Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

Galera alguém ai faz/tem relatos de SLI em placas mãe MicroATX? não fica muito quente não?

Se sua placa-mãe Micro-ATX possui dois slots PCI-Express adequados para placas-de-vídeo, não há problemas. A questão da temperatura vai ter mais relação com o modelo de gabinete utilizado e sistema de refrigeração do mesmo (coolers, posicionamento dos mesmo, espaço interno, organização dos cabos da fonte, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

e ai galera eu estava pensando faz um tempo em um cross e vi aqui que tem um esquema bom de physx eu ia fazer cross de 6850 mas estou esperando as 6950 abaixar mais os preços e com isso o cross seria de 6950 e agora quero usar o physx mas minha placa-mãe é uma asus m4n88t v-evo so tem 2 pci-ex quais placas mae da amd que tem cross de 3pci-ex sem ser as caríííísimas!!! Crosshair. futuro cross de 6950+ physx 9800gt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa mãe barata com 3 slots PCI-E 16x? Normalmente quem está disposto a popular 3 slots PCI-E não se importa em gastar a mais, acho que você não vai encontrar. ;)

Diego, quem pensa em usar algumas GPUs "sobrando" para foldar poderia se aproveitar bastante de uma mobo com mais de 2 slots PCI-e (com espaço entre eles, por sinal), não? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Diego, quem pensa em usar algumas GPUs "sobrando" para foldar poderia se aproveitar bastante de uma mobo com mais de 2 slots PCI-e (com espaço entre eles, por sinal), não? ;)

Com certeza, mas para foldar você usa as placas independentes e não preocupa muito com a banda, você pode usar mobos com 3 PCI-E do tipo 16x/4x/4x que são mais baratas. Já com CF/SLI + Physx você iria querer uma 16/8/4 pelo menos, que já precisa normalmente de chipsets mais caros, que encarece a board final.

Meu comentário foi mais no sentido de "caro" ser subjetivo, pois não acho que gastar 200-300 reais extras na mobo certa seja tão doloroso para quem tem grana para 3 GPU's, sendo 2 de nível gamer (para CF/SLI)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, mas para foldar você usa as placas independentes e não preocupa muito com a banda, você pode usar mobos com 3 PCI-E do tipo 16x/4x/4x que são mais baratas. Já com CF/SLI + Physx você iria querer uma 16/8/4 pelo menos, que já precisa normalmente de chipsets mais caros, que encarece a board final.

Meu comentário foi mais no sentido de "caro" ser subjetivo, pois não acho que gastar 200-300 reais extras na mobo certa seja tão doloroso para quem tem grana para 3 GPU's, sendo 2 de nível gamer (para CF/SLI)...

Diego Paladin, concordo plenamente e acrescento, gastam uma fortuna com 2, 3 vgas e querem economizar na hora de comprar placa mãe e fonte.

Juntao !!

o problema mesmo é que so tem as Crosshair com mais de 3 pci-ex da AMD e elas são mais de 700 ai nao da, pago no maximo 400 com 3 pci-ex mas pelo jeito nao vou encontrar mesmo

Bruk23, esse assunto pode ser considerado off-tópico pela moderação e o que vou digitar a seguir corre grande risco de ser editado, por quê, temos uma sessão aqui no FCH pra recomendação de produtos, porém, vou tentar te ajudar poís estou considerando sua dúvida como problema relacionado a CrossFire / SLI + vga Nvidia dedicada pra Physx, porém a moderação pode entender diferente, vamos lá.

Pesquisei no site BoaDica e encontrei as seguintes placas pra solucionar o seu problema.

GIGABYTE GA890FXA-UD5 - R$ 540,00

MSI 790 FX GD70 - R$ 585,00

ASUS CROSSHAIR IV FORMULA - R$ 658,10

Bruk23, cara essas acima são as que encontrei a venda, você pode pesquisar e encontrar outros modelos, pesquise também no mercado livre, se você ainda tiver alguma dúvida sobre qual modelo de placa mãe com 3 slots PCIe comprar, poste na sessão de recomendação de produtos lá o pessoal tem mais experiência e podem te ajudar melhor.

Juntao !!!

_________________________________________________________________________________________________________________________

Bom, agora vou falar sobre jogos, estou testando vários jogos e logo estarei atualizando a lista de jogos que funcionam com CrossFire.

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 duvidas a placa pra Physx precisa ser de 1gb ou pode ser de 512mb?

Bruk23, você pode usar uma de 512mb que vai funcionar na boa, se poder colocar uma de 1gb o importante são os bits não os gigas, explico, é melhor uma de 512mb com 256 bits que uma de 1gb com 128 bits.

E quando a placa-mãe for video on precisa sempre desabilitar ela?

Bruk23, o melhor a fazer nesse caso é desabilitar pra evitar problemas, prevenir é melhor que remediar.

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem um detalhe, a M4A89GTD, pelo menos a que tá na foto do site boadica (tem que conferir no site da Asus) possui dois slots PCI-E 16x e um slot PCI-E 4x... daí você vai ter que arrumar uma placa de vídeo 4x para servir no slot, ou serrar o slot, ou serrar os contatos da VGA. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um detalhe, a M4A89GTD, pelo menos a que tá na foto do site boadica (tem que conferir no site da Asus) possui dois slots PCI-E 16x e um slot PCI-E 4x... daí você vai ter que arrumar uma placa de vídeo 4x para servir no slot, ou serrar o slot, ou serrar os contatos da VGA. :D

Diego Paladim, tenho que concordar mais uma vez com você, não tinha reparado nisso, pesquisei no site da ASUS e realmente para o propósito do Bruk23 a M4A89GTD não vai servir estou retirando ela do post acima, também olhei melhor a ECS A890GXM-A(v1.0) pela disposição dos Slots PCIe também não vai servir, pois, o 2º slot fica muito próximo do 3º slot e também estou retirando ela do post acima.

É Bruk23 no meu humílde ponto e vista se você quiser utilizar CrossFire com uma placa Nvidia dedicada pra Physx, você vai ter que gastar um pouco mais na compra da placa mãe.

Juntao !!!

juntao muito obrigado eu ja tinha visto essa M4A89GTD mas nao levei em conta

Bruk23, a M4A89GTD não vai servir aos seus propósito, pode desconsidera-la.

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Montei uma máquina nova e não consegui habilitar o SLI nas GTX 560 Ti.

Na coluna Configurações 3D, no Painel de Controle da Nívidia. a última opção, que deveria dizer DEFINIR AS CONFIGURAÇÕES DE PHYSX E SLI, só apresenta SET PHYSX CONFIGURATION (sem a parte do SLI).

O Windows reconhece as duas placas normalmente e o gerenciador de dispositivo afirma que elas estão funcionando corretamente, no driver mais atualizado. O Precision detecta ambas as placas também, normalmente.

Mas, mesmo assim, na aba do painel de controle que deveria apresentar as configurações do SLI, não tem a parte da esquerda, com as 3 opções pra marcar, (Que incluem Maximizar Desempenho 3D e Desabilitar SLI) só existe o quadrado da direita, que serve pra escolher o que vai processar o Physx.

- Estou suspeitando, em primeiro lugar, que pode ser problema com a Ponte de Sli que veio com a minha placa mãe. porque eu tiro e coloco ela e não faz diferença nenhuma pro sistema. Se as pessoas que tem SLI funcionando ficam na mesma condição que eu ao remover a ponte, é esse o problema.

- Em segundo lugar penso que pode ser alguma configuração na Bios que precisa ser alterada, mas não tenho a mínima ideia de qual é, pois já olhei item por item dentro da Bios e, procurei nos manuais e na internet e não há nada sobre SLI. A Placa é uma MSI Z68A-GD80 B3 “ Military ClassII” Intel Z68.

A temperatura está ótima. A fonte é uma HX 850 Corsair. Nada está overclocado e já resetei a bios e formatei o PC nessa última vez que reinstalei os Drivers.

Aceito todos os tipos de sugestões. Estou enrolado com isso desde terça-feira. Já resetei BIOS, formatei Windows e assegurei o encaixe das conexões de PSU mais de 10 vezes.

PS: Postei ontem aqui http://forum.clubedohardware.com.br/geforce-gtx560-ti/896522/27 (Tópico oficial da placa). Mas como a dúvida é basicamente sobre a ponte de SLI, fiquei na dúvida se aqui não seria mais apropriado. Então, atualizei esse post e pergunto aqui procês.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Montei uma máquina nova e não consegui habilitar o SLI nas GTX 560 Ti.

Na coluna Configurações 3D, no Painel de Controle da Nívidia. a última opção, que deveria dizer DEFINIR AS CONFIGURAÇÕES DE PHYSX E SLI, só apresenta SET PHYSX CONFIGURATION (sem a parte do SLI).

O Windows reconhece as duas placas normalmente e o gerenciador de dispositivo afirma que elas estão funcionando corretamente, no driver mais atualizado. O Precision detecta ambas as placas também, normalmente.

Mas, mesmo assim, na aba do painel de controle que deveria apresentar as configurações do SLI, não tem a parte da esquerda, com as 3 opções pra marcar, (Que incluem Maximizar Desempenho 3D e Desabilitar SLI) só existe o quadrado da direita, que serve pra escolher o que vai processar o Physx.

- Estou suspeitando, em primeiro lugar, que pode ser problema com a Ponte de Sli que veio com a minha placa mãe. porque eu tiro e coloco ela e não faz diferença nenhuma pro sistema. Se as pessoas que tem SLI funcionando ficam na mesma condição que eu ao remover a ponte, é esse o problema.

- Em segundo lugar penso que pode ser alguma configuração na Bios que precisa ser alterada, mas não tenho a mínima ideia de qual é, pois já olhei item por item dentro da Bios e, procurei nos manuais e na internet e não há nada sobre SLI. A Placa é uma MSI Z68A-GD80 B3 “ Military ClassII” Intel Z68.

A temperatura está ótima. A fonte é uma HX 850 Corsair. Nada está overclocado e já resetei a bios e formatei o PC nessa última vez que reinstalei os Drivers.

Aceito todos os tipos de sugestões. Estou enrolado com isso desde terça-feira. Já resetei BIOS, formatei Windows e assegurei o encaixe das conexões de PSU mais de 10 vezes.

PS: Postei ontem aqui http://forum.clubedohardware.com.br/geforce-gtx560-ti/896522/27 (Tópico oficial da placa). Mas como a dúvida é basicamente sobre a ponte de SLI, fiquei na dúvida se aqui não seria mais apropriado. Então, atualizei esse post e pergunto aqui procês.

Abs.

Ahilos, cara conforme o seu relato faça o seguinte:

1º Baixe o programa TECHPOWERUP GPU-Z 0.5.5 no link baixo:

GPU-Z 0.5.5

2º Execute o programa, na 1ª aba (Graphics Card) tem uma opção NVIDIA SLI, veja se ela está Enabled (2GPUs) ou Disabled.

Se estiver Enabled (2GPUs) o seu SLI está ativo se estiver Disabled, troque sua ponte SLI que o problema pode ser nela, poste aqui o resultado.

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou postar uns screens desta vez:

http://img5.imageshack.us/img5/748/painelen.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/6053/gpu1d.jpg

http://img830.imageshack.us/img830/6115/gpu2x.jpg

Esse final de semana foi trabalhoso, e mesmo assim não solucionei o problema.

Testei outras duas pontes de SLI e nada mudou.

Fiz atualização da Bios da MB, e nada. Inclusive com clear CMOS e nada. Desabilitei portas Sata, desmontei tudo e remontei várias vezes. Instalei uma placa de cada vez com cada ponte formatando antes de cada vez. (Têm ideia do trabalho?)

Tentei diversas combinações de instalação e mudanças na BIOS da MOBO, inclusive com o Lucid Virtu Ligado/Desligado.

No TECHPOWER UP avisa que o SLI está DISABLED.

No final das contas:

Percebi o problema, mas não o que o causa.

Seguindo uma lógica uma logica natural, o computador funciona assim: Hardware>Bios>Sistema Operacional>programas. Se o Software da nvídia está funcionando, teria de ser alguma coisa pra trás nessa sequência lógica de instalações. Ou seja, se o painel de controle não reconhece a existência de SLI, é porque algum outro componente passa a informação que ele NÃO EXISTE para o Software. Não pode ser um problema do próprio software, uma vez que todo mundo usa o mesmo do site da Nívida.

Já que a opção NEM EXISTE no painel, mas as placas estão reconhecidas e funcionando normalmente, só restam duas opções:

- As placas serem diferentes, impossibilitando o SLI.

- A Placa Mãe não reconhecer as placas em SLI ou não reconhece-las como idênticas. (Pode ser um problema de Bios ou problema físico mesmo.)

A primeira opção é descartada automaticamente, pois as placas são tão iguais que o número de série é quase o mesmo. No powertech a única coisa que dá diferente nelas é o VDDC.

O meu novo palpite é que a placa mãe foi pro brejo. Pelo menos no quesito SLI. Acredito que algum problema nela fez a função do "SLI READY" dela parar de funcionar.

Já cansei de ver que na BIOS não tem nada sobre VGA ou PCI-e.

A última esperança seria o VDDC poder influenciar o SLI, mas desconheço essa possibilidade, embora tenha achado estranho elas rodando em VDDC diferentes. E também não sei como alterar o VDDC pra deixar igualzinho nas duas.

O que tá me deixando nervoso é que, mesmo numa atitude drástica, comprando uma nova placa-mãe, o problema poderia ser ainda outro... porque, apesar de achar que é ela, não da pra localizar o defeito. Por favor, aconselhem.

O porquê que descartei a Ponte e as Placas terem defeito:

A ponte não influencia que o SLI seja reconhecido, apenas impede a sua ativação. Dessa forma, mesmo sem a ponte, em virtude das placas serem iguais, deveria aparecer a caixa de HABILITAR SLI junto do HABILITAR PHYSX (Primeira Screen acima) no painel de controle.

As placas não tem defeito. Instalei-as individualmente e testei benchmarks. Inclusive, enquanto elas estavam instaladas em modo SLI, peguei um monitor antigo com duas entradas, uma VGA e uma DVI e conectei simultaneamente as duas entradas em cada uma das placas.

Enquanto rodava o benchmark, despluguei um conector do monitor e o outro substituiu instantaneamente a imagem. Ou seja, na hora que abri o aplicativo, apenas uma GPU comecou a processar, quando despluguei o cabo dela, ela continuava processando mas a imagem vinha pela outra.

Ao desligar o aplicativo e reinicia-lo dessa forma, (com o cabo na 2nd VGA) a segunda placa passou a processar e transmitir. Quando repluguei o primeiro cabo e despluguei o dela (o da 2ª), ela continuou processando e a imagem passou a sair pela primeira. Identicamente ao primeiro caso.

Acho que isso não deixa dúvidas que as placas são perfeitas.

Abraços,

Ahilos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal venho aqui como uma duvida...rsrsrs to querendo fazer um crossfire, e gostaria de saber qual seria o melhor Custo/Beneficio para fazer isso se seria um cf entre 2 6850 ou o cf entre 2 6870 e de certo modo a que placa superior elas se equivaleriam em cf... ou vale a pena esperar um pouco e ver essa nova linha que vai sair da radeon, ja que vou fazer isso mais pro fim desse ano e começo do ano que vem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou postar uns screens desta vez:

http://img5.imageshack.us/img5/748/painelen.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/6053/gpu1d.jpg

http://img830.imageshack.us/img830/6115/gpu2x.jpg

Esse final de semana foi trabalhoso, e mesmo assim não solucionei o problema.

Testei outras duas pontes de SLI e nada mudou.

Fiz atualização da Bios da MB, e nada. Inclusive com clear CMOS e nada. Desabilitei portas Sata, desmontei tudo e remontei várias vezes. Instalei uma placa de cada vez com cada ponte formatando antes de cada vez. (Têm ideia do trabalho?)

Tentei diversas combinações de instalação e mudanças na BIOS da MOBO, inclusive com o Lucid Virtu Ligado/Desligado.

No TECHPOWER UP avisa que o SLI está DISABLED.

No final das contas:

Percebi o problema, mas não o que o causa.

Seguindo uma lógica uma logica natural, o computador funciona assim: Hardware>Bios>Sistema Operacional>programas. Se o Software da nvídia está funcionando, teria de ser alguma coisa pra trás nessa sequência lógica de instalações. Ou seja, se o painel de controle não reconhece a existência de SLI, é porque algum outro componente passa a informação que ele NÃO EXISTE para o Software. Não pode ser um problema do próprio software, uma vez que todo mundo usa o mesmo do site da Nívida.

Já que a opção NEM EXISTE no painel, mas as placas estão reconhecidas e funcionando normalmente, só restam duas opções:

- As placas serem diferentes, impossibilitando o SLI.

- A Placa Mãe não reconhecer as placas em SLI ou não reconhece-las como idênticas. (Pode ser um problema de Bios ou problema físico mesmo.)

A primeira opção é descartada automaticamente, pois as placas são tão iguais que o número de série é quase o mesmo. No powertech a única coisa que dá diferente nelas é o VDDC.

O meu novo palpite é que a placa mãe foi pro brejo. Pelo menos no quesito SLI. Acredito que algum problema nela fez a função do "SLI READY" dela parar de funcionar.

Já cansei de ver que na BIOS não tem nada sobre VGA ou PCI-e.

A última esperança seria o VDDC poder influenciar o SLI, mas desconheço essa possibilidade, embora tenha achado estranho elas rodando em VDDC diferentes. E também não sei como alterar o VDDC pra deixar igualzinho nas duas.

O que tá me deixando nervoso é que, mesmo numa atitude drástica, comprando uma nova placa-mãe, o problema poderia ser ainda outro... porque, apesar de achar que é ela, não da pra localizar o defeito. Por favor, aconselhem.

O porquê que descartei a Ponte e as Placas terem defeito:

A ponte não influencia que o SLI seja reconhecido, apenas impede a sua ativação. Dessa forma, mesmo sem a ponte, em virtude das placas serem iguais, deveria aparecer a caixa de HABILITAR SLI junto do HABILITAR PHYSX (Primeira Screen acima) no painel de controle.

As placas não tem defeito. Instalei-as individualmente e testei benchmarks. Inclusive, enquanto elas estavam instaladas em modo SLI, peguei um monitor antigo com duas entradas, uma VGA e uma DVI e conectei simultaneamente as duas entradas em cada uma das placas.

Enquanto rodava o benchmark, despluguei um conector do monitor e o outro substituiu instantaneamente a imagem. Ou seja, na hora que abri o aplicativo, apenas uma GPU comecou a processar, quando despluguei o cabo dela, ela continuava processando mas a imagem vinha pela outra.

Ao desligar o aplicativo e reinicia-lo dessa forma, (com o cabo na 2nd VGA) a segunda placa passou a processar e transmitir. Quando repluguei o primeiro cabo e despluguei o dela (o da 2ª), ela continuou processando e a imagem passou a sair pela primeira. Identicamente ao primeiro caso.

Acho que isso não deixa dúvidas que as placas são perfeitas.

Abraços,

Ahilos

Ahilos, você teve um trabalhão, hoje com calma li o manual da sua placa mãe, e não encontrei nada sobre ativar ou configurar SLI ou CrossFire no setup da bios, com isso ficou uma pergunta, você tentou várias coisas, porém, você olhou as conecções de energia, sei que é uma pergunta um tanto quanto básica, mas, no meio do encaixa e desencaixa, formata e instala, de repente pode ter passado desapercebido.

Bom na sua placa mãe existe 3 conectores de energia o JPWR1 24 pinos (ligar o ATX), o JPWR2 8 pinos (fornece potência de saída de 12V pro CPU) e o JPWR3 6 pinos (utilizado para fornecer energia à placa gráfica) todos eles estão conectados?

E também é bom lembrar que as GTX 560 TI também tem conectores auxiliares de 6 pinos que devem ser ligados a fonte.

Se as conexão de energia estiverem OK, e o problema continuar, poste sua configuração completa, pra que eu e o pessoal aqui do FCH continuemos tentando ajudar a solucionar o problema.

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, você ja deu uma lida no manual da sua placa-mãe?

vai la na bios, na opção "Integrated Graphics Devices Configuration"

e depois "IGD Multi-Monitor"

deve ter alguma opção como: surround ou mult-gpu sei la

abraço.

Já achei essa opção. Ela se refere a placa de vídeo integrada, e não a VGAS off-board.

Ahilos, você teve um trabalhão, hoje com calma li o manual da sua placa mãe, e não encontrei nada sobre ativar ou configurar SLI ou CrossFire no setup da bios, com isso ficou uma pergunta, você tentou várias coisas, porém, você olhou as conecções de energia, sei que é uma pergunta um tanto quanto básica, mas, no meio do encaixa e desencaixa, formata e instala, de repente pode ter passado desapercebido.

Bom na sua placa mãe existe 3 conectores de energia o JPWR1 24 pinos (ligar o ATX), o JPWR2 8 pinos (fornece potência de saída de 12V pro CPU) e o JPWR3 6 pinos (utilizado para fornecer energia à placa gráfica) todos eles estão conectados?

E também é bom lembrar que as GTX 560 TI também tem conectores auxiliares de 6 pinos que devem ser ligados a fonte.

Se as conexão de energia estiverem OK, e o problema continuar, poste sua configuração completa, pra que eu e o pessoal aqui do FCH continuemos tentando ajudar a solucionar o problema.

Juntao !!!

Valeu a dica Juntao, já chequei os conectores sim. Muitas vezes, encaixes e funcionamento individual das placas estão perfeitos. Inclusive, você me lembrou uma proeza.

Quando a VGA está com falha na recepção de energia ela faz um barulho absurdo (Já testei tb! Me chame de louco, mas, ontem a noite, já sem saída, eu desconectei um dos dois cabos de 6 Pinos da VGA durante o teste de benchmark, só pra saber se eu teria como notar o mal funcionamento de um cabo de força e acredite, o barulho é abusado, porque a ventoinha vai instantaneamente pro maximo!) Hahaha. A VGA sobreviveu, milagrosamente.

Mais tarde rodo o everest e postarei aqui. Agora eu to meio sem tempo e sem programas em virtude das formatacoes. vocês aqui são minha ultima esperanca, se não, vou jogar essa mobo no mato.

Abraços,

Ahilos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já achei essa opção. Ela se refere a placa de vídeo integrada, e não a VGAS off-board.

Valeu a dica Juntao, já chequei os conectores sim. Muitas vezes, encaixes e funcionamento individual das placas estão perfeitos. Inclusive, você me lembrou uma proeza.

Quando a VGA está com falha na recepção de energia ela faz um barulho absurdo (Já testei tb! Me chame de louco, mas, ontem a noite, já sem saída, eu desconectei um dos dois cabos de 6 Pinos da VGA durante o teste de benchmark, só pra saber se eu teria como notar o mal funcionamento de um cabo de força e acredite, o barulho é abusado, porque a ventoinha vai instantaneamente pro maximo!) Hahaha. A VGA sobreviveu, milagrosamente.

Mais tarde rodo o everest e postarei aqui. Agora eu to meio sem tempo e sem programas em virtude das formatacoes. vocês aqui são minha ultima esperanca, se não, vou jogar essa mobo no mato.

Abraços,

Ahilos

Ahilos, cara dessa forma estamos eliminando as possibilidades correto, então vamos enfrete, algum tempo atrás pintou um outro amigo aqui no FCH com um problema mirabolante no SLI de GTX 580 que também quebramos a cabeça pra achar a solução, o problema dele não era nem com a placa mãe e nem com as placas de vídeo o problema estava nos pentes de memória (incompatibilidade com a placa mãe), já que você já tentou várias coisas então não vai fazer mau nenhum tentar mais essa, se você está utilizando mais de um pente de memória, faz o seguinte desinstala o driver de vídeo e reinicia a máquina correto, quando reiniciar passe um programa pra limpar o que restou do drive de video, deslique a máquina e retire os pentes de memória deixando apenas um, lique o PC e reinstale o drive de video e veja o que acontece.

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahilos, cara dessa forma estamos eliminando as possibilidades correto, então vamos enfrete, algum tempo atrás pintou um outro amigo aqui no FCH com um problema mirabolante no SLI de GTX 580 que também quebramos a cabeça pra achar a solução, o problema dele não era nem com a placa mãe e nem com as placas de vídeo o problema estava nos pentes de memória (incompatibilidade com a placa mãe), já que você já tentou várias coisas então não vai fazer mau nenhum tentar mais essa, se você está utilizando mais de um pente de memória, faz o seguinte desinstala o driver de vídeo e reinicia a máquina correto, quando reiniciar passe um programa pra limpar o que restou do drive de video, deslique a máquina e retire os pentes de memória deixando apenas um, lique o PC e reinstale o drive de video e veja o que acontece.

Juntao !!!

Agora que você mencionou... Minhas memórias são Patriot Viper de 1600mhz. Levando em consideração que o processador é 1333mhz e a placa mãe sem overclock só vai até 1333mhz.... Será que pode ser isso? porque nem me preocupeu com esse aspecto... Sempre soube que as memórias rodariam Downclocked.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que você mencionou... Minhas memórias são Patriot Viper de 1600mhz. Levando em consideração que o processador é 1333mhz e a placa mãe sem overclock só vai até 1333mhz.... Será que pode ser isso? porque nem me preocupeu com esse aspecto... Sempre soube que as memórias rodariam Downclocked.

Ahilos, as memórias podem sim influênciar como disse, faça o teste pra ver no que dá, porém, analizei melhor os seus posts anteriores principalmente as imagens que você postou e acho que localizei o seu problema, parece que o problema é o Bus Interface dos Slots PCIe que as suas placas estão conectadas se o programa GPU-Z estiver funcionando direito no seu PC e acho muito díficil não estar podemos ter solucionado a questão, pra comparar a baixo posto uma imagem do meu tutorial CrossFire.

http://img34.imageshack.us/img34/570/tutorial08.jpg

Na imagem acima na opção Bus Interface as minhas GPUs estão da seguinte maneira:

GPU 1: PCI-E 2.0x16@x16 2.0

GPU 2: PCI-E 2.0x16@x8 2.0

GPU 3: PCI-E 2.0x16@x8 2.0

Abaixo segue as imagens que você postou:

http://img89.imageshack.us/img89/6053/gpu1d.jpg

http://img830.imageshack.us/img830/6115/gpu2x.jpg

Nas imagens que você postou está da seguinte maneira:

GPU 1: PCI-E 2.0x16@x8 2.0

GPU 2: PCI-Ex16@x8

Na minha humilde opnião isso está causando o problema, o sistema reconhece as duas placas de vídeo, porém, com o Bus Interface diferente, não acionando a opção do SLI no drive.

Bom andei pesquisando na NET sobre esse problema e descobri que isso pode ser causado por opção de economia de energia tanto no setup da bios quanto no drive de video, o que você pode fazer:

1º Por desencargo de consciência faça o teste dos pentes de memórias que citei acima.

2º Persistindo o problema, você conectou as placas de video no 1º e no 2º Slot PCIe, se sim, conecte no 1º e no 3º.

3º Resete a Bios da placa mãe, depois, entre no setup da bios e configure na opção de melhor desempenho.

4º Releia o manual da sua placa mãe e encontre todas as opções que falem sobre economia de energia e desative todas.

Bom no momento é isso, tente as opções acima não precisa ser na ordem que postei, faça conforme sua intuição, depois poste aqui os resultados, estarei ansioso e pronto pra te ajudar se o problema continuar.

Boa Sorte.

Juntao !!!

Obs: No link a seguir do site do fabricante da sua placa mãe tem os módulos de memórias que são certificados veja se os seus estão na lista: MSI clique na opção SUPPORT, depois clique MEMORY MODULES.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que você mencionou... Minhas memórias são Patriot Viper de 1600mhz. Levando em consideração que o processador é 1333mhz e a placa mãe sem overclock só vai até 1333mhz.... Será que pode ser isso? porque nem me preocupeu com esse aspecto... Sempre soube que as memórias rodariam Downclocked.

então cara posso estar enganado!!mais acho que suas memorias nao tem nada a ver com seu problema, mesmo voce dito que mudou suas pontes sli e mesmo assim nao funcionou acho melhor da uma olhada melhor nisso.

tive um problema parecido com o seu no meu crossfire de 5850.

estava tudo normal ate que resolvi limpar o gabinete,desmontei tudo e quando remontei o crossfire nao reconhecia de jeito nenhum.e quando reconhecia

ficava em 8x enao 16 como e o normal.sendo minha placa-mãe uma formula iv.

então troquei as pontes e nada ate que limpei os conectores de cross com borracha branca de escola...adivinha o resultado??voltou a funcionar.

mas mesmo assim nao digo que seja seu caso mais ta ai mais uma opção...

boa sorte ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara posso estar enganado!!mais acho que suas memorias nao tem nada a ver com seu problema, mesmo voce dito que mudou suas pontes sli e mesmo assim nao funcionou acho melhor da uma olhada melhor nisso.

tive um problema parecido com o seu no meu crossfire de 5850.

estava tudo normal ate que resolvi limpar o gabinete,desmontei tudo e quando remontei o crossfire nao reconhecia de jeito nenhum.e quando reconhecia

ficava em 8x enao 16 como e o normal.sendo minha placa-mãe uma formula iv.

então troquei as pontes e nada ate que limpei os conectores de cross com borracha branca de escola...adivinha o resultado??voltou a funcionar.

mas mesmo assim nao digo que seja seu caso mais ta ai mais uma opção...

boa sorte ai.

PanuKaster, tinha pensado nisso também, na possibilidade dos contados das disco rígido dele estarem oxidados, porém, não comentei nada sobre isso, já que ele montou esse PC na terça-feira passada, ou seja, considerei que todas as peças são novas, mas, não custa nada tentar vai saber.

Ahilos, retire as placas de video e passe uma borracha dessas de escola nos contatos nos dois lados com cuidado.

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!