Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AJUDA na Identificação das saídas do capacitor variavel


hardcore22

Posts recomendados

Boa noite à todos!

É o seguinte: estou montando um rádio de galena para um trabalho de escola. O projeto anda bem e já estou quase terminando. Mas o problema apareceu quando fui para o capacitor variavel. Fui hoje à Santa Ifigenia e lá encontrei um capacitorzinho, daqueles de rádio FM e AM, e possuí varias saídas. Aí que está o problema: não sei em que saída colocar o que, o diodo, uma saída do meio da bobina, do começo, e o fio terra. Será que alguém poderia me ajudar? Estou enviando a planta do projeto e a imagem do capacitor.

Obrigado,

hardcore22

http://img847.imageshack.us/i/capacitorvariavel.jpg/

http://img535.imageshack.us/i/projetod.png/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repare no esquema, que o diodo não vai ligado no capacitor e sim na bobina.

Um capacitor variável tem apenas 2 terminais.

Este que você comprou tem vários terminais, porque são vários capacitores comandados pelo mesmo eixo.

Se você tiver um multímetro, na escala de medida de continuidade, saiba que os terminais de um mesmo capacitor não conduzem (são isolados)

Daí, se você testar de dois em dois terminais, se houver condução entre eles, então, são terminais comuns a dois ou mais capacitores.

Seria melhor se você encontrasse um destes aqui:

smallcap.gif

Mas, quanto ao seu, teste de dois em dois terminais e acabará achando os terminais das placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa muito obrigado mesmo! Graças a você eu não cometi um erro na leitura do projeto.. E sim, vou tentar testar de dois em dois! Obrigado!

Olá Mulder_Fox!

Desculpe lhe atrapalhar outra vez, mas só gostaria que esclarecesse algumas duvidas que ainda restaram sobre o capacitor variavel. Montei o circuito que me remendou a fazer e com ele vi se a energia passava ou não. Achei as duas entradas mas surgiram mais duvidas:

1. Tanto faz o positivo e o negativo?

2. O ponteiro do indicador de energia nem se moveu, depois de girar o botão do capacitor. Isso é normal devido à imprecisão do aparelho e a pequena quantidade de energia que foi alterada?

Segue o Link da foto do circuito:

http://img857.imageshack.us/i/1000749e.jpg/

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me corrija se estiver errada mas o capacitor so fonciona com tensão alternada ainda mais se ele tiver propiedades de capacitor poliester ceramico ou outros resta saber se ele tem propiedades de eletrolitico so mente se for eletrolitico seu aparelhor marcaria tensão

nota-se que um diagrama de um capacitor poliester e separado as suas estremidades so mente com pulsos para romper essa separação e a eletrecidade pula para o outro lado isso se eu estiver certa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes capacitores não tem polaridade.

Este capacitor que você possui, na verdade é um conjunto de capacitores variáveis que são movidos em conjunto pelo mesmo eixo.

Cada capacitor possui dois terminais.

Cada terminal vai ligado a um conjunto de placas que, conforme se movimenta o eixo entra ou sai de dentro de outro conjunto de placas.

Estes conjuntos de placas nunca entram em contato, portanto, nunca circula corrente entre elas.

Neste documento tem a explicação detalhada do seu funcionamento:

http://www.cursodefisica.com.br/elet...ores-cefet.pdf

Quanto à identificação de quais terminais são de cada capacitor, escolha dois terminais, teste se há continuedade entre eles. Se houver não são estes. Se não houver, você terá que testar no rádio, pois, como a capacitância é muito pequena, não tem como testar de outra forma.

Eu arriscaria dizer que os terminais de cada capacitor devem estar do mesmo lado, mas, só testando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!