Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multimetro Digital


A.J info

Posts recomendados

Em um mosfet canal N, por exemplo, com a ponta preta do source e a vermelha no dreno não deve dar leitura (.0L). Vermelha no source e preta no dreno deve dar uma leitura aproximada de 0.5v (geralmente).

Os de canal P, seria o contrário, 0.5v com a ponta preta no source e a vermelha no dreno. Sem leitura com a preta no dreno e a vermelha no source.

Este teste pode ser feito na placa, mas para testar o chaveamento do mosfet tem que ser fora da placa.

Mas com o multímetro analógico é melhor para testar fora da placa, neste caso as pontas se invertem.

Segue um excelente teste de mosfet com multímetro analógico:

http://4.bp.blogspot.com/_LO4DYZPTF5A/S895g7b_PZI/AAAAAAAAAB8/xLJcezevURo/s1600/fet+e+mosfet.jpg

Créditos da imagem ao Luis Carlos Burgos, da Burgos Eletrônica.

Este teste serve para mosfets SMD também (pinos 1, 2 e 3 são o source, pino 4 é o gate e os pinos de 4 a 8 são o dreno).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso testar um mosfet com um multimetro digital na escala de diodo?

e simples nao testa

qualquer teste deste tipo apenas serve para verificar curtos ou circuitos abertos

veja por exemplo um mosfet testado nestas condiçoes

a tensão aplicada vai se da orden dos 3 a 9 v

se o transistor pode esta fabricado para fumconar a 200v ou mais o que estes testes dizem e NADA

isto e testa, pensa que esta correcto, mas quando o coloca no circuito real nao funciona

a unica maneira de testar e com circuito equivalente ao definido pelo fabricante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A.J info,

Sugiro seguir o que o colega oceano disse: procure o datasheet do componente. A menos que não saiba qual componente é (e a marcação no seu corpo também não diz nada), o link que ablacon64 postou possui um teste de continuidade para verificação de queima ou não do componente, nada mais. Se precisar de alguma característica adicional você não conseguirá através desse teste!

O que deseja saber sobre o mosfet?

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste também mostra se os mosfets estão chaveando. Na maioria das vezes estes testes são suficientes. Trabalho com conserto de placas-mãe de notebook e o que mais queima é mosfet, tenho um índice de reparo de quase 100% de sucesso. Para falar a verdade, em se tratando de mosfets, so não conserto quando não acho a peça original ou uma que seja equivalente.

Ainda não tive um caso em que o mosfet passou nestes testes e não funcionou no circuito. Acho que isto vai depender da aplicação, da área que estamos atuando, por exemplo, o amigo Oceano falou de um mosfet fabricado para trabalhar a 200v, nunca vamos encontrar um mosfet destes em uma placa mãe de notebook ou de computador. Pelo menos eu ainda não vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ablacon64

a questao colocada foi generica

mais testar um transistor e muito mais que medir uns valores de resistencia

e verificar TODOS os parametros do mesmo

faz a minima ideia do que custa um equipamento destinado a testes de semiconditores ?

sera que os fabricantes estão todos enganados e em vez de usar equipamentos caros deveriam usar multimetros ?

e ja agora veja as caracteristicas dos transistores usados em fontes pc ,lampadas electronicas, mat de televisao, etc, etc

se um dia trabalhar com esse tipo de circuitos vai ter uma experiencia diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi, obrigado pela explicação. Sei quanto custam os aparelhos mas respondi a pergunta dentro do meu universo, levando em consideração a minha experiência. Não sou projetista, apenas conserto o que chega com defeito. Faço os testes e substituo o componente por outro igual.

É inviável para um laboratório pequeno ter este tipo de equipamento, então nos viramos como dá, e no caso dos testes que citei, tem funcionado bem aqui pois a maioria dos defeitos é mosfet em curto ou aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ablacon64

espero que me desculpe se fui rude

compreendo perfeitamente o que disse

a minha intençao desde o inicio foi alertar que , como V. bem disse, esses pequenos truques sao uteis e practicos , no entanto parece-me que se deve alertar para o facto de serem apenas isso ( truques practicos) e quem quem usa esteja consciente que ha outras condiçoes e circuitos que exigem outras aproximaçoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito. Mas eu não achei que você foi rude, tudo bem! Quando escrevemos na net é difícil expressar sentimentos e dependendo da forma que escrevemos não dá para dizer se ficamos ofendidos ou não.

O tópico foi bom pois expôs os dois lados da moeda. Valeu!

Só ainda não tivemos retorno do dono do tópico para saber que nível de testes ele quer fazer com os mosfets. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde já, obrigado a todos que colocaram suas explicações!

Minha dúvida é como indentifica-los, medi-los, saber identificar os compontes ruins... saber se é do tipo n ou p...

Estou começando começando a estudar eletrônica e ta me aparecendo essas dúvidas, e ai to procurando explicações com quem ja manda bem no assunto.

Fico grato por mais esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!