Ir ao conteúdo

Problema com chuveiro 110v no "inverno"

L3M35

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, primeira dúvida aqui, espero estar dentro das regras, meu problema é um tanto grave.

Minha casa tem o quadro de luz antigo, com uso de chave comum e fusíveis (no poste) e um disjuntor de 30A na casa, para a energia geral, a casa é pequena e consome pouca energia.

Acontece que o chuveiro (resistência de 127V, 5400W) funciona normalmente no modo "verão", mas quando é ligada em "inverno", simplesmente queima o fusível no quadro de força. O disjuntor da casa não cai.

O que é mais recomendável fazer? Trocar o disjuntor da casa por um de 50 ou 60A pode resolver? Ou ele vai cair e o chuveiro não vai funcionar? Alguém sabe dizer porque o chuveiro não funciona ligado na temperatura "inverno"?

Obrigado desde já a quem puder responder.

Postado

Amigo L3M35, seja bem vindo ao Clube.

Seguinte, o fato da casa ser pequena, não quer dizer muita coisa, dependerá da carga instalada e da distância da fonte principal.

Como você mesmo comentou o chuveiro tem uma potência nominal de 5400 Watts, ligado a uma tensão de 127Volts.

Fazendo uma conta rapinho teremos:

I = P / U ou seja, Corrente é igual a potência dividido pela tensão.

I = 5400 / 127

I = 42,51A

Quando você passa para a temperatura de "inverno" o chuveiro portanto consome 41,5A fato pelo qual desarma a proteção de sua residência (30A).

Quando o chuveiro está na temperatura "verão" ocorre uma seleção da resistência maior ou seja você terá uma menor potência do chuveiro fato pelo qual ele esquenta menos nesta posição.

Digamos que na posição inverno você terá uma potência de 3000 watts (nunca tive a curiosidade de medir acredita), mais sei que é bem menos.

Fazendo novamente as contas, teremos´

I = P / V

I = 3000 / 127

I = 23A.

Observe que nesta temperatura a proteção não desarma (queima).

O que você tem de fazer:

Solicite a um eletricista de confiança para dimensionar corretamente os condutores (fios) e também a proteção (disjuntor).

Vale lembrar que o fator distância também poderá influenciar nos cálculos dos condutores (queda de tensão), se a mesma for superior a 50 metros.

Espero ter lhe ajudado ok.

José Antonio

Postado

Obrigado, ajudou sim.

Só não entendi o porque do disjuntor da casa não cair, já que ele é de 30A. Nesse caso, o chuveiro no inverno a 42A deveria fazer o disjuntor cair e não deixar o problema chegar ao quadro de força, queimando o fusível (suponho). Talvez defeito do disjuntor??

De qualquer forma, vou trocar o disjuntor de 30A por um de 60A. Acho que isso aguenta a casa com o chuveiro no inverno. Afinal, se antes o de 30A aguentava o chuveiro a cerca de 25A (modo verão) + o resto da casa, o de 60A deverá dar conta de +-20A a mais do modo inverno.

Só para esclarecer, o quadro de força fica a cerca de 15 metros da casa. E a fiação (tanto da casa quanto do chuveiro) é grossa, não sei o calibre exato.

Obrigado.

Postado

Bom, como estudante de eletricista no SENAI, devo acrescentar que alguns disjuntores possuem efeito retardado, demorando para acontecer a "queda".

Verifique o seu disjuntor, ele ainda é daqueles pretos? Se for, deve trocá-lo por um mais moderno para estabilidade.

Eu pressumo que 60A é muita coisa para um disjuntor, mas....

Postado
Só para esclarecer, o quadro de força fica a cerca de 15 metros da casa. E a fiação (tanto da casa quanto do chuveiro) é grossa, não sei o calibre exato.

O que você quer dizer é grossa ? quantos milimetros quadrados ? ou quantos AWG (sistema antigo) ? Precisa saber pelo simples fato de que se o disjuntor não for compatível com os condutores (fios) eles podem esquentar e até pegar fogo, ou seja, a proteção vira uma vilã. Não adianta simplesmente aumentar o valor do disjuntor sendo que a fiação não é adequada.

Por este motivo procure um profissional (eletricista).

Para este chuveiro você deverá utilizar um condutor de 6,00 mm2, e uma rede geral (vai depender do resto de equipamentos (potência instalada em sua residência) de no mínimo 10,00 mm2.

Valeu.

QQ duvida estamos por ai.

JA

Postado
Verifique o seu disjuntor, ele ainda é daqueles pretos? Se for, deve trocá-lo por um mais moderno para estabilidade.

São sim, por sinal já estava em uso pelo menos há uns 12 anos.

Eu pressumo que 60A é muita coisa para um disjuntor, mas....

Eu não entendo quase nada de eletricidade, só faço reparos básicos na casa mesmo. Só citei esse de 60A porque tenho um novinho aqui da Lorenzetti e presumo que deve resolver.

Por ser "muito" pode trazer algum prejuízo??

Postado

nycolas95,

A linha de pensamento está correta, existem proteções com curvas B e C (mais utilizadas em residências), sendo as proteções de curva B, aplicadas a cargas resistivas, tais como chuveiros, boillers, fogões elétricos onde não há o pico de corrente. Já os disjuntores de curva C, foram desenvolvidos para circuitos indutivos (onde apareçem os motores, tais como ) jacuzzi, motores de poço, e neste caso para romper o momento de inércia, necessitam de uma "força maior" (fato principal do pico de corrente ou pico de partida).

Neste caso a demora para o disparo do disjuntor é de alguns milisegundos (assim que achar uma curva caracteristica de um disjuntor te envio). Trocar os disjuntores pretos (norma NEMA) não é a solução, eles trabalham com a mesma eficiência que um disjuntor atual (norma DIN).

Valeu.

José Antonio

Postado
Para este chuveiro você deverá utilizar um condutor de 6,00 mm2, e uma rede geral (vai depender do resto de equipamentos (potência instalada em sua residência) de no mínimo 10,00 mm2.

A rede da casa é 12, o fio do chuveiro é que não tenho certeza. Mas vou consultar um eletricista mesmo, valeu todos por ajudar.

Postado

Eu não entendo quase nada de eletricidade, só faço reparos básicos na casa mesmo. Só citei esse de 60A porque tenho um novinho aqui da Lorenzetti e presumo que deve resolver.

Por ser "muito" pode trazer algum prejuízo??

A função do disjuntor é proteger a fiação.

A corrente suportada pela fiação deve ser maior do que aquela que faz o disjuntor desarmar.

Caso contrário, a fiação irá queimar sem que o disjuntor tenha desarmado.

Ou seja, o disjuntor perde sua função.

Você deve usar cabos de 10mm para a ligação deste chuveiro:

http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/cabo-Tabela%20corrente.pdf

http://www.prysmian.com.br/export/sites/prysmian-ptBR/energy/pdfs/Manualinstalacao.pdf

Postado

Concordo em procurar um eletricista pois se você colocar um disjuntor maior e os fios forem finos, eles poderão derreter.....

Se você utiliza essa fiação por 12 anos, provavelmente ela foi subdimensionada. 12 anos é muito pouco, já era para a a instalação estar devidamente atuializada.

Falou

Postado

E amigo trabalho na área e você tem dois problema como os amigo sito .

1º disjuntor muito velho não funciona mais .

Já troquei vários disjuntor de trinta amperes em residência com quadro de distribuição antigo agora as concessionárias estão instalando todos com 50 A.

2º A fiação e muito fina .

E recomendado para residência monofásica a fiação do quadro (relógio de leitura) de destruição fio 10mm e a rede de distribuição interna e chuveiros também 10mm

Fio 1.5mm iluminação 2.5mm tomadas ai você não vai ter problema.

Abraço.

Postado

Nao faça esse absurdo,correras risco de incendio,ou coisa mais seria.Pela norma teria q adotar um dr(diferencial residual) para o chuveiro,fora q teria de ser um circuito unico apenas para ele ,sem derivaçoes,com disjuntor e fios totalmente dimensionados,e um bom aterramento tbem.

Postado

Não sei como esta a fiação ai mas passar um par de fios de 6mm ou 10mm em conduites onde haviam fios de 2.5mm pode ser meio difícil... ja considerou a ideia de mudar a rede do chuveiro para 220V? assim voce precisaria usar apenas fios de 4mm que tambem são mais barratos...

Postado

Hoje em dia a fiação mínima para chuveiros é de 6mm², onde se consegue 40A em 220V, comportando os atuais Chuveiros de 7500W, fazer instalação nova com condutor inferior a esse só se ele tiver isolamento especial que aguenta temperatura de operação mais elevada, mas são mais caros e difíceis de encontrar.

Por norma é obrigatório o uso de dispositivo de proteção residual (IDR ou DR), claro que aqui é Brasil e a maioria nem sabe que isso existe e que poderia salvar muitas vidas, mas como não se tem fiscalização nas obras e a devida liberação delas conforme cumprimento das normas, continuamos no país onde qualquer um se intitule profissional da área e faça absurdos na casa dos outros, colocando tudo e todos em risco.

Postado

E amigo se todas as pessoas soubesse do DR, mais acho que a maioria sabe mais eles não querem nem os disjuntores mais moderno prefere aqueles mais antigo que e mais barato graça a deus que esses disjuntores tão saído de linha. Hoje você faz um orçamento com tudo de qualidade vai ao cliente explica tudo certinho como funciona a segurança que ele vai ter, daí chega um mareta La e faz um orçamento com 30% Mais barato com tudo de péssima qualidade e ele aceita .Agente convive com isso todos os dias.

Mais o DR e muito bom para quem não conhece da uma olhada ai.

Abraço.

Postado

Valeu amigo,complementando...... o dr nada faz do que sentir as diferenças de corrente q entra e sai do circuito a que esta ligado.quando ha um desvio ,seja por contato direto ou indireto em alguma parte eletrica ,seja chuveiro ou tomada,depende onde estara ligado,ele desarmara o disjuntor.Mais ha disjuntores dr,tbem.

Postado

Bom dia amigo Jorge, fico contente que as aulas do Senai estão te ajudando e muito.

Só para acrescentar, em uma instalação o DR é utilizado não somente para o chuveiro, mais sim para toda área molhada da casa, ou seja, cozinha, wcs, lavanderia, etc.

Quando se faz um projeto o dimensionamento do DR se faz separando estes circuitos do resto da casa.

Valeu.

José Antonio

Postado

valeu zeeeeeeeeeeeee,sim é verdade ,a norma pede para q seja instalado em local de umidade,como lavanderia etc.......mais ninguem tem isso em casa nao kkkkkkkkkk,eu nunca vi isso em casa alguma ,aff tem gente q vende material eletrico q nem sabe o que é kkkkkkkkkkkkkkkk...... so por deus.

Postado

Pois é meu amigo Jorge,

Tudo isto é uma questão de cultura. Este equipamento deveria ser adotado em todos os quadros de distribuição, eu particularmente tenho em minha residência tanto o DPS quanto o DR, sorte minha que tenho proteção contra surtos em meus equipamentos e minha família também está protegida contra choques diretos e indiretos.

PS

Amigo L3M35, se achares que o tópico já está bem explicado e esclarecido não esqueça de solicitar ao Moderador o fechamento do tópico ok.

Valeu

Boa semana a todos.

JA

Postado

Muito obrigado a todos que ajudaram, tem sido bastante esclarecedor!

Só mais uma pequena dúvida: usando um circuito separado só para o chuveiro, com disjuntor próprio etc, é possível usar 110v ou será preciso mudar para 220v? Pergunto isso porque a casa usa há anos apenas ligações em 110v.

Postado

Boa noite L3M35,

Não, explico: Seria mais conveniente utilizar uma rede 220V.

permanecendo os equipamentos 127V.

Na distribuição com uma rede 220V, você tem fase, fase e neutro. Utilizaria duas fases para o chuveiro e fases alternadas para os comodos entre os circuitos de iluminação e circuitos de tomadas.

Como você comentou que trata-se de uma residência de fundo (casa de fundos),a solução (uma vez que a maioria das Cias. de Energia não permitem a ligação de 220V para a residência da frente e dos fundos), aumente a secção nominal do condutor (fio) utilizando uma rede de 10 mm2, com um disjuntor geral de 50A. Na distribuição (se houver algum quadro, utilize um disjuntor de 40A para o chuveiro, 1 disjuntor de 15A para a iluminação e 1 de 20 para as tomadas), DEDUZINDO QUE tratando ser uma casa de fundos e ter no máximo 2 a 3 tomadas por comodos, e ter uns 4 a 5 pontos de iluminação.

Valeu,

qq coisa é só chamar

abraços

Postado

se voce entende de eletrica e fácil.......... caso contrario contrate um eletrecista e faça o instalar o fio terra do chuveiro corretamente com haste terra e fio do terra do chuveiro ate a haste terra implantada no solo e verificar o neutr de sua entrada de energia (relogio de energia) :D

Postado

vejamos,quando se tem uma tensão maior ou seja(ddp) a corrente diminui,assim é q se trafega a energia pra o mundo ,ela é elevada a milhares de volts ,a corrente fica baixa e pode se usar cabos de bitolas pequenas,imagina transportar energia em 220 pra todo o pais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,nao haveria como ,o fio ia ser grosso pra .........kkkkkkkkk,do mesmo modo o chuveiro ,em 220 a corrente cai pra quase metade que em 127,assim podemos usar uma bitola bem inferior para instalação.Muitas casas tem la no seu relogio de força um disjuntor geral de 40a e usam la no banheiro um chuveiro de 5400w ,e la se vão mais ou menos 42a,nao tem jeito ne kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...