Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

http://www.techpowerup.com/161139/GLOBALFOUNDRIES-Reportedly-Acquiring-DRAM-Maker-ProMOS-Technologies.html

Boato diz que a GF vai comprar a ProMOS, fabricante de memórias que parece estar ruim das pernas..

Assim, eles terão uma fábrica na casa do inimigo, em Taiwan, o que pode facilitar contratos com empresas locais que atualmente trabalham com a TSMC e a UMC.

Postado
Para quem tem interesse de ver um pouco da historia toda e a mudança de estrategia da AMD: http://www.forbes.com/sites/briancau.../the-predator/

Bom artigo, Evandro. Para mim, o resumo da ópera é:

With Apple, Samsung, Qualcomm, Nvidia and Texas Instruments in the market, the last thing AMD needs to do is fixate on Intel.

Parece que eles oficializaram estarem fora da corrida pelos processadores de desktop e estão mirando nos eletrônicos diversos. Independente se eles vão reerguer a AMD ou não, eu acho uma pena. Eles podiam manter uma equipe de malucos para desenvolver superprocessadores, ao estilo "Skunk Works".

Sem esse glamour eu acho que a AMD vai virar uma xing ling da vida. Eles podem até ganhar dinheiro, mas vão desaparecer no anonimato.

Postado

isso é o resumo do que a gente diz. Ela sobrevive? sim. Vai ser bom pra ela? sim. Pra nós? bom, aí muda bastante a figura.

Se bem que a gente pode às vezes até pensar se o próprio nome intel ainda vai ter muita quilometragem fora dos círculos de entusiastas e quem trabalha mais a fundo, num mundo onde tudo tá virando oem... :(

onde tá esse linki, contiusa???

Postado

Mas e ai. A GF parece que vai comprar uma foundry de memória. E agora Evandro? =P

Se bem que eu não sei qual é a maleabilidade de uma fábrica dessa de alterar os produtos que ela vai produzir (de RAM para CPUs, por exemplo) eu acho que é até muito boa (já que as pizza são muito parecidas mesmo), então PODE ser que a GF está comprando essa ProMOS puramente para ter uma nova fábrica a preço de pechincha.

Por outro lado, tem que ver qual a estrutura, os IPs e os cérebros que a GF está comprando, nesse caso talvez até saia alguma coisa de memória da GF sim, embora eu ache improvável porque a ProMOS não trabalha com SSD (parece).

E mais, SE vier algo de memória por parte da GF, deve ser alinhado com a DDR4, antes nem ferrando (fora o que a ProMOS já tiver no forno é claro, quebrar contrato nunca é muito bonito).

isso é o resumo do que a gente diz. Ela sobrevive? sim. Vai ser bom pra ela? sim. Pra nós? bom, aí muda bastante a figura.

Se bem que a gente pode às vezes até pensar se o próprio nome intel ainda vai ter muita quilometragem fora dos círculos de entusiastas e quem trabalha mais a fundo, num mundo onde tudo tá virando oem... :(

onde tá esse linki, contiusa???

No meu post po xD. Tão confundindo eu com o Evandro aqui. xD

• Membro VIP
Postado
Mas e ai. A GF parece que vai comprar uma foundry de memória. E agora Evandro? =P

Se bem que eu não sei qual é a maleabilidade de uma fábrica dessa de alterar os produtos que ela vai produzir (de RAM para CPUs, por exemplo) eu acho que é até muito boa (já que as pizza são muito parecidas mesmo), então PODE ser que a GF está comprando essa ProMOS puramente para ter uma nova fábrica a preço de pechincha.

Por outro lado, tem que ver qual a estrutura, os IPs e os cérebros que a GF está comprando, nesse caso talvez até saia alguma coisa de memória da GF sim, embora eu ache improvável porque a ProMOS não trabalha com SSD (parece).

E mais, SE vier algo de memória por parte da GF, deve ser alinhado com a DDR4, antes nem ferrando (fora o que a ProMOS já tiver no forno é claro, quebrar contrato nunca é muito bonito).

No meu post po xD. Tão confundindo eu com o Evandro aqui. xD

Pelo que a notícia diz, eles estão pegando mais pela localização da fábrica do que pelo resto.

Memória não tem sido o mais lucrativo dos negócios, mas quem sabe o que isso pode trazer de patentes e capacidade de fabricação para atender seus clientes ?

Eles podem vender o processador e as memórias pra TI e Qualcomm por exemplo, quem não gosta de desconto ? ^_^

Postado
Pelo que a notícia diz, eles estão pegando mais pela localização da fábrica do que pelo resto.

Memória não tem sido o mais lucrativo dos negócios, mas quem sabe o que isso pode trazer de patentes e capacidade de fabricação para atender seus clientes ?

Eles podem vender o processador e as memórias pra TI e Qualcomm por exemplo, quem não gosta de desconto ? ^_^

Exatamente o que eu mencionei antes, a GF n quer ser a "one foundry to rule them all"? =P

Nessa época deve ter umas pechinchas muito boas rolando por ai (parece que o povo lá no japão tb tá ferrado).

Postado

Pessoal, o negócio é ainda MAIS LOUCO do que eu sequer imaginava!

Olha só o que a reuters disse:

The Nikkei business daily had also reported this month that the Japanese government was considering a grand plan to consolidate struggling bits of the country's chipmaking sector under a government-supported national champion, bringing in California-based GlobalFoundries to run Japanese plants in a deal that could also include Elpida.

fonte: http://www.reuters.com/article/2012/02/27/us-elpida-idUSTRE81Q0OQ20120227

Ou seja, o Nikkei, que até onde eu sei é o maior jornal de negócios do japão, informou NESSE MÊS que o governo japonês está pensando em consolidar o setor manufatureiro japonês, sob o controle gerencial da GF!!!

Com o vazamento da compra da ProMOS e essa informação ai... Sei não, mas pode ser enorme isso. Especialmente se a GF conseguir MESMO uma parcela do mercado chinês de DRAM, com isso ela vai ter demanda o suficiente para se segurar no mercado de memória mesmo entrando atrasada.

E uma outra coisa como eu tinha mencionado antes, a GF tem muito mais clientes e IP que a ProMOS e a Elpida, com jeito ela vai poder reduzir bastante qualquer ociosidade nas fábricas desse povo todo.

Bem... o fato de que a Elpida abriu um processo de falência insinua que ela não está muito interessada nisso não, ela supostamente estava mais interessada em um acordo com a Micron (americana). Mas ai o CEO da MICRON faleceu no começo do mês...

Postado

Mais sobre isso: http://semimd.com/blog/2012/02/07/report-fujitsu-panasonic-renesas-to-merge-chip-units/

According to a report in the Tuesday (Feb. 7) edition of the Nihon Kezai Shimbun (Nikkei), Japan’s largest business-oriented newspaper, Renesas Electronics Corp. , Fujitsu Ltd., and Panasonic Corp. are in talks to spin out their System LSI design and development operations into a separate company. That fabless entity would work with another manufacturing-related spinout, managed by GlobalFoundries, which would take over two fabs now owned by Renesas and Fujitsu.

...

The Nikkei report said the manufacturing spinout would take over Renesas’ Tsuruoka Fab, in Yamagata prefecture (a former NEC fab), and Fujitsu’s logic fab in Mie prefecture. The manufacturing spinout would contract for manufacturing-related services with a new company GlobalFoundries is setting up in Japan. The report makes no mention of any Panasonic manufacturing assets. Renesas operates several others fabs in Japan, making MCUs and discretes, which apparently would not be rolled into the manufacturing spinout.

The story (and the accompanying diagram, at right) also claims that the manufacturing spinout is interested in buying Elpida’s DRAM fab in Hiroshima. In a later report, Nikkei said Elpida officials will meet with GlobalFoundries executives soon to discuss the sale of the Hiroshima fab, but Elpida later said the story was incorrect. The story said Elpida would move DRAM manufacturing to Taiwan.

Renesas, Fujitsu, Panasonic (e talvez a Elpida) se fundiriam e criariam duas empresas, uma fabless e uma foundry. A GF tomaria o controle desse spin-off manufaturadora, adicionando duas fábricas, uma da Renesas e uma da Fujitsu.

As fábricas da Panasonic ficariam intactas, assim como as fábricas de microcontroladores (e outros itens, tipo diodos e tal) das Renesas.

Por fora a GF parece tentar comprar a fábrica de DRAM da Elpida em Hiroshima.

Sobre a situação das empresas

Late last month, Renesas posted a net loss of 2.4 billion yen ($31.2 million) on sales of 222.9 billion yen ($2.9 billion) in the third quarter. “Owing to semiconductor market downturn affected by stagnant global economy and the impact of Thailand’s flood as well as continuous trend of yen appreciation, semiconductor sales for the three months ended Dec. 31, 2011 were below the company’s expectation,’’ according to Renesas.

Renesas also announced revisions to its forecasts for the fiscal year ending March 31, 2012. Net sales are expected to total 885.0 billion yen ($11.6 billion), down 83.0 billion yen ($1 billion) from the previous forecast announced on Oct. 31, 2011. Net loss for the year is expected to be 57.0 billion yen ($741.2 million).

Late last month, Fujitsu reported a consolidated net loss of 4.3 billion yen ($55 million) for the third quarter of fiscal 2011, representing a deterioration of 20.8 billion yen ($270.4 million) from the corresponding period of fiscal 2010. Third-quarter net sales totaled 1.079 trillion yen ($13.842 million), down 1.5 percent from the corresponding period of the previous fiscal year. Sales of LSI devices and electronic components were hit by weak demand, according to Fujitsu.

In its components and device unit, Panasonic’s sales decreased by 15 percent amid a loss. “This result was due mainly to sluggish sales in semiconductors as well as declines in sales of general components and batteries,” according to Panasonic.

Aqui se fala menciona que o pedido de falência deve acelerar uma aquisição por parte da Micron, talvez isso explique porque a Elpida não parece muito interessada nessa historia toda de consolidação. Mas na verdade deixa a entender que a Elpida quer continuar sozinha mesmo.

http://semimd.com/blog/2012/02/27/dram-industry-in-flux-as-elpida-files-for-bankruptcy/

Fala ainda que a Elpida provavelmente vai vender apenas uma de suas duas fábricas, a de Hiroshima, mantendo uma fábrica em Taiwan.

• Curtir 1
Postado

IBM anunciando novos avanços no campo da computação quântica :)

Scientists at IBM Research (NYSE: IBM)/ (#ibmresearch) have achieved major advances in quantum computing device performance that will accelerate the realization of a practical, full-scale quantum computer. For specific applications, quantum computing which leverages the underlying quantum mechanical behavior of matter has the potential to deliver computational power that is unrivaled by any supercomputer today.

Using a variety of techniques in the IBM labs, scientists have established three new records for reducing the error in elementary computations and retaining the integrity of quantum mechanical properties in quantum bits (qubits) – the basic units that carry information within quantum computing. Furthermore, IBM has chosen to employ superconducting qubits which use established microfabrication techniques developed for silicon technology, providing the potential to one day scale up to and manufacture thousands or millions of qubits.

Mais aqui:TPU

• Curtir 1
Postado
Isso é um "tansístor 3D" com SOI ?

Não, que eu saiba só a Intel consegue fazer FinFETs. E mais, a vantagem do FD-SOI é ter resultados supostamente comparáveis aos FinFETs mas com uma fabricação planar (e não 3D).

Se bem que eu acho que nada impede que se faça FinFETs + FD-SOI. Só seria uma dificuldade do c*r*lh*.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...