e microfarad ate maior que o capacitor que estava nela antes e tb usou na primeira troca um capacitor identico.

• Membro VIP
Postado

1) experiemente ao invés de comprar um capacitor conseguir um de sucata, porque comprando, a qualidade é desprezível.

2) ponha capacitor de mesma indicação. Claro,apesar de a capacitãncia a maior nao interferir no desempenho do circuito, a possibilidade de danos da membrana dielétrica aumenta com a subutilização da mesma. Capacitor superdimensionado pode secar ou estourar por falhas de isolamento das camadas.

3) Eu também suspeitaria de deficiências na linha de tensão agregada a este filtro aí. fonte...

Postado
1) experiemente ao invés de comprar um capacitor conseguir um de sucata, porque comprando, a qualidade é desprezível.

2) ponha capacitor de mesma indicação. Claro,apesar de a capacitãncia a maior nao interferir no desempenho do circuito, a possibilidade de danos da membrana dielétrica aumenta com a subutilização da mesma. Capacitor superdimensionado pode secar ou estourar por falhas de isolamento das camadas.

3) Eu também suspeitaria de deficiências na linha de tensão agregada a este filtro aí. fonte...

Tipo eu nao sou tecnico em eletronica uuauuha sou tec. em informatica... pedi a um tec. em eletronica aqui que trabalha cmg que fizesse isso....

1 - Os capacitores que foram substituidos eram de sucatas e so o ultimo agora que era novo... da ultimas 2x q foram trocadas o capacitor estourou com 2minutos no max da placa ligada...

2 - Como eu disse a primeira substituicao foi por um capacitor identico e funcionou durante uns 3 meses sem prob. logo dps ele colocou outro igual e estourou com 2 min e dps colocou um com microfarad até maior e a o capacitor foi embora de novo com menos de 2min... trocou todos os capacitores da placa e so o problematco foi embora novamente com 2min de funcionamento....

3 - Nao entendo mt bem mas ja creio que o problema seja algo terminal :( :( :( :( :(

Postado

me desculpem a ignorância, mas qual a chance dessa placa de vídeo funcionar normalmente sem esse capacitor? Eu já tirei um capacitor estourado de uma GF4 MX440 e ela (a placa) funciona muito bem até hoje..

• Membro VIP
Postado

Porque ele estoura, deve ser da etapa de filtragem do +12v do conector Molex dela. Sem este, a instabilidade na alimentação seria perigosa, gerando danos permanentes na PV.

Ah, sim: que 8600GTS é a sua, domato?

Postado
descreva este capacitor, com detalhes. Foto, se possível... :confused:
Porque ele estoura, deve ser da etapa de filtragem do +12v do conector Molex dela. Sem este, a instabilidade na alimentação seria perigosa, gerando danos permanentes na PV.

Ah, sim: que 8600GTS é a sua, domato?

Desculpe na verdade é uma 8600GT nao GTS

Mas segue as fotos da mesma...

cimaq.th.jpg

cimaperto.th.jpg

ladou.th.jpg

lateralg.th.jpg

Os capacitores antigos eram de 6,3v e 1500uF sendo substituidos por capacitores com mesmas especificaçoes mas de fabricantes diferentes.

me desculpem a ignorância, mas qual a chance dessa placa de vídeo funcionar normalmente sem esse capacitor? Eu já tirei um capacitor estourado de uma GF4 MX440 e ela (a placa) funciona muito bem até hoje..

Fico com medo de essa placa dar ***** e acabar ******* com o slot PciEx da minha mobo, nao sei qual a probabilidade disso acontecer mas prefiro n arriscar... me corrigam se eu estiver errado , conhecimento é sempre bom

Postado

Sim com a tensão correta e microfarad ate maior que o capacitor que estava nela antes e tb usou na primeira troca um capacitor identico.

nao interessa apenas o valor da capacidade e tensap de fincionamento

neste caso tem de ter em conta o valor do ESR e tambem da temperatura de funcionamento

sem isso correcto vai continuar a ter o mesmo problema

• Membro VIP
Postado

oceano, mas parece que pode haver algum problema no regulador de +5VSB dessa coisa aí. Um outro capacitor - sugeriria a troca de todos os da etapa de alimentação +5v por semelhantes metálicos e ao mesmo tempo, uma medição na tensão +5 desta fonte que está sendo usada.

Postado

Claudio

como e logico nao posso garantir, mas pelas fotos parece-me que o condensador deve pertencer a circuito de sps (switching power suply) que gera as tensoes correctas para o GPU e memorias da PV

nao me parece que seja apenas condensador de filtro dos +5 ou +12V

se for o caso, o condensaor tera que ser do tipo que indiquei ou o circuito sps da PV nao ira funcionar corectamente e vai provocar esse e possivelmente outros danos

um condensador " normal" do tipo dos usados em fontes lineares ou em audio nao serve para esse tipo de funçao

nas fontes sps que experimentei e montei vi isso por experiencia propria pois a corrente (pulsatoria) que atravessa esses condensadores e mesmo muito elevada

quer nos dataseets quer nas AN dos fabricantes vai ver sempre esse tipo de recomendaçao relativa aos condensadores a usar

claro que nao exclui o poder existir outro defeito e estou plenamente de acordo consigo quando diz que todos os condensadores dessa parte do circuito deveriam ser mudados

• Membro VIP
Postado

oceano, o SPS gera a tensão de +5 que citei. Se eu for sempre especifico demais o autor do tópico deixa de me compreender ;) Daí eu ter sugerido testar um capacitor de sucata, mesmo, mas que fosse metálico, para verificar se não seria um problema de durabilidade ou resistência do dielétrico relativa ao ripple desta linha de energia, como você indicou. A fonte, mais uma vez, pode ter culpa no cartório. Mas como o usuário não vai dispor de osciloscópio para verificar o nivel de ruído desta linha de alimentação, fica só na suposição.

Postado
oceano, o SPS gera a tensão de +5 que citei. Se eu for sempre especifico demais o autor do tópico deixa de me compreender ;) Daí eu ter sugerido testar um capacitor de sucata, mesmo, mas que fosse metálico, para verificar se não seria um problema de durabilidade ou resistência do dielétrico relativa ao ripple desta linha de energia, como você indicou. A fonte, mais uma vez, pode ter culpa no cartório. Mas como o usuário não vai dispor de osciloscópio para verificar o nivel de ruído desta linha de alimentação, fica só na suposição.

Vou pedir ao rapaz aqui para analisarem suas ideias e depois posto aqui os resultados, mas como eu disse eu testei a placa de video em 3 maquinas diferentes e o capacitor estourou logo em seguida 2min+-, então acho meio dificiil ser problema na fonte, e eu uso em casa uma Corsair 400W Cmpsu-400cx que a qual funciona perfeitamente.

• Membro VIP
Postado

domato, você isenta a fonte automatiamente por ser Corsair. atente-se a isto.

E veja, sim, estes pontos todos a ser analisados. De repente nem vale a pena esquentar a cabeça com esta placa de vídeo.

Postado
domato, você isenta a fonte automatiamente por ser Corsair. atente-se a isto.

E veja, sim, estes pontos todos a ser analisados. De repente nem vale a pena esquentar a cabeça com esta placa de vídeo.

Nao por ser uma corsair, mas uma fonte que é semi-nova e ate hoje nao me deu problema algum, isento a fonte por ter feito os testes quando foi efetuada a troca dos capacitores em 3 maquinas distintas.

E porque realmente gostaria mtt de cont. com essa minha vga, peguei ela sem custo algum huahuAHAH e os reparos nem custam nd, trabalho com isso mesmo... valeu

Postado

se nao consegue comprar:

se tem hipotese de arranjar junto de casa de comp , tente que lhe cedam uma placa pc estragada

vai ver varios condensadores desse tipo

remova-os com o maximo cuidado e com o menor calor possivel

ate pode ser mais fácil cortar a placa com tesoura de corte e depois dessoldar

agora verifique as tensoes e capacidades

mais veja se a temperatura de funcionamento que deve ser de 105ºC

se for de 105ºC quase de certeza sera de baixo ESR e proprio para essa funçao

solde na placa e experimente

so uma pergunta: por acaso nao andou a fazer overclock com essa placa ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...