Ir ao conteúdo

Transistor L7805CV como testar

Cibahaukan

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia.

Estou com este transistor mais estou na duvida como testa-lo,se for para se comportar como um mosfet ele não esta bom,pois ponta vermelha no dreno e preta no gate e no surce o ponteiro move nos dois indo para 60 Ohms na escala de X10,e com as pontas invertidas tem um leve movimento chegando nos 2000 ohms na escala de X10,

Ele estaria bom ou ruim se comportando assim?:confused:

Agradecido.

Postado

Olá bom dia.

Bom pelo que entendi ele entra uma certa tensão e sai 5v e isso?

Mais esta com 40V todos os três terminais deste componente.

Não entendi como testa-lo pelo datasheet não sei o que procurar.

Mais vou pesquisar aqui e retorno com o resultado.

Agradecido pela resposta fiquem com Deus.

• Membro VIP
Postado
Olá bom dia.

Bom pelo que entendi ele entra uma certa tensão e sai 5v e isso?

Mais esta com 40V todos os três terminais deste componente.

Não entendi como testa-lo pelo datasheet não sei o que procurar.

Mais vou pesquisar aqui e retorno com o resultado.

Agradecido pela resposta fiquem com Deus.

40 Volts em todos os três terminais é uma situação possível mas difícil de se encontrar, pois na maioria das aplicações ele está com seu pino central no massa, a zero volts portanto.. Às vezes ele é usado com algum resistor desse pino até a massa. Veja se esse resistor não está aberto..

Na verdade não se testa esse CI, e sim se exercita o mesmo, colocando alguma tensão maior que 8 Volts em seu pino de entrada, aterra-se seu pino central e no pino de saída se mede a tensão de 5 Volts. Se não estiver presente ou estiver num valor diferente, troque o CI. Custa perto de R$ 1,00

Postado

ola bom dia

Bom vou testar.estou usando o terra de um capacitor na fonte estou fazendo certo ou tenho que achar outro terra.

Este componente e de um som Philips FW768P,que não esta ligando.e estou preso neste componente e preciso resolver esta duvida.Não achei seu esquema então não sei como cada parte do circuito se comporta em questão de tensão.mais parece que e este porque ele recebe uma tensão e libera a mesma.

Agradecido e fica com Deus.

• Coordenador
Postado
Bom vou testar.estou usando o terra de um capacitor na fonte estou fazendo certo ou tenho que achar outro terra.
Use como referência o pino do meio dele para este teste.
Postado

Ciba,a reparação de um aparelho como esse requer o conhecimento de um técnico.

Esse regulador recebe 17,2 volts do trafo do standby.

Messa no capacitor 2215 se tem essa tensão (+-),depois verifique o pino 1 do 7805.

Use de refrencia o 'terra' do 2215.

Se tiver essa tensão de +- 17 volts no pino 1 do 7805 e não tiver nada no pino 3,solte o pino 3 e verifique se aparece a tensão.

Postado

Olá bom dia.

agradecido pela ajuda pessoal.

Vou verificar mais afundo agora com estas explicações.

Inte retorno com os resultados

Olá bom dia.

Bom não ha este capacitor 2215 a o lugar mais não há um capacitor lá,mais tem 2204 3K3/35V,2202 4K7/50V e 2200 4K7/25V e os componentes são 1212 L7805CV e 7202 C368.

Há um componente 1205 ele é cilíndrico de cor marrom vem escrito em cima dele T2,5A 250V,há dois do mesmo tipo(que componente e esse?) um deles da uma resistencia de 20ohms e o outro não mede nada na escala de X1,ate fora do circuito.pode ser ele, ja que ele vai ligado no capacitor 2200 de 3K3.

Agradecido Inte

• Coordenador
Postado
Há um componente 1205 ele é cilíndrico de cor marrom vem escrito em cima dele T2,5A 250V,há dois do mesmo tipo(que componente e esse?) um deles da uma resistencia de 20ohms e o outro não mede nada na escala de X1,ate fora do circuito.pode ser ele
Este componente é um fusivel de 2,5A e teria que medir 0Hms na escala de X1 (fora do circuito)
Postado

Ciba,como falei na MP,não ha condições de voce fazer o reparo deste aparelho,voce vai danificar mais.

Leve num técnico que tenha conhecimento.

Postado

Olá boa tarde.

Este fusível tem nome?e não mediu 0ohms porq meu multimetro ta com as pilhas fracas,na escala de X1 e 20ohms mais e como c fosse 0ohms.mais um deles realmente não mede ate coloquei em X10K e ficou na mesma.

Fiz o teste do regulador com o esquema que me passaram,usei uma fonte de PC ejetando 12V ,se fiz certo não tem tensão em sua saída,mais so pra tirar duvida,a ponta preta do multimetro vai no terra ou seja o ground, e a vermelha na perna 3, ou output,e isso?

Agradecido e fiquem com Deus.

Postado

Bom dia Oceano

Agradecido por este esquema,agora sei o q fazer inte e fica com Deus.

Só tire uma duvida como faço para testar este regulador com fonte de pc,Bcpetronzio me falo mais não entendi muito bem,fiz aquele esquema que me passaram mais não sei se injetei tensão corretamente ou liguei corretamente na fonte,Mais coloquei o input ligado na fonte liguei um resistor de 10K entre terra e output mais não sei se ligo este no negativo da fonte para ter corrente,o que fiz foi colocar o in na fonte e a ponta do multimetro uma no terra do ci e a outra no out do ci,tendo em paralelo este resistor.

Inte.

Postado

Olá Oceano to num dilema aqui.

Aonde e pra ter 17,2V ta tendo 40V.

Mais sai a tensão de 17,2 a 20V do secundário da fonte ate o positivo do capacitor 2204 de 3k3/35V,depois disso ate o pino de entrada do regulador vai com 40V,e no circuito que gira os 5V e no coletor e base do transistor BC368 também tem esses mesmos 40V,quanto aos componentes em volta estão bons pelo menos parece.

Mais vou tentando aqui, c você tiver mais umas dicas sou todo ouvidos.

Olá Oceano você esta me passando o esquema do som philips FW768P?

Porq ta meio diferente os numeros dos componentes.Principalmente da onde vem os 17,2V.

Inte boa noite.

Postado

Vou tentar fazer um esquema para informar melhor, e retorno quanto antes.vou fazer com as tensões que estou medindo em cada componente.

Inte e fica com Deus.

Agradecido pela ajuda.

Postado

Olá boa tarde.

Bom consegui testar o regulador ele esta bom esta regulando os 5V.

Mais não consegui entender quando o coloco no circuito todas as 3 pernas ficam com 40V.

Testei todos os componentes,estão bons,so estou em duvida agora sobre um transistor semicondutor BC368.Vou trocá-lo,e retorno com o resultado inte.

Postado

Olá bom dia

Bom fiz o teste a ponta indo para o pino 3 do regulador tem oV e nas outras duas tem 40V,

Não sei, mais achei dois resistores na casa dos Mohms,as cores estão assim.

1ºlaranja,laranja,ouro,ouro e violeta,acho que este e de 330Mohms

2ºmarrom,verde,ouro,ouro e violeta,70Mohms

o 1º o ponteiro nem mexe e 0 2º ela vai direto para o zero,não sei c estão bons porq acho que o multimetro analógico não mede nesta casa,mais estão se comportando assim.

Postado

O primeiro resistor é de 3R3 com tolerância 5%.

O segundo resistor é 1R5 com a mesma tolerância.

Pelas suas medições esses resistores estão abertos, sendo essa a causa do circuito apresentar uma tensão elevada por toda a parte.

MAS, para esses resistores terem sido abertos, existe a possibilidade de algum componente estar em curto, como um transistor ou diodo.

Verifica isso.

Abração

Postado

Pelo que eu entendi , se todos os terminais desse transistor esta com 40v, sua placa

pode estar danificada, se você diz que sai 5volts de saida, os componetes logicos aguentam

ate uma faixa de 5,5volts , os cmos , ai talvez nao adianta trocar o componente antes

de verificar o dano, se você tiver fonte de 5volts pode testar nesse circuito que esta

com problemas , um abraço Mel....

Postado

olá boa tarde.

agradecido a todos o auxilio,vou verificar,e logo retorno.

Estes resistores a colocação das cores confundiu,mais entendi o que fazer na próxima.

Inte.

Postado

Olá boa tarde.

Bom tem dois componetes de cor amarela que se parecem com resistores eles estão no 2217 e 2216,perto do regulador o do transistor,fiquei em duvida c são resistores ou bobinas,mais os dois não tem medição o ponteiro nem mexe,.e se forem bobinas como posso substitui-las ja que aqui em minha cidade a loja que vende componentes não dispõe deste.e os dois resistores de 3R3 e 1R5 estão no 3355 e 3204,quanto aos diodos ali presentes estão bons pelo menos parece.

Inte.

Postado

Oi boa tarde caros colegas.:lol:

Bom tenho otimas noticias,conseguimos consertar este aparelho,tudo estava no resistor de 3R3 ohms danificado,aprendi muito com vocês agradecido mesmo.

:confused:Mais acho que tem mais um problema,não tem som,o som esta mudo,mais vou testar mais afundo,caso tenham alguma dica para me ajudar desde Jha agradeço.

Fiquem com Deus.:hehehe

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!